Investigação de explosão em festa de rodeio em MT que deixou dois mortos aponta negligência

Os responsáveis poderão responder por dois casos de homicídio culposo, o que pode levar a prisão, e por diversos casos de lesão corporal.

14/11/2017 - 11:21:28

   

A investigação que apura a explosão de um rojão na 6ª edição do Rodeio de Bom Jesus do Araguaia, da Expobonja 2017, que matou duas pessoas e deixou várias feridas no último dia 30 de setembro, já está em sua fase final. O delegado de Bom Jesus do Araguaia, Michel Paes, responsável pelo inquérito, afirmou que só aguardam a entrega da documentação pela empresa e pelo poder público contratante, nesta semana, para especificar a culpa de cada envolvido

“A investigação já está quase na fase final de conclusão. A princípio estamos aguardando uma documentação da prefeitura com relação à responsabilidade pela licitação da empresa, dos fogos, também estamos requisitando que a empresa forneça os documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, e pelo manual do Exército”, afirmou Paes.

De acordo com o delegado, a empresa não seguiu os parâmetros legais necessários. O Corpo de Bombeiros já havia afirmado que a organização da festa possuía um alvará e que tinham tudo regularizado, no entanto, não possuíam autorização para soltar fogos no evento.

“Existe uma portaria nº 08/2016, do Corpo de Bombeiros de MT, que traz normas técnicas para a realização destes eventos, e ela faz menção também a um manual do exército R-105. Esta normativa exige todo um credenciamento da pessoa responsável pela concepção, realização e proteção. Pelo que a gente apurou não seguiram a portaria, não foram tomadas medidas de proteção como o manual e a portaria exigem”, disse o delegado.

De acordo com o delegado, ainda nesta semana devem ser entregues os documentos pelas partes envolvidas para apontar exatamente quais as pessoas, que de alguma forma agiram com negligência e têm culpa pelo incidente. O laudo da perícia também deve ser entregue esta semana.

“A responsabilidade é pessoal, não só dos envolvidos da empresa, mas do poder público contratante, caso não tenha tomado as medidas legais devidas, como a exigência que a contratada esteja regulamentada e credenciada nos órgãos responsáveis”, disse Paes.

O delegado afirmou que foram apontadas na investigação a negligência e imprudência. Os responsáveis poderão responder por dois casos de homicídio culposo, o que pode levar a prisão, e por diversos casos de lesão corporal. No entanto, ele diz que as vítimas das lesões devem fazer uma representação para que as partes possam ser punidas.

MT Agora - Olhar Direto

Mais Noticias

Incidente

Lucas: Gerente de banco aciona ''botão do pânico'' sem querer e movimenta policiais militares

Presos Em Flagrante

Lucas: Dupla é flagrada com revólver no Bairro Bandeirantes

Sob O Efeito De Álcool E Drogas

Sorriso: homem nega que estuprou mulher; ele foi preso após ser imobilizado pelo marido da vítima

Investigação

Perícia aponta que casal foi morto com tiros na cabeça em propriedade rural do Nortão

19/06/2018 -

Mulher é estuprada após pegar carona na saída de igreja em MT

A vítima conseguiu acionar a Polícia Militar, que realizou a prisão do suspeito.

19/06/2018 -

Gráfica é alvo de operação que investiga esquema de fraude no governo de MT

Advogado da empresa disse que os policiais levaram notas fiscais da empresa. Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do ex-vice-governador Francisco Daltro.

19/06/2018 -

Operação contra esquema de concessão ilegal de incentivos fiscais cumpre 10 mandados em Cuiabá

Operação Sodoma investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Essa é a 5ª fase da operação.

19/06/2018 -

Ex-servidor acusado de fraude na Educação é preso por ameaçar ex-secretário pelo WhatsApp em MT

Frigeri é acusados de participar de fraudes em processos licitatórios da Seduc-MT. TJMT acolheu pedido do MPE e decretou prisão preventiva do acusado.

19/06/2018 -

PF apreende aeronave com suspeita de irregularidades em aeroporto em Mato Grosso

A assessoria da Polícia Federal ainda não informou quais são as irregularidades encontradas na aeronave.

19/06/2018 -

Em cinco meses, 38 mulheres são assassinadas em MT; maioria por crime passional

Dados apontam que uma mulher foi morta a cada três dias no estado entre janeiro e maio deste ano. Dados da Sesp apontam que 60% dos crimes tiveram motivação passional.

19/06/2018 -

Quase 100 kg de pescado irregular são apreendidos em ação de fiscalização em MT

Ao todo, foram apreendidos 91 kg de pescado. Entre as espécies apreendidas foram encontradas: cacharas, corvinas e matrinchãs. Além dos peixes, foram apreendidos uma arma, uma rede, uma tarrafa e um freezer.

19/06/2018 -

Mais de 2,5 mil condutores foram detidos em operações da Lei Seca desde 2014 em MT

Condutores autuados por embriaguez respondem a inquérito criminal. Outros 857 foram flagrados bêbados e respondem a infração administrativas, aponta levantamento.

19/06/2018 -

Boletins de ocorrência passam a constar vínculo entre vítima e suspeito em MT

Medida tomada na semana passada deve ajudar na elucidação de feminicídios e crimes em geral e era uma demanda feita pela Câmara Temática de Defesa da Mulher.

19/06/2018 -

Ladrões se passam por compradores de mandioca e roubam sítio de idoso em MT

Os ladrões levaram o cartão da aposentadoria do idoso e a senha. Um dos assaltantes foi até a plantação quanto os outros roubaram os bens dele.

19/06/2018 -

Homem morre em MT após ter 90% do corpo queimado por ex-companheiro de amigo

Gilson Oliveira, de 42 anos, estava internado desde a quarta-feira (13) e morreu no sábado (16). O autor do ataque teria cometido o crime por ciúmes e ainda está foragido.

19/06/2018 -

Homicídios, roubos e furtos diminuem em Mato Grosso

Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) em comparação com o mesmo período de 2017.

19/06/2018 -

Forças de segurança de MT vão atuar no combate às queimadas urbanas e rurais

Corpo de Bombeiros trabalhará em parceria com as prefeituras de 10 municípios, além da integração com outras instituições, entre elas Sema e Defesa Civil.

18/06/2018 -

Lucas: Ladrões usam arma de brinquedo e roubam celular no Bairro Cerrado

As descrições da dupla foram repassadas para a polícia que está investigando.

18/06/2018 -

Lucas: Acusado de agredir os pais, suspeito investe contra PM e ainda danifica porta da Delegacia

A porta também ficou danificada com a batida

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora