Justiça manda fazer adequações em cadeia de Lucas

O Poder Judiciário estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde

25/02/2017 - 12:35:46

   

A Justiça acolheu parcialmente pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou ao Estado que promova o remanejamento ou transferência de mais nove servidores de outras unidades para o Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. A medida deverá ser cumprida no prazo máximo de 20 dias a fim de garantir o regular funcionamento e segurança do estabelecimento prisional.

O Poder Judiciário também estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde dentro do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. O prazo estipulado para a plena efetivação da assistência à saúde da população carcerária foi de 180 dias.

Conforme a decisão, para o atendimento no ambulatório o Estado deverá disponibilizar equipe mínima, integrada por médico, odontólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário. Foi fixado, ainda, o prazo de 20 dias para que seja assegurado a todo preso que ingressar no Centro de Detenção Provisória avaliação médica com realização de exames básicos que permitam a identificação de casos de tuberculose, hanseníase, DST/AIDS, diabetes, entre outras doenças. A decisão liminar foi proferida pela juíza de Direito, Gisele Alves Silva.

De acordo com o promotor de Justiça Francisco Gomes de Souza Júnior, a ação foi proposta com base em informações prestadas pela Promotoria de Justiça Criminal e pelo Juízo de Execução Penal da Comarca. Ambos noticiaram problemas relacionados à deficiência do quantitativo de agentes penitenciários e de servidores da área de saúde da unidade prisional. Segundo o promotor de Justiça, durante diligências foi ainda constatada superlotação e falta de medicamentos e materiais para o atendimento médico.

O promotor explica que a referida unidade prisional foi inaugurada em 15 de junho de 2012 . Na ocasião, a construção foi viabilizada por meio de parceria entre o município e o Estado. O Poder Público municipal custeou R$ 1.076 milhão e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos arcou com R$ 300 mil, que, a princípio, seriam disponibilizados para construção de instalações para atendimento da saúde do reeducando, porém passados mais de quatro anos desde referida época nenhum tipo de estrutura na área de saúde foi realizada pelo Estado de Mato Grosso.

Foi constatada também a ocorrência de superlotação da unidade prisional e deficiência no quantitativo de agentes prisionais. Segundo o MPE apesar de possuir capacidade total para custodiar 144 detentos, teria alcançando, na data de 22 de julho de 2016 o quantitativo total de 248 presos, revelando, assim, encontrar-se aproximadamente 72% acima da sua capacidade.

Outro fato grave é que desses 248 detentos custodiados no Centro de Detenção Provisória, 156 são presos condenados ou definitivos, enquanto 92 são presos provisórios, dados esses que explicitam um desvirtuamento da finalidade da própria unidade prisional, já que foi construída para manter, tão somente, os presos provisórios.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Assalto

Empresário é assassinado durante assalto em Sinop

Estupro

Homem é preso por estupro de 3 filhas e 2 enteadas após denúncia da mulher dele, diz polícia em MT

Decisão

Desembargador manda soltar secretário de Saúde preso por não fornecer remédio a paciente em MT

22/09/2017 -

Secretário de Saúde de MT é preso por não fornecer remédio a paciente

Luiz Soares foi conduzido até o Fórum de Cuiabá para audiência de custódia. Prisão foi determinada pelo juiz de Nova Canaã do Norte, Fernando Kendi Ishikawa.

23/09/2017 -

Exames confirmam estupro de menina aliciada por jovem pelo Facebook, diz polícia em MT

Vítima, que tem 12 anos, já teria sido levada para um motel pelo suspeito, segundo a Polícia Civil. Homem foi preso em flagrante e levado para presídio em Rondonópolis.

20/09/2017 -

Homens são levados para delegacia após confusão por programa sexual em Lucas do Rio Verde

O caso aconteceu em um hotel na Avenida Goiás, bairro Alvorada.

20/09/2017 -

Em Lucas do Rio Verde: criminosos rendem clientes e funcionários de lanchonete

O crime foi praticado por volta das 01h00 da madrugada dessa quarta-feira (20).

20/09/2017 -

Homem não identificado agride mulher em via pública em Lucas

O fato foi registrado por volta das 21h20 de ontem, terça-feira (19) na Rua Angelin no bairro Parque das Araras.

20/09/2017 -

Mulheres têm celulares roubados enquanto faziam caminhadas em Lucas

O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Judiciária Civil e até o momento ninguém foi detido.

20/09/2017 -

Homem invade casa, tenta estuprar mãe e filha de 3 anos e é agredido pela vítima, diz PM de MT

Jovem, de 19 anos, aproveitou o momento em que suspeito ficou de costas, pegou um pedaço de madeira e conseguiu golpeá-lo na cabeça. Ele disse à PM que estava embriagado.

20/09/2017 -

Boliviana é encontrada morta com o rosto desfigurado em Sinop

Rosto de Eugênia Surubí Parabá, de 45 anos, estava com marcas de pedradas. Suspeito do crime ainda não foi identificado.

20/09/2017 -

Mãe confessa ter matado o filho no interior do Estado

Empresária disse à Polícia Civil que jovem tinha problemas psiquiátricos e abusava do álcool.

20/09/2017 -

Polícia faz operação e investiga fraude, desvio de dinheiro e pagamentos ilegais em prefeitura de MT

Operação ''Loki'' deve cumprir 12 mandados de busca e apreensão em Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e em Sorriso. Fraude teria envolvimento de prefeito, prestadores de serviço e funcionários públicos.

20/09/2017 -

Fazendeiro é agredido pelo próprio filho a cadeiradas; vitima leva 16 pontos

O fato ocorreu em na fazenda na estrada do Pau Oco, no município de Vera.

20/09/2017 -

Sozinho no bar, homem é cercado por dupla em moto e baleado 18 vezes

As testemunhas não informaram o destino que eles fugiram após cometer o crime.

20/09/2017 -

Homens matam e ''descarnam'' vaca no pasto e deixam apenas a ''barrigada''

Os suspeitos deixaram um facão no local, o que deverá auxiliar a investigação a localizar os responsáveis.

20/09/2017 -

PM prende homem com cinco pistolas e 400 munições em residência em MT

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde os policiais constataram que o suspeito já possui passagens criminais por receptação e porte ilegal de arma de fogo.

20/09/2017 -

Operação ''Bairro Seguro'' tem balanço parcial com 38 prisões e 1.416 abordagens

A ação integrada, que conta com mais de 1.100 profissionais das forças de segurança, entre Policia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran, tem como objetivo a redução da criminalidade.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora