Três aliciadores recrutam jovens, inclusive menores, em Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde

O esquema conta com casas de prostituição nas três cidades citadas

09/12/2013 - 19:21:00

   

Pelo menos três pessoas agem como aliciadores de adolescentes de 15 aos 25 anos para a prática de prostituição nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. A grande maioria dos aliciados é do sexo masculino. Entre os recrutadores destes rapazes está um travesti que mora em Lucas do Rio Verde, essas pessoas agem como cafetões e prometem aos aliciados a oportunidade de irem para a Europa. Lá, os garotos de programa trabalhariam como drag queens (artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico).

O esquema conta com casas de prostituição nas três cidades citadas. Os garotos de programa tem que atingir uma meta de clientes em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop, a partir daí, são transferidos para Cuiabá, onde devem atingir mais um número de programas para ai sim, terem a chance de serem levados para Espanha, Portugal e outros países europeus. Rapazes já estariam aguardando apenas o visto para viajarem, a reportagem apurou que um já está morando em Milão, na Itália.

As abordagens aos travestis acontecem em pontos de prostituição na BR-163, no perímetro urbano das três cidades, os aliciadores escolhem os rapazes para fazerem parte do esquema de acordo com o interesse e a clientela de cada um. Entre os clientes estão homens casados, empresários e advogados. Diálogos também ocorreram em uma praça de esportes localizada na avenida Tancredo Neves, próximo ao cruzamento com a avenida Porto Alegre, em Sorriso.

A reportagem apurou que cada garoto de programa deve atuar em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. Nessas cidades, outras pessoas estão envolvidas no esquema e dão suporte a prostituição, fornecendo lugar para a moradia dos travestis. Em geral, cada rapaz fica até 2 meses em cada casa de prostituição. Após a avaliação, é oferecida a oportunidade deles irem para a capital de Mato Grosso, com o objetivo de serem levados para a Europa. Um adolescente de 17 anos, que fez parte do esquema, teria saído da prostituição após manter um relacionamento amoroso com um dos clientes.

Um dos produtores do Grupo UN, que se passou por um rapaz interessado em fazer parte do esquema, constatou que, para os aliciadores, o rapaz que está em Milão, “se transformou em travesti fina” e que por isso teve a oportunidade de viajar. Os contatos dos interessados com os aliciadores são feitos via celular, Facebook e WhatsApp. A liderança da quadrilha seria de Lucas do Rio Verde. O travesti que alcançar a meta de programas nas três cidades está apito a ir tentar a sorte na Europa.

Vale ressaltar que o esquema acontece devido à intenção da maior parte dos rapazes em entrar para o mundo da prostituição. Vender o corpo por dinheiro não é crime, a prostituição é uma das profissões mais antigas do mundo. O que configura a ação criminosa é o aliciamento de adolescentes, caracterizando os crimes de corrupção de menores e favorecimento a prostituição. A exploração sexual de quem quer que seja também é crime. Facilitar a viagem de pessoas para outros países com intuito sexual configura-se como tráfico internacional de pessoas.

A reportagem do Grupo UN trabalhou durante 6 meses para chegar aos aliciadores. Também foi verificado que os adolescentes fazem uso de bebida alcoólica nas casas de prostituição onde se hospedam. A prostituição em Mato Grosso já está entre as maiores do Brasil, perde para o Nordeste e para grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A criminalidade provocada em função do comércio do sexo também é evidente.

Colaboração: Hugo Bross, Luiz Felipe de Camargo e Will Térrine
Kaio Diniz e Vanderson Freizer - Grupo UN

MT Agora - Click Hoje

Mais Noticias

Operação Integrada

Ação de fiscalização lacra estabelecimentos em Lucas

Dinheiro Falso

Menor é apreendido com dinheiro falso em Lucas

Estelionato

Estelionatário se diz pai de santo, recebe mensalidade de idoso com promessa de tirar encosto e é preso em MT

Tentativa de Furto

Ladrão fica entalado em porta ao furtar roupas de apartamento em MT e é preso

08/12/2017 -

Agentes Prisionais revistam celas do Centro de Detenção Provisória de Lucas

Os trabalhos tiveram início às 06:00 horas da manhã e terminaram por volta das 11:00 horas.

08/12/2017 -

Assaltante é preso após roubar relojoaria em Lucas do Rio Verde

O crime foi praticado por dois suspeitos em uma relojoaria, localizada na Avenida Mato Grosso, bairro Alvorada.

08/12/2017 -

Jovem é flagrado com plantio de maconha em Lucas do Rio Verde

A prisão aconteceu na tarde deta quarta-feira (06) no bairro Alvorada.

08/12/2017 -

Veículo produto de estelionato em Lucas do Rio Verde é recuperado

As investigações continuam para localizar o autor do estelionato.

08/12/2017 -

Mulher é presa ao tentar entrar com celular em centro de ressocialização em Sorriso

O caso será investigado.

08/12/2017 -

Dois jovens são presos acusados de tentar furtar cofre de empresa em Nova Mutum

Os dois foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.

08/12/2017 -

Mato Grosso é o 2º do país em posse e uso de drogas

Estes dados constam no 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano.

08/12/2017 -

Ossada de jovem desaparecido há 4 meses é encontrada às margens de rodovia em MT

Ossada foi encontrada em uma vala por funcionários que trabalham em uma obra na MT-225, em Feliz Natal. Uma moto que pertencia ao rapaz também foi encontrada no local.

08/12/2017 -

Sinop: casal de idosos é denunciado por supostos abusos sexuais contra menina de 8 anos

A avó de uma menina, de 8 anos, procurou a delegacia de Polícia Civil ontem e registrou um boletim de ocorrência contra um casal de idosos, por supostos abusos sexuais.

08/12/2017 -

Polícia Civil e Sefaz desarticulam organização que causou prejuízo de R$ 140 milhões ao Estado

O esquema foi descoberto nas investigações da operação ''Crédito Podre'', deflagrada nesta quinta-feira (07)

08/12/2017 -

Impostos sonegados em comércio de grãos em MT dariam para construir 72 escolas e 1,4 mil casas populares, diz polícia

Mandados foram cumpridos em MT, SP e SC.

08/12/2017 -

Grupo suspeito de cometer fraudes e sonegar R$ 140 milhões em ICMS é alvo de operação em MT, SC e SP

Devem ser cumpridos 16 mandados de prisão preventiva, 34 ordens de busca e apreensão e 9 conduções. Grupo usava documentos falsos e articulava a comercialização de grãos.

08/12/2017 -

Mãe é presa por usar conta de benefício social da filha deficiente para receber dinheiro de carro roubado

Ela deve responder pelo crime de estelionato e associação criminosa. A polícia investiga o caso e procura os outros integrantes da quadrilha.

08/12/2017 -

Três são detidos com 60 kg de peixe e 25 tartarugas durante pesca predatória em MT

Ibama e PM faziam fiscalização no Rio Araguaia, em São Félix do Araguaia. Embarcação usada pelos suspeitos foi incendiada.

08/12/2017 -

Fiscalização apreende 211 kg de pescado irregular e encontra 3 mil metros de rede em MT

Segundo a Sema, as espécies eram de peixes como pintado, pacu, jaú e cachara. Apreensões foram feitas na região do Rio Novo e Estirão Comprido.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora