Mato Grosso reduz 26% os homicídios no mês de janeiro

Dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e correspondem com o comparativo do mesmo período do ano passado

27/02/2017 - 19:28:30

   

Mato Grosso registrou queda de 26% em homicídio no mês de janeiro deste ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O percentual de redução considera dados estatísticos das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s), que abrange141 cidades.

Em alguns municípios a redução foi superior a 80%, a exemplo de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), que fechou o mês de janeiro de 2017 com dois homicídios, enquanto que no mesmo período de 2016 foram 11.

Outras regiões que registraram queda nos homicídios foram: Cuiabá (-32%), Várzea Grande (-60%), Cáceres (-67%), Alta Floresta (-71%), Vila Rica (-20%) e Nova Mutum (-33%).

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que as ações de inteligência e análise criminal tem possibilitado atuações qualificadas em todo o Estado.

“A ação técnico-operacional ficou mais eficiente por conta das ferramentas que nós temos, dos investimentos do Governo do Estado e do comprometimento dos nossos profissionais”, apontou.

Já o município de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), não houve registro de homicídio. Enquanto que no mesmo período do ano passado foram dois.

O comandante regional de Tangará da Serra, tenente-coronel PM Wesney de Castro Sodré, atribuiu o bom resultado às ações integradas que são desenvolvidas pelas forças de segurança.

“É a continuidade de várias ações de segurança pública. Hoje trabalhamos integrados e dispomos do serviço de inteligência para monitorar os locais com mais incidência de crime e atacar para a diminuição da criminalidade”, ressaltou.

Ainda segundo destacou o comandante, a aproximação das forças policiais com a comunidade resultou em um melhor resultado. “A sociedade tem contribuído com denúncias e nossa tropa se faz presente com as lideranças comunitárias”.

Além de Tangará da Serra, fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública, os municípios de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela e Sapezal.

As regiões de Rondonópolis, Primavera do Leste e Água Boa, mantiveram o mesmo percentual de homicídios ao registrado no ano de 2015, sendo 16, 2 e 1, respectivamente, por município.

Aumentos

Os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública apontam ainda, que em algumas regiões houve aumentos de homicídios, a exemplo de Juína, Sinop e Pontes e Lacerda.

A região de Juína registrou oito homicídios em janeiro de 2017. No mesmo período do ano passado foram seis. O aumento foi de 33%.

O comandante regional do município, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, disse que ações para o combate ao crime são realizadas permanentemente integrados com a Polícia Judiciária Civil.

“Vamos refazer o planejamento e entender de que forma ocorreram os crimes para segurança pública agir e buscar diminuição dos índices”.

Fazem parte da Região Integrada de Segurança Pública de Juína (a 737 km de Cuiabá), os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã.

MT Agora - Hérica Teixeira | Sesp-MT

Mais Noticias

Ocorrências Policiais

Três são presos por roubo a motocicleta, resistência e porte ilegal de arma de fogo

Homicídio

Polícia registra 24º homicídio do ano em Lucas

Acidente

Criança fica em estado grave após ser atropelada por veículo em Lucas do Rio Verde

Abuso

Na web, jovem relata abusos que sofreu do pai por quase 10 anos em MT

10/07/2017 -

Homem invade residência e estupra duas jovens em Lucas do Rio Verde

As vítimas foram dominadas e obrigadas a manter relações sexuais com o acusado. Este ainda teria proferido ameaças contra as duas.

10/07/2017 -

Homem é preso no bairro Tessele Junior após efetuar disparos com arma de fogo

Varias denúncias foram realizadas por moradores informando que um homem estava efetuando disparos de arma de fogo em via pública.

06/07/2017 -

Autoridades do município buscam melhorias para a área de segurança

A prefeitura pretende fornecer uma área para a implantação da unidade de segurança em Lucas

05/07/2017 -

Caminhoneiro morre atropelado em Lucas do Rio Verde

O veículo, que não foi identificado, fugiu do local sem prestar socorro às vítimas

04/07/2017 -

Homem é amarrado e tem caminhonete roubada em Lucas do Rio Verde; vítima pediu ajuda em rodovia

Buscas foram realizadas, porém, ninguém localizado até o momento.

30/06/2017 -

Suspeitos são conduzidos com simulacro e material furtado em Lucas

O êxito da ação Policial pode ser creditado também à participação popular, que denunciou de forma anônima uma movimentação suspeita

28/06/2017 -

Encontrado corpo de mulher desaparecida em Lucas

A vítima teria sido morta com golpes de facão, que a atingiram no pescoço, tórax e abdômen.

26/06/2017 -

Acusado de estuprar enteadas, rapaz é preso tentando deixar MT

Mãe das menores afirma que marido foi vítima de armação da filha mais velha

26/06/2017 -

FAB intercepta avião que saiu de MT com 500 kg de cocaína

O avião havia decolado da Fazenda Itamarati do Norte, em Campo Novo do Parecis (MT), com destino a Santo Antonio Leverger (MT)

23/06/2017 -

Guarda Municipal inaugura nova sede neste sábado, dia 24

No novo ambiente também funcionarão serviços do Corpo de Bombeiros

23/06/2017 -

Presa em Lucas dupla responsável por crimes de furtos e roubos

Antes de ser capturado, ele resistiu, expondo ao risco uma criança que dormia na casa.

22/06/2017 -

Menina tem celular furtado e corre atrás de autores em Lucas; PM prende um

O homem estaria disposto a realizar novos furtos em Lucas, antes de voltar para sua cidade de origem, Ipiranga do Norte.

20/06/2017 -

Carro da PRF fica com as rodas para cima após acidente na BR-364 em MT

De acordo com a PRF, veículo colidiu com uma carreta e capotou nesta segunda-feira (19). Apenas o agente que conduzia o carro teve escoriações.

20/06/2017 -

Guarda Municipal e PM participam de capacitação para moto patrulha

A Prefeitura é apoiadora desta capacitação

20/06/2017 -

Polícia Civil prende homem que matou com barra de ferro em Lucas

Como justificativa para matar, o homem disse que a motivação foi uma dívida que havia entre ambos.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora