Aniversário

Papiloscopistas comemoram data de criação da profissão

Nesta sexta-feira (05.02) é comemorado o Dia Nacional dos Papiloscopistas.

MT Agora - Politec-MT
05 de Fevereiro de 2016 as 23h 42min

A identificação do ser humano por meio das digitais é o principal método de trabalho dos papiloscopistas, profissionais que compõem uma das carreiras mais antigas do Estado, mas que não perdem a importância frente aos avanços das tecnologias de individualização. São eles os responsáveis pela coleta, levantamento, análise de vestígios papilares e, organização de toda base civil e criminal de impressões digitais do Estado.

A área de atuação pode variar conforme a finalidade, como em postos de identificação, para a emissão e processamento de carteiras de identidade; em laboratórios, na utilização de reagentes e revelação de digitais; e ocorrências policiais, por exemplo.

Os papiloscopistas estão vinculados ao Instituto de Identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) atuando, inclusive, em conjunto com os peritos oficiais em locais de crimes, revelando e levantando fragmentos papilares para a identificação dos autores dos delitos.

Há 31 anos na profissão, a papiloscopista Anecy de Pinho, lotada na identificação civil, destaca que a Politec custodia mais de 3 milhões de prontuários civis de cada cidadão que possui RG no Estado, e que podem ser consultadas pelos profissionais em diferentes situações, desde a solicitação da 2ª via até para obter informações criminais. “Faz parte da nossa atribuição identificar, através de estudos e técnicas próprias, a impressão digital cada indivíduo, resguardando essas informações para se evitar fraudes e falsificações’’, afirmou.

O trabalho de identificação civil é feito por onde e quando necessário, como em presídios, hospitais, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas, mutirões e até em domicílios, para os casos de pessoas com dificuldade de locomoção até os postos.

No viés criminal, a papiloscopia desempenha um trabalho fundamental e complementar junto à Polícia Civil e o Poder Judiciário, por meio da pesquisa de antecedentes criminais e individualização de suspeitos, evitando a detenção equivocada de inocentes. Também faz parte da sua função a elaboração de retrato falado, a partir de descrições repassadas pelas vítimas em depoimento.

A elaboração de cadastros criminais e emissão da folhas de antecedentes, bem como anotações das decisões e distribuições judiciais e prestação destas informações às autoridades, é uma das atividades de rotina dos profissionais desta área.

O papiloscopista na área criminal Elson Gregório considera que, atualmente, o perfil destes profissionais está voltado à tecnologia com o avanço da biometria, que é a informatização da identificação de pessoas com base em suas características físicas únicas. “Dentro da persecução penal e do contexto da identificação, asseguramos diretos e cumprimento de deveres de forma inequívoca através de métodos científicos’’, acrescentou.

Representando um dos ramos mais desafiadores da papiloscopia, responsável pela identificação de cadáveres, a servidora Simone Mariana Delgado afirma que o seu trabalho vai muito além do auxílio à persecução penal. “A necropapiloscopia é um método científico que tem como principais objetivos a identificação de corpos com segurança e certeza, para se evitar troca de cadáveres, fornecer uma resposta rápida para os familiares das vítimas, auxiliar a investigação criminal e garantir dignidade à pessoa humana. É um trabalho gratificante!’’, revelou.

Aniversário

Nesta sexta-feira (05.02) é comemorado o Dia Nacional dos Papiloscopistas. As atividades de papiloscopia surgiram no Estado de Mato Grosso em novembro de 1921 com a criação do Gabinete de Identificação e Estatística Criminal. Até então, os profissionais eram conhecidos como “datiloscopistas”, vindo após alguns anos a ter a nomenclatura atual.

Passados 94 anos de sua criação em Mato Grosso, a coleta das impressões digitais se mantém, ao lado do DNA, como um dos métodos mais seguros de identificação, mas que vem passando por reformulações. Uma das mudanças previstas é a implantação do Sistema Biométrico, que deverá ser utilizada na coleta das impressões digitais, além da digitalização da fotografia utilizada no documento. "Irá trazer mais segurança e rapidez no processo de pesquisa e identificação, colocando Mato Grosso na era da tecnologia, individualizando o cidadão mato-grossense”, estima o diretor de Identificação Técnica Ailton Machado.

Os profissionais fazem parte do quadro finalístico da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que hoje conta com 137 papiloscopistas, desde o último concurso público realizado pela instituição em 1999. Para ingresso ao cargo é exigido nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área de atuação.

Concurso Público

Está previsto para ser lançado em abril deste ano o edital do concurso público para o cargo de papiloscopista. O certame deverá ofertar 100 vagas.

Os planejamentos para execução de concursos públicos têm sido elaborado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e Secretaria de Estado de Gestão (Seges).


COMENTARIOS

Mais de Policia

Salvamento

Policiais salvam bebê de 21 dias que estava engasgado com leite materno em MT

Enquanto o atendente orientava a mãe pelo telefone, as viaturas foram até a casa da família e encontraram a mãe na calçada com o bebê no colo.

22 de Setembro de 2019 as 11h34

Tráfico de Drogas

Motorista de Kombi é flagrado com 65 kg de droga em fundo falso em MT e diz que saiu da Bolívia em direção a MS

O motorista do veículo disse à polícia que comprou a droga na Bolívia e que a entregaria em Campo Grande.

21 de Setembro de 2019 as 15h57

Tentativa de Homicídio

Jovem é alvejado por disparo de arma de fogo em Lucas do Rio Verde

Ainda há poucas informações sobre o ocorrido

21 de Setembro de 2019 as 10h45

Policia

Em Sorriso/MT a Semana do trânsito teve início com palestra em escola

Mais de 500 crianças participaram do evento de conscientização.

19 de Setembro de 2019 as 19h51

Bem Recuperado

Carreta roubada em Lucas do Rio Verde é recuperada pela PM no Nortão; motorista é preso

O homem que estava dirigindo contou que havia pego a carreta em Sinop e alegou que não sabia que era roubada

19 de Setembro de 2019 as 09h15

Drogas

Menor é apreendida com maconha no estacionamento do Fórum de Lucas do Rio Verde

Na abordagem nada foi encontrado com os jovens, mas no gramado os PMs encontraram 2 porções de maconha

18 de Setembro de 2019 as 10h35

Ação Popular

Populares denunciam e ladrão é detido dentro de residência no Bairro Cidade Nova

O suspeito não respeitou as ordens emanadas e resistiu a prisão

18 de Setembro de 2019 as 10h31

Investigação

Polícia de Lucas esclarece furto de Camaro que foi levado de residência; parente da vítima é suspeito

Camaro foi encontrado estacionado no pátio da prefeitura municipal

18 de Setembro de 2019 as 10h29

Acidente

Ciclista fica gravemente ferido em acidente em Lucas do Rio Verde

As causas do acidente de trânsito passarão a ser investigadas pelas autoridades competentes.

18 de Setembro de 2019 as 10h27

Investigação

Polícia identifica três acusados de assassinar homem em Lucas do Rio Verde

Até o momento foi identificamos os três autores. Apenas um confessou o crime

17 de Setembro de 2019 as 19h07

Policia

PRF MT moderniza frota de motocicletas com BMW F850 GS

A modalidade de motopoliciamento é utilizada principalmente em trechos urbanos das rodovias

17 de Setembro de 2019 as 17h04

Crimes Ambientais

23 pessoas são autuadas por crimes ambientais no fim de semana em MT

Maioria delas foi flagrada transportando madeira irregular. Também houve flagrantes de transporte irregular de carvão vegetal e sistemas de emissão de poluentes adulterados.

17 de Setembro de 2019 as 13h56

Drogas

Menor é detida com cocaína avaliada em R$ 6,5 mil em Lucas do Rio Verde

Cada grama da droga pode ser comercializado no varejo por até R$ 50,00.

17 de Setembro de 2019 as 13h47

Policia

PRF em MT autua 23 pessoas por crime ambiental em três dias

A maioria foi flagrada transportando madeira irregular, o que resultou na apreensão de 215,59 m³ do produto

16 de Setembro de 2019 as 15h47

Homicídio no Téssele

Homem é executado dentro de campo de futebol em Lucas do Rio Verde

Joelson Alves Martins, de 45 anos, estava jogando futebol quando um homem entrou no campo e em meio a partida, efetuou cinco disparos a queima roupa.

15 de Setembro de 2019 as 18h53

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO