Lugar mais protegido de Mato Grosso passa por teste de segurança

O espaço é utilizado para armazenar informações da própria secretaria, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

11/04/2018 - 14:36:42

   

A sala-cofre da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) passou por teste para atestar o grau de segurança. A simulação, que é realizada uma vez ao ano, mostrou que o local está em perfeito funcionamento e protegido, principalmente contra incêndios. A sala-cofre também é resistente a gás, inundações e disparos de armas de fogo e possui certificação da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).  

O espaço é utilizado para armazenar informações da própria secretaria, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Na sala-cofre são armazenados, por exemplo, cerca de 300 mil boletins de ocorrência ao ano, imagens capturadas pelas 102 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública e dados dos quase quatro milhões de carteiras de identidade feitas em Mato Grosso.  

Para não haver a interrupção do armazenamento ou perda de dados, a sala-cofre possui sistemas redundantes de energia composto por dois transformadores, dois grupos moto-geradores e dois nobreaks capazes de manter o centro em funcionamento por vários dias em caso de falta de energia.

O teste, chamado de ensaio não destrutível, foi realizado pela empresa Green4T. Na simulação é feita a pressurização e a despressurização do local. “Com o teste é possível obter o índice de micro vazamento, garantindo assim que a sala está dentro dos parâmetros de estanqueidade”, detalhou o representante da Green4T, Rômulo Pimenta.

A simulação é necessária para a continuidade da certificação da sala-cofre. “É um documento para certificar que esta sala atende os parâmetros de funcionamento em temperatura e umidade, garantindo o funcionamento do data center continuamente, sem oscilações”, completou Pimenta.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Sesp, Walmir Oribe, ressalta que o teste é importante. “A averiguação da sala cofre mostra que o Estado está tomando todas as providências necessárias para manter as informações preservadas e seguras”.

Em Mato Grosso são apenas duas salas-cofre. A da Sesp foi criada em 2014, como exigência para a realização da Copa do Mundo, e conta com 36 metros quadrados e possui capacidade para arquivar 240 terabytes de dados. A sala-cofre da Sesp tem um sistema de ar-condicionado com três máquinas de alta precisão e capacidade que operam em rede, garantindo o controle de temperatura e umidade do interior. Walmir diz ainda que “a Sesp conta atualmente com a melhor instalação possível para preservação de informação e processamento”.

A entrada de pessoas na sala-cofre é feita por meio de identificação biométrica e o interior possui câmeras que monitoram as atividades dos técnicos. O espaço ainda possui detectores de pré-incêndio e fumaça, sendo equipada com sistema de combate a incêndio que evita perda dos componentes eletrônicos. “O sistema detecta micropartículas, não precisa nem ser fumaça. Qualquer coisa que possa provocar um incêndio o sensor dá o alarme, se houver aquecimento do cabo e vier a ter fumaça é acionado um segundo estágio, que dispara um gás”, explicou gerente de Operações da Sesp, Alison Lima. 

Além da invasão física, a sala-cofre também atua contra possíveis ataques virtuais por meio dos firewalls que estão na Empresa Mato-grossense da Tecnologia da Informação (MTI) e na própria Secretaria de Estado de Segurança Pública.

MT Agora - Sesp-MT

Mais Noticias

Disparos

Jovens são presos após disparos contra ônibus em Lucas do Rio Verde

Assalto

Assaltante é morto após tentativa de assalto a comércio em Lucas do Rio Verde

Estupro de Vulnerável

Indígena detido após estuprar menina de 10 anos em aldeia em MT aguarda vaga em socioeducativo

Tráfico de Drogas

PRF apreende maconha e cocaína com a ajuda de cão farejador em MT

18/04/2018 -

CV picha e explode muro da Secretaria de Segurança Pública

Ato criminoso foi realizado na madrugada de hoje; nenhum suspeito foi preso até o momento pela PM

17/04/2018 -

Homem tenta suicídio em Lucas. Bombeiros foram acionados quase dez horas depois do ocorrido

O caso aconteceu na noite de ontem, por volta 21 horas, mas os militares só foram informados do ocorrido por volta de 6 horas de hoje.

17/04/2018 -

Homem sobrevive após ser esfaqueado 15 vezes durante discussão

A vítima está internada no Hospital Regional e seu estado de saúde é considerado grave.

17/04/2018 -

Jovem é baleado nas costas em avenida em Lucas do Rio Verde

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro e encaminhado ao hospital e não corre risco de morte.

17/04/2018 -

Polícia Militar de Alta Floresta usa pistola taser para evitar tentativa de suicídio

A arma imobilizou o rapaz de 19 anos, que estava transtornado em casa. Com uma faca na mão, ele ameaçava a cortar o próprio pescoço, segundo a Polícia Militar.

17/04/2018 -

Homem é preso com arma de fogo durante intimação do filho em Sorriso

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

17/04/2018 -

Irmã coloca criança de 3 anos para dormir do lado de fora de casa, é detida e vítima de maus-tratos vai para abrigo em MT

Caso foi registrado no município de Primavera do Leste, na segunda-feira (16). A adolescente de 17 anos contou à polícia que cuidava da irmã para a mãe trabalhar.

17/04/2018 -

Avós são mortos a tiros dentro de casa na frente dos netos de 4 e 12 anos em Feliz Natal

As crianças relataram que uma pessoa entrou na casa depois que chegou de motocicleta. Vítimas tinham 48 e 54 anos.

17/04/2018 -

Pai morreu afogado ao tentar salvar o filho e mulher inventou suicídio do marido em MT, diz polícia

Laudo vai apontar grau de sanidade mental da mãe e avaliar prováveis distúrbios psiquiátricos. Afogamento de pai e filho ocorreu em janeiro deste ano no Rio Cuiabá.

17/04/2018 -

Jovem é executado com tiros na cabeça e na boca em Várzea Grande (MT)

Segundo a Polícia Militar, Luan Natal Pereira Neres foi executado no Bairro Vila São João, por volta de 23h.

17/04/2018 -

Sistema de Previdência de Sinop (MT) é invadido por hackers e crime é denunciado à polícia

Previ-Sinop é responsável por armazenar informações e dados previdenciários do funcionalismo público municipal. BO foi registrado nessa segunda-feira (16) na polícia.

17/04/2018 -

Motorista de aplicativo é esfaqueado por taxista durante briga na rodoviária de Cuiabá

Motorista da Uber disse que fazia corrida fora do aplicativo, em uma chamada particular. Taxista foi detido e vítima registrou queixa na delegacia.

17/04/2018 -

Mulher é agredida por ladrão após arma falhar 2 vezes durante assalto em parque em Cuiabá

A vítima disse que durante todo o assalto ela teve a arma apontada na cabeça. Situação ocorreu em uma das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, na capital.

17/04/2018 -

Polícia Civil prende homem acusado de abusar das netas da companheira

O suspeito teve o mandado de prisão cumprido nesta segunda-feira (16.04).

17/04/2018 -

Homem é assassinado a tiros e corpo encontrado em terreno baldio em Sorriso

Ele teria sido assassinado no sábado, mas corpo foi localizado apenas nesta segunda-feira.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora