Novo Pólo

Ministros projetam Lucas como pólo do desenvolvimento do agronegócio

Desafio de logística foi tema de uma live entre ministros de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e da Agricultura, Tereza Cristina.

Fonte: PnB Online
16 de Agosto de 2020 as 17h 06min

“Lucas do Rio Verde, no futuro, vai ser o grande entroncamento ferroviário brasileiro”. A fala é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em uma live com a ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, sobre os desafios da logística do agronegócio no Brasil. Na conversa, o ministro projeta Lucas como o grande pólo do desenvolvimento do agronegócio no país, com ferrovias interligadas que servirão para escoar a safra agrícola dos produtores mato-grossenses.

“Vou levar essa ferrovia até Lucas do Rio Verde, que no futuro vai ser o grande entroncamento ferroviário brasileiro. Vai ser a nova Bauru. Nós vamos ter a Ferrogrão, a Fico e a Ferronorte se conectando lá em Lucas do Rio Verde. Nós vamos dar três opções diferentes de operador ferroviário para o produtor de Mato Grosso”, disse o ministro (confira o vídeo no final da matéria).

Os planos do Ministério da Infraestrutura prometem revolucionar a logística brasileira e o setor do agronegócio, possibilitando a diminuição dos custos de produção e tornando o país mais competitivo no mercado internacional.

Com essa afirmação do ministro, Mato Grosso recebe sua segunda maior notícia no setor em menos de 15 dias. A primeira foi em 29 de julho, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a prorrogação da concessão da Vale com a contrapartida de investimentos na construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) no trecho de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT). Este é um investimento privado de R$ 2,73 bilhões para a ampliação da malha férrea brasileira. 

“A perspectiva para o Brasil nos próximos anos é muito boa. O avanço na infraestrutura e logística e a simplificação e eficiência do sistema tributário com a reforma que se aproxima são legados para o futuro que temos orgulho de participar ativamente. A fala do ministro nos traz a tranquilidade de saber que estamos no caminho certo”, afirmou Neri Geller, coordenador da Bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional.

De acordo com Geller, a infraestrutura tem recebido atenção especial desse Governo e mudará, em definitivo, a realidade da malha rodoferroviária do país. 

“Estive com  o ministro Tarcísio e tratamos de toda a questão das rodovias e ferrovias. A Malha Paulista, por exemplo, será a espinha dorsal que ao se integrar com a Norte-Sul, transformará a logística do Brasil. Tratamos sobre a Rumo (de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde) e a Ferrogrão de Miritituba até o Médio-Norte. São avanços significativos que o Governo Federal está promovendo em infraestrutura e isso elevará muito o potencial de escoamento da produção agrícola do país. São obras que refletirão diretamente em mais produção, mais emprego, mais renda, mais crescimento econômico para o Brasil”, disse parlamentar.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Política

Discurso

Em Mato Grosso, Bolsonaro diz que ficar em casa durante a pandemia de Covid-19 'é para os fracos'

Em discurso para produtores rurais em Sorriso, presidente voltou a criticar o isolamento social, apontado por cientistas como uma das formas para conter o avanço do coronavírus. Brasil tem mais de 135 mil mortes pela doença e é um dos países com maio

18 de Setembro de 2020 as 17h20

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Luiz Binotti

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h52

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Miguel Vaz

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h45

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Jiloir Pelicioli

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h39

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Claudio Senna

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h18

Visita

Presidente Jair Bolsonaro vem a MT nesta sexta-feira (18)

Bolsonaro confirma 3ª visita a Mato Grosso

17 de Setembro de 2020 as 14h14

Eleições

Quatro candidatos concorrem a prefeito de Várzea Grande (MT) nestas eleições

Convenções foram encerradas na noite desta quarta-feira (16). Agora, os partidos terão 10 dias para o registro das candidaturas no TRE-MT.

17 de Setembro de 2020 as 12h20

Eleições 2020

Convenções definem quatro candidatos a majoritária em Lucas do Rio Verde

A grande tônica das convenções deste pleito foi a apresentação dos respectivos vices candidatos

16 de Setembro de 2020 as 23h37

Eleições 2020

Candidaturas a prefeito devem ser definidas hoje em convenções

Pros, PSD, Cidadania e Podemos fazem convenção nesta quarta-feira, último prazo para realização de convenções

16 de Setembro de 2020 as 15h10

Presidente

Presidente Jair Bolsonaro vem a MT nesta sexta-feira (18)

Os profissionais de Imprensa devem se credenciar junto a assessoria presidencial. A solicitação de credenciamento deverá ser efetuada até as 18h do dia 17 de setembro (horário de Brasília)

16 de Setembro de 2020 as 14h49

Recursos

Câmara barra recursos destinados ao combate da Covid

Com a aproximação das eleições municipais, verba pode ainda não ter sido liberada por questões políticas.

14 de Setembro de 2020 as 14h03

Eleições 2020

Empresário Claudio Senna é lançado candidato a prefeito de Lucas do Rio Verde

O prazo máximo para a realização das convenções partidárias que irá definir de fato os candidatos é no próximo dia 16, dai então o nome de todos os candidatos a prefeito e a vereadores serão publicados.

13 de Setembro de 2020 as 12h41

Prisão

Justiça de MT define data para cumprimento de prisão domiciliar de ex-deputado após acordo

Conforme a decisão, o ex-deputado cumprirá a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. Riva responde a mais de 100 ações cíveis e criminais na Justiça

11 de Setembro de 2020 as 08h58

Eleições 2020

Miguel Vaz é lançado como pré-candidato a prefeito de Lucas do Rio Verde

Pivetta relembrou o tempo que ele e Miguel administraram Lucas do Rio Verde na gestão 2012-2016, e aproveitou para entregar o plano de governo de 2012

09 de Setembro de 2020 as 03h37

Homenagem

Deputado é homenageado por atuação em defesa dos agentes da segurança

Esses são os dizeres da placa de homenagem ao parlamentar, por ter salvaguardando os direitos dos agentes de segurança pública na reforma da previdenciária.

08 de Setembro de 2020 as 18h41

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO