Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde recebe ciclo de capacitações do TCE-MT

O evento começa na quarta-feira (08) e segue até o dia 10. Ainda na quarta-feira (08), será realizado o Programa Consciência Cidadã, com início às 19h, na Deseo Club

06/03/2017 - 18:59:53

   

A partir desta quarta-feira (08), a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde será palco de palestras com foco na capacitação dos agentes públicos e melhoria dos serviços prestados a sociedade.

A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que está percorrendo todas as regiões do estado, com os programas Democracia Ativa, Gestão Eficaz e Consciência Cidadã.

Os eventos têm como público-alvo, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e líderes comunitários, servidores públicos, controladores internos e estudantes dos dez municípios da região.

Com foco na capacitação dos vereadores, o Democracia Ativa inicia a programação na quarta-feira, a partir das 8h, na Câmara de Vereadores. Ao longo do dia, palestras sobre proteção à infância e juventude, Lei de Acesso a Informação e gestão das câmaras municipais.

Segundo o secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva, pela primeira vez o tribunal terá uma plateia formada por mais da metade de novos legisladores. No Estado, o índice médio de renovação nas câmaras é de 80%.

Estreante como vereador, o comerciante Marcos Barbosa, ressalta a importância da capacitação promovida pelo TCE. “As palestras vêm no momento exato, bem no início do mandato. Isso significa que teremos a oportunidade de aprender e contribuir ainda mais com a sociedade.” 

Além das palestras, a agenda de quarta-feira também reserva o programa “Consciência Cidadã”. O evento tem como objetivo estimular a participação do cidadão, no debate das propostas e na fiscalização do uso dos recursos públicos.

O evento será realizado na Deseo Club, com início às 19h e contará com a presença de representantes do Judiciário e do presidente do TCE, conselheiro Antônio Joaquim.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, vereador Jiloir Pelicioli (Mano), não se trata apenas de capacitar os gestores públicos, mas de incentivar e provocar a sociedade a participar da gestão.

“Quando nós temos uma população participativa, que debate os problemas, fiscaliza e auxilia na busca de soluções, os riscos de haver irregularidades no setor público são muito menores. Parabéns ao TCE por levar informação aos municípios.”

Nos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira) a programação será dedicada ao Gestão Eficaz, que tem como missão preparar os agentes da administração municipal. Os temas debatidos nas palestras foram escolhidos com base nas principais irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas.

Além de Lucas do Rio Verde, participam do ciclo de palestras, os municípios de

Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah.

Com informações do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

MT Agora - Marcello Paulino | Ascom

Mais Noticias

Segurança Pública

Diretor Geral da Policia Civil, sinaliza favorável aos requerimentos de parlamentares

Hospital 13 de Maio

Vereadora participa de campanha sobre câncer de mama

Articulação Política

Parlamentar busca mais infraestrutura para o município.

Família

Reunião em prol da família acontece no bairro Jardim Carolina

18/10/2017 -

Vereadora sugere construção de nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS no município

Em Sorriso 170 pacientes são atendidos e inseridos nas três modalidades de tratamento: Intensiva, Semi-Intensiva e Não Intensiva.

18/10/2017 -

Vereadores defendem implantação da Central de Interpretação de Libras em Sorriso

O pedido leva em consideração o fato de que o governo federal vem, desde 2013, implantando a CIL em diversas cidades brasileiras por meio da cooperação e articulação com estados e municípios.

18/10/2017 -

Projeto de Lei aprovado dispensa autenticação de documentos em órgãos públicos municipais

o projeto prevê medidas desburocratizantes na recepção de documentos por órgãos públicos e entidades da administração direta, autárquica e funcional do município de Sorriso.

18/10/2017 -

Após conquistas em campeonatos, Biciclube de Sorriso receberá Moção de Aplauso

Destaque do belíssimo trabalho esportivo em modalidade de bicicross, realizado no munícipio pela AERBIS

18/10/2017 -

Vereador volta a cobrar a implantação de ciclovias em Sorriso

O Município precisa investir no trânsito e deve começar pela construção de ciclovias, a exemplo de Lucas do Rio Verde.

18/10/2017 -

Em distrito, vereadores conhecem demandas da comunidade

Conforme os vereadores, todas as reivindicações serão encaminhadas ao Poder Executivo. Crianças do Cemeis brincam no pátio por não haver um local apropriado

18/10/2017 -

Campeã do Sul-americano de Atletismo receberá Moção de Aplauso do Legislativo

O título veio após várias disputas nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Santiago, realizados no Chile

18/10/2017 -

Câmara concede Moção de Aplauso ao Lions Clube de Sorriso

A moção é uma forma de reconhecimento pelos relevantes serviços que a entidade presta à sociedade sorrisense

17/10/2017 -

Senado derruba decisão do STF que mandou afastar Aécio Neves do mandato

Placar foi de 44 votos pró-Aécio e 26 contra. Senador acusado de receber propina de empresário – ele nega – necessitava de pelo menos 41 votos para retomar o mandato.

17/10/2017 -

Veja como votou cada senador na sessão que derrubou afastamento de Aécio

Por 44 votos a 26, senadores derrubaram decisão da Primeira Turma do Supremo; eram precisos 41 votos. Com isso, senador do PSDB poderá retomar mandato no Senado.

17/10/2017 -

Em carta a senadores, Aécio diz que é inocente e alvo de violência

Afastado do mandato por decisão da Primeira Turma do STF, tucano enviou carta aos colegas se dizendo alvo de ''ardilosa trama construída por agentes públicos ligados à Procuradoria Geral''.

17/10/2017 -

Defesa de Dilma usará depoimento de Funaro para pedir anulação de impeachment

Advogado da presidente e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo divulgou nota nesta segunda-feira (16).

17/10/2017 -

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

O tema levanta reflexões de especialistas na área de tecnologia e comunicação.

17/10/2017 -

Partido pede para Supremo anular fundo eleitoral aprovado na reforma política

PSL diz no pedido que recursos para compor fundo serão retirados da saúde e da educação. Projeto prevê cerca de R$ 1,7 bilhão de recursos públicos para campanhas.

17/10/2017 -

Maluf diz que Janot fez ''terrorismo'' e defende Temer: ''todos pediram recursos''

Em discurso na CCJ, deputado disse que acusações de ex-PGR contra o presidente não têm base legal: ''Todos pediram recursos. Eu pedi e Michel Temer pediu. Mas de acordo com a lei'', disse.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora