Redução de casos de latrocínio chega a 37% em Mato Grosso

A queda também foi relevante em Várzea Grande, com 69% menos ocorrências em relação ao ano passado, e em Cuiabá, com 35% a menos

18/12/2017 - 12:56:31

   

Resultado da intensificação do trabalho de repressão à criminalidade, os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) foram reduzidos em 37% em todo estado de Mato Grosso em 2017. Entre os meses de janeiro e novembro deste ano ocorreram 38 casos, enquanto no mesmo período de 2016 foram 60. A queda também foi relevante em Várzea Grande, com 69% menos ocorrências em relação ao ano passado, pois em 2017 foram registrados cinco casos, enquanto em 2016 foram 16. Os resultados seguem positivos em Cuiabá, com índice de 35% de redução no mesmo período, já que os números passaram de 17 para 11 casos.

Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Segundo o titular da pasta, Gustavo Garcia, é fundamental dar uma resposta à população com relação aos crimes contra a vida. “Temos trabalhado incessantemente no enfrentamento à criminalidade, e os números mostram isso. Mas quando ocorrem casos como latrocínio, por exemplo, sabemos a importância para a família das vítimas em elucidar e punir os culpados”.

O pronto atendimento às ocorrências foi um dos fatores que contribuiu para isso, segundo a titular da Derf de Várzea Grande, Elaine Fernandes da Silva. “Graças a uma força-tarefa da equipe da delegacia e realização de operações, a resposta rápida foi intensificada, com a identificação e desarticulação de associações criminosas que atuam na cidade. Assim, conseguimos melhorar os resultados”, frisa.

A resolutividade é outra frente de trabalho que apresenta bons frutos. Dos cinco casos registrados em Várzea Grande, três foram elucidados, sendo que duas pessoas foram presas e uma ainda não foi encontrada. Dois ainda estão em investigação. Entre as 11 ocorrências de latrocínio da capital neste ano, nove já foram solucionadas pela equipe de investigadores da Derf, com a prisão dos autores.

Crime tem pena máxima

Com pena máxima de 30 anos de prisão, o latrocínio (roubo seguindo de morte) lidera os crimes com maior punição no Código Penal, igualando-se apenas ao homicídio doloso. Já quanto à pena mínima, este crime ultrapassa o de assassinato, sendo 20 e 12 anos, respectivamente. De acordo com a titular da Derf de Cuiabá, Luciani Barros Pereira de Lima, estes fatores devem reduzir ainda mais os casos. “Estas são as prioridades, resolver os casos e retirar indivíduos perigosos da circulação”.

A delegada acredita que a punição aos autores de latrocínio serve de exemplo para os demais. “Dependendo das qualificadoras, o roubo seguido de morte pode resultar em mais tempo ainda de prisão. Ou seja, uma vez condenado, certamente estas pessoas vão permanecer presas por longos anos”, acrescenta Luciani Barros.

Os municípios de Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Vila Rica, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte não tiveram ocorrência de latrocínio em 2017.

MT Agora - Nara Assis | Sesp-MT

Mais Noticias

Investigação

Mãe acusa em rede social policial por assassinato de adolescente em MT

Ação Rápida

Menor volta armado ao local onde praticou roubo e é apreendido em Lucas

Assalto

Loja de confecções é assaltada em Lucas do Rio Verde

Homicídio

Lucas do Rio Verde registra 1° homicídio em 2018

11/01/2018 -

Grávida é presa por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Próximo a um bar, a mulher foi flagrada pelos policiais e com ela eles encontraram uma porção de maconha, uma porção de pedra de base de cocaína e mais de de R$ 273,25 reais em dinheiro.

09/01/2018 -

Casal é preso por tráfico em Lucas

Foi encontrado um revólver calibre 38 e cinco munições intactas, foram apreendidos ainda um par de tênis com valor de mercado de cerca de 800 reais, mais de 1.000 reais em dinheiro, celular e um relógio.

09/01/2018 -

Agentes localizam e apreendem 80 trouxas de maconha no CDP em Lucas

Nessas celas estão os detentos considerados de maior periculosidade da unidade, sendo que alguns deles se declaram integrantes da facção criminosa de atuação nacional Comando Vermelho.

08/01/2018 -

Duas menores são apreendidas por tráfico em Lucas

A Polícia Militar foi acionada com a denúncia de que haviam mulheres praticando a comercialização de entorpecentes.

08/01/2018 -

Ladrões invadem banco pelo teto, arrombam cofre e fogem com dinheiro e armas em MT

Até a manhã desta segunda-feira não havia nenhum suspeito preso ou identificado. Assaltantes destruíram o sistema de alarme e cortaram a parede lateral do cofre.

05/01/2018 -

PC desarticula quadrilha de roubo de venenos e caminhonetes

Apenas uma pessoa foi presa as investigações continuam

03/01/2018 -

PM apreende dois menores furtando casa em Lucas

O terceiro suspeito conseguiu fugir do cerco policial

03/01/2018 -

Jovem é preso ao buscar droga escondida no mato em Lucas

O objetivo do jovem era ganhar algum dinheiro com a comercialização do produto ilícito

02/01/2018 -

Menor é apreendido com simulacro de pistola; droga e dinheiro

O menor foi conduzido para confecção do boletim de ocorrência e em seguida levado para a Delegacia Judiciária Civil.

02/01/2018 -

Mato Grosso é segundo no ranking de servidores públicos presos pela Polícia Federal

O Paraná lidera em números absolutos de prisões (86), seguido por Mato Grosso (70), Minas Gerais (55), Rio de Janeiro (54) e Pará (53).

30/12/2017 -

Garoto com 15 anos é apreendido com maconha em Lucas

O menor com 15 anos foi entregue à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

26/12/2017 -

Em Lucas: homens são detidos por descaminho de defensivos agrícolas

A polícia chegou á propriedade rural, por meio de um chamado de lesão corporal, onde uma mulher estava sendo agredida pelo esposo

22/12/2017 -

PRF deu início à Operação Natal em Mato Grosso

Nesta operação contará com o emprego de radares móveis e 10 equipes extras distribuídas pelo Estado

21/12/2017 -

Delegado confirma prisão de suspeito que seria autor de latrocínio em Lucas do Rio Verde

O autor dos disparos que tirou a vida de Amaral teria levado o aparelho celular da vítima.

21/12/2017 -

Polícia de Lucas prende dois suspeitos de tráfico de drogas

Foram encontrados 2 notebooks além de dois aparelhos celulares, 1 condicionador de ar da marca Samsung

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora