Roubo De Veículos

Ex-funcionários de concessionária vendiam veículos furtados para índios

Ex-funcionários e outros 3 foram presos e veículos foram achados em aldeia. Indígenas também são investigados por matarem dois moradores.

Fonte:MT Agora - G1 MT
17 de Dezembro de 2015 as 15h 44min

Dois ex-funcionários de uma concessionária de Cuiabá e outras três pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil nesta quarta (16) e quinta-feira (17) suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha que roubou caminhonetes zero quilômetro para revender para indígenas da etnia Enawenê-nawê, em Juína, a 737 km da capital.

As investigações começaram há cinco meses, quando quatro caminhonetes, modelo Hillux, foram furtadas de dentro de uma concessionária na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

Segundo a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), a operação cumpriu 15 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão.

Das quatro caminhonetes furtadas da concessionária, três foram recuperadas durante as investigações. Os veículos foram encontrados com os índios Enawenê-nawê em Juína e também em Várzea Grande, região metropolitana da capital.

As investigações levaram a Derrfva a identificar o envolvimento de dois ex-funcionários da empresa. Um dos funcionários, de 20 anos, ao saber que estava sendo investigado, pediu demissão e se mudou para Goiás, onde acabou preso nesta quinta-feira. Um sexto integrante, que teria o papel de negociar ilegalmente os veículos, está foragido.

Investigação

Segundo o delegado Marcelo Martins Torhacs, os dois funcionários foram os responsáveis por facilitar a ação criminosa que terminou no furto das quatro caminhonetes da concessionária. Um deles teria inclusive separado as chaves e entregado para um dos integrantes da quadrilha.

O assaltante se passava por cliente, ou até fingia trabalhar como instalador de rastreadores, para acessar o pátio interno, onde estaria a caminhonete. O veículo já tinha sido indicado e separado pelo funcionário que ajudou nos furtos.

Enquanto o assaltante retirava o veículo da empresa, o funcionário fazia a 'vigilância' para alertar os comparsas, caso alguém se aproximasse.

Dessa forma, a quadrilha conseguiu retirar quatro caminhonetes da concessionária. Depois dos furtos, o grupo levava os veículos para a região do Porto, em Cuiabá, onde entregava as caminhonetes para outros integrantes chamados de 'corretores'. Dois deles são irmãos, de 23 e 33 anos, e foram presos ao longo da investigação.

Um outro integrante da quadrilha também foi identificado durante a operação, porém, foi assassinado a tiros dentro de um carro no dia 21 de setembro deste ano no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Conforme a polícia, um motociclista se aproximou do carro da vítima, se posicionou ao lado do veículo e atirou seis vezes. O motorista ainda atingiu o muro de uma casa depois de ser baleado.

Índios

A investigação da Derrfva aponta que os 'corretores' de veículos, após receberem as quatro caminhonetes nos furtos, realizavam o emplacamento e documentação fraudulentos e os vendiam aos índios da aldeia Halataikwa, em Juína.

A polícia diz que os índios adquiriram esses veículos, mesmo sabendo que eram furtados, e realizaram os pagamentos em dinheiro. Segundo levantamentos, é possível que existam vários veículos produtos de crimes no interior da comunidade indígena.

A Polícia Civil não descarta que a quarta e última caminhonete a ser recuperada ainda esteja no interior da comunidade indígena. Contudo, a diligência no interior da área depende de autorização da Justiça Federal e deve ser realizada pela Polícia Federal, a qual já foi comunicada dos fatos pela Derrfva.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Cuiabá. A quadrilha deve responder pelos crimes de furto qualificado, receptação e associação criminosa.

Outra investigação

Três indígenas da mesma aldeia são investigados pela Polícia Federal suspeitos de terem assassinado dois jovens, de 24 e 25 anos, entre a última quarta-feira (9) e sábado (12). Genes Moreira dos Santos Júnior, de 24 anos, e Marciano Cardoso Mendes, de 25, foram mortos após terem sido sequestrados pelos índios que faziam um pedágio na BR-174, entre Juína e Rondônia.

A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Juína está fechada há quase uma semana. Segundo funcionários da unidade, como retaliação às mortes, moradores depredaram a sede com tiros e atiraram pedras. Por conta do fechamento, os servidores são forçados a trabalharem em casa.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Policia

Droga

Rotam encontra droga com irmãos em bairro de Várzea Grande

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939

30 de Setembro de 2020 as 13h52

Venda de Arma

Força Tática descobre rede de venda de armas de fogo e prende primos em Várzea Grande

O homem levou os policiais até uma área de lixão, no bairro Jardim Primavera, onde foram encontradas mais uma espingarda calibre 22, 75 munições de calibres 22 e 36 e uma réplica de pistola.

30 de Setembro de 2020 as 13h48

Droga

Adolescente de 16 anos é flagrado em ponto de venda de drogas em Várzea Grande

O adolescente, de 16 anos, foi flagrando no ponto de venda de drogas que funcionava em um terreno no bairro Marajoara em Várzea Grande.

30 de Setembro de 2020 as 13h25

Prisão

Ex-namorado é preso suspeito de matar adolescente a pedradas em MT

A vítima e o suspeito tinham um convívio conturbado, marcado por ciúmes por parte do rapaz.

29 de Setembro de 2020 as 19h00

Sequestro

Polícia liberta vítimas sequestradas e prende suspeito em estacionamento de supermercado

Policiais militares libertaram uma mulher e os filhos dela sequestrados e mantidos em cárcere privado pelo ex- namorado, a prisão do suspeito de 28 anos ocorreu no estacionamento de um supermercado, na tarde de segunda- feira(28), em Várzea Grande.

29 de Setembro de 2020 as 18h10

Tráfico

Casal de traficantes é preso em Cuiabá

Uma investigação da Polícia Civil, realizada na pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), resultou na prisão de um casal de traficantes que atuava no bairro Jardim Vitória em Cuiabá.

29 de Setembro de 2020 as 13h04

Mandado

Operação na divisa com MS e GO cumpre mais seis mandados em Alto Araguaia

Segundo o delegado regional, Thiago Garcia Damasceno, esse tipo de operação será frequente nos municípios que fazem fronteira com outros estados.

29 de Setembro de 2020 as 13h02

Agressão

Investigado por bater na mulher na frente dos filhos é preso em Mato Grosso

Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande (Dedmci) cumpriram na tarde desta segunda-feira (28.09) a prisão preventiva de um homem investigado por crime de violência doméstica contra a ex-companheira.

29 de Setembro de 2020 as 13h00

Confronto

Quatro suspeitos morrem após confronto com a polícia em Mato Grosso

Quatro pessoas morreram após trocarem tiros com o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) em uma ação de combate ao tráfico de drogas na fronteira entre Brasil e Bolívia.

28 de Setembro de 2020 as 14h07

Droga

Polícia encontra 32 kg de maconha em residência no interior de MT

Os policiais encontraram um documento pessoal e um cartão de banco no nome de uma mulher que foi caracteriza como suspeita no boletim de ocorrência.

28 de Setembro de 2020 as 13h54

Prisão

Polícia prende homem que agrediu esposa no nortão

Na casa, os policiais encontraram uma espingarda calibre 20, com cinco munições

28 de Setembro de 2020 as 13h51

Droga

Quatro são presos por tráfico de droga no interior de MT

Foram duas ações distintas, em um delas as diligências se estenderam até Barra do Bugres onde, com apoio do Comando de Ação Rápida(CAR) da 12ª Companhia de PM, ocorreu a prisão de uma mulher e apreensão de três armas, sendo uma pistola calibre

28 de Setembro de 2020 as 13h43

Prisão

Polícia prende em Sorriso suspeito de ter matado dois irmãos

Quando foi preso, o homem apresentava lesões pelo corpo, supostamente resultado da briga que tiveram pouco antes da tentativa de homicídio; na narrativa aos policiais, ele disse que antes de desferir os golpes de faca havia sido agredido pelos dois irm

27 de Setembro de 2020 as 10h56

Tráfico

Polícia desmonta base do tráfico equipada com sistema de comunicação

Na noite anterior, na Vila Irene, outra equipe do GAp já havia desmontado uma boca de fumo; os policiais prenderam um homem de 24 anos e apreenderam 20 porções de maconha, 38 porções de cocaína e R$ 80

27 de Setembro de 2020 as 10h53

Tráfico

Policiais da capital descobrem central do tráfico

No local foram apreendidas 14 porções e um pedaço grande de maconha, além de R$ 1.179 em dinheiro, diversos pares de brincos, anéis, celulares, duas balanças de precisão, entre outros objetos usados no preparo e embalagem de droga

27 de Setembro de 2020 as 10h49

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO