Política

Câmara mantém incentivos fiscais para empresas do setor de petróleo até 2040

Proposta já havia sido aprovada pelos deputados, mas o Senado mudou prazo para 2022 e, com isso, a Câmara teve de analisar o projeto novamente. Texto segue para sanção presidencial.

Isenção De Impostos | 13 de Dezembro de 2017 as 21h 57min
MT Agora - G1

Deputados no plenário da Câmara durante a sessão desta quarta (13) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados manteve nesta quarta-feira (13) a previsão de os incentivos tributários para empresas que atuam no setor de petróleo durarem até 2040. Estão entre esses incentivos a suspensão do pagamento de alguns tributos (veja lista mais abaixo).

O projeto que trata do assunto já havia sido aprovado pelos deputados na semana passada, mas, ao analisar a proposta, nesta terça (12), o Senado mudou o prazo para 2022 e, com isso, a Câmara teve de analisar o texto novamente.

Ao reduzir o prazo, o Senado justificou que era preciso atender a uma exigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) segundo a qual medidas provisórias que resultem em renúncia fiscal deverão conter cláusula de vigência máxima cinco anos.

Durante a nova votação do projeto, nesta quarta, os deputados derrubaram a mudança aprovada pelos senadores por 206 votos a 193. Com isso, a proposta seguirá para sanção presidencial.

Entenda a medida provisória

A MP é considerada prioritária pelo governo porque beneficia diretamente as empresas que atuam na exploração e produção de petróleo, incluindo as que participaram em outubro do leilão de áreas do pré-sal.

Com a aprovação da MP, ficam suspensas as cobranças dos seguintes tributos:

  • Imposto de Importação;
  • Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • PIS-Pasep Importação;
  • Cofins Importação.

A MP zera, ainda, a alíquota de Imposto de Renda sobre algumas operações e aumenta a cobrança de impostos sobre empresas estrangeiras.

Regras já em vigor

Por se tratar de uma MP, a medida do governo entrou em vigor quando foi publicada, em agosto.

Para se tornar uma lei definitiva, porém, precisava ser aprovada pelo Congresso Nacional.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sábado

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

24º

COTAÇÃO