Golpe da lista telefônica chega a Lucas do Rio Verde e assusta empresários

Suposta agência de publicidade oferece serviço gratuito, mas cobra em seguida. Golpe existe há mais de 10 anos e já fez vítimas em todo o país.

14/03/2017 - 06:28:56

   

Célebre há alguns anos, o golpe da lista telefônica perdeu um pouco da ‘fama’, mas continua a fazer vítimas no país há mais de 10 anos. Após a assinatura do empresário, tido como contratante do suposto serviço, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, ameaças de protesto, SPC, Serasa entre outros métodos para coagir suas vítimas.
 
Conforme relatos, a abordagem é feita na maioria das vezes por telefone. Uma pessoa simpática, solícita, que se diz funcionária da agência de publicidade faz contato telefônico com a empresa e informa que a ligação é apenas para confirmação de dados, que não há qualquer custo. Após oferecer serviços totalmente gratuitos, o tal funcionário pede novamente que a vítima confirme alguns dados da empresa para atualizar o cadastro na lista telefônica. Em posse das informações, o golpista envia um contrato para o correio eletrônico da entidade e pede ao empresário ou representante que o devolva assinado via fax ou e-mail. Uma vez assinado e enviado à quadrilha, a vítima começa a sofrer com os prejuízos da ação criminosa.
 
Na última semana, empresas de Lucas do Rio Verde têm sido alvo de tentativas de estelionato por meio do ‘Golpe da lista telefônica’. A prática ilegal, segundo comerciantes, está sendo realizada por uma empresa do seguimento de publicidade em lista telefônica digital, com sede em São Paulo, denominada Abrange Negócios. A mulher, que se apresenta com diversos nomes, oferece o serviço de forma gratuita, no entanto, no contrato vem exposto que, na verdade, o empresário terá que pagar pelo suposto serviço prestado o valor de R$ 5.976,00, dividido em 12 parcelas de R$ 498,00. 
 
O caso mais recente foi registrado nesta segunda-feira (13), onde a tal funcionária do setor de telemarketing da Abrange Negócios entrou em contato com uma empresa de contabilidade de Lucas do Rio Verde. Logo em seguida, a quadrilha enviou o contrato com os dados da empresa, solicitando o carimbo e assinatura da empresária que, felizmente, não caiu no golpe.
 
O caso também é acompanhado pela Polícia Civil e, de acordo com o delegado Walter Fonseca, mesmo que as vítimas não cedam ao golpe, é preciso fazer o registro dos fatos na delegacia, pois segundo ele, a partir do momento em que há um envio de contrato por parte da empresa suspeita, o quadro passa a ser caracterizado como tentativa de estelionato, que também se configura crime.
 
“O primeiro passo para que haja uma investigação é a denúncia, por isso, ainda que o empresário não tenha assinado nenhum documento, mas recebido o contrato, o ideal é que procure a Polícia Civil e registre um Boletim de Ocorrência, já que se trata de uma tentativa de estelionato. Caso o empresário tenha caído no golpe, caracterizando estelionato consumado, também deve prestar queixa. A vítima pode ir à delegacia realizar a denúncia, ou pode entrar em contato via 197, ou ainda, pode enviar uma mensagem em nossa página do Facebook. Em qualquer um dos meios, a identidade da vítima será protegida em absoluto sigilo” – disse o delegado.
 
Outra recomendação é que o fornecimento de qualquer tipo de dado seja feito apenas de forma confiável a pessoas identificadas convincentemente e, se porventura cair no golpe, não ceder ao “terrorismo”, antes, a vítima deve procurar a Polícia Civil e o PROCON.
 
O Express MT tentou contato com a suposta empresa paulista, mas até o fechamento desta reportagem ninguém foi encontrado. 

MT AGora - Kimberly Schäfer | ExpressoMT

Mais Noticias

LSD e Ecstasy

Jovem é preso ao receber encomenda de LSD e ecstasy pelos correios em MT

Frustrada

Homem é baleado por agente prisional durante tentativa de introduzir celular em CDP de Lucas do Rio Verde

Tráfico

Dupla é presa suspeita de tráfico em Lucas

Drone

Polícia usa drone em mata e consegue prender assaltante que bateu veículo na fuga em Lucas do Rio Verde

16/05/2018 -

Policial atira e ladrões fogem em carro com pneus furados em Lucas do Rio Verde; um preso

A Guarda Municipal ajudou nas buscas e conseguiu prender um assaltante que não havia conseguido fugir com os comparsas.

16/05/2018 -

Fotógrafo condenado por furto e roubo é preso em delegacia enquanto cobria apreensão de 250 kg de droga em MT

Segundo a Polícia Civil, ele era foragido da cidade de Estreito, no Maranhão. Fotógrafo registrava prisão de casal flagrado com droga em carro.

16/05/2018 -

Família do jogador Valdívia é mantida refém por 4 horas durante roubo a residência em MT

Eles levaram uma BMW, uma Land Rover, equipamentos eletrônicos e joias. Ladrão disse à família que levariam carro 'porque o Valdívia tem condições de comprar outro'.

16/05/2018 -

Três ladrões que furtavam residência são surpreendidos por policial civil; um suspeito já foi preso

Os PMs continuam as buscas aos dois suspeitos que fugiram.

15/05/2018 -

Preso por agredir esposa, homem invoca ‘Lúcifer’ na frente da PM

A esposa relatou aos policiais que o marido é usuário de drogas, estava desesperado em abstinência e, por isso, descontou nela

15/05/2018 -

Polícia faz barreira em Nova Mutum e recupera caminhonete furtada em Lucas; 4 detidos

Os três confessaram participação no roubo e informaram que um adolescente estaria levando a S-10 para Nova Mutum.

15/05/2018 -

Homem foragido da justiça é preso em Lucas do Rio Verde

Foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto conta ele.

14/05/2018 -

Agentes apreendem celulares camuflados em bebedouro entregue em penitenciária

A direção da penitenciária identificou o preso que seria destinatário do bebedouro e registrou um boletim de ocorrência

14/05/2018 -

Homem é baleado durante assalto em Lucas do Rio Verde; três presos

O trio chegou armado ao estabelecimento e durante o assalto fizeram um disparo que atingiu um homem no braço

14/05/2018 -

Caminhonete roubada em Lucas é recuperada em Nova Mutum, um menor é apreendido

A Força Tática de Nova Mutum foi acionada e ficou no aguardo da camionete, a guarnição de serviço da PM

13/05/2018 -

Presos suspeitos de assalto à fazenda em Lucas

Detidos, os três indivíduos foram submetidos ao reconhecimento pelas vítimas dos dois crimes, e houve a confirmação da participação nos roubos.

09/05/2018 -

Madrasta espanca enteado de 5 anos com cinto e é presa por tortura em MT

Conselho Tutelar denunciou o caso após diretora da escola perceber que ele sofria maus-tratos. Menino havia contado que a madrasta se irritou por ele ter deitado na cama dela.

07/05/2018 -

Padrasto é acusado de estuprar enteada

Os abusos consistiam em acariciar o corpo da criança, sexo oral, acariciar seu membro e passar o membro e mãos nas nádegas da criança.

07/05/2018 -

Homicídio teria ocorrido depois de atentado em Lucas

07/05/2018 -

Moradores denunciam violência em Lucas

Os moradores cobram um policiamento mais intenso na região, justamente pela movimentação de estudantes, moradores, frequentadores de bares e famílias nas igrejas das imediações.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora