Mato Grosso reduz 26% os homicídios no mês de janeiro

Dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e correspondem com o comparativo do mesmo período do ano passado

27/02/2017 - 19:28:30

   

Mato Grosso registrou queda de 26% em homicídio no mês de janeiro deste ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O percentual de redução considera dados estatísticos das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s), que abrange141 cidades.

Em alguns municípios a redução foi superior a 80%, a exemplo de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), que fechou o mês de janeiro de 2017 com dois homicídios, enquanto que no mesmo período de 2016 foram 11.

Outras regiões que registraram queda nos homicídios foram: Cuiabá (-32%), Várzea Grande (-60%), Cáceres (-67%), Alta Floresta (-71%), Vila Rica (-20%) e Nova Mutum (-33%).

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que as ações de inteligência e análise criminal tem possibilitado atuações qualificadas em todo o Estado.

“A ação técnico-operacional ficou mais eficiente por conta das ferramentas que nós temos, dos investimentos do Governo do Estado e do comprometimento dos nossos profissionais”, apontou.

Já o município de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), não houve registro de homicídio. Enquanto que no mesmo período do ano passado foram dois.

O comandante regional de Tangará da Serra, tenente-coronel PM Wesney de Castro Sodré, atribuiu o bom resultado às ações integradas que são desenvolvidas pelas forças de segurança.

“É a continuidade de várias ações de segurança pública. Hoje trabalhamos integrados e dispomos do serviço de inteligência para monitorar os locais com mais incidência de crime e atacar para a diminuição da criminalidade”, ressaltou.

Ainda segundo destacou o comandante, a aproximação das forças policiais com a comunidade resultou em um melhor resultado. “A sociedade tem contribuído com denúncias e nossa tropa se faz presente com as lideranças comunitárias”.

Além de Tangará da Serra, fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública, os municípios de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela e Sapezal.

As regiões de Rondonópolis, Primavera do Leste e Água Boa, mantiveram o mesmo percentual de homicídios ao registrado no ano de 2015, sendo 16, 2 e 1, respectivamente, por município.

Aumentos

Os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública apontam ainda, que em algumas regiões houve aumentos de homicídios, a exemplo de Juína, Sinop e Pontes e Lacerda.

A região de Juína registrou oito homicídios em janeiro de 2017. No mesmo período do ano passado foram seis. O aumento foi de 33%.

O comandante regional do município, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, disse que ações para o combate ao crime são realizadas permanentemente integrados com a Polícia Judiciária Civil.

“Vamos refazer o planejamento e entender de que forma ocorreram os crimes para segurança pública agir e buscar diminuição dos índices”.

Fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública de Juína (a 737 km de Cuiabá), os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã.

MT Agora - Hérica Teixeira | Sesp-MT

Mais Noticias

Fuga do Hospital

Assaltante que fugiu do hospital, não tinha mandado de prisão decretado

Fuga do Hospital

Homem baleado em assalto a comércio em Lucas do Rio Verde e que estava internado, foge do hospital

Operação Regressus

Golpista que inspirou filme 'VIPs' e mais dois são presos em Cuiabá por atestados falsos para progressão de regime

Fazenda Invadida

Criminosos armados invadem fazenda e roubam caminhonete e armas em Lucas do Rio Verde

23/04/2018 -

Jovens são presos após disparos contra ônibus em Lucas do Rio Verde

Os participantes estariam armados e efetuando disparos contra transportes públicos (ônibus) que transitavam pela rua.

20/04/2018 -

Assaltante é morto após tentativa de assalto a comércio em Lucas do Rio Verde

Os dois assaltantes já tinham passagens por ocorrências diversas, entre eles diversos casos de roubo. Um deles havia sido liberado na sexta-feira e o outro ganhou liberdade em novembro do ano passado.

18/04/2018 -

Indígena detido após estuprar menina de 10 anos em aldeia em MT aguarda vaga em socioeducativo

Segundo a polícia, o crime foi registrado no município de Comodoro em fevereiro deste ano. A menina foi encontrada com as pernas amarradas em árvores e com gasolina no corpo.

18/04/2018 -

PRF apreende maconha e cocaína com a ajuda de cão farejador em MT

Duas pessoas foram presas pela PRF. Apreensões ocorreram em Sorriso e em Cuiabá.

18/04/2018 -

CV picha e explode muro da Secretaria de Segurança Pública

Ato criminoso foi realizado na madrugada de hoje; nenhum suspeito foi preso até o momento pela PM

17/04/2018 -

Homem tenta suicídio em Lucas. Bombeiros foram acionados quase dez horas depois do ocorrido

O caso aconteceu na noite de ontem, por volta 21 horas, mas os militares só foram informados do ocorrido por volta de 6 horas de hoje.

17/04/2018 -

Homem sobrevive após ser esfaqueado 15 vezes durante discussão

A vítima está internada no Hospital Regional e seu estado de saúde é considerado grave.

17/04/2018 -

Jovem é baleado nas costas em avenida em Lucas do Rio Verde

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro e encaminhado ao hospital e não corre risco de morte.

17/04/2018 -

Polícia Militar de Alta Floresta usa pistola taser para evitar tentativa de suicídio

A arma imobilizou o rapaz de 19 anos, que estava transtornado em casa. Com uma faca na mão, ele ameaçava a cortar o próprio pescoço, segundo a Polícia Militar.

17/04/2018 -

Homem é preso com arma de fogo durante intimação do filho em Sorriso

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

17/04/2018 -

Irmã coloca criança de 3 anos para dormir do lado de fora de casa, é detida e vítima de maus-tratos vai para abrigo em MT

Caso foi registrado no município de Primavera do Leste, na segunda-feira (16). A adolescente de 17 anos contou à polícia que cuidava da irmã para a mãe trabalhar.

17/04/2018 -

Avós são mortos a tiros dentro de casa na frente dos netos de 4 e 12 anos em Feliz Natal

As crianças relataram que uma pessoa entrou na casa depois que chegou de motocicleta. Vítimas tinham 48 e 54 anos.

17/04/2018 -

Pai morreu afogado ao tentar salvar o filho e mulher inventou suicídio do marido em MT, diz polícia

Laudo vai apontar grau de sanidade mental da mãe e avaliar prováveis distúrbios psiquiátricos. Afogamento de pai e filho ocorreu em janeiro deste ano no Rio Cuiabá.

17/04/2018 -

Jovem é executado com tiros na cabeça e na boca em Várzea Grande (MT)

Segundo a Polícia Militar, Luan Natal Pereira Neres foi executado no Bairro Vila São João, por volta de 23h.

17/04/2018 -

Sistema de Previdência de Sinop (MT) é invadido por hackers e crime é denunciado à polícia

Previ-Sinop é responsável por armazenar informações e dados previdenciários do funcionalismo público municipal. BO foi registrado nessa segunda-feira (16) na polícia.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora