Golpe da lista telefônica chega a Lucas do Rio Verde e assusta empresários

Suposta agência de publicidade oferece serviço gratuito, mas cobra em seguida. Golpe existe há mais de 10 anos e já fez vítimas em todo o país.

14/03/2017 - 06:28:56

   

Célebre há alguns anos, o golpe da lista telefônica perdeu um pouco da ‘fama’, mas continua a fazer vítimas no país há mais de 10 anos. Após a assinatura do empresário, tido como contratante do suposto serviço, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, ameaças de protesto, SPC, Serasa entre outros métodos para coagir suas vítimas.
 
Conforme relatos, a abordagem é feita na maioria das vezes por telefone. Uma pessoa simpática, solícita, que se diz funcionária da agência de publicidade faz contato telefônico com a empresa e informa que a ligação é apenas para confirmação de dados, que não há qualquer custo. Após oferecer serviços totalmente gratuitos, o tal funcionário pede novamente que a vítima confirme alguns dados da empresa para atualizar o cadastro na lista telefônica. Em posse das informações, o golpista envia um contrato para o correio eletrônico da entidade e pede ao empresário ou representante que o devolva assinado via fax ou e-mail. Uma vez assinado e enviado à quadrilha, a vítima começa a sofrer com os prejuízos da ação criminosa.
 
Na última semana, empresas de Lucas do Rio Verde têm sido alvo de tentativas de estelionato por meio do ‘Golpe da lista telefônica’. A prática ilegal, segundo comerciantes, está sendo realizada por uma empresa do seguimento de publicidade em lista telefônica digital, com sede em São Paulo, denominada Abrange Negócios. A mulher, que se apresenta com diversos nomes, oferece o serviço de forma gratuita, no entanto, no contrato vem exposto que, na verdade, o empresário terá que pagar pelo suposto serviço prestado o valor de R$ 5.976,00, dividido em 12 parcelas de R$ 498,00. 
 
O caso mais recente foi registrado nesta segunda-feira (13), onde a tal funcionária do setor de telemarketing da Abrange Negócios entrou em contato com uma empresa de contabilidade de Lucas do Rio Verde. Logo em seguida, a quadrilha enviou o contrato com os dados da empresa, solicitando o carimbo e assinatura da empresária que, felizmente, não caiu no golpe.
 
O caso também é acompanhado pela Polícia Civil e, de acordo com o delegado Walter Fonseca, mesmo que as vítimas não cedam ao golpe, é preciso fazer o registro dos fatos na delegacia, pois segundo ele, a partir do momento em que há um envio de contrato por parte da empresa suspeita, o quadro passa a ser caracterizado como tentativa de estelionato, que também se configura crime.
 
“O primeiro passo para que haja uma investigação é a denúncia, por isso, ainda que o empresário não tenha assinado nenhum documento, mas recebido o contrato, o ideal é que procure a Polícia Civil e registre um Boletim de Ocorrência, já que se trata de uma tentativa de estelionato. Caso o empresário tenha caído no golpe, caracterizando estelionato consumado, também deve prestar queixa. A vítima pode ir à delegacia realizar a denúncia, ou pode entrar em contato via 197, ou ainda, pode enviar uma mensagem em nossa página do Facebook. Em qualquer um dos meios, a identidade da vítima será protegida em absoluto sigilo” – disse o delegado.
 
Outra recomendação é que o fornecimento de qualquer tipo de dado seja feito apenas de forma confiável a pessoas identificadas convincentemente e, se porventura cair no golpe, não ceder ao “terrorismo”, antes, a vítima deve procurar a Polícia Civil e o PROCON.
 
O Express MT tentou contato com a suposta empresa paulista, mas até o fechamento desta reportagem ninguém foi encontrado. 

MT AGora - Kimberly Schäfer | ExpressoMT

Mais Noticias

Mandado de Prisão

Homem com mandado de prisão preventiva é detido em Lucas do Rio Verde

Tráfico de Drogas

Piloto luverdense e mais dois são presos com 240 kg de cocaína em Mato Grosso

Afogamento

Bombeiros de Lucas do Rio Verde encontram homem soterrado na beira de córrego

Prisão de Agressores

Polícia prende ladrões que agrediram vigia em Lucas

17/08/2017 -

Polícia paraguaia confirma paradeiro de Santo Martinello

O falecimento ocorreu no dia 13 de janeiro de 2017, porém, somente foi anunciado pelas autoridades brasileiras na noite desta quinta-feira, dia 17 de agosto

16/08/2017 -

PM realiza operação em cinco bairros de Lucas do Rio Verde; duas pessoas são presas

21 pessoas foram abordadas, a prisão de duas e seis pessoas foram notificadas por algum tipo de irregularidade.

16/08/2017 -

Jovem de 18 anos é detido por participação em roubo

O suspeito confessou a autoria do ato.

16/08/2017 -

Homem é agredido a pauladas durante assalto dentro de parque em Lucas do Rio Verde

Após o roubo e agressões, os suspeitos saíram correndo pela Avenida Mato Grosso, momento em que a vítima com ajuda de terceiros conseguiu segurar um dos criminosos

14/08/2017 -

Motociclista morre em acidente de trânsito em Lucas do Rio Verde

A polícia tenta identificar o veículo e o motorista que fugiu sem auxiliar a vítima.

14/08/2017 -

Homem é encontrado morto dentro de residência com tiro na cabeça em Lucas do Rio Verde

A polícia concluiu na ocasião que Isabela matou o marido com um tiro de revólver e na sequência se suicidou

14/08/2017 -

Trio é preso por roubo, ameaça e desacato em Lucas do Rio Verde

Os suspeitos foram reconhecidos, e um dos comparsas foi localizado.

14/08/2017 -

Em Lucas do Rio verde, homem é preso com droga e dinheiro

O traficante que já possui passagem pela polícia pelo mesmo crime

11/08/2017 -

Ação conjunta prende quatro envolvidos com roubos e furtos

Todos, maiores de idade, já possuem passagens por crime de roubo, furtos, tráfico de drogas e alguns com envolvimento em tentativa de homicídio.

08/08/2017 -

Ação conjunta resulta na prisão de três suspeitos de furtos e roubos em Lucas do Rio Verde

O trio é apontado como autor de vários crimes contra o patrimônio em Lucas do Rio Verde.

06/08/2017 -

Polícia Civil participa da Arena Cultural em Lucas do Rio Verde

A Polícia Civil montou um espaço que apresenta para os visitantes uma exposição fotográfica comemorativa aos 175 anos da Instituição

03/08/2017 -

Jovem é assassinado na frente de casa em Lucas do Rio Verde; esse é o 26° caso

O jovem estaria chegando em casa, quando um veículo de cor escura passou e o condutor atirou diversas vezes atingindo o rapaz com três tiros, caindo na calçada bem frente sua casa.

01/08/2017 -

Jovem é flagrado com 30 kg de maconha enterrados no quintal em Lucas do Rio Verde

A droga estava enterrada no quintal da casa do suspeito. Os objetos estavam enrolados em sacos de ração.

01/08/2017 -

“Velho conhecido” da polícia é preso por receptação, uso de droga, cultivo de maconha

O suspeito foi conduzido para delegacia de Polícia onde o flagrante foi registrado

30/07/2017 -

Homem é atingido por tiros, corre e morre na calçada em Lucas

O homicídio registrado neste sábado já é a 25ª morte violenta em Lucas do Rio Verde no ano de 2017, entre mortes provocadas por armas de fogo e armas brancas.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora