Grande Cuiabá registra 138 casos de estupro durante o 1º semestre de 2016

Foram 100 casos registrados na capital e 38 ocorrências em Várzea Grande. Casos de estupro de menores de 14 anos são maioria na Grande Cuiabá.

15/07/2016 - 02:29:12

   

A Polícia Civil já registrou 138 casos de estupro em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, apenas durante o primeiro semestre deste ano. Esse número também engloba tanto os casos apurados pela Delegacias Especializada de Defesa da Mulher quanto os casos de estupros de vulneráveis (menores de 14 anos), que são investigados pela de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo dados da Secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), foram 100 casos de estupro registrados em Cuiabá – dos quais 70 são contra menores de 14 anos – e 38 casos em Várzea Grande, sendo 29 casos de estupro de vulneráveis. Além disso, segundo a pasta, foram registrados 67 casos de tentativas de estupro na Grande Cuiabá, sendo 52 na capital e 15 em Várzea Grande.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma ligeira queda no número de ocorrências. Em 2015, Cuiabá e Várzea Grande registraram 115 casos e 46 casos de estupros de vulneráveis, respectivamente, dos quais 111 se tratam de ocorrências de crimes cometidos contra menores de 14 anos.

Para a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher e defensora pública do Núcleo dos Direitos da Mulher, Rosana Leite, os números divulgados de ocorrências registradas na Grande Cuiabá não representam a realidade.

“Uma pesquisa divulgada em junho pelo Ipea [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] aponta que os números de estatísticas representam apenas 10% dos casos de violência sexual. O estupro é o crime mais subnotificado do mundo, seja por vergonha das vítimas, por se sentirem culpadas, por tabu”, afirmou.

Segundo a defensora, é necessário que sejam criadas políticas públicas eficientes para que as mulheres busquem seus direitos e denunciem os abusos sofridos, ação pouco tomada porque as vítimas acabam se sentindo culpadas e não acreditam que o poder público pode ampará-la.

“Do contrário, a vítima nunca vai querer buscar ajuda. O estupro é o único crime onde a vítima é julgada junto com o agressor. Se você é assaltado, ninguém pergunta porque você comprou determinado celular ou bolsa. Mas se uma mulher é estuprada, questionam por qual razão ela é extrovertida ou estava usando determinada roupa”, disse.

Rosana ressalta, também, a importância da discussão a respeito da chamada “cultura do estupro”, tema que instigou a realização de manifestações por diversas capitais do país, inclusive em Cuiabá.

“As mulheres jogaram para a sociedade toda a violência que elas passaram e, hoje, por meio das redes sociais e da mídia, conseguimos amplificar a discussão sobre o assunto. Porque a cultura do estupro existe. Um exemplo é quando paramos para analisar, desde a hora em que a mulher se levanta até a hora que vai dormir, quantas vezes ela muda de roupa ou de calçado para não atrair a atenção de homens na rua”

Casos

Ocorrências de estupro de vulnerável foram as mais registradas na Grande Cuiabá nos primeiros seis meses deste ano. Entre os casos está o de uma adolescente de 14 anos – que teria sido abusada pelo próprio pai, um advogado da capital, desde os nove anos de idade – e o de um jornalista indiciado por supostamente ter abusado de uma criança de 11 anos em uma lagoa da capital, durante um encontro de amigos.

Outro caso que chamou a atenção este ano é o de três meninos de 6, 7 e 10 anos de idade, que teriam sido estuprados dentro de uma igreja evangélica da capital. Gerson Rômulo Ítalo de Araújo Barros trabalhava como sonoplasta da Igreja Assembleia de Deus do Bairro Pedra 90, onde os abusos eram supostamente cometidos durante os cultos, segundo a polícia. Ao ser preso, ele confessou os crimes.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Acidente De Trânsito

Motociclista sem CNH cai na rua e é flagrado na Lei Seca em Lucas do Rio Verde

Discussão

Lucas: Homem e ex-mulher discutem e trocam empurrões no Bairro Cidade Nova

Motivo Futil

Sorriso: homem mata colega de quarto após vítima retirar roupas sujas do quarto sem permissão

Furto

Bandidos pulam muro e furtam residência no Centro de Nova Mutum

15/07/2018 -

Menina de 4 anos é encontrada andando sozinha durante a madrugada

Ela foi entregue ao Conselho Tutelar, que tenta encontrar seus pais.

15/07/2018 -

Jovem de 21 anos é assassinada a tiros por homem durante festa em restaurante em MT

Testemunhas disseram que homem que atirou estava na festa desde o começo. Thainara Aline Oliveira Silva foi socorrida e morreu no hospital.

15/07/2018 -

Tatuador é acusado de tocar partes íntimas de menina de 7 anos em Sinop

O caso está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

15/07/2018 -

Três homens são presos suspeitos de matar adolescente e atear fogo no corpo dele em plantação em MT

Garoto de 15 anos foi espancado, asfixiado e teve o pescoço cortado com um canivete por criminosos, em Canarana. Suspeitos teriam confundido vítima com outra pessoa, diz polícia.

15/07/2018 -

Garimpos ilegais em reservas indígenas de RO e MT são desativados

Ação foi feita com apoio de soldados da Força Nacional. Materiais usados na extração de minérios foram destruídos pelos agentes.

15/07/2018 -

Ladrões quebram vidro de banco e destroem caixas eletrônicos em MT

Bandidos conseguiram fugir antes da PM chegar; crime aconteceu na madrugada deste sábado (14).

15/07/2018 -

Presos em operação compravam droga em forma de consórcio em MS para vender em MT, diz polícia

Organização criminosa dividia os custos com a compra da droga e a logística do transporte. Entorpecente era distribuído em forma de cadeia até chegar às bocas de fumo, segundo delegado.

14/07/2018 -

Lucas: Corpo de Bombeiros localiza corpo de adolescente que desapareceu após pular de ponte sobre o Rio Verde

Familiares e amigos do garoto passaram o dia às margens do rio acompanhando o trabalho dos bombeiros, inclusive o momento do encontro do corpo, quando houve grande comoção no local.

13/07/2018 -

Adolescente de 16 anos é apreendido dentro de quadra de esportes em Lucas do Rio Verde

O mandado foi expedido após o menor envolver-se em delitos em outra ocasião.

12/07/2018 -

Bandidos armados rendem família em propriedade rural de Lucas do Rio Verde

Os bandidos imobilizaram as vítimas e fugiram levando pertences e o carro da família, um Corolla Toyota.

11/07/2018 -

Jovem desenha pênis em capô de viatura em pátio de delegacia e é detido em Sorriso

O rapaz, de 18 anos, aproveitou a poeira que estava sobre o automóvel para fazer o desenho. Policial que saía da delegacia flagrou a situação e deteve o jovem.

11/07/2018 -

Polícia prende ''estuprador em série'' que atacou oito crianças em Cuiabá

Homem conhecido como 'maníaco da moto' confessou sete dos oito crimes. Vítimas, com idades entre 7 e 12 anos, foram atacadas a caminho da escola.

11/07/2018 -

Mãe biológica pega filha na casa dos pais adotivos em MS, foge para MT e é procurada pela polícia

Gleice Mara Dias pegou menina para visita autorizada pela Justiça e não a devolveu. Segundo a advogada, ela teria ido para Rondonópolis e a família não teve mais notícias.

11/07/2018 -

Bombeiros encontram corpo de jovem que se afogou em rio em MT após ingerir bebida alcoólica

Leonardo Silva da Costa, de 19 anos,se afogou no Rio Jauru em Porto Esperidião, no domingo (8). O corpo dele foi encontrado nesta terça-feira (10).

11/07/2018 -

Piloto de MT que está desaparecido há 15 dias foi contratado para levar avião para o Tocantins, diz família

Último contato de Felipe Zamberlan, de 22 anos, foi feito no dia 24 de junho. Numa ligação para a namorada, ele contou que estava no Pará (PA).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora