Golpe da lista telefônica chega a Lucas do Rio Verde e assusta empresários

Suposta agência de publicidade oferece serviço gratuito, mas cobra em seguida. Golpe existe há mais de 10 anos e já fez vítimas em todo o país.

14/03/2017 - 06:28:56

   

Célebre há alguns anos, o golpe da lista telefônica perdeu um pouco da ‘fama’, mas continua a fazer vítimas no país há mais de 10 anos. Após a assinatura do empresário, tido como contratante do suposto serviço, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, ameaças de protesto, SPC, Serasa entre outros métodos para coagir suas vítimas.
 
Conforme relatos, a abordagem é feita na maioria das vezes por telefone. Uma pessoa simpática, solícita, que se diz funcionária da agência de publicidade faz contato telefônico com a empresa e informa que a ligação é apenas para confirmação de dados, que não há qualquer custo. Após oferecer serviços totalmente gratuitos, o tal funcionário pede novamente que a vítima confirme alguns dados da empresa para atualizar o cadastro na lista telefônica. Em posse das informações, o golpista envia um contrato para o correio eletrônico da entidade e pede ao empresário ou representante que o devolva assinado via fax ou e-mail. Uma vez assinado e enviado à quadrilha, a vítima começa a sofrer com os prejuízos da ação criminosa.
 
Na última semana, empresas de Lucas do Rio Verde têm sido alvo de tentativas de estelionato por meio do ‘Golpe da lista telefônica’. A prática ilegal, segundo comerciantes, está sendo realizada por uma empresa do seguimento de publicidade em lista telefônica digital, com sede em São Paulo, denominada Abrange Negócios. A mulher, que se apresenta com diversos nomes, oferece o serviço de forma gratuita, no entanto, no contrato vem exposto que, na verdade, o empresário terá que pagar pelo suposto serviço prestado o valor de R$ 5.976,00, dividido em 12 parcelas de R$ 498,00. 
 
O caso mais recente foi registrado nesta segunda-feira (13), onde a tal funcionária do setor de telemarketing da Abrange Negócios entrou em contato com uma empresa de contabilidade de Lucas do Rio Verde. Logo em seguida, a quadrilha enviou o contrato com os dados da empresa, solicitando o carimbo e assinatura da empresária que, felizmente, não caiu no golpe.
 
O caso também é acompanhado pela Polícia Civil e, de acordo com o delegado Walter Fonseca, mesmo que as vítimas não cedam ao golpe, é preciso fazer o registro dos fatos na delegacia, pois segundo ele, a partir do momento em que há um envio de contrato por parte da empresa suspeita, o quadro passa a ser caracterizado como tentativa de estelionato, que também se configura crime.
 
“O primeiro passo para que haja uma investigação é a denúncia, por isso, ainda que o empresário não tenha assinado nenhum documento, mas recebido o contrato, o ideal é que procure a Polícia Civil e registre um Boletim de Ocorrência, já que se trata de uma tentativa de estelionato. Caso o empresário tenha caído no golpe, caracterizando estelionato consumado, também deve prestar queixa. A vítima pode ir à delegacia realizar a denúncia, ou pode entrar em contato via 197, ou ainda, pode enviar uma mensagem em nossa página do Facebook. Em qualquer um dos meios, a identidade da vítima será protegida em absoluto sigilo” – disse o delegado.
 
Outra recomendação é que o fornecimento de qualquer tipo de dado seja feito apenas de forma confiável a pessoas identificadas convincentemente e, se porventura cair no golpe, não ceder ao “terrorismo”, antes, a vítima deve procurar a Polícia Civil e o PROCON.
 
O Express MT tentou contato com a suposta empresa paulista, mas até o fechamento desta reportagem ninguém foi encontrado. 

MT AGora - Kimberly Schäfer | ExpressoMT

Mais Noticias

Corpo Encontrado

Encontrado corpo de mulher desaparecida em Lucas

Maníaco

Acusado de estuprar enteadas, rapaz é preso tentando deixar MT

Flagrante

FAB intercepta avião que saiu de MT com 500 kg de cocaína

Nova Sede

Guarda Municipal inaugura nova sede neste sábado, dia 24

23/06/2017 -

Presa em Lucas dupla responsável por crimes de furtos e roubos

Antes de ser capturado, ele resistiu, expondo ao risco uma criança que dormia na casa.

22/06/2017 -

Menina tem celular furtado e corre atrás de autores em Lucas; PM prende um

O homem estaria disposto a realizar novos furtos em Lucas, antes de voltar para sua cidade de origem, Ipiranga do Norte.

20/06/2017 -

Carro da PRF fica com as rodas para cima após acidente na BR-364 em MT

De acordo com a PRF, veículo colidiu com uma carreta e capotou nesta segunda-feira (19). Apenas o agente que conduzia o carro teve escoriações.

20/06/2017 -

Guarda Municipal e PM participam de capacitação para moto patrulha

A Prefeitura é apoiadora desta capacitação

20/06/2017 -

Polícia Civil prende homem que matou com barra de ferro em Lucas

Como justificativa para matar, o homem disse que a motivação foi uma dívida que havia entre ambos.

18/06/2017 -

Trio é detido por tráfico, associação ao tráfico de drogas e corrupção de menores

Os policiais chegaram até o local após denúncias e monitoramento do local.

16/06/2017 -

Homem é preso suspeito de tentar abusar de filhas em Lucas

A mãe das menores acionou a Polícia Militar que conduziu o suspeito

15/06/2017 -

Idoso é encontrado carbonizado dentro de carro em MT após denunciar ameaça

Nelci Musa, de 63 anos, já tinha registrado boletim de ocorrência por ameaça, segundo a polícia. Ele estava desaparecido desde quarta-feira (14).

15/06/2017 -

Acusado de enganar vítima e furtar moto em Lucas do Rio Verde é preso

Outros boletins com casos bastante semelhantes foram registrados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde

14/06/2017 -

Caso de extorsão a autoridades em Lucas pode ser levado a Delegacia Especializada

Esse processo deve se desenvolver em cerca de 15 dias, podendo se prorrogar, já que há a possibilidade da dependência de uma perícia para análise de elementos como áudio, vídeo

14/06/2017 -

Homem é preso em flagrante após furtar moto à venda em Lucas do Rio Verde

O suspeito já era monitorado há alguns dias, onde algumas pessoas prestaram queixa na delegacia sobre o ocorrido

12/06/2017 -

Polícia identifica suspeito de matar trabalhador em Lucas do Rio Verde

"Inicialmente, estamos descartando a possibilidade de acerto de contas"

10/06/2017 -

Policia registra o vigésimo assassinato em Lucas do Rio Verde

Adeílson Souza Rosário 29 anos de idade estava caído ao lado da cama com várias perfurações pelo corpo ocasionados por golpes de faca.

08/06/2017 -

Jovem é preso acusado de tentar extorquir Vice Prefeito e Vereador em Lucas

o Vereador Airton Callai recebeu o jovem em seu gabinete na Câmara de Vereadores, onde recebeu novamente a ameaça pelo conteúdo do vídeo editado.

08/06/2017 -

Foragido da Justiça há 22 anos ganha prêmio e acaba preso pelo Gaeco em Lucas do Rio Verde

Imagens divulgadas nas redes sociais contribuíram para localização do criminoso

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora