Homem é preso por assassinato de suspeito de terrorismo na prisão em MT

Valdir Pereira foi um dos presos da Operação Hashtag, que investigava um grupo que planejava um ataque terrorista durante a Olimpíada do RJ.

10/10/2017 - 14:45:57

   

Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro, conhecido como Alemão, de 20 anos, é um dos indiciados pela morte de Valdir (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)

Um jovem de 20 anos foi preso suspeito de ter envolvimento na morte de Valdir Pereira da Rocha, 36 anos, em outubro de 2016, que foi espancado por detentos dentro da Cadeia Pública de Várzea Grande, região metropolitana da capital. Valdir foi investigado na operação ‘Hashtag’, da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento com atividades terrorista.

A prisão ocorreu no domingo (8) e foi divulgada nesta terça-feira (10). De acordo com a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro, conhecido como Alemão, de 20 anos, é um dos indiciados pela morte de Valdir. Ele estava com a prisão decretada pela 1ª Vara Criminal de Cuiabá.

Segundo a DHPP, os presos não aceitavam que Valdir ficasse na cadeia por acreditarem que ele era terrorista. Na ocasião, quebraram cadeados das celas e espancaram Valdir, que chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), ainda com vida, porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

No inquérito foram identificados e indiciados quatro suspeitos como sendo os principais mandantes e executores do crime. Com a prisão de Alexandre, resta apenas uma pessoa foragida.

Alexandre estava foragido e foi preso no domingo por porte ilegal de arma de fogo. Pela morte de Valdir, a Polícia Civil indiciou por crime de homicídio qualificado, motivo fútil: Ewerton Rodrigues de Lima, apontado como o mentor da ordem para o espancamento, e Kaio Eduardo de Oliveira, executor das agressões. Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro (Alemão) e Jorge Lima Oliveira foram as pessoas que quebraram o cadeado da cela, dando acesso aos demais presos do raio.

Hashtag

A Operação Hashtag foi deflagrada pela Polícia Federal em julho de 2016 para deter um grupo suspeito de planejar um ataque terrorista durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. Valdir Pereira da Rocha foi um dos dois presos em Mato Grosso. Ele se entregou à polícia no dia 22 de julho e foi encaminhado para o presídio federal de Campo Grande, assim como os outros presos na operação.

Em setembro de 2016, a Justiça Federal determinou que Valdir, que não foi denunciado na operação, fosse solto com o uso de tornozeleira. Porém, segundo a Corregedoria da Penitenciária Federal de Campo Grande, havia uma ordem de regressão de pena contra Valdir, determinada pela Justiça de Mato Grosso, por conta de outro crime que ele já havia cometido e pelo qual havia sido condenado. Valdir, então, foi transferido para a Cadeia Pública de Várzea Grande no dia 13 deste mês, onde sofreu a agressão.

A chamada Operação Hashtag pela Polícia Federal, resultou na prisão de pelo menos 12 pessoas em oito estados, segundo o Ministério da Justiça. Foram as primeiras prisões no Brasil com base na recente lei antiterrorismo, sancionada em março de 2016 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Também foram as primeiras detenções por suspeita de ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico, que atua no Oriente Médio, mas tem cometido atentados em várias partes do mundo.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Tráfico de Drogas

Operação policial resulta na apreensão de quase 9 kg de entorpecentes em Lucas do Rio Verde

Apreensão

Polícia Militar apreende duas menores e descobre plano para vender drogas em Lucas

Ação Policial

Em Lucas: Menor é apreendido com simulacro após tentar cometer roubo no Parque das Américas

Assalto

Veiculo Fiat Palio é roubado no bairro Menino Deus em Lucas do Rio Verde

19/10/2017 -

Em Lucas: Homem tenta cometer roubo no bairro Pioneiro e acaba detido

A detenção do suspeito aconteceu por volta das 14h dessa quinta-feira (19).

19/10/2017 -

Em Lucas: PM recupera motocicleta roubada

A mesma foi encontrada abandonada em frente à praça do bairro Cidade Nova.

19/10/2017 -

Padrasto preso por esfaquear 2 enteados em MT mandou áudios para a mãe das vítimas: ''Amei matar seus filhos''

Jazenias Araújo dos Santos enviou várias mensagens de áudio para a mulher, que estava em Cuiabá. Ele esfaqueou os dois enteados, de 15 e 17 anos, mas o mais novo sobreviveu.

19/10/2017 -

Pai e avô são presos por abusarem sexualmente de menina de 10 anos em município de MT

Criança vivia com o avô e era visitada pelo pai, em São Félix do Araguaia. Segundo a polícia, vítima sofria abusos diversas vezes por dia.

19/10/2017 -

Adolescente de 13 anos é rendida por assaltantes na rua e tem 80 centímetros de cabelo cortados em MT

Menina foi empurrada contra um muro por 2 homens que cortaram o cabelo dela. Segundo a família, menina é evangélica e nunca havia cortado o cabelo na vida.

19/10/2017 -

Jovem é acusado de ter relação sexual com garota de 13 anos e engravidá-la; Ele nega crime

O jovem foi liberado e aguarda decisão judicial. O caso continua sendo investigado pelas autoridades competentes. Exame de corpo e delito foi solicitado para comprovar se houve a conjunção carnal.

19/10/2017 -

Mulher é agredida a ''pauladas'' e colocada para fora de casa com filho

O fato aconteceu na madrugada desta quinta-feira (19), no bairro São Matheus, em Várzea Grande.

19/10/2017 -

Homem estupra companheira durante a noite, ameaça matar família e pede R$ 2 mil para ir embora

O caso aconteceu na madrugada de sábado (14), mas só foi comunicado na última quarta-feira (19).

19/10/2017 -

Polícia Civil prende motorista de ônibus suspeito de estuprar criança em Barra do Bugres

O suspeito foi encaminhado à Cadeia Pública local, à disposição da justiça.

19/10/2017 -

Mãe diz que criança de 4 anos sofreu abuso sexual na casa do pai

Homem não foi encontrado pela Polícia Militar; criança reclamou de dores nas partes íntimas

19/10/2017 -

PM é encontrado morto com camisa no rosto e braços amarrados em MT

Corpo de Ranulfo Severino da Silva, de 56 anos, estava no banheiro da casa dele. Testemunhas contaram à polícia que viram um homem entrando na casa no dia anterior.

19/10/2017 -

Homem que matou vizinho por reclamação de som alto é preso em Cuiabá

Segundo a polícia, a vítima pediu que o vizinho diminuísse o volume do som. O suspeito se irritou com o pedido e disparou contra a vítima.

19/10/2017 -

Casal é preso com 120 kg de maconha enterrados em quintal de residência em MT

Policiais utilizaram enxadas para cavar um buraco e retirar a droga. Os dois devem responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

19/10/2017 -

Bandidos tentam vender tijolo como se fosse aparelho de TV

Jovem, que já havia sido vítima de grupo, simulou uma nova compra e acionou amigos.

19/10/2017 -

Balanço parcial de operação aponta quadrilha desarticulada e 45 prisões

A prisão do grupo faz parte das ações da Operação Bairro Seguro, deflagrada nesta quinta-feira (19.10) nos 141 municípios do Estado.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora