Justiça manda fazer adequações em cadeia de Lucas

O Poder Judiciário estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde

25/02/2017 - 12:35:46

   

A Justiça acolheu parcialmente pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou ao Estado que promova o remanejamento ou transferência de mais nove servidores de outras unidades para o Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. A medida deverá ser cumprida no prazo máximo de 20 dias a fim de garantir o regular funcionamento e segurança do estabelecimento prisional.

O Poder Judiciário também estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde dentro do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. O prazo estipulado para a plena efetivação da assistência à saúde da população carcerária foi de 180 dias.

Conforme a decisão, para o atendimento no ambulatório o Estado deverá disponibilizar equipe mínima, integrada por médico, odontólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário. Foi fixado, ainda, o prazo de 20 dias para que seja assegurado a todo preso que ingressar no Centro de Detenção Provisória avaliação médica com realização de exames básicos que permitam a identificação de casos de tuberculose, hanseníase, DST/AIDS, diabetes, entre outras doenças. A decisão liminar foi proferida pela juíza de Direito, Gisele Alves Silva.

De acordo com o promotor de Justiça Francisco Gomes de Souza Júnior, a ação foi proposta com base em informações prestadas pela Promotoria de Justiça Criminal e pelo Juízo de Execução Penal da Comarca. Ambos noticiaram problemas relacionados à deficiência do quantitativo de agentes penitenciários e de servidores da área de saúde da unidade prisional. Segundo o promotor de Justiça, durante diligências foi ainda constatada superlotação e falta de medicamentos e materiais para o atendimento médico.

O promotor explica que a referida unidade prisional foi inaugurada em 15 de junho de 2012 . Na ocasião, a construção foi viabilizada por meio de parceria entre o município e o Estado. O Poder Público municipal custeou R$ 1.076 milhão e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos arcou com R$ 300 mil, que, a princípio, seriam disponibilizados para construção de instalações para atendimento da saúde do reeducando, porém passados mais de quatro anos desde referida época nenhum tipo de estrutura na área de saúde foi realizada pelo Estado de Mato Grosso.

Foi constatada também a ocorrência de superlotação da unidade prisional e deficiência no quantitativo de agentes prisionais. Segundo o MPE apesar de possuir capacidade total para custodiar 144 detentos, teria alcançando, na data de 22 de julho de 2016 o quantitativo total de 248 presos, revelando, assim, encontrar-se aproximadamente 72% acima da sua capacidade.

Outro fato grave é que desses 248 detentos custodiados no Centro de Detenção Provisória, 156 são presos condenados ou definitivos, enquanto 92 são presos provisórios, dados esses que explicitam um desvirtuamento da finalidade da própria unidade prisional, já que foi construída para manter, tão somente, os presos provisórios.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Apreensão

Menor é apreendido em Lucas do Rio Verde acusado de assaltar empresa

Assalto

Dupla usando uniforme de empresa assalta posto em Lucas

Furto

Criminoso é detido com golpe ''mata leão'' em Lucas do Rio Verde

Apreensão

Polícia apreende menor suspeito de assaltar residência de secretário em Sorriso; carro é recuperado

19/11/2017 -

Polícia Civil incinera 81 tabletes de maconha apreendidos em Sorriso

Os 81 tabletes da droga, com peso total de 63 quilos, foram apreendidos em poder de um traficante, durante ação da Delegacia de Sorriso, realizada na noite de quarta-feira (15.11), após investigação para desarticular o tráfico de entorpecente na região.

19/11/2017 -

Residência de advogado é invadida e família rendida por criminosos em Sorriso; veículo roubado

O crime foi comunicado à Polícia Civil que está investigando o caso.

19/11/2017 -

Suspeito de prática assalto é baleado ao tentar fugir da guarnição da PM em Nova Mutum

A equipe de socorro do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar socorro ao homem baleado, e em seguida conduziu o mesmo ao Hospital Municipal.

19/11/2017 -

Polícia procura homem suspeito de ter abusado sexualmente de enteada de 5 anos

A denúncia foi feita pela avó da criança.

19/11/2017 -

Corpo de mulher é achado nu e com a cabeça esmagada em Cuiabá

Conforme a Polícia Civil ela estava em uma rua que acaba em um matagal sem roupas, com a barriga virada para cima e a cabeça esmagada por uma pedra.

19/11/2017 -

Ordem para sequestrar empresária em Cuiabá partiu de presídio, diz polícia

O sequestro da empresária Milene Falcão Eubank, que começou com um roubo, foi ordenado por um reeducando, pertencente a uma facção criminosa, de dentro da Penitenciária Central do Estado.

19/11/2017 -

Vizinho ataca mulher com foice após briga por dívida em assentamento de MT

Mulher de 59 anos teria sido atacada após não pagar por arrendamento do pasto do vizinho. PM fez rondas no assentamento, mas não conseguiu localizar o suspeito.

19/11/2017 -

Idoso que matou a esposa a 25 anos atrás durante ritual satânico em Nova Xavantina é preso pela PRF em MT

O crime ocorreu no ano de 1992 e crime teria sido motivado por um ritual satânico que participava o casal.

19/11/2017 -

Polícia Civil preside investigação da tentativa de homicídio a investigador; buscas não cessarão

O investigador continua hospitalizado no Pronto Socorro de Cuiabá. Seu estado de saúde é considerado estável.

19/11/2017 -

Polícia prende oitavo suspeito de participar de sequestro de empresária em Cuiabá

Milene Falcão Eubank foi sequestrada ao buscar o filho em uma escola na capital. À polícia, suspeito confessou participação no crime e em troca de tiros com a polícia,

19/11/2017 -

Polícia invade cativeiro, resgata empresária e prende 7 envolvidos em sequestro em Cuiabá

Milene Falcão Eubank foi sequestrada ao buscar o filho na escola. Duas mulheres e cinco homens foram presos por envolvimento no sequestro.

19/11/2017 -

Dois são detidos suspeitos de assassinarem PM que trabalhava como motorista de app de transporte

Lauro César Alves Rodrigues, de 37 anos, estava dentro do veículo e tinha ferimentos de faca na nuca. À polícia, os detidos confessaram o crime.

19/11/2017 -

Estudo apresenta bairros da capital com maior incidência de violência doméstica

O relatório foi elaborado pelo Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Cuiabá, a pedido da Delegacia, que busca formatar novas atividades preventivas.

16/11/2017 -

Jovem é vitima de tentativa de homicídio em Lucas do Rio Verde

O crime aconteceu na rua Bergamo, bairro Veneza em Lucas do Rio Verde-MT.

16/11/2017 -

Homem envolvido com roubo de agência bancária é preso em Lucas do Rio Verde

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, estando a disposição da Justiça.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora