PF apura suspeita de fraude no Enem em MT e 11 estados

Ao todo, foram cumprindo 31 mandados de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva. A PF investiga a suspeita de fraudes em provas anteriores do Enem.

14/11/2017 - 11:39:35

   

No segundo domingo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Passe Fácil”, em Mato Grosso e outros 11 estados, além do Distrito Federal (DF). Ao todo, foram cumprindo 31 mandados de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva. A PF investiga a suspeita de fraudes em provas anteriores do Enem.

A ação foi feita com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os mandados também foram cumpridos em Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a PF, a operação buscou garantir a lisura do certame e a igualdade entre os candidatos, sendo deflagrada com discrição para não prejudicar a tranquilidade necessária para o bom andamento das provas do Enem.

De acordo com o Inep, a operação buscou desvendar e desarticular esquema de candidatos interessados em fraudar o processo a partir da resolução da prova por especialistas em determinadas áreas de conhecimento, chamados de pilotos. Estes, posteriormente, repassam os gabaritos aos candidatos que os contrataram.

Segundo a Polícia Federal, já foi possível colher depoimentos e apreender celulares dos investigados. Também já foi confirmada a participação de inscritos em fraudes em certames anteriores. “A partir dos dados colhidos, a investigação terá continuidade, e podemos ter desdobramentos nos próximos dias”, explicou o delegado da Polícia Federal Franco Perazzoni. Segundo ele, tanto beneficiários como integrantes da quadrilha foram identificados.

O delegado explicou que a operação teve como alvo pessoas com grande probabilidade de terem fraudado exames anteriores e que estavam inscritas na prova de domingo passado. A PF, no entanto, ainda não identificou indícios de fraudes no Enem deste ano. Entre os crimes investigados, estão os de estelionato, uso de documento falso, fraudes em certames de interesse público, associação criminosa, com penas ultrapassando 25 anos de reclusão.

Conforme o delegado Perazzoni, não foram realizadas prisões na operação deste domingo, pois nenhum dos alvos estava portando escutas, por exemplo. No entanto, na última quarta-feira (8), quatro pessoas foram presas no Ceará, na operação Adinamia, da PF, também por suspeitas de fraudes em concursos públicos e no Enem.

O Inep informou que para reforçar e diversificar as estratégias de segurança, o Enem deste ano teve prova personalizada e o uso de detectores de ponto eletrônico, maior cobertura de detectores de metal, além da coleta de dado biométrico.

MT Agora - Diário De Cuiabá

Mais Noticias

Violência

Mulher denuncia suposta tentativa de estupro em Lucas do Rio Verde

Mais Um Caso

Mais um posto de combustível registra assalto em Lucas do Rio Verde

Crime Brutal

Homens são executados dentro de caminhão no nortão de Mato Grosso

Tentativa De Estupro

Menino de 8 anos sofre tentativa de estupro em Colíder

20/11/2017 -

Mulher é presa em MT ao tentar entrar em cadeia com droga no corpo

Jovem tentava entrar com porção de maconha em Cadeia Pública de Comodoro.

20/11/2017 -

Vítima ficou em quarto escuro e rezou por criminoso, diz delegado

Segundo Luiz Damasceno, empresária Milene Eubank ainda relatou que foi bem tratada pelos sequestradores

20/11/2017 -

Operação fiscaliza venda de álcool para menores e apreende armas em MT

A ação resultou em quatro pessoas conduzidas e na apreensão de sete adolescentes.

20/11/2017 -

Presos tentam fazer buraco em cela de cadeia de MT e tampam com papel higiênico e sabão

Presos fizeram pequenos furos, na forma de um retângulo, para quebrarem a estrutura. Cadeia de Alto Garças abriga 60 presos.

20/11/2017 -

Presos fazem motim após agentes descobrirem buraco em parede de cadeia em Colniza (MT)

A situação ocorreu no domingo (19) e foi controlada pelas forças de segurança. Presos abriram buraco na parede da cadeia durante banho de sol e horário de visita.

20/11/2017 -

Sorriso: Bandidos rendem família em residência

A ação ocorreu por volta das 21h30 quando os indivíduos surpreenderam os moradores, ao pularem o muro e entrar pela porta da sala que se encontrava aberta.

20/11/2017 -

Sorriso: Não contente com término de namoro, namorado é suspeito de queimar moto de ex

A moto ficou totalmente queimada.

20/11/2017 -

Menor de 15 anos apontado em roubo é apreendido em Sorriso

Um adolescente de 15 anos, apontado como um dos autores do roubo na residência do secretário de administração da Prefeitura de Sorriso foi apreendido por policiais da Delegacia da Polícia Civil, no sábado (18).

20/11/2017 -

Vizinho é acusado de estuprar menores de 11 e 14 anos

Foi a mãe das menores, quem denunciou o caso na última sexta-feira (17).

20/11/2017 -

Mulher é presa ao esfaquear marido que tentou agredi-la em Cuiabá

Carlos Paraba Hurtado, de 32 anos, levou três facadas e foi levado para policlínica. Mulher disse que vítima gritou com ela em uma discussão e tentou uma agressão.

20/11/2017 -

Homem é encontrado morto com dois tiros na cabeça ao lado de rodovia

Um homem de 34 anos, foi encontrado morto às margens da BR-158, na manhã deste domingo (19), próximo a cidade de Vila Rica.

20/11/2017 -

Homem é degolado com golpe de canivete em Alta Floresta

A vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e chegou ao Hospital Regional em óbito.

20/11/2017 -

Sinop: jovem diz ter sido dominada ao chegar em casa, colocada em carro e estuprada por quatro homens

Uma jovem de 23 anos procurou a delegacia municipal, ontem, e afirmou ter sido vítima de um possível estupro coletivo.

20/11/2017 -

Ex-estagiário da Justiça Federal é preso por acesso ilegal a processo envolvendo um dos maiores traficantes do país

Estudante de direito foi detido na universidade onde estuda, na manhã desta segunda-feira (20), em Londrina, no norte do Paraná.

20/11/2017 -

Autores de roubo a posto de combustível são identificados

Um menor de 16 anos, e um jovem de 22 anos, foram reconhecidos e durante trabalho de investigação

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora