Elogio

Policiais de MT recebem elogio por ações que salvaram 5 crianças engasgadas

Durante a entrega dos elogios, o comandante geral da PM, coronel Assis, destacou a importância das ações para as famílias que, confiando na Polícia Militar, entregaram seus filhos para que fosse salvos pelos policiais

Fonte: CenárioMT
21 de Outubro de 2020 as 13h 22min

Os eligios foram entregues em ato simbóligo no gabinete do comandante geral, coronel Assis - Foto por: Sd Wodsmaik/PMMT

  Este ano, em um período de 20 dias, entre 19 de setembro e seis de outubro, policiais militares de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Barra do Garças atuaram em ocorrências que salvaram a vida de cinco crianças, quatro delas recém-nascidas.

  Essas ações mobilizaram 11 policiais, exigindo deles muito mais que conhecimento sobre prevenção e repressão à violência. Na tarde desta segunda-feira (19.10), em um ato simbólico no quartel do Comando Geral, em Cuiabá, os policiais receberam elogio formal do comandante geral, coronel Jonildo José de Assis.

  Os policiais que fizeram os salvamentos em Cuiabá e Várzea Grande receberam os elogios em ato presencial, entregues pelos coroníes Assis, Cruz (comandante-adjunto) e Rodrigues (subchefe de Estado Maior). Já os do interior, Tangará da Serra e Barra do Garças, participaram virtualmente, ao lado dos comandantes regionais, os coronéis Antonio Nivaldo de Lara Filho e  Antônio Gilvando Souza.

  Durante a entrega dos elogios, o coronel Assis destacou a importância das ações para as famílias que, confiando na Polícia Militar, entregaram seus filhos para que fosse salvos pelos policiais. “Em atos heróicos os senhores e senhoras socorreram e salvaram o bem maior dessas famílias, os filhos”, assinalou o comandante.

  Assis observou que atos de salvamentos como esses representam muito, mas não somente para as famílias para as quais os policiais prestaram serviços, também à Polícia Militar, instituição de 185 anos na qual a população pode confiar e demonstra confiança.

  ELOGIADOS

  Em Cuiabá, os elogios foram dirigidos aos soldados Wagner Fernando da Cruz Farias, Laura Almeida Rissato e José Luís De Paula. No bairro CPA 2, em 25 de setembro, eles foram surpreendidos por populares e gritos de uma mulher pedindo socorro. Ela era Sirlei Oliveira, 39 anos, que pedia pela vida do do pequeno Bryan Felipe, de apenas 12 dias.

  O bebê estava desacordado, com a pele roxa, engasgado com leite materno. Os policiais fizeram os primeiros procedimentos no local, com sucção nasal e massagens, continuando durante o trajeto para a UPA Morada do Ouro. Quando deu entrada na emergência médica, Bryan já havia voltado a respirar. Na unidade médica passou por avaliação foi liberado logo depois.

  Também em Cuiabá, recebeu elogio o soldado Nilson Júnior Fernandes Souza. No dia seis deste mês, Nilson estava em seu posto de trabalho, na Companhia de PM do Moinho, quando ouvir uma mulher desesperada pedindo socorro. Ela estava com o filho de apenas 10 dias desacordado em seus braços. Com procedimentos padrão de primeiros socorros, o soldado desobstruiu as vias aéreas do bebê que, aos poucos, voltou a respirar.

  Já em Várzea Grande, na noite do dia 19 de setembro, o tenente-coronel Ziulmar da Costa Júnior estava de folga, em uma pizzaria com familiares, quando viu o desespero de uma família com uma criança que havia se engasgado com alimento. Costa Júnior recebeu o elogio porque com procedimentos de primeiro socorros, como manobras de reanimação, fez com que a criança, de dois anos, voltasse a respirar.

  Em Barra do Garças, a menção elogiosa do comandante geral foi para os soldados Rafael Pereira Borges da Rocha, Danielly Araújo Mendes e Ronilson Rodrigues Lima. Na manhã do dia 30 de setembro, no bairro Solar Ville II, tiveram de pular o portão de uma casa para salvar um bebê de menos de dois meses de vida que havia engasgado durante o banho. A criança já estava desfalecida há pelo menos 10 minutos e a mãe não encontrava as chaves do portão para sair e pedir socorro. Os policiais não mediram esforços, e com técnicas padrões de desobstrução de vias aéreas e massagens salvaram a criança.

  Em Tangará da Serra dois recebem elogios, os sargentos André Vieira Camargo da Silva e Ednéia Alves de Souza. Lá, em 22 de setembro, no bairro Vila Alta,  eles atendiam uma ocorrência de acidente de trânsito quando foram abordados por um homem desesperado pedindo socorro para um recém-nascido que se agofou durante o banho. O bebê estava desacordado e precisou de sucção nasal e massagens, voltando a respirar antes da chegada ao serviço de emergência médica, onde passou por avaliação e recebeu logo depois.

  O policial recebeu o elogio impresso, um documento que agora será anexado na ficha funcional de cada um.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Policia

Agressão

Padrasto é acusado de agredir e arrancar parte do cabelo de bebê

O suspeito, de 21 anos, foi autuado pelo crime de lesão corporal contra vulnerável

03 de Dezembro de 2020 as 22h33

Drogas

Seis são conduzidos com drogas e dinheiro; grupo movimentava o tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Boa parte da droga estava escondida no quintal de uma das casas

02 de Dezembro de 2020 as 13h28

Engoliu Carregador

Preso passa por cirurgia após engolir dois carregadores de celular em MT

Na última quinta-feira (26), enquanto aguardava para receber atendimento psicológico, o preso disse a um policial penal que havia engolido os aparelhos.

02 de Dezembro de 2020 as 13h16

Prisão

Suspeito de participar da morte de dono de supermercado é preso 6 meses após o crime em MT

Não há informações sobre a motivação do crime.

02 de Dezembro de 2020 as 13h13

Quadrilha Presa

Quadrilha que invadiu mineradora é presa com armas e R$ 6,9 mil em MT

Há cerca de 60 dias ocorreu um furto na mineradora, fato que teria sido praticado pelo mesmo grupo criminoso, demonstrando que os suspeitos tinham conhecimento do local.

30 de Novembro de 2020 as 07h47

Golpe de Facas

Sogra é morta pelo genro ao tentar defender a filha de agressões em MT

A mulher dele contou que o marido tentou agredi-la e a mãe reagiu o acertando com uma facada nas costas. O suspeito revidou e atingiu a mulher com várias facadas.

29 de Novembro de 2020 as 16h47

Ameaça

Após bebedeira, marido ameaça mulher com uma faca em Lucas do Rio Verde

O homem confirmou ter utilizado a faca para ameaça-la

27 de Novembro de 2020 as 13h43

Atropelamento

Dois motociclistas morrem ao serem atropelados e motorista foge sem prestar socorro em Vera

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas, que eram amigos, foram atropelados por um veículo não identificado. O condutor desse automóvel não prestou socorro às vítimas e fugiu.

29 de Novembro de 2020 as 13h09

Embriagado

Motorista embriagado é preso após dormir dentro do carro no meio da BR-163 em MT

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista, de 55 anos, parou o carro no meio da pista da rodovia, no trecho entre Sinop e Itaúba, no norte do estado, e dormiu.

29 de Novembro de 2020 as 13h06

Criança Resgatada

Pai de menina de 2 anos que foi encontrada sozinha na rua durante madrugada em MT é localizado

A coordenadora da casa abrigo de Rondonópolis confirmou que a menina foi entregue ao pai, que cuida dela e de uma bebê de apenas dois meses.

29 de Novembro de 2020 as 13h02

Aprendendo

Adolescente é flagrado dirigindo caminhão e pai diz à polícia que estava ensinando o filho a dirigir em MT

Adolescente foi flagrado conduzindo um caminhão carregado com 32 toneladas de fertilizante, na BR-163, em Nova Santa Helena.

26 de Novembro de 2020 as 15h30

Assalto

Morador reage e assalto, toma arma e mata ladrão com tiro na cabeça em MT, diz PM

De acordo com a Polícia Militar, a situação ocorreu na casa de uma família, no bairro Nova Várzea Grande.

26 de Novembro de 2020 as 15h28

Investigação

Sargento da PM é assassinado pelo filho de 17 anos durante discussão em MT

Ao ser repreendido pelo pai, o adolescente ficou nervoso, pegou a arma do pai e disparou várias vezes.PM foi baleado e socorrido ao Hospital Regional de Cáceres, passou por cirurgia, mas não resistiu e morreu.

26 de Novembro de 2020 as 07h45

Condenado

Homem que matou apresentador de TV é condenado a 14 anos de prisão em MT

Júlio Tidre foi condenado pelo assassinado do apresentador de TV Olímpio da Rosa, em Marcelândia.

26 de Novembro de 2020 as 07h08

Assassinato

Empresário que é dono de termas é assassinado a tiros em MT

O crime aconteceu enquanto ele descia da caminhonete em que estava dirigindo.

26 de Novembro de 2020 as 07h02

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Para você, qual deve ser a prioridade de Miguel Vaz em seu mandato?

Saúde

Infraestrutura

Ação social

Geração de emprego

Atração de Novas Empresas / Indústria

Parcial
veja +

COTAÇÃO