Homem é preso por assassinato de suspeito de terrorismo na prisão em MT

Valdir Pereira foi um dos presos da Operação Hashtag, que investigava um grupo que planejava um ataque terrorista durante a Olimpíada do RJ.

10/10/2017 - 14:45:57

   

Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro, conhecido como Alemão, de 20 anos, é um dos indiciados pela morte de Valdir (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)

Um jovem de 20 anos foi preso suspeito de ter envolvimento na morte de Valdir Pereira da Rocha, 36 anos, em outubro de 2016, que foi espancado por detentos dentro da Cadeia Pública de Várzea Grande, região metropolitana da capital. Valdir foi investigado na operação ‘Hashtag’, da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento com atividades terrorista.

A prisão ocorreu no domingo (8) e foi divulgada nesta terça-feira (10). De acordo com a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro, conhecido como Alemão, de 20 anos, é um dos indiciados pela morte de Valdir. Ele estava com a prisão decretada pela 1ª Vara Criminal de Cuiabá.

Segundo a DHPP, os presos não aceitavam que Valdir ficasse na cadeia por acreditarem que ele era terrorista. Na ocasião, quebraram cadeados das celas e espancaram Valdir, que chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), ainda com vida, porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

No inquérito foram identificados e indiciados quatro suspeitos como sendo os principais mandantes e executores do crime. Com a prisão de Alexandre, resta apenas uma pessoa foragida.

Alexandre estava foragido e foi preso no domingo por porte ilegal de arma de fogo. Pela morte de Valdir, a Polícia Civil indiciou por crime de homicídio qualificado, motivo fútil: Ewerton Rodrigues de Lima, apontado como o mentor da ordem para o espancamento, e Kaio Eduardo de Oliveira, executor das agressões. Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro (Alemão) e Jorge Lima Oliveira foram as pessoas que quebraram o cadeado da cela, dando acesso aos demais presos do raio.

Hashtag

A Operação Hashtag foi deflagrada pela Polícia Federal em julho de 2016 para deter um grupo suspeito de planejar um ataque terrorista durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. Valdir Pereira da Rocha foi um dos dois presos em Mato Grosso. Ele se entregou à polícia no dia 22 de julho e foi encaminhado para o presídio federal de Campo Grande, assim como os outros presos na operação.

Em setembro de 2016, a Justiça Federal determinou que Valdir, que não foi denunciado na operação, fosse solto com o uso de tornozeleira. Porém, segundo a Corregedoria da Penitenciária Federal de Campo Grande, havia uma ordem de regressão de pena contra Valdir, determinada pela Justiça de Mato Grosso, por conta de outro crime que ele já havia cometido e pelo qual havia sido condenado. Valdir, então, foi transferido para a Cadeia Pública de Várzea Grande no dia 13 deste mês, onde sofreu a agressão.

A chamada Operação Hashtag pela Polícia Federal, resultou na prisão de pelo menos 12 pessoas em oito estados, segundo o Ministério da Justiça. Foram as primeiras prisões no Brasil com base na recente lei antiterrorismo, sancionada em março de 2016 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Também foram as primeiras detenções por suspeita de ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico, que atua no Oriente Médio, mas tem cometido atentados em várias partes do mundo.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Operação Integrada

Ação de fiscalização lacra estabelecimentos em Lucas

Dinheiro Falso

Menor é apreendido com dinheiro falso em Lucas

Estelionato

Estelionatário se diz pai de santo, recebe mensalidade de idoso com promessa de tirar encosto e é preso em MT

Tentativa de Furto

Ladrão fica entalado em porta ao furtar roupas de apartamento em MT e é preso

08/12/2017 -

Agentes Prisionais revistam celas do Centro de Detenção Provisória de Lucas

Os trabalhos tiveram início às 06:00 horas da manhã e terminaram por volta das 11:00 horas.

08/12/2017 -

Assaltante é preso após roubar relojoaria em Lucas do Rio Verde

O crime foi praticado por dois suspeitos em uma relojoaria, localizada na Avenida Mato Grosso, bairro Alvorada.

08/12/2017 -

Jovem é flagrado com plantio de maconha em Lucas do Rio Verde

A prisão aconteceu na tarde deta quarta-feira (06) no bairro Alvorada.

08/12/2017 -

Veículo produto de estelionato em Lucas do Rio Verde é recuperado

As investigações continuam para localizar o autor do estelionato.

08/12/2017 -

Mulher é presa ao tentar entrar com celular em centro de ressocialização em Sorriso

O caso será investigado.

08/12/2017 -

Dois jovens são presos acusados de tentar furtar cofre de empresa em Nova Mutum

Os dois foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.

08/12/2017 -

Mato Grosso é o 2º do país em posse e uso de drogas

Estes dados constam no 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano.

08/12/2017 -

Ossada de jovem desaparecido há 4 meses é encontrada às margens de rodovia em MT

Ossada foi encontrada em uma vala por funcionários que trabalham em uma obra na MT-225, em Feliz Natal. Uma moto que pertencia ao rapaz também foi encontrada no local.

08/12/2017 -

Sinop: casal de idosos é denunciado por supostos abusos sexuais contra menina de 8 anos

A avó de uma menina, de 8 anos, procurou a delegacia de Polícia Civil ontem e registrou um boletim de ocorrência contra um casal de idosos, por supostos abusos sexuais.

08/12/2017 -

Polícia Civil e Sefaz desarticulam organização que causou prejuízo de R$ 140 milhões ao Estado

O esquema foi descoberto nas investigações da operação ''Crédito Podre'', deflagrada nesta quinta-feira (07)

08/12/2017 -

Impostos sonegados em comércio de grãos em MT dariam para construir 72 escolas e 1,4 mil casas populares, diz polícia

Mandados foram cumpridos em MT, SP e SC.

08/12/2017 -

Grupo suspeito de cometer fraudes e sonegar R$ 140 milhões em ICMS é alvo de operação em MT, SC e SP

Devem ser cumpridos 16 mandados de prisão preventiva, 34 ordens de busca e apreensão e 9 conduções. Grupo usava documentos falsos e articulava a comercialização de grãos.

08/12/2017 -

Mãe é presa por usar conta de benefício social da filha deficiente para receber dinheiro de carro roubado

Ela deve responder pelo crime de estelionato e associação criminosa. A polícia investiga o caso e procura os outros integrantes da quadrilha.

08/12/2017 -

Três são detidos com 60 kg de peixe e 25 tartarugas durante pesca predatória em MT

Ibama e PM faziam fiscalização no Rio Araguaia, em São Félix do Araguaia. Embarcação usada pelos suspeitos foi incendiada.

08/12/2017 -

Fiscalização apreende 211 kg de pescado irregular e encontra 3 mil metros de rede em MT

Segundo a Sema, as espécies eram de peixes como pintado, pacu, jaú e cachara. Apreensões foram feitas na região do Rio Novo e Estirão Comprido.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora