Justiça manda fazer adequações em cadeia de Lucas

O Poder Judiciário estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde

25/02/2017 - 12:35:46

   

A Justiça acolheu parcialmente pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou ao Estado que promova o remanejamento ou transferência de mais nove servidores de outras unidades para o Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. A medida deverá ser cumprida no prazo máximo de 20 dias a fim de garantir o regular funcionamento e segurança do estabelecimento prisional.

O Poder Judiciário também estabeleceu o prazo de 60 dias para o início da construção do ambulatório e aquisição de todos os equipamentos necessários aos serviços de saúde dentro do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde. O prazo estipulado para a plena efetivação da assistência à saúde da população carcerária foi de 180 dias.

Conforme a decisão, para o atendimento no ambulatório o Estado deverá disponibilizar equipe mínima, integrada por médico, odontólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário. Foi fixado, ainda, o prazo de 20 dias para que seja assegurado a todo preso que ingressar no Centro de Detenção Provisória avaliação médica com realização de exames básicos que permitam a identificação de casos de tuberculose, hanseníase, DST/AIDS, diabetes, entre outras doenças. A decisão liminar foi proferida pela juíza de Direito, Gisele Alves Silva.

De acordo com o promotor de Justiça Francisco Gomes de Souza Júnior, a ação foi proposta com base em informações prestadas pela Promotoria de Justiça Criminal e pelo Juízo de Execução Penal da Comarca. Ambos noticiaram problemas relacionados à deficiência do quantitativo de agentes penitenciários e de servidores da área de saúde da unidade prisional. Segundo o promotor de Justiça, durante diligências foi ainda constatada superlotação e falta de medicamentos e materiais para o atendimento médico.

O promotor explica que a referida unidade prisional foi inaugurada em 15 de junho de 2012 . Na ocasião, a construção foi viabilizada por meio de parceria entre o município e o Estado. O Poder Público municipal custeou R$ 1.076 milhão e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos arcou com R$ 300 mil, que, a princípio, seriam disponibilizados para construção de instalações para atendimento da saúde do reeducando, porém passados mais de quatro anos desde referida época nenhum tipo de estrutura na área de saúde foi realizada pelo Estado de Mato Grosso.

Foi constatada também a ocorrência de superlotação da unidade prisional e deficiência no quantitativo de agentes prisionais. Segundo o MPE apesar de possuir capacidade total para custodiar 144 detentos, teria alcançando, na data de 22 de julho de 2016 o quantitativo total de 248 presos, revelando, assim, encontrar-se aproximadamente 72% acima da sua capacidade.

Outro fato grave é que desses 248 detentos custodiados no Centro de Detenção Provisória, 156 são presos condenados ou definitivos, enquanto 92 são presos provisórios, dados esses que explicitam um desvirtuamento da finalidade da própria unidade prisional, já que foi construída para manter, tão somente, os presos provisórios.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Tráfico de Drogas

Ação das Polícias em Lucas desarticula esquema de tráfico

Assalto

Família é mantida refém durante assalto em Lucas do Rio Verde

Assalto

Mercado é assaltado em bairro de Lucas do Rio Verde

Motivo Fútil

Funcionário da Energisa é morto a tiros durante o trabalho em MT

24/07/2017 -

Três são presos por roubo a motocicleta, resistência e porte ilegal de arma de fogo

Três menores de idade, foram levados para a Delegacia de Polícia com lesões corporais, juntamente com os materiais e motocicletas apreendidas

24/07/2017 -

Polícia registra 24º homicídio do ano em Lucas

A Politec de Sorriso, esteve na cena do crime, realizando levantamentos de dados para auxiliar nas investigações.

17/07/2017 -

Criança fica em estado grave após ser atropelada por veículo em Lucas do Rio Verde

A vítima apresentava corte profundo no pescoço, onde perdeu muito sangue. Também estava com uma lesão grave na cabeça

14/07/2017 -

Na web, jovem relata abusos que sofreu do pai por quase 10 anos em MT

Kéllory Medrado Marques, de 19 anos, conta em post que abusos começaram em 2006 e que já tentou suicídio. O caso está sob sigilo e é investigado pela Polícia Civil.

10/07/2017 -

Homem invade residência e estupra duas jovens em Lucas do Rio Verde

As vítimas foram dominadas e obrigadas a manter relações sexuais com o acusado. Este ainda teria proferido ameaças contra as duas.

10/07/2017 -

Homem é preso no bairro Tessele Junior após efetuar disparos com arma de fogo

Varias denúncias foram realizadas por moradores informando que um homem estava efetuando disparos de arma de fogo em via pública.

06/07/2017 -

Autoridades do município buscam melhorias para a área de segurança

A prefeitura pretende fornecer uma área para a implantação da unidade de segurança em Lucas

05/07/2017 -

Caminhoneiro morre atropelado em Lucas do Rio Verde

O veículo, que não foi identificado, fugiu do local sem prestar socorro às vítimas

04/07/2017 -

Homem é amarrado e tem caminhonete roubada em Lucas do Rio Verde; vítima pediu ajuda em rodovia

Buscas foram realizadas, porém, ninguém localizado até o momento.

30/06/2017 -

Suspeitos são conduzidos com simulacro e material furtado em Lucas

O êxito da ação Policial pode ser creditado também à participação popular, que denunciou de forma anônima uma movimentação suspeita

28/06/2017 -

Encontrado corpo de mulher desaparecida em Lucas

A vítima teria sido morta com golpes de facão, que a atingiram no pescoço, tórax e abdômen.

26/06/2017 -

Acusado de estuprar enteadas, rapaz é preso tentando deixar MT

Mãe das menores afirma que marido foi vítima de armação da filha mais velha

26/06/2017 -

FAB intercepta avião que saiu de MT com 500 kg de cocaína

O avião havia decolado da Fazenda Itamarati do Norte, em Campo Novo do Parecis (MT), com destino a Santo Antonio Leverger (MT)

23/06/2017 -

Guarda Municipal inaugura nova sede neste sábado, dia 24

No novo ambiente também funcionarão serviços do Corpo de Bombeiros

23/06/2017 -

Presa em Lucas dupla responsável por crimes de furtos e roubos

Antes de ser capturado, ele resistiu, expondo ao risco uma criança que dormia na casa.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora