PM apresenta produtividade do trimestre

Dados representam a presença efetiva da polícia em todo o Estado.

11/04/2018 - 15:10:35

   

No primeiro trimestre de 2018, os números da produtividade da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso levam a uma análise positiva das ações em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, reflexo das diversas operações, abordagens e iniciativas de prevenção realizadas em todo o Estado, foram apresentadas em coletiva para a imprensa na manhã desta quarta-feira (11.04).

As apreensões, seja de drogas ou de simulacros, tiveram um salto no primeiro trimestre de 2018, saindo de circulação. Foi apreendida quase uma tonelada de drogas (900,1 kg) este ano, quando no mesmo período de 2017 foram 292,1 quilos. Uma variação média de 208% a mais este ano, ou seja, cerca de 10 kg por dia apreendidos. De simulacros, 114 este ano e 107 no período do ano passado.

Houve também redução dos números de Boletins de Ocorrências, uma média de 8% a menos que em 2017, sendo 21.944 de janeiro a março de 2018 e 23.725 no ano anterior. Ocorrências de entorpecentes, envolvendo tráfico, posse e uso, apontam para 9% a menos, considerando 1.391 este ano e 1.533 em 2017.

“Os resultados são positivos, fruto do trabalho dos policiais e refletem na qualidade de vida desses profissionais, uma vez que apontam o resultado do que fazem. Ou seja, mostram a presença efetiva da polícia na rua”, frisou o coronel Henrique Correia da Silva Santos, subchefe do Estado Maior da Polícia Militar de Mato Grosso.

Vale ressaltar que após as operações há um trabalho permanente no local, com palestras nos bairros, para desconstruir as iniciativas criminosas. “Não é só fazer, sair e pronto. Os locais são monitorados. A ação vai perpetuar enquanto for necessário”, enfatizou o subchefe do Estado.

Diversas ações sociais também são realizadas em todo o Estado pela Polícia Militar como mecanismo de prevenção primária. Entre elas, o Proerd que atua nas escolas, o Escola Segura,  Guarda Mirim (Poconé), projeto da Rotam com crianças e adolescentes, de judô, jiu jitsu, de educação ambiental (Cuiabá e Várzea Grande), Luz do Amanhã (Sinop e Peixoto do Azevedo), entre outros.

“O cidadão pode confiar na polícia, trabalhamos em prol da sociedade de bem”, afirmou o cel Henrique.

Participaram da coletiva e imprensa os comandantes do 1º e do 2º Comando Regional, cel PM Edvan Manuel de Azevedo e cel PM Alessandro Ferreira da Silva, respectivamente; o comandante da Cesp (Comando Especializado Rotam, Bope), cel PM Jorge Luiz, o diretor da Agência Central de Inteligência, ten. cel. Miguel Augusto Alves de Amorim, o superintendente de Planejamento e Operações e Estatísticas, ten. cel PM  Zacarias Conceição Vitalino.

Facções criminosas

Só em março deste ano a Polícia Militar realizou 9 prisões por pichações em muros e 11 por envolvimento em vídeos de espancamentos e que teriam ligações a facções criminosas. Nesse caso, o serviço de inteligência tem atuado incessantemente para coletar as informações com o objetivo de combater essa atuação.

A população pode contribuir denunciando através do disque denúncia 0800 65 3939 e pelo whatsapp (65) 99987-0347, tendo a garantia do anonimato, não precisa se identificar, é sigilo absoluto.

MT Agora - Polícia Militar-MT

Mais Noticias

Acidente De Trânsito

Motociclista sem CNH cai na rua e é flagrado na Lei Seca em Lucas do Rio Verde

Discussão

Lucas: Homem e ex-mulher discutem e trocam empurrões no Bairro Cidade Nova

Motivo Futil

Sorriso: homem mata colega de quarto após vítima retirar roupas sujas do quarto sem permissão

Furto

Bandidos pulam muro e furtam residência no Centro de Nova Mutum

15/07/2018 -

Menina de 4 anos é encontrada andando sozinha durante a madrugada

Ela foi entregue ao Conselho Tutelar, que tenta encontrar seus pais.

15/07/2018 -

Jovem de 21 anos é assassinada a tiros por homem durante festa em restaurante em MT

Testemunhas disseram que homem que atirou estava na festa desde o começo. Thainara Aline Oliveira Silva foi socorrida e morreu no hospital.

15/07/2018 -

Tatuador é acusado de tocar partes íntimas de menina de 7 anos em Sinop

O caso está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

15/07/2018 -

Três homens são presos suspeitos de matar adolescente e atear fogo no corpo dele em plantação em MT

Garoto de 15 anos foi espancado, asfixiado e teve o pescoço cortado com um canivete por criminosos, em Canarana. Suspeitos teriam confundido vítima com outra pessoa, diz polícia.

15/07/2018 -

Garimpos ilegais em reservas indígenas de RO e MT são desativados

Ação foi feita com apoio de soldados da Força Nacional. Materiais usados na extração de minérios foram destruídos pelos agentes.

15/07/2018 -

Ladrões quebram vidro de banco e destroem caixas eletrônicos em MT

Bandidos conseguiram fugir antes da PM chegar; crime aconteceu na madrugada deste sábado (14).

15/07/2018 -

Presos em operação compravam droga em forma de consórcio em MS para vender em MT, diz polícia

Organização criminosa dividia os custos com a compra da droga e a logística do transporte. Entorpecente era distribuído em forma de cadeia até chegar às bocas de fumo, segundo delegado.

14/07/2018 -

Lucas: Corpo de Bombeiros localiza corpo de adolescente que desapareceu após pular de ponte sobre o Rio Verde

Familiares e amigos do garoto passaram o dia às margens do rio acompanhando o trabalho dos bombeiros, inclusive o momento do encontro do corpo, quando houve grande comoção no local.

13/07/2018 -

Adolescente de 16 anos é apreendido dentro de quadra de esportes em Lucas do Rio Verde

O mandado foi expedido após o menor envolver-se em delitos em outra ocasião.

12/07/2018 -

Bandidos armados rendem família em propriedade rural de Lucas do Rio Verde

Os bandidos imobilizaram as vítimas e fugiram levando pertences e o carro da família, um Corolla Toyota.

11/07/2018 -

Jovem desenha pênis em capô de viatura em pátio de delegacia e é detido em Sorriso

O rapaz, de 18 anos, aproveitou a poeira que estava sobre o automóvel para fazer o desenho. Policial que saía da delegacia flagrou a situação e deteve o jovem.

11/07/2018 -

Polícia prende ''estuprador em série'' que atacou oito crianças em Cuiabá

Homem conhecido como 'maníaco da moto' confessou sete dos oito crimes. Vítimas, com idades entre 7 e 12 anos, foram atacadas a caminho da escola.

11/07/2018 -

Mãe biológica pega filha na casa dos pais adotivos em MS, foge para MT e é procurada pela polícia

Gleice Mara Dias pegou menina para visita autorizada pela Justiça e não a devolveu. Segundo a advogada, ela teria ido para Rondonópolis e a família não teve mais notícias.

11/07/2018 -

Bombeiros encontram corpo de jovem que se afogou em rio em MT após ingerir bebida alcoólica

Leonardo Silva da Costa, de 19 anos,se afogou no Rio Jauru em Porto Esperidião, no domingo (8). O corpo dele foi encontrado nesta terça-feira (10).

11/07/2018 -

Piloto de MT que está desaparecido há 15 dias foi contratado para levar avião para o Tocantins, diz família

Último contato de Felipe Zamberlan, de 22 anos, foi feito no dia 24 de junho. Numa ligação para a namorada, ele contou que estava no Pará (PA).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora