Assembléia Legislativa promove 1º Seminário de Comunicação Pública de Mato Grosso

Profissionais de diferentes habilitações terão oportunidade de debater o papel dos canais de instituições públicas.

28/11/2017 - 12:54:21

   

A comunicação pública em Mato Grosso será tema de um seminário promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (1.12), na sede do Poder Legislativo estadual, com palestras, paineis e workshop, todos gratuitos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/yffvFn.

Voltado aos profissionais de diferentes habilitações e atividades em comunicação, o evento traz para Cuiabá uma proposta de debate sobre o papel das instituições públicas na produção de conteúdo para a sociedade. Este será o primeiro seminário integralmente dedicado à comunicação pública e contará com profissionais com experiência em televisão, rádio, mídias sociais, jornais e sites comerciais e públicos.

A abertura será na quinta-feira (30), com o jornalista, professor associado da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci.  Autor do livro “Estado de Narciso, a comunicação pública a serviço da vaidade particular”, da editora Companhia das Letras, Eugênio Bucci apresentará a palestra magna "Ética, jornalismo e a comunicação pública do Poder Legislativo".

A programação conta ainda com a apresentação das temáticas “O fotojornalismo e a importância da imagem na comunicação pública”, com a jornalista Simonetta Persichetti; “Redes Sociais no Serviço Público", com o especialista em marketing Marcos Giovanella, e "Uso das Redes Sociais na gestão do mandato legislativo”, com o especialista em marketing Gabriel Rossi. 

Na sexta-feira (01.12), o dia é aberto com um painel com as jornalistas e servidoras da Câmara Federal, Cláudia Lemos e Cristiane Brum Bernardes. À tarde, o painel “O Rádio e a comunicação pública”, será conduzido com o jornalista da Cultura Brasil (AM) e Cultura FM de São Paulo (FM), Alexandre Pereira Tondella, e a jornalista e docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sônia Virgínia Moreira. O encerramento será com o jornalista Phelipe Siani, da TV Globo, sobre a nova linguagem do telejornalismo.

A secretária de Comunicação da Assembleia Legislativa, Rosimeire Reis Felfili, destaca que pela primeira vez Mato Grosso terá a comunicação pública como centro de discussões. “Buscamos integrar uma programação que contemple todos os canais de comunicação em que a Assembleia se faz presente para a capacitação dos nossos servidores, mas também para dar a oportunidade de ampliação do conhecimento aos demais profissionais que atuam no estado”, explica a secretária.

Para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (PPS), a iniciativa é uma oportunidade ímpar aos profissionais da área. “Esperamos que este seminário traga bons frutos aos participantes, diante da sua importância no contexto da administração pública. A Secom está investindo na qualidade da Comunicação da Assembleia Legislativa, com  melhorias no site, na estrutura das equipes, na Rádio e TV. Agora, chegou o momento de investir nos profissionais, por meio de um seminário com renomados palestrantes, a fim de que abordem as tendências do setor. Esperamos que todos gostem”, destacou o presidente da AL/MT.

Jornalista com nove anos de experiência da Secretaria de Comunicação da Câmara Federal e professora do mestrado em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara, Cristiane Brum afirma que o grande objetivo de um evento como este é provocar a discussão e promover a reflexão sobre o papel da comunicação. “A comunicação pública assume diferentes formas, mas deve ter como preocupação principal a identificação da audiência enquanto cidadão e promover a formação deste como tal, e não como consumidor”, resume Cristiane Brum.

O 1º Seminário de Comunicação Pública de Mato Grosso será realizado quinta-feira (30.11) e sexta-feira (1.12), de 8h30 às 19h, com abertura no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e demais programações no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Haverá certificado emitido pela Escola do Legislativo, com carga horária de 16 horas.  

Confira a programação:

Quinta-feira (30.11)
9h – Palestra magna: "Ética, jornalismo e a comunicação pública do Poder Legislativo", com Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás;
14h – Palestra: “O fotojornalismo e a importância da imagem na comunicação pública”, com Simonetta Persichetti, pós-doutora pela ECA/USP;
15h30 – Palestra: “Uso das Redes Sociais na gestão do mandato legislativo”, com Gabriel Rossi, especialista em Marketing e articulista do Estadão e UOL;
17h - Palestra: “Redes Sociais no Serviço Público", com Marcos Giovanella, ex-diretor de Marketing da Prefeitura de Curitiba.

Sexta-feira (1.12)
9h – Painel: “Comunicação pública: desafios e experiências no Poder Legislativo”,  com Cláudia Lemos, TV Câmara, e Cristiane Brum Bernardes, Centro de Formação da Câmara dos Deputados;
14h – Painel: “Rádio e a comunicação pública”, com Alexandre Pereira Tondella, da Rádio Cultura Brasil (AM), e Sônia Virgínia Moreira, professora da UERJ;
17h30 – Workshop: “Novas linguagens do Telejornalismo”, com Phelipe Siani, repórter da TV Globo.

MT Agora - Assessoria | Assembléia Legislativa De

Mais Noticias

Gastos Elevados

Deputada questiona aumento de gastos com diárias; salto de 107 mil para 367 mil só na Comunicação

Planejamento

Lucas: Vereadores finalizam a aprovação dos projetos que tratam do planejamento do município

Debate

Lei do Susaf será discutida com o ministro da Agricultura Blairo Maggi

Saúde

Ministro da Saúde libera a utilização do prédio da UPA, a decisão depende agora do TCU

08/12/2017 -

Ministro tucano deixa Secretaria de Governo; Carlos Marun é cotado para substituí-lo

O ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (8).

08/12/2017 -

Reforma da Previdência deve ser votada no Senado em fevereiro, diz Temer

Durante eventos em SP, presidente disse que seu ''bom humor'' vem da confiança na aprovação da reforma, e que não cogita adiamento da votação para 2018.

08/12/2017 -

Com aprovação do FEX na Câmara Federal, MT deve receber R$ 500 milhões

Desse total, o estado deve ficar com75% e os 141 municípios do estado com 25%. O projeto de lei segue agora para o Senado Federal.

06/12/2017 -

Lideranças de Lucas do Rio Verde cobram de ministro solução para UPA entrar em funcionamento

O prefeito Flori Luiz Binotti, afirmou que a intenção do município é transferir para o local toda a estrutura do PSF central, mas não descarta a implantação de uma UPA.

01/12/2017 -

Lucas: Ministro Baldy inaugura casas do Minha Casa, Minha Vida e anuncia retomada do Vida Nova 2

Cerca de mil pessoas acompanharam a solenidade de entrega simbólica das chaves e os pronunciamentos de autoridades do Governo Federal, Estadual e Municipal.

01/12/2017 -

Eleição de 2018 terá somente 30 mil urnas eletrônicas com voto impresso

A implantação do voto impresso nas eleições de 2018 foi aprovada pelos parlamentares no ano passado.

01/12/2017 -

Técnicos conseguem invadir urna eletrônica durante teste; TSE diz que falhas serão corrigidas

Especialistas conseguiram decifrar arquivos internos do equipamento em teste público de segurança no Tribunal Superior Eleitoral.

30/11/2017 -

Ministro inaugura em Lucas do Rio Verde conjunto habitacional

A solenidade de entrega das chaves contou com a presença do vice-governador, Carlos Fávaro, do prefeito Luiz Binotti, deputados federais, o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, e demais lideranças.

29/11/2017 -

Casa Civil anuncia medida para facilitar pedido de passaportes

Segundo o governo, comprovantes de pagamento, de quitação com a Justiça Eleitoral e certificado de reservista passarão a estar em banco de dados. Objetivo é concluir mudança até o fim de 2018.

29/11/2017 -

Câmara estende para 2024 prazo para estados e municípios quitarem precatórios

PEC foi aprovada em primeiro turno; falta análise em segundo turno. Regra atual previa que prazo terminaria em 2020. Precatórios são débitos do poder público com cidadãos ou empresas.

28/11/2017 -

Lucas: Planejamento orçamentário (LDO 2018) é aprovado em primeira votação

O projeto precisa ser aprovado em duas sessões. A previsão é que a proposta volte a pauta de votações na próxima segunda-feira (04).

28/11/2017 -

Nova Mutum: Vereadores Aprovam as Contas do Município Referente ao ano de 2016

O presidente da Câmara Municipal de Nova Mutum Airton Pessi convocou na última segunda-feira (27.11), todos os parlamentares da Augusta Casa de Leis, para a 3ª Sessão Extraordinária de 2017.

28/11/2017 -

Otaviano Pivetta e Mauro Mendes são cotados para o Governo do Estado

A dupla possui boa relação no meio empresarial, agrícola e muita influência no meio político.

28/11/2017 -

Lucas: Vereador cobra implantação de escola militar e insinua que secretária está preocupada com ideologia política

Existe uma indicação para implantação da escola militar.

28/11/2017 -

Governo publica prorrogação dos incentivos do Recine e da Lei do Audiovisual até 2019

Promulgação foi publicada nesta terça-feira no ''Diário Oficial da União''. Em agosto, Temer vetou a prorrogação dos incentivos, porém o Congresso derrubou o veto na última semana.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora