Mato Grosso reduz 26% os homicídios no mês de janeiro

Dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e correspondem com o comparativo do mesmo período do ano passado

27/02/2017 - 19:28:30

   

Mato Grosso registrou queda de 26% em homicídio no mês de janeiro deste ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O percentual de redução considera dados estatísticos das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s), que abrange141 cidades.

Em alguns municípios a redução foi superior a 80%, a exemplo de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), que fechou o mês de janeiro de 2017 com dois homicídios, enquanto que no mesmo período de 2016 foram 11.

Outras regiões que registraram queda nos homicídios foram: Cuiabá (-32%), Várzea Grande (-60%), Cáceres (-67%), Alta Floresta (-71%), Vila Rica (-20%) e Nova Mutum (-33%).

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que as ações de inteligência e análise criminal tem possibilitado atuações qualificadas em todo o Estado.

“A ação técnico-operacional ficou mais eficiente por conta das ferramentas que nós temos, dos investimentos do Governo do Estado e do comprometimento dos nossos profissionais”, apontou.

Já o município de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), não houve registro de homicídio. Enquanto que no mesmo período do ano passado foram dois.

O comandante regional de Tangará da Serra, tenente-coronel PM Wesney de Castro Sodré, atribuiu o bom resultado às ações integradas que são desenvolvidas pelas forças de segurança.

“É a continuidade de várias ações de segurança pública. Hoje trabalhamos integrados e dispomos do serviço de inteligência para monitorar os locais com mais incidência de crime e atacar para a diminuição da criminalidade”, ressaltou.

Ainda segundo destacou o comandante, a aproximação das forças policiais com a comunidade resultou em um melhor resultado. “A sociedade tem contribuído com denúncias e nossa tropa se faz presente com as lideranças comunitárias”.

Além de Tangará da Serra, fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública, os municípios de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela e Sapezal.

As regiões de Rondonópolis, Primavera do Leste e Água Boa, mantiveram o mesmo percentual de homicídios ao registrado no ano de 2015, sendo 16, 2 e 1, respectivamente, por município.

Aumentos

Os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública apontam ainda, que em algumas regiões houve aumentos de homicídios, a exemplo de Juína, Sinop e Pontes e Lacerda.

A região de Juína registrou oito homicídios em janeiro de 2017. No mesmo período do ano passado foram seis. O aumento foi de 33%.

O comandante regional do município, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, disse que ações para o combate ao crime são realizadas permanentemente integrados com a Polícia Judiciária Civil.

“Vamos refazer o planejamento e entender de que forma ocorreram os crimes para segurança pública agir e buscar diminuição dos índices”.

Fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública de Juína (a 737 km de Cuiabá), os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã.

MT Agora - Hérica Teixeira | Sesp-MT

Mais Noticias

Ação Policial

Em Operação policial, dupla é detida por embriaguez e porte ilegal de arma de fogo

Homicídio

Identificado homem assassinado durante a madrugada em Lucas do Rio Verde

Homicídio

Homem é morto com golpe de faca na perna em Lucas do Rio Verde

Roubo

Adolescentes roubam veículo de taxista e um acaba apreendido em Lucas do Rio Verde

24/05/2017 -

Homem é preso por comercializar animais sem autorização em Lucas do Rio Verde

A Polícia Militar apreendeu no local cerca de 80 canários, algumas aves de outras espécies e também animais silvestres, que eram mantidos em cativeiro.

24/05/2017 -

Autora de homicídio contra homem de 50 anos no Parque das Américas é detida em Sorriso

A jovem confessou a algumas pessoas, que matou o homem, com golpes de chave de fenda no pescoço e depois enforcando a vítima com um fio.

24/05/2017 -

PM apreende menor suspeito de homicídio em Lucas

Um dos menores tinha contra si uma solicitação de internação em aberto, pela prática de vários atos infracionais.

23/05/2017 -

Homem consome bebida alcoólica na companhia de andarilhos e é assaltado

Dois suspeitos seguiram a vítima, armados com pedaço de madeira e um facão, anunciaram o roubo e lhe tomaram uma certidão de nascimento e uma carteira contendo R$ 300,00 em moeda corrente

23/05/2017 -

Após assalto a loja em Lucas do Rio Verde, polícia prende 5 envolvidos no crime

Os policiais chegaram até os suspeitos, após registrarem um assalto a uma loja de parafusos da cidade.

18/05/2017 -

Homem é morto com tiro na cabeça em Lucas do Rio Verde

O homem estava sem documentos e, até o momento, não foi identificado oficialmente

18/05/2017 -

Polícias destacam resultados de ações integradas em Lucas

No novo formato, Equipes de Inteligência das duas Polícias atuam desde o planejamento das ações, com o compartilhamento de dados sobre investigações, até a execução das ações.

15/05/2017 -

Homem esfaqueia ex-mulher e é preso em Lucas do Rio Verde

O suspeito foi detido quando estava com seu veículo, um Fiat Palio, circulando pela rua Bergamo no bairro Veneza

15/05/2017 -

Bandidos invadem residência e rendem criança e babá em Lucas do Rio Verde

Os criminosos renderam as vítimas e as obrigaram a adentrar no quarto do proprietário da casa.

15/05/2017 -

Homem com participação em homicídio é preso em Lucas do Rio Verde

Os motivos da briga, que resultou no homicídio foi em decorrência de dívida por tráfico e por causa de um boné.

15/05/2017 -

Taxista ajuda menores na entrega de drogas e acaba preso em Lucas

Eles teriam admitido aos Policiais que alugaram um táxi para transportá-los durante a ação de entrega da droga na região do Bairro Rio Verde.

12/05/2017 -

Presa quadrilha de roubo de cargas; carreta de Lucas é recuperada com 38 toneladas de soja

No momento da abordagem, o motorista da carreta e o condutor de um veículo que estava dando apoio tentou fugir pela mata, mas os policiais conseguiram prendê-los

12/05/2017 -

Ação Policial Integrada estoura boca de fumo em Lucas

Vários suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Lucas do Rio Verde, todos com registros de passagem referentes a atos ilícitos cometidos anteriormente

04/05/2017 -

PM detém 10 moças após briga e disparo em praça de Lucas

O disparo efetuado em plena praça pública ainda gerou outra confusão na praça, desta vez envolvendo pelo menos outras 8 jovens

02/05/2017 -

Bandidos invadem residência, ameaçam vítimas e levam celulares em Lucas do Rio Verde

Todas as vítimas foram trancadas no banheiro