Justiça manda fazer adequações em cadeia de Lucas

O Poder Judiciário estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde

25/02/2017 - 12:35:46

   

A Justiça acolheu parcialmente pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou ao Estado que promova o remanejamento ou transferência de mais nove servidores de outras unidades para o Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. A medida deverá ser cumprida no prazo máximo de 20 dias a fim de garantir o regular funcionamento e segurança do estabelecimento prisional.

O Poder Judiciário também estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde dentro do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. O prazo estipulado para a plena efetivação da assistência à saúde da população carcerária foi de 180 dias.

Conforme a decisão, para o atendimento no ambulatório o Estado deverá disponibilizar equipe mínima, integrada por médico, odontólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário. Foi fixado, ainda, o prazo de 20 dias para que seja assegurado a todo preso que ingressar no Centro de Detenção Provisória avaliação médica com realização de exames básicos que permitam a identificação de casos de tuberculose, hanseníase, DST/AIDS, diabetes, entre outras doenças. A decisão liminar foi proferida pela juíza de Direito, Gisele Alves Silva.

De acordo com o promotor de Justiça Francisco Gomes de Souza Júnior, a ação foi proposta com base em informações prestadas pela Promotoria de Justiça Criminal e pelo Juízo de Execução Penal da Comarca. Ambos noticiaram problemas relacionados à deficiência do quantitativo de agentes penitenciários e de servidores da área de saúde da unidade prisional. Segundo o promotor de Justiça, durante diligências foi ainda constatada superlotação e falta de medicamentos e materiais para o atendimento médico.

O promotor explica que a referida unidade prisional foi inaugurada em 15 de junho de 2012 . Na ocasião, a construção foi viabilizada por meio de parceria entre o município e o Estado. O Poder Público municipal custeou R$ 1.076 milhão e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos arcou com R$ 300 mil, que, a princípio, seriam disponibilizados para construção de instalações para atendimento da saúde do reeducando, porém passados mais de quatro anos desde referida época nenhum tipo de estrutura na área de saúde foi realizada pelo Estado de Mato Grosso.

Foi constatada também a ocorrência de superlotação da unidade prisional e deficiência no quantitativo de agentes prisionais. Segundo o MPE apesar de possuir capacidade total para custodiar 144 detentos, teria alcançando, na data de 22 de julho de 2016 o quantitativo total de 248 presos, revelando, assim, encontrar-se aproximadamente 72% acima da sua capacidade.

Outro fato grave é que desses 248 detentos custodiados no Centro de Detenção Provisória, 156 são presos condenados ou definitivos, enquanto 92 são presos provisórios, dados esses que explicitam um desvirtuamento da finalidade da própria unidade prisional, já que foi construída para manter, tão somente, os presos provisórios.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

LSD e Ecstasy

Jovem é preso ao receber encomenda de LSD e ecstasy pelos correios em MT

Frustrada

Homem é baleado por agente prisional durante tentativa de introduzir celular em CDP de Lucas do Rio Verde

Tráfico

Dupla é presa suspeita de tráfico em Lucas

Drone

Polícia usa drone em mata e consegue prender assaltante que bateu veículo na fuga em Lucas do Rio Verde

16/05/2018 -

Policial atira e ladrões fogem em carro com pneus furados em Lucas do Rio Verde; um preso

A Guarda Municipal ajudou nas buscas e conseguiu prender um assaltante que não havia conseguido fugir com os comparsas.

16/05/2018 -

Fotógrafo condenado por furto e roubo é preso em delegacia enquanto cobria apreensão de 250 kg de droga em MT

Segundo a Polícia Civil, ele era foragido da cidade de Estreito, no Maranhão. Fotógrafo registrava prisão de casal flagrado com droga em carro.

16/05/2018 -

Família do jogador Valdívia é mantida refém por 4 horas durante roubo a residência em MT

Eles levaram uma BMW, uma Land Rover, equipamentos eletrônicos e joias. Ladrão disse à família que levariam carro 'porque o Valdívia tem condições de comprar outro'.

16/05/2018 -

Três ladrões que furtavam residência são surpreendidos por policial civil; um suspeito já foi preso

Os PMs continuam as buscas aos dois suspeitos que fugiram.

15/05/2018 -

Preso por agredir esposa, homem invoca ‘Lúcifer’ na frente da PM

A esposa relatou aos policiais que o marido é usuário de drogas, estava desesperado em abstinência e, por isso, descontou nela

15/05/2018 -

Polícia faz barreira em Nova Mutum e recupera caminhonete furtada em Lucas; 4 detidos

Os três confessaram participação no roubo e informaram que um adolescente estaria levando a S-10 para Nova Mutum.

15/05/2018 -

Homem foragido da justiça é preso em Lucas do Rio Verde

Foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto conta ele.

14/05/2018 -

Agentes apreendem celulares camuflados em bebedouro entregue em penitenciária

A direção da penitenciária identificou o preso que seria destinatário do bebedouro e registrou um boletim de ocorrência

14/05/2018 -

Homem é baleado durante assalto em Lucas do Rio Verde; três presos

O trio chegou armado ao estabelecimento e durante o assalto fizeram um disparo que atingiu um homem no braço

14/05/2018 -

Caminhonete roubada em Lucas é recuperada em Nova Mutum, um menor é apreendido

A Força Tática de Nova Mutum foi acionada e ficou no aguardo da camionete, a guarnição de serviço da PM

13/05/2018 -

Presos suspeitos de assalto à fazenda em Lucas

Detidos, os três indivíduos foram submetidos ao reconhecimento pelas vítimas dos dois crimes, e houve a confirmação da participação nos roubos.

09/05/2018 -

Madrasta espanca enteado de 5 anos com cinto e é presa por tortura em MT

Conselho Tutelar denunciou o caso após diretora da escola perceber que ele sofria maus-tratos. Menino havia contado que a madrasta se irritou por ele ter deitado na cama dela.

07/05/2018 -

Padrasto é acusado de estuprar enteada

Os abusos consistiam em acariciar o corpo da criança, sexo oral, acariciar seu membro e passar o membro e mãos nas nádegas da criança.

07/05/2018 -

Homicídio teria ocorrido depois de atentado em Lucas

07/05/2018 -

Moradores denunciam violência em Lucas

Os moradores cobram um policiamento mais intenso na região, justamente pela movimentação de estudantes, moradores, frequentadores de bares e famílias nas igrejas das imediações.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora