Política

Em reunião, integrantes de Consórcio discutem unificação de ações municipais

No encontro foram discutidos assuntos ligados à gestão ambiental, segurança e qualificação profissional.

Redação | 22 de Fevereiro de 2013 as 06h 25min
MT Agora - Assessoria

Gestores municipais estiveram em Sorriso nesta quinta-feira (21) para a reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa). No encontro foram discutidos assuntos ligados à gestão ambiental, segurança e qualificação profissional. Projetos antes desenvolvidos por cada município deverão ganhar mais força com o consórcio.
De acordo com o presidente do Cidesa e prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, a participação de técnicos especialistas em cada assunto serviu para auxiliar os prefeitos e equipes na articulação e viabilização de ações positivas que devem beneficiar todos os municípios.
Na apresentação, Otaviano falou sobre os problemas enfrentados com o tráfico e uso de drogas por crianças e jovens. A ideia de construir centros de tratamento e de ressocialização para menores infratores e usuários de entorpecentes em Lucas do Rio Verde para atender a região foi aprovada pelos prefeitos. “Em Lucas já temos a estrutura necessária para a implantação desses centros e, uma reunião em Cuiabá, tratará sobre este assunto com autoridades estaduais”, destacou.
A reunião também contou com a participação do coordenador geral de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Vitório Alves Freitas, e do técnico do MTE, José Claudio dos Santos, que falaram sobre a qualificação profissional de jovens e adultos. Para que os cursos possam ser realizados através de consórcio, os municípios farão um levantamento da demanda que será repassado ao Cidesa para elaboração do plano regional.
No que diz respeito à gestão ambiental, uma reunião entre os secretários municipais de Meio Ambiente será realizada para elaborar um plano de trabalho visando a descentralização de licenciamento ambiental, ação que já vendo sendo feita por 11 municípios mato-grossenses. O grupo também discutirá sobre a elaboração de um plano municipal de gerenciamento dos resíduos sólidos, uma tentativa de solucionar os problemas de lixo dos municípios.
Quanto à produção organizada de hortifrutigranjeiros, cada um dos 13 municípios do Cidesa fará um levantamento e entregará os dados até o final do próximo mês quando os secretários municipais de Agricultura se reúnem para elaborar o plano de ação para organizar um centro regional de distribuição de produtos. O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Sá, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi, também participaram da reunião em Sorriso.
No encontro do Cidesa, Otaviano também propôs a criação de uma comissão de regularização fundiária com a intenção de resolver os problemas de assentamento que alguns municípios enfrentam. Meraldo Sá se colocou à disposição para organizar estadualmente e uma nova reunião será agendada.
Municípios integrantes do Cidesa: Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul. Juntos somam aproximadamente 330 mil habitantes.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO