Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde recebe ciclo de capacitações do TCE-MT

O evento começa na quarta-feira (08) e segue até o dia 10. Ainda na quarta-feira (08), será realizado o Programa Consciência Cidadã, com início às 19h, na Deseo Club

06/03/2017 - 18:59:53

   

A partir desta quarta-feira (08), a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde será palco de palestras com foco na capacitação dos agentes públicos e melhoria dos serviços prestados a sociedade.

A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que está percorrendo todas as regiões do estado, com os programas Democracia Ativa, Gestão Eficaz e Consciência Cidadã.

Os eventos têm como público-alvo, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e líderes comunitários, servidores públicos, controladores internos e estudantes dos dez municípios da região.

Com foco na capacitação dos vereadores, o Democracia Ativa inicia a programação na quarta-feira, a partir das 8h, na Câmara de Vereadores. Ao longo do dia, palestras sobre proteção à infância e juventude, Lei de Acesso a Informação e gestão das câmaras municipais.

Segundo o secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva, pela primeira vez o tribunal terá uma plateia formada por mais da metade de novos legisladores. No Estado, o índice médio de renovação nas câmaras é de 80%.

Estreante como vereador, o comerciante Marcos Barbosa, ressalta a importância da capacitação promovida pelo TCE. “As palestras vêm no momento exato, bem no início do mandato. Isso significa que teremos a oportunidade de aprender e contribuir ainda mais com a sociedade.” 

Além das palestras, a agenda de quarta-feira também reserva o programa “Consciência Cidadã”. O evento tem como objetivo estimular a participação do cidadão, no debate das propostas e na fiscalização do uso dos recursos públicos.

O evento será realizado na Deseo Club, com início às 19h e contará com a presença de representantes do Judiciário e do presidente do TCE, conselheiro Antônio Joaquim.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, vereador Jiloir Pelicioli (Mano), não se trata apenas de capacitar os gestores públicos, mas de incentivar e provocar a sociedade a participar da gestão.

“Quando nós temos uma população participativa, que debate os problemas, fiscaliza e auxilia na busca de soluções, os riscos de haver irregularidades no setor público são muito menores. Parabéns ao TCE por levar informação aos municípios.”

Nos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira) a programação será dedicada ao Gestão Eficaz, que tem como missão preparar os agentes da administração municipal. Os temas debatidos nas palestras foram escolhidos com base nas principais irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas.

Além de Lucas do Rio Verde, participam do ciclo de palestras, os municípios de

Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah.

Com informações do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

MT Agora - Marcello Paulino | Ascom

Mais Noticias

Contas Aprovadas

Vereadores aprovam as contas anuais de 2015, gestão do ex-prefeito Otaviano Pivetta

Articulação Política

Comitiva de Sorriso reúne-se com ministro Blairo Maggi e solicita apoio para implantação de novas estruturas no município

Audiência Pública

Audiência debaterá a produção e comercialização dos alimentos produzidos pelos chacareiros

Contas do Pivetta

Vereadores votam nesta segunda contas do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde

24/03/2017 -

Márcio Albieri reverte impugnação de candidatura no TSE

Márcio (PSD) que fez 1.075 votos, não teve votação computada em razão da impugnação declarada pela Justiça Eleitoral de primeiro grau e pelo TRE, porém o TSE entendeu de forma diferente e admitiu o recurso

16/03/2017 -

Audiência termina com a formação de uma comissão que irá avaliar a implantação do estacionamento rotativo

Fazem parte da comissão, comerciantes e representantes das entidades, Câmara de Vereadores e prefeitura

15/03/2017 -

IPTU gera polêmica em Lucas do Rio Verde, secretário esclarece o projeto de Lei enviado para a câmara.

"Estamos estudando um desconto maior para quem realizar o pagamento à vista, esse é o conteúdo real do projeto e não de aumento do IPTU"

15/03/2017 -

Vereador Dirceu Cosma critica aumento de 20% no IPTU 2017

O projeto está sendo discutido no Legislativo. Amanhã (16), os vereadores se reunirão com o prefeito Luiz Binotti para propor um desconto sobre o valor

15/03/2017 -

Vereadora professora Cristiani promove debate sobre a Reforma da Previdência, amanhã (15), na Câmara

Antes da reunião, será realizado um apitaço com concentração a partir das 7h, na rotatória da Igreja Rosa Mística e caminhada até o Poder Legislativo

15/03/2017 -

Vereadores aprovam projeto que garante descontos no pagamento de impostos atrasados

Com o Refis, os contribuintes terão descontos no pagamento de impostos municipais, que poderão chegar a 100% sobre os juros e multas

15/03/2017 -

Servidores da educação param contra reforma da Previdência

O sindicato dos professores, o Sintep-MT, afirmou que a paralisação é de 100% e atinge servidores da rede estadual e municipal, o que representa mais de 100 mil trabalhadores no estado

14/03/2017 -

Vereadores aprovam projeto destinando R$ 1.8 milhão para o Hospital São Lucas

O valor será utilizado para o pagamento do salário dos médicos referente ao mês de dezembro de 2016 e alguns fornecedores.

09/03/2017 -

Vereadores aprovam projeto que autoriza a contratação de orientadores de atividade física

A contratação dos profissionais possibilitará o desenvolvimento do projeto “Cidade Viva”.

07/03/2017 -

Câmara promove audiência para debater a falta de vagas de estacionamento na área central

A audiência será realizada na próxima terça-feira (14), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores

07/03/2017 -

Vereador Callai sugere trancar a pauta até que o Executivo encaminhe projeto destinando recursos ao HSL

A proposta conta com o apoio do presidente da Casa, vereador Mano e dos vereadores, Dirceu Cosma e Márcia Pelicioli

07/03/2017 -

"Se o cavalo passar arreado na minha frente, certamente eu vou"

Candidatura do ministro da Agricultura é defendida por lideranças do PP e de outras siglas

06/03/2017 -

Maggi diz como é pertencer a partido notório pela corrupção

Ministro também falou sobre constrangimento de conviver com colegas envolvidos em escândalos

04/03/2017 -

São apresentadas 26 projetos, 16 indicações e vários requerimentos durante a 4ª sessão ordinária

Foi concedido o titulo de Utilidade Pública a duas entidades do município: Associação Santuário Nossa Senhora do Sorriso e para a Associação de Protetores de Animais Focinhos Carentes de Sorriso

02/03/2017 -

Vereadores aprovam projeto e garantem mais recursos para a escola da Apae

Para este ano, está aprovado o repasse de R$ 1 milhão. O valor é aproximadamente 20% a mais do que no ano passado