Jovem que liderava facção criminosa Comando Vermelho em Sorriso é condenada a 7 anos de prisão

A magistrada negou o direito de Mariana recorrer em liberdade e ela seguirá presa.

30/10/2017 - 07:49:50

   

A juíza da Primeira Vara Criminal, Emanuelle Chiaradia Navarro, condenou a 5 anos de prisão Mariana Reis Moscatelli de Carvalho, 25 anos, por liderar a facção criminosa Comando Vermelho em Sorriso. A jovem ainda foi sentenciada a mais dois anos de cadeia por falsidade ideológica. A magistrada negou o direito de Mariana recorrer em liberdade e ela seguirá presa.

Na sentença, Emanuelle ressaltou o grau de periculosidade da detenta. “É preciso assinalar, neste ponto, por relevante, que a união de uma jovem de 25 anos de idade com a segunda maior facção criminosa do Brasil e a mais poderosa da cidade do Rio de Janeiro (RJ), demonstra o grau de periculosidade da ré”. Para a juíza, Mariana se tornou “uma pessoa totalmente destemida por associar-se em facção que tem como lema ‘Paz, Justiça e Liberdade’, na qual seus integrantes mantem relações comerciais (tráfico de drogas, comercialização ilegal de armas, prática de crimes contra o patrimônio, etc...) dentro e fora de presídios, mediante o cumprimento das regras já pré-estabelecidas”.

A magistrada ainda destacou a classe social da jovem. “De suma importância destacar que a culpabilidade da ré desponta em grau elevado. É que, ao cotejar o acervo de informações encartadas no processo, infere-se que a ré mesmo proveniente de família de classe média, com todas oportunidades/regalias, optou pelo caminho do crime, integrando facção altamente perigosa (Comando Vermelho), com nítido descaso às autoridades, conforme se vê dos fatos constante dos autos e depoimento dado em juízo”.

A sentença foi proferida em agosto e Mariana já recorreu. Ela foi presa em dezembro do ano passado, em Sinop. O delegado responsável pelas investigações, Bruno Abreu, afirmou que Mariana tinha um grande poder de liderança na região. Em cartas apreendidas pela polícia, criminosos pediam a autorização dela para abrir uma “boca de fumo” ou até mesmo aval para cometer crimes em Sorriso e outras cidades. “Ela dizia quando e se o crime poderia acontecer na cidade”, afirmou o delegado na época.

Ele também destacou que nestas cartas apreendidas (que eram endereçadas a ela e a outros criminosos que estão presos) havia a descrição do “código de conduta” para os membros desta facção. Um dos trechos aponta o que fazer quando o membro se deparar com um policial. Neste caso, explicou o delegado, o criminoso deveria até mesmo parar o crime que estivesse cometendo (um assalto, por exemplo) para confrontar e matar o policial. “Eles têm liberdade para matar o policial”.

Abreu ainda afirmou que Mariana fez uma declaração falsa na Defensoria Pública para fazer um certidão de união estável. Com isso, conseguiu confeccionar uma carteirinha para entrar na cadeia de Sorriso. O delegado apontou que a mulher tinha várias passagens pelo crime de tráfico de drogas, sempre sendo presa e liberada posteriormente. No entanto, as cartas fizeram com que a polícia comprovasse que realmente era a líder desta facção criminosa na região. 

MT Agora - Herbert de Souza | Só Notícias

Mais Noticias

Tentativa De Estupro

Menino de 8 anos sofre tentativa de estupro em Colíder

Em Flagrante

Mulher é presa em MT ao tentar entrar em cadeia com droga no corpo

Sequestro De Empresária

Vítima ficou em quarto escuro e rezou por criminoso, diz delegado

Ação Integrada

Operação fiscaliza venda de álcool para menores e apreende armas em MT

20/11/2017 -

Presos tentam fazer buraco em cela de cadeia de MT e tampam com papel higiênico e sabão

Presos fizeram pequenos furos, na forma de um retângulo, para quebrarem a estrutura. Cadeia de Alto Garças abriga 60 presos.

20/11/2017 -

Presos fazem motim após agentes descobrirem buraco em parede de cadeia em Colniza (MT)

A situação ocorreu no domingo (19) e foi controlada pelas forças de segurança. Presos abriram buraco na parede da cadeia durante banho de sol e horário de visita.

20/11/2017 -

Sorriso: Bandidos rendem família em residência

A ação ocorreu por volta das 21h30 quando os indivíduos surpreenderam os moradores, ao pularem o muro e entrar pela porta da sala que se encontrava aberta.

20/11/2017 -

Sorriso: Não contente com término de namoro, namorado é suspeito de queimar moto de ex

A moto ficou totalmente queimada.

20/11/2017 -

Menor de 15 anos apontado em roubo é apreendido em Sorriso

Um adolescente de 15 anos, apontado como um dos autores do roubo na residência do secretário de administração da Prefeitura de Sorriso foi apreendido por policiais da Delegacia da Polícia Civil, no sábado (18).

20/11/2017 -

Vizinho é acusado de estuprar menores de 11 e 14 anos

Foi a mãe das menores, quem denunciou o caso na última sexta-feira (17).

20/11/2017 -

Mulher é presa ao esfaquear marido que tentou agredi-la em Cuiabá

Carlos Paraba Hurtado, de 32 anos, levou três facadas e foi levado para policlínica. Mulher disse que vítima gritou com ela em uma discussão e tentou uma agressão.

20/11/2017 -

Homem é encontrado morto com dois tiros na cabeça ao lado de rodovia

Um homem de 34 anos, foi encontrado morto às margens da BR-158, na manhã deste domingo (19), próximo a cidade de Vila Rica.

20/11/2017 -

Homem é degolado com golpe de canivete em Alta Floresta

A vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e chegou ao Hospital Regional em óbito.

20/11/2017 -

Sinop: jovem diz ter sido dominada ao chegar em casa, colocada em carro e estuprada por quatro homens

Uma jovem de 23 anos procurou a delegacia municipal, ontem, e afirmou ter sido vítima de um possível estupro coletivo.

20/11/2017 -

Ex-estagiário da Justiça Federal é preso por acesso ilegal a processo envolvendo um dos maiores traficantes do país

Estudante de direito foi detido na universidade onde estuda, na manhã desta segunda-feira (20), em Londrina, no norte do Paraná.

20/11/2017 -

Autores de roubo a posto de combustível são identificados

Um menor de 16 anos, e um jovem de 22 anos, foram reconhecidos e durante trabalho de investigação

20/11/2017 -

Homens são baleados em bar em Lucas do Rio Verde

As vitimas relataram ainda não conhecerem o autor dos disparos.

20/11/2017 -

Polícia Civil incinera 81 tabletes de maconha apreendidos em Sorriso

Droga estava em poder do traficante, Moises Nunes de Oliveira, de 41 anos

19/11/2017 -

Menor é apreendido em Lucas do Rio Verde acusado de assaltar empresa

O menor, de 16 anos, foi apreendido hoje no bairro Jardim Amazonas, acusado de participação em um assalto a conveniência de um posto de combustíveis, no bairro Bandeirantes, ontem à noite.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora