Jovem que liderava facção criminosa Comando Vermelho em Sorriso é condenada a 7 anos de prisão

A magistrada negou o direito de Mariana recorrer em liberdade e ela seguirá presa.

30/10/2017 - 07:49:50

   

A juíza da Primeira Vara Criminal, Emanuelle Chiaradia Navarro, condenou a 5 anos de prisão Mariana Reis Moscatelli de Carvalho, 25 anos, por liderar a facção criminosa Comando Vermelho em Sorriso. A jovem ainda foi sentenciada a mais dois anos de cadeia por falsidade ideológica. A magistrada negou o direito de Mariana recorrer em liberdade e ela seguirá presa.

Na sentença, Emanuelle ressaltou o grau de periculosidade da detenta. “É preciso assinalar, neste ponto, por relevante, que a união de uma jovem de 25 anos de idade com a segunda maior facção criminosa do Brasil e a mais poderosa da cidade do Rio de Janeiro (RJ), demonstra o grau de periculosidade da ré”. Para a juíza, Mariana se tornou “uma pessoa totalmente destemida por associar-se em facção que tem como lema ‘Paz, Justiça e Liberdade’, na qual seus integrantes mantem relações comerciais (tráfico de drogas, comercialização ilegal de armas, prática de crimes contra o patrimônio, etc...) dentro e fora de presídios, mediante o cumprimento das regras já pré-estabelecidas”.

A magistrada ainda destacou a classe social da jovem. “De suma importância destacar que a culpabilidade da ré desponta em grau elevado. É que, ao cotejar o acervo de informações encartadas no processo, infere-se que a ré mesmo proveniente de família de classe média, com todas oportunidades/regalias, optou pelo caminho do crime, integrando facção altamente perigosa (Comando Vermelho), com nítido descaso às autoridades, conforme se vê dos fatos constante dos autos e depoimento dado em juízo”.

A sentença foi proferida em agosto e Mariana já recorreu. Ela foi presa em dezembro do ano passado, em Sinop. O delegado responsável pelas investigações, Bruno Abreu, afirmou que Mariana tinha um grande poder de liderança na região. Em cartas apreendidas pela polícia, criminosos pediam a autorização dela para abrir uma “boca de fumo” ou até mesmo aval para cometer crimes em Sorriso e outras cidades. “Ela dizia quando e se o crime poderia acontecer na cidade”, afirmou o delegado na época.

Ele também destacou que nestas cartas apreendidas (que eram endereçadas a ela e a outros criminosos que estão presos) havia a descrição do “código de conduta” para os membros desta facção. Um dos trechos aponta o que fazer quando o membro se deparar com um policial. Neste caso, explicou o delegado, o criminoso deveria até mesmo parar o crime que estivesse cometendo (um assalto, por exemplo) para confrontar e matar o policial. “Eles têm liberdade para matar o policial”.

Abreu ainda afirmou que Mariana fez uma declaração falsa na Defensoria Pública para fazer um certidão de união estável. Com isso, conseguiu confeccionar uma carteirinha para entrar na cadeia de Sorriso. O delegado apontou que a mulher tinha várias passagens pelo crime de tráfico de drogas, sempre sendo presa e liberada posteriormente. No entanto, as cartas fizeram com que a polícia comprovasse que realmente era a líder desta facção criminosa na região. 

MT Agora - Herbert de Souza | Só Notícias

Mais Noticias

Revista no CDP

Ação integrada retira cerca de um kg de maconha do CDP de Lucas

Acidente Fatal

Ciclista morre após ser atropelado por veículo em avenida de Lucas do Rio Verde

Ação Rápida

Vítima reconhece autor de roubo e polícia prende 8 em Lucas do Rio Verde

Investigação

Mãe acusa em rede social policial por assassinato de adolescente em MT

16/01/2018 -

Menor volta armado ao local onde praticou roubo e é apreendido em Lucas

Ele tinha uma faca na cintura, o mesmo objeto usado para inibir qualquer reação da vítima no roubo praticado contra a padaria

13/01/2018 -

Funcionária é acusada de desviar mais de R$ 19 mil de empresa

Suspeita fazia cheques fictícios, fazia baixa das notas e roubava o dinheiro

12/01/2018 -

Loja de confecções é assaltada em Lucas do Rio Verde

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Agora a polícia irá analisar as imagens do circuito interno de segurança para tentar identificar os autores do roubo

11/01/2018 -

Lucas do Rio Verde registra 1° homicídio em 2018

A vítima, um homem que não portava documentos pessoais, foi encontrada pelos socorristas já sem vida na Avenida Sergipe esquina com a Rua Bérgamo.

11/01/2018 -

Grávida é presa por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Próximo a um bar, a mulher foi flagrada pelos policiais e com ela eles encontraram uma porção de maconha, uma porção de pedra de base de cocaína e mais de de R$ 273,25 reais em dinheiro.

09/01/2018 -

Casal é preso por tráfico em Lucas

Foi encontrado um revólver calibre 38 e cinco munições intactas, foram apreendidos ainda um par de tênis com valor de mercado de cerca de 800 reais, mais de 1.000 reais em dinheiro, celular e um relógio.

09/01/2018 -

Agentes localizam e apreendem 80 trouxas de maconha no CDP em Lucas

Nessas celas estão os detentos considerados de maior periculosidade da unidade, sendo que alguns deles se declaram integrantes da facção criminosa de atuação nacional Comando Vermelho.

08/01/2018 -

Duas menores são apreendidas por tráfico em Lucas

A Polícia Militar foi acionada com a denúncia de que haviam mulheres praticando a comercialização de entorpecentes.

08/01/2018 -

Ladrões invadem banco pelo teto, arrombam cofre e fogem com dinheiro e armas em MT

Até a manhã desta segunda-feira não havia nenhum suspeito preso ou identificado. Assaltantes destruíram o sistema de alarme e cortaram a parede lateral do cofre.

05/01/2018 -

PC desarticula quadrilha de roubo de venenos e caminhonetes

Apenas uma pessoa foi presa as investigações continuam

03/01/2018 -

PM apreende dois menores furtando casa em Lucas

O terceiro suspeito conseguiu fugir do cerco policial

03/01/2018 -

Jovem é preso ao buscar droga escondida no mato em Lucas

O objetivo do jovem era ganhar algum dinheiro com a comercialização do produto ilícito

02/01/2018 -

Menor é apreendido com simulacro de pistola; droga e dinheiro

O menor foi conduzido para confecção do boletim de ocorrência e em seguida levado para a Delegacia Judiciária Civil.

02/01/2018 -

Mato Grosso é segundo no ranking de servidores públicos presos pela Polícia Federal

O Paraná lidera em números absolutos de prisões (86), seguido por Mato Grosso (70), Minas Gerais (55), Rio de Janeiro (54) e Pará (53).

30/12/2017 -

Garoto com 15 anos é apreendido com maconha em Lucas

O menor com 15 anos foi entregue à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora