Redução de casos de latrocínio chega a 37% em Mato Grosso

A queda também foi relevante em Várzea Grande, com 69% menos ocorrências em relação ao ano passado, e em Cuiabá, com 35% a menos

18/12/2017 - 12:56:31

   

Resultado da intensificação do trabalho de repressão à criminalidade, os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) foram reduzidos em 37% em todo estado de Mato Grosso em 2017. Entre os meses de janeiro e novembro deste ano ocorreram 38 casos, enquanto no mesmo período de 2016 foram 60. A queda também foi relevante em Várzea Grande, com 69% menos ocorrências em relação ao ano passado, pois em 2017 foram registrados cinco casos, enquanto em 2016 foram 16. Os resultados seguem positivos em Cuiabá, com índice de 35% de redução no mesmo período, já que os números passaram de 17 para 11 casos.

Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Segundo o titular da pasta, Gustavo Garcia, é fundamental dar uma resposta à população com relação aos crimes contra a vida. “Temos trabalhado incessantemente no enfrentamento à criminalidade, e os números mostram isso. Mas quando ocorrem casos como latrocínio, por exemplo, sabemos a importância para a família das vítimas em elucidar e punir os culpados”.

O pronto atendimento às ocorrências foi um dos fatores que contribuiu para isso, segundo a titular da Derf de Várzea Grande, Elaine Fernandes da Silva. “Graças a uma força-tarefa da equipe da delegacia e realização de operações, a resposta rápida foi intensificada, com a identificação e desarticulação de associações criminosas que atuam na cidade. Assim, conseguimos melhorar os resultados”, frisa.

A resolutividade é outra frente de trabalho que apresenta bons frutos. Dos cinco casos registrados em Várzea Grande, três foram elucidados, sendo que duas pessoas foram presas e uma ainda não foi encontrada. Dois ainda estão em investigação. Entre as 11 ocorrências de latrocínio da capital neste ano, nove já foram solucionadas pela equipe de investigadores da Derf, com a prisão dos autores.

Crime tem pena máxima

Com pena máxima de 30 anos de prisão, o latrocínio (roubo seguindo de morte) lidera os crimes com maior punição no Código Penal, igualando-se apenas ao homicídio doloso. Já quanto à pena mínima, este crime ultrapassa o de assassinato, sendo 20 e 12 anos, respectivamente. De acordo com a titular da Derf de Cuiabá, Luciani Barros Pereira de Lima, estes fatores devem reduzir ainda mais os casos. “Estas são as prioridades, resolver os casos e retirar indivíduos perigosos da circulação”.

A delegada acredita que a punição aos autores de latrocínio serve de exemplo para os demais. “Dependendo das qualificadoras, o roubo seguido de morte pode resultar em mais tempo ainda de prisão. Ou seja, uma vez condenado, certamente estas pessoas vão permanecer presas por longos anos”, acrescenta Luciani Barros.

Os municípios de Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Vila Rica, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte não tiveram ocorrência de latrocínio em 2017.

MT Agora - Nara Assis | Sesp-MT

Mais Noticias

Assalto

Assaltante é morto após tentativa de assalto a comércio em Lucas do Rio Verde

Estupro de Vulnerável

Indígena detido após estuprar menina de 10 anos em aldeia em MT aguarda vaga em socioeducativo

Tráfico de Drogas

PRF apreende maconha e cocaína com a ajuda de cão farejador em MT

Provocação

CV picha e explode muro da Secretaria de Segurança Pública

17/04/2018 -

Homem tenta suicídio em Lucas. Bombeiros foram acionados quase dez horas depois do ocorrido

O caso aconteceu na noite de ontem, por volta 21 horas, mas os militares só foram informados do ocorrido por volta de 6 horas de hoje.

17/04/2018 -

Homem sobrevive após ser esfaqueado 15 vezes durante discussão

A vítima está internada no Hospital Regional e seu estado de saúde é considerado grave.

17/04/2018 -

Jovem é baleado nas costas em avenida em Lucas do Rio Verde

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro e encaminhado ao hospital e não corre risco de morte.

17/04/2018 -

Polícia Militar de Alta Floresta usa pistola taser para evitar tentativa de suicídio

A arma imobilizou o rapaz de 19 anos, que estava transtornado em casa. Com uma faca na mão, ele ameaçava a cortar o próprio pescoço, segundo a Polícia Militar.

17/04/2018 -

Homem é preso com arma de fogo durante intimação do filho em Sorriso

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

17/04/2018 -

Irmã coloca criança de 3 anos para dormir do lado de fora de casa, é detida e vítima de maus-tratos vai para abrigo em MT

Caso foi registrado no município de Primavera do Leste, na segunda-feira (16). A adolescente de 17 anos contou à polícia que cuidava da irmã para a mãe trabalhar.

17/04/2018 -

Avós são mortos a tiros dentro de casa na frente dos netos de 4 e 12 anos em Feliz Natal

As crianças relataram que uma pessoa entrou na casa depois que chegou de motocicleta. Vítimas tinham 48 e 54 anos.

17/04/2018 -

Pai morreu afogado ao tentar salvar o filho e mulher inventou suicídio do marido em MT, diz polícia

Laudo vai apontar grau de sanidade mental da mãe e avaliar prováveis distúrbios psiquiátricos. Afogamento de pai e filho ocorreu em janeiro deste ano no Rio Cuiabá.

17/04/2018 -

Jovem é executado com tiros na cabeça e na boca em Várzea Grande (MT)

Segundo a Polícia Militar, Luan Natal Pereira Neres foi executado no Bairro Vila São João, por volta de 23h.

17/04/2018 -

Sistema de Previdência de Sinop (MT) é invadido por hackers e crime é denunciado à polícia

Previ-Sinop é responsável por armazenar informações e dados previdenciários do funcionalismo público municipal. BO foi registrado nessa segunda-feira (16) na polícia.

17/04/2018 -

Motorista de aplicativo é esfaqueado por taxista durante briga na rodoviária de Cuiabá

Motorista da Uber disse que fazia corrida fora do aplicativo, em uma chamada particular. Taxista foi detido e vítima registrou queixa na delegacia.

17/04/2018 -

Mulher é agredida por ladrão após arma falhar 2 vezes durante assalto em parque em Cuiabá

A vítima disse que durante todo o assalto ela teve a arma apontada na cabeça. Situação ocorreu em uma das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, na capital.

17/04/2018 -

Polícia Civil prende homem acusado de abusar das netas da companheira

O suspeito teve o mandado de prisão cumprido nesta segunda-feira (16.04).

17/04/2018 -

Homem é assassinado a tiros e corpo encontrado em terreno baldio em Sorriso

Ele teria sido assassinado no sábado, mas corpo foi localizado apenas nesta segunda-feira.

17/04/2018 -

Homem que levava 50 tabletes de pasta base de cocaína para Cuiabá é preso na BR-070 em MT, diz PRF

Suspeito de tráfico disse à polícia que levava droga de São José dos Quatro Marcos para a capital e que receberia R$ 10 mil pelo serviço.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora