Ministro da Saúde libera a utilização do prédio da UPA, a decisão depende agora do TCU

Lideranças de Lucas do Rio Verde e Mato Grosso se reúnem com o ministro Ricardo Barros para discutir a reutilização dos prédios públicos construídos pelo governo federal

08/12/2017 - 17:30:55

   

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou os prefeitos a utilizarem os prédios públicos, construídos em parceria com o governo federal, de acordo com as necessidades de cada município.

O assunto foi discutido nesta terça-feira (05), em Brasília, com a participação do presidente do Legislativo de Lucas do Rio Verde, vereador Mano, a vereadora professora Cristiani Dias, o prefeito Luiz Binotti e o secretário de Saúde Jean Machado.

De acordo com o ministro, a liberação para a utilização dos prédios públicos depende agora de uma autorização do Tribunal de Contas da União (TCU). O tema já foi discutido no Tribunal.

“Esperamos que o TCU aceite a nossa provocação e aprove essa resolução pra liberar os prefeitos e por pra funcionar os prédios que foram construídos com recursos públicos e não estão servindo a comunidade.”

Em Lucas do Rio Verde, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) foi entregue há um ano e ainda não entrou em funcionamento, devido ao alto custo de manutenção da unidade.

A proposta do município é a transferência do Posto Central para o prédio da UPA. A unidade possui aproximadamente mil metros quadrados e iria garantir mais conforto e qualidade no atendimento a população.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Mano, esta foi a segunda vez que os vereadores estiveram em Brasília, para discutir com representantes do Ministério da Saúde, a utilização do prédio.

“Em outubro, eu e os vereadores, Marcos Paulista e professora Cristiani, nos reunimos com a área técnica do Ministério. Na época, a resposta que tivemos foi ou abre a UPA ou devolve o recurso investido.”

Dados da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), revelam que somente em Mato Grosso, existem 17 UPAs concluídas, mas que ainda, não entraram em funcionamento.

De acordo com o presidente da entidade, Neurilan Fraga, a maioria dos municípios não teria condições de manter a unidade ou devolver os recursos investidos pelo Ministério.

“Esperamos que isso seja resolvido, o mais tardar no início do ano, para que esses prédios possam ser utilizados de acordo com o plano de trabalho de cada município. Porque, quem sabe como devem funcionar são os prefeitos e secretários de Saúde e são eles que vão dar a destinação final.”

Além da saúde, a decisão do ministro da Saúde irá beneficiar outros setores, como a Educação, Cultura e Assistência Social, que também possuem prédios fechados porque não podem ser utilizados para outras necessidades.

Para a vereadora professora Cristiani Dias, a medida vai garantir mais liberdade para as secretarias municipais, que vão poder trabalhar de forma menos engessada.

“A UPA foi construída para um fim específico, com o decreto, abre-se a possibilidade de usar o prédio para outro fim, desde que seja dentro da saúde. Isso também vai valer para outros setores, que vão ter mais liberdade para trabalhar, de acordo com as características de cada município.”

A audiência com o ministro da Saúde Ricardo Barros foi marcada pelo senador Wellington Fagundes, que não esteve presente devido a outro compromisso.

Participaram também da reunião, o secretário nacional de Política Agrícola Neri Geller, o deputado federal Ezequiel Fonseca e representantes da Confederação Nacional dos Municípios.

MT Agora - Ascom

Mais Noticias

Eleições 2018

Pivetta entra na disputa ao Paiaguás

Creche

Durante visita do governador em Lucas, vereador Marcos Paulista assevera: “O que nossa cidade precisa é de creche”

Tabuleiro Eleitoral

“Não tenho conversado com Mauro por opção minha”, diz Taques

Delação Da JBS

Aécio Neves vira réu no Supremo por corrupção e obstrução de Justiça

16/04/2018 -

Pivetta: “Estou pronto para qualquer função que for escalado”

Ex-prefeito diz que "só restou decepção" em relação a Taques

11/04/2018 -

Lucas: Câmara aprova mudanças no projeto que regulamenta funcionamento do comércio aos sábados

Oito vereadores participaram da sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira.

11/04/2018 -

Prefeito Binotti organiza vinda do governador a Lucas do Rio Verde

O governador Pedro Taques estará em Lucas nos dias 13 e 14 apresentando juntamente com o prefeito Luiz Binotti importantes obras e projetos

11/04/2018 -

Lucas: Prefeitura realiza audiência pública para debater a LDO 2019

Audiência foi realizada com a população para debater diretrizes orçamentárias

11/04/2018 -

Binotti avisa que Patrulha Rural de Lucas do Rio Verde será entregue esta semana

Prefeito ainda informou que recursos para a construção do CIEC já estão disponíveis

11/04/2018 -

Advogado de Lula diz que defesa prepara recursos a STJ e STF contra condenação no caso do triplex

Prazos para defesa apresentar recorrer se encerra no próximo dia 23. Recursos terão de ser protocolados no TRF-4, que decidirá se os envia aos tribunais superiores.

11/04/2018 -

Temer pede otimismo e diz que país não está em ''desgraça absoluta''

Segundo o presidente, assim como todos os países, Brasil tem dificuldades. Ele participou de um evento do setor de cooperativas em um hotel em Brasília.

11/04/2018 -

Moro e advogado de Lula discutem em audiência de Marcelo Odebrecht

Discussão começou logo no início da audiência de empresário Marcelo Odebrecht, após o advogado Cristiano Zanin dizer que a defesa foi prejudicada.

11/04/2018 -

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública

Projeto de lei permite a integração de informações de inteligência entre governo federal e estados. Com aprovação dos deputados, texto segue agora para análise do Senado.

11/04/2018 -

Visitas para Lula são adiadas por questões de segurança, diz PF

Presos da Polícia Federal, em Curitiba, recebem visitas às quartas-feiras; as de Lula foram mudadas desta quarta-feira (11) para quinta-feira (12).

11/04/2018 -

Membro do MBL MT é ameaçado por militante comunista após ser agredido em manifestação

A manifestação de esquerda aconteceu no dia 06 de abril, na Praça Alencastro, em Cuiabá e tinha como objetivo defender a inocência do ex-presidente Lula.

10/04/2018 -

Lucas do Rio Verde terá uma unidade da Escola Estadual Militar Tiradentes

O decreto, criando a escola, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (05)

09/04/2018 -

Defesa de Lula tem até 23 de abril para recorrer a STJ e STF contra condenação no caso do triplex

Prazo passou a contar à 0h desta segunda. Recursos terão de ser protocolados na segunda instância e caberá à vice-presidente do TRF-4 decidir se serão enviados aos tribunais superiores.

09/04/2018 -

PT anuncia transferência simbólica da sede do partido para Curitiba

Segundo o partido, mudança vai fazer com que as decisões sejam discutidas e divulgadas pelas lideranças na capital paranaense. Fisicamente, sede segue em São Paulo.

09/04/2018 -

''Manda esse lixo janela abaixo''; áudio durante voo de Lula para Curitiba entra na frequência do aeroporto de Congonhas

FAB confirmou a autenticidade da gravação e diz que não foi de controladores de voo; especialistas dizem que é quase impossível identificar autoria das ofensas.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora