Três aliciadores recrutam jovens, inclusive menores, em Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde

O esquema conta com casas de prostituição nas três cidades citadas

09/12/2013 - 19:21:00

   

Pelo menos três pessoas agem como aliciadores de adolescentes de 15 aos 25 anos para a prática de prostituição nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. A grande maioria dos aliciados é do sexo masculino. Entre os recrutadores destes rapazes está um travesti que mora em Lucas do Rio Verde, essas pessoas agem como cafetões e prometem aos aliciados a oportunidade de irem para a Europa. Lá, os garotos de programa trabalhariam como drag queens (artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico).

O esquema conta com casas de prostituição nas três cidades citadas. Os garotos de programa tem que atingir uma meta de clientes em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop, a partir daí, são transferidos para Cuiabá, onde devem atingir mais um número de programas para ai sim, terem a chance de serem levados para Espanha, Portugal e outros países europeus. Rapazes já estariam aguardando apenas o visto para viajarem, a reportagem apurou que um já está morando em Milão, na Itália.

As abordagens aos travestis acontecem em pontos de prostituição na BR-163, no perímetro urbano das três cidades, os aliciadores escolhem os rapazes para fazerem parte do esquema de acordo com o interesse e a clientela de cada um. Entre os clientes estão homens casados, empresários e advogados. Diálogos também ocorreram em uma praça de esportes localizada na avenida Tancredo Neves, próximo ao cruzamento com a avenida Porto Alegre, em Sorriso.

A reportagem apurou que cada garoto de programa deve atuar em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. Nessas cidades, outras pessoas estão envolvidas no esquema e dão suporte a prostituição, fornecendo lugar para a moradia dos travestis. Em geral, cada rapaz fica até 2 meses em cada casa de prostituição. Após a avaliação, é oferecida a oportunidade deles irem para a capital de Mato Grosso, com o objetivo de serem levados para a Europa. Um adolescente de 17 anos, que fez parte do esquema, teria saído da prostituição após manter um relacionamento amoroso com um dos clientes.

Um dos produtores do Grupo UN, que se passou por um rapaz interessado em fazer parte do esquema, constatou que, para os aliciadores, o rapaz que está em Milão, “se transformou em travesti fina” e que por isso teve a oportunidade de viajar. Os contatos dos interessados com os aliciadores são feitos via celular, Facebook e WhatsApp. A liderança da quadrilha seria de Lucas do Rio Verde. O travesti que alcançar a meta de programas nas três cidades está apito a ir tentar a sorte na Europa.

Vale ressaltar que o esquema acontece devido à intenção da maior parte dos rapazes em entrar para o mundo da prostituição. Vender o corpo por dinheiro não é crime, a prostituição é uma das profissões mais antigas do mundo. O que configura a ação criminosa é o aliciamento de adolescentes, caracterizando os crimes de corrupção de menores e favorecimento a prostituição. A exploração sexual de quem quer que seja também é crime. Facilitar a viagem de pessoas para outros países com intuito sexual configura-se como tráfico internacional de pessoas.

A reportagem do Grupo UN trabalhou durante 6 meses para chegar aos aliciadores. Também foi verificado que os adolescentes fazem uso de bebida alcoólica nas casas de prostituição onde se hospedam. A prostituição em Mato Grosso já está entre as maiores do Brasil, perde para o Nordeste e para grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A criminalidade provocada em função do comércio do sexo também é evidente.

Colaboração: Hugo Bross, Luiz Felipe de Camargo e Will Térrine
Kaio Diniz e Vanderson Freizer - Grupo UN

MT Agora - Click Hoje

Mais Noticias

Tráfico de Drogas

Operação policial resulta na apreensão de quase 9 kg de entorpecentes em Lucas do Rio Verde

Apreensão

Polícia Militar apreende duas menores e descobre plano para vender drogas em Lucas

Ação Policial

Em Lucas: Menor é apreendido com simulacro após tentar cometer roubo no Parque das Américas

Assalto

Veiculo Fiat Palio é roubado no bairro Menino Deus em Lucas do Rio Verde

19/10/2017 -

Em Lucas: Homem tenta cometer roubo no bairro Pioneiro e acaba detido

A detenção do suspeito aconteceu por volta das 14h dessa quinta-feira (19).

19/10/2017 -

Em Lucas: PM recupera motocicleta roubada

A mesma foi encontrada abandonada em frente à praça do bairro Cidade Nova.

19/10/2017 -

Padrasto preso por esfaquear 2 enteados em MT mandou áudios para a mãe das vítimas: ''Amei matar seus filhos''

Jazenias Araújo dos Santos enviou várias mensagens de áudio para a mulher, que estava em Cuiabá. Ele esfaqueou os dois enteados, de 15 e 17 anos, mas o mais novo sobreviveu.

19/10/2017 -

Pai e avô são presos por abusarem sexualmente de menina de 10 anos em município de MT

Criança vivia com o avô e era visitada pelo pai, em São Félix do Araguaia. Segundo a polícia, vítima sofria abusos diversas vezes por dia.

19/10/2017 -

Adolescente de 13 anos é rendida por assaltantes na rua e tem 80 centímetros de cabelo cortados em MT

Menina foi empurrada contra um muro por 2 homens que cortaram o cabelo dela. Segundo a família, menina é evangélica e nunca havia cortado o cabelo na vida.

19/10/2017 -

Jovem é acusado de ter relação sexual com garota de 13 anos e engravidá-la; Ele nega crime

O jovem foi liberado e aguarda decisão judicial. O caso continua sendo investigado pelas autoridades competentes. Exame de corpo e delito foi solicitado para comprovar se houve a conjunção carnal.

19/10/2017 -

Mulher é agredida a ''pauladas'' e colocada para fora de casa com filho

O fato aconteceu na madrugada desta quinta-feira (19), no bairro São Matheus, em Várzea Grande.

19/10/2017 -

Homem estupra companheira durante a noite, ameaça matar família e pede R$ 2 mil para ir embora

O caso aconteceu na madrugada de sábado (14), mas só foi comunicado na última quarta-feira (19).

19/10/2017 -

Polícia Civil prende motorista de ônibus suspeito de estuprar criança em Barra do Bugres

O suspeito foi encaminhado à Cadeia Pública local, à disposição da justiça.

19/10/2017 -

Mãe diz que criança de 4 anos sofreu abuso sexual na casa do pai

Homem não foi encontrado pela Polícia Militar; criança reclamou de dores nas partes íntimas

19/10/2017 -

PM é encontrado morto com camisa no rosto e braços amarrados em MT

Corpo de Ranulfo Severino da Silva, de 56 anos, estava no banheiro da casa dele. Testemunhas contaram à polícia que viram um homem entrando na casa no dia anterior.

19/10/2017 -

Homem que matou vizinho por reclamação de som alto é preso em Cuiabá

Segundo a polícia, a vítima pediu que o vizinho diminuísse o volume do som. O suspeito se irritou com o pedido e disparou contra a vítima.

19/10/2017 -

Casal é preso com 120 kg de maconha enterrados em quintal de residência em MT

Policiais utilizaram enxadas para cavar um buraco e retirar a droga. Os dois devem responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

19/10/2017 -

Bandidos tentam vender tijolo como se fosse aparelho de TV

Jovem, que já havia sido vítima de grupo, simulou uma nova compra e acionou amigos.

19/10/2017 -

Balanço parcial de operação aponta quadrilha desarticulada e 45 prisões

A prisão do grupo faz parte das ações da Operação Bairro Seguro, deflagrada nesta quinta-feira (19.10) nos 141 municípios do Estado.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora