Mato Grosso reduz 26% os homicídios no mês de janeiro

Dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e correspondem com o comparativo do mesmo período do ano passado

27/02/2017 - 19:28:30

   

Mato Grosso registrou queda de 26% em homicídio no mês de janeiro deste ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O percentual de redução considera dados estatísticos das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s), que abrange141 cidades.

Em alguns municípios a redução foi superior a 80%, a exemplo de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), que fechou o mês de janeiro de 2017 com dois homicídios, enquanto que no mesmo período de 2016 foram 11.

Outras regiões que registraram queda nos homicídios foram: Cuiabá (-32%), Várzea Grande (-60%), Cáceres (-67%), Alta Floresta (-71%), Vila Rica (-20%) e Nova Mutum (-33%).

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que as ações de inteligência e análise criminal tem possibilitado atuações qualificadas em todo o Estado.

“A ação técnico-operacional ficou mais eficiente por conta das ferramentas que nós temos, dos investimentos do Governo do Estado e do comprometimento dos nossos profissionais”, apontou.

Já o município de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), não houve registro de homicídio. Enquanto que no mesmo período do ano passado foram dois.

O comandante regional de Tangará da Serra, tenente-coronel PM Wesney de Castro Sodré, atribuiu o bom resultado às ações integradas que são desenvolvidas pelas forças de segurança.

“É a continuidade de várias ações de segurança pública. Hoje trabalhamos integrados e dispomos do serviço de inteligência para monitorar os locais com mais incidência de crime e atacar para a diminuição da criminalidade”, ressaltou.

Ainda segundo destacou o comandante, a aproximação das forças policiais com a comunidade resultou em um melhor resultado. “A sociedade tem contribuído com denúncias e nossa tropa se faz presente com as lideranças comunitárias”.

Além de Tangará da Serra, fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública, os municípios de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela e Sapezal.

As regiões de Rondonópolis, Primavera do Leste e Água Boa, mantiveram o mesmo percentual de homicídios ao registrado no ano de 2015, sendo 16, 2 e 1, respectivamente, por município.

Aumentos

Os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública apontam ainda, que em algumas regiões houve aumentos de homicídios, a exemplo de Juína, Sinop e Pontes e Lacerda.

A região de Juína registrou oito homicídios em janeiro de 2017. No mesmo período do ano passado foram seis. O aumento foi de 33%.

O comandante regional do município, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, disse que ações para o combate ao crime são realizadas permanentemente integrados com a Polícia Judiciária Civil.

“Vamos refazer o planejamento e entender de que forma ocorreram os crimes para segurança pública agir e buscar diminuição dos índices”.

Fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública de Juína (a 737 km de Cuiabá), os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã.

MT Agora - Hérica Teixeira | Sesp-MT

Mais Noticias

Corpos Encontrados

Três homens com pés e mãos amarrados são encontrados mortos no Nortão

Assassinato

Homem é assassinado em residência em Lucas do Rio Verde

Certificados Sanitários

PF e MPF deflagram operação contra esquema de corrupção na JBS em MT

Ação Integrada

Equipe Integrada de Polícias realizou Operação com apoio aéreo do Ciopaer em Lucas do Rio Verde

15/06/2018 -

Polícia acha 12 cães trancados em casa com fome, doentes e em situação de maus-tratos em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

15/06/2018 -

Estudante de direito que estava desaparecido é encontrado morto em Sinop (MT)

Rodrigo Caiado, de 23 anos, desapareceu na segunda-feira (11) e família fazia campanha nas redes sociais. Corpo de jovem foi encontrado na manhã desta sexta-feira (15).

15/06/2018 -

Motorista sem CNH é preso por transportar cerca de 8 toneladas de madeira sem autorização em MT

Homem de 51 anos foi detido durante abordagem na zona rural de Barra do Garças. Motorista foi autuado e madeira encaminhada para perícia.

15/06/2018 -

Três homens são presos na fronteira de MT com R$ 23 mil que seriam usados para comprar droga na Bolívia

Prisão ocorreu na MT-199, na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade. Um dos presos afirmou ser dono do dinheiro e confessou que compraria entorpecentes no país vizinho.

15/06/2018 -

Jovem comentou que sabia quem tinha furtado banco em MT e foi morta em ''queima de arquivo'', diz polícia

Mulher e três homens suspeitos de matarem Francielli Maria de Oliveira Arruda, de 23 anos, foram presos nessa quinta-feira (14). Vítima foi assassinada a tiros dentro de casa.

14/06/2018 -

Lucas: Policiais civis e militares trabalham para alinhar ação junto ao Ciopaer

A capacitação começou pela manhã, com noções do funcionamento do Ciopaer, e segue agora a tarde com ações práticas.

14/06/2018 -

Padrasto e mãe são suspeitos de enforcarem menina com fio de ventilador e simularem suicídio em Sorriso

Antes de chamar o socorro, casal chegou ligar para um pastor evangélico para ''expulsar um demônio do corpo da menina''

14/06/2018 -

Namorado suspeito de tentar matar mulher após ler mensagem no celular dela é preso em MT

A vítima, de 37 anos, e o suspeito começaram a se relacionar há três meses. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimento no abdômen.

14/06/2018 -

Jovem é encontrada morta em sala e ex-marido é preso suspeito do crime em MT

Testemunhas relataram que o ex-marido é muito ciumento. Jovem de 23 anos foi morta com tiros no peito e na cabeça, dentro da casa dela.

14/06/2018 -

MT terá reforço policial em 40 locais com maior concentração de pessoas para ver os jogos da Copa

Em todo o estado foram mapeados 40 pontos, públicos e particulares, de espaços para a transmissão dos jogos. Somente na Polícia Militar, mais de 120 policiais serão colocados por jogo.

14/06/2018 -

Jovem é preso em Sinop após cometer furto vestido com roupas femininas

Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil que concluirá a investigação.

14/06/2018 -

Jovens são detidos suspeitos de colocarem menino de 8 anos para vender droga em troca de comida em MT

Menino contou que não comia de forma adequada e ganhava biscoitos e outros alimentos dados pelos suspeitos. Irmãos foram detidos e levados para delegacia.

13/06/2018 -

Crimes contra a pessoa se destacam em Lucas do Rio Verde

Os registros policiais chegam a preocupar especialmente quando se trata de subtração de bens.

13/06/2018 -

Assaltante troca tiros com policiais militares após assalto e é baleado na perna em Lucas

Ele foi baleado na noite desta terça-feira (12), durante tentativa de assalto no bairro Rio Verde.

13/06/2018 -

Motociclista bêbado atrapalha trânsito e impede bombeiros de prestar socorro em Lucas

O caso ocorreu ontem (12) na avenida Mato Grosso.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora