Menores e mulheres vencem o medo e passam a denunciar mais casos de violência

Delegada aponta que pais também passaram a observar melhor o comportamento dos filhos

27/02/2017 - 19:26:43

   

Delegada Ana Paula de Faria Campos, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso de Várzea Grande - Foto por: Ascom/PJC-MT

O número de casos registrados de violência envolvendo mulheres e vítimas menores de 18 anos vem aumentando desde 2014 em Mato Grosso. Por sentimento de vergonha ou medo, por muitos anos, boa parte dessa violência não era levada até o conhecimento da polícia. Mas esse cenário está mudando.

Dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) apontam que, em 2016, foram registradas 43.804 mil ocorrências envolvendo vítimas femininas de 18 a 59 anos em Mato Grosso. Já em 2015, foram 34.720 mil e em 2014 foram 29.229 mil registros.

Em relação às vítimas menores de 18 anos, em 2016, foram 10.645 mil ocorrências registradas no Estado. Em 2015 foram 8.493 mil casos e 7.451 casos em 2014.

Em todos os anos citados, as ocorrências mais registradas com vítimas femininas e menores de 18 anos foram de ameaça, com 55.016 mil casos registrados na somatória dos anos de 2014, 2015 e 2016, seguido de lesão corporal com 31.107 mil registros, também na soma dos três anos.

No crime de estupro foram 227 registros em 2016, de vítimas femininas de 18 a 59 anos. Na mesma faixa etária foram levados até a polícia 22 casos de estupro de vulnerável e 151 de estupro tentado.

Em relação às vítimas menores de 18 anos, em 2016, foram registrados 174 casos de estupro e 264 tentativas de estupro. O que mais chama atenção são os casos de estupro de vulnerável, que teve 942 registros.

A delegada Ana Paula de Faria Campos, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso de Várzea Grande, atribui o número expressivo de registro de estupro de vulnerável às informações de esclarecimento sobre crimes sexuais, que vem alcançando um maior número de crianças e adolescentes.

“Hoje as crianças e adolescentes estão recebendo mais informações nas escolas, por meio de palestras e cartazes, de como se prevenir de crimes sexuais. São informações educativas para que elas possam compreender em quais situações elas podem se encontrar em risco sexual”, disse.

Segundo a delegada, muitas pessoas chegam hoje na delegacia dizendo que percebeu mudança no comportamento do filho ou neto, depois de terem visto um cartaz educativo ou recebido alguma orientação. Com essa informação, identificaram que essas crianças ou adolescentes estavam sofrendo algum tipo de abuso sexual.

“Então, a questão educativa e de orientação, tem ajudado no esclarecimento das pessoas e levado às vítimas a procurar ajuda”, acredita Ana Paula.

Para a delegada, outros fatores também estão contribuindo para que as vítimas femininas e menores de 18 anos estejam procurando ajuda nas redes de proteção.

“Hoje temos um número maior de Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher no Estado. Isso também contribui para o aumento do registro desses crimes, uma vez que a demanda que estava reprimida começou a aparecer”, destacou a delegada.

Fora isso, segundo Ana Paula, a confiança da população nos órgãos de Segurança Pública está aumentando.

“As vítimas estão perdendo o medo de procurar a polícia. O conhecimento da Lei Maria da Penha, o esclarecimento de como funcionam as delegacias e toda a rede de proteção para esse tipo de violência, estimulam as vítimas a procurar ajuda e a denunciar seu agressor ”, falou.

A maior parte dos agressores nos casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes são pessoas muito próximas, como parentes e amigos. Por isso, a vítima muitas vezes não tem coragem de ir às delegacias ou procurar ajuda.

A delegada alerta que em casos de violência sexual, a vítima pode comunicar qualquer órgão da rede de proteção, serviço de saúde, delegacia, conselho tutelar (se for menor de idade), para os procedimentos iniciais, que devem ser feitos no máximo em até 72 horas. 

MT Agora - Lidiana Cuiabano | Sesp-MT

Mais Noticias

Ação Policial

Em Operação policial, dupla é detida por embriaguez e porte ilegal de arma de fogo

Homicídio

Identificado homem assassinado durante a madrugada em Lucas do Rio Verde

Homicídio

Homem é morto com golpe de faca na perna em Lucas do Rio Verde

Roubo

Adolescentes roubam veículo de taxista e um acaba apreendido em Lucas do Rio Verde

24/05/2017 -

Homem é preso por comercializar animais sem autorização em Lucas do Rio Verde

A Polícia Militar apreendeu no local cerca de 80 canários, algumas aves de outras espécies e também animais silvestres, que eram mantidos em cativeiro.

24/05/2017 -

Autora de homicídio contra homem de 50 anos no Parque das Américas é detida em Sorriso

A jovem confessou a algumas pessoas, que matou o homem, com golpes de chave de fenda no pescoço e depois enforcando a vítima com um fio.

24/05/2017 -

PM apreende menor suspeito de homicídio em Lucas

Um dos menores tinha contra si uma solicitação de internação em aberto, pela prática de vários atos infracionais.

23/05/2017 -

Homem consome bebida alcoólica na companhia de andarilhos e é assaltado

Dois suspeitos seguiram a vítima, armados com pedaço de madeira e um facão, anunciaram o roubo e lhe tomaram uma certidão de nascimento e uma carteira contendo R$ 300,00 em moeda corrente

23/05/2017 -

Após assalto a loja em Lucas do Rio Verde, polícia prende 5 envolvidos no crime

Os policiais chegaram até os suspeitos, após registrarem um assalto a uma loja de parafusos da cidade.

18/05/2017 -

Homem é morto com tiro na cabeça em Lucas do Rio Verde

O homem estava sem documentos e, até o momento, não foi identificado oficialmente

18/05/2017 -

Polícias destacam resultados de ações integradas em Lucas

No novo formato, Equipes de Inteligência das duas Polícias atuam desde o planejamento das ações, com o compartilhamento de dados sobre investigações, até a execução das ações.

15/05/2017 -

Homem esfaqueia ex-mulher e é preso em Lucas do Rio Verde

O suspeito foi detido quando estava com seu veículo, um Fiat Palio, circulando pela rua Bergamo no bairro Veneza

15/05/2017 -

Bandidos invadem residência e rendem criança e babá em Lucas do Rio Verde

Os criminosos renderam as vítimas e as obrigaram a adentrar no quarto do proprietário da casa.

15/05/2017 -

Homem com participação em homicídio é preso em Lucas do Rio Verde

Os motivos da briga, que resultou no homicídio foi em decorrência de dívida por tráfico e por causa de um boné.

15/05/2017 -

Taxista ajuda menores na entrega de drogas e acaba preso em Lucas

Eles teriam admitido aos Policiais que alugaram um táxi para transportá-los durante a ação de entrega da droga na região do Bairro Rio Verde.

12/05/2017 -

Presa quadrilha de roubo de cargas; carreta de Lucas é recuperada com 38 toneladas de soja

No momento da abordagem, o motorista da carreta e o condutor de um veículo que estava dando apoio tentou fugir pela mata, mas os policiais conseguiram prendê-los

12/05/2017 -

Ação Policial Integrada estoura boca de fumo em Lucas

Vários suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Lucas do Rio Verde, todos com registros de passagem referentes a atos ilícitos cometidos anteriormente

04/05/2017 -

PM detém 10 moças após briga e disparo em praça de Lucas

O disparo efetuado em plena praça pública ainda gerou outra confusão na praça, desta vez envolvendo pelo menos outras 8 jovens

02/05/2017 -

Bandidos invadem residência, ameaçam vítimas e levam celulares em Lucas do Rio Verde

Todas as vítimas foram trancadas no banheiro