Vazamento De Gás

Lucas: vazamento de gás amônia no bairro Rio Verde mobiliza Corpo de Bombeiros

Assustados, os moradores acompanharam a distância o trabalho dos militares.

09 de Janeiro de 2019 as 23h 09min

Equipes do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, atenderam uma situação de vazamento de amônia numa fábrica de laticínios no bairro Rio Verde. Os militares foram acionados por populares.

O Tenente Correia, do Corpo De Bombeiros, faz um alerta, em especial, a moradores das imediações da indústria, localizada na esquina das Avenidas Tocantins com a Brasil. "Peço que tomem cuidado nas proximidades pois a amônia é um gás extremamente tóxico", alertou.

Assustados, os moradores acompanharam a distância o trabalho dos militares. Alguns afirmam que o mal cheiro já está incomodando há alguns dias. Uma mulher mostrou manchas vermelhas pelo corpo que seriam provocadas pelo gás.

De acordo com o tenente Correia, o vazamento, em princípio, não era muito grande, mas incomodou moradores que estavam distantes até 100 metros do local. Foi feito um conserto provisório, na tubulação próximo ao tanque de resfriamento da amônia. "Por ora está contido", explicou.

A quantidade de amônia perdida não foi informada.  No momento da chegada dos bombeiros, o vazamento não apresentava riscos e foi imediatamente feito a neutralização do produto.

A solução definitiva para conter o vazamento acontecerá nesta quinta-feira (10), quando uma equipe do Batalhão de Emergência Ambiental virá até Lucas do Rio Verde para auxiliar os militares. 

O que é amônia?

A amônia é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos.

A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e outros materiais orgânicos se decompõem.

Fonte: Expresso MT | Cenário MT

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO