Conexão Panamá

PF apreende lista com nomes em empresa alvo da Ararath

Segundo a Folha de S.Paulo, são brasileiros que remeteram dinheiro ilegal para o exterior.

Fonte:MT Agora - Mídia News
01 de Fevereiro de 2016 as 03h 13min

A Polícia Federal apreendeu uma lista com centenas de nomes de empresas abertas em paraísos fiscais, durante a fase Triplo X, da Operação Lava Jato. A revelação é do jornal Folha de S.Paulo.

As planilhas, com nomes de empresas offshore e seus respectivos proprietários brasileiros, que remeteram dinheiro ilegalmente para o exterior, nos últimos anos, estavam nos computadores da filial brasileira da empresa panamenha Mossack Fonseca.

A empresa também é alvo da Operação Ararath, que investiga crimes financeiros ocorridos em Mato Grosso, durante as gestões dos ex-governadores Blairo Maggi (PR) e Silval Barbosa (PMDB).

 

Confira a íntegra da reportagem de Graciliano Rocha e Bela Megali, da Folha:

Lista de offshores de brasileiros em paraísos fiscais é apreendida

Apreendida na fase Triplo X da Operação Lava Jato, deflagrada nesta quarta-feira (27), uma lista com os nomes de centenas de empresas abertas em paraísos fiscais é considerada por investigadores da Operação Lava Jato uma potencial jazida de informações sobre brasileiros que remeteram ilegalmente recursos para o exterior nos últimos anos.

As planilhas, com os nomes das empresas offshore e os seus respectivos proprietários brasileiros, estavam armazenadas em computadores da filial brasileira da panamenha Mossack Fonseca, segundo a reportagem apurou. O número exato de empresas offshore ainda não foi determinado pela Polícia Federal.

A expectativa entre os investigadores é que as planilhas da Mossack detalhem um esquema de evasão de capitais e lavagem de dinheiro não apenas de suspeitos de corrupção na Lava Jato, mas também em outras áreas.

“A Mossack é bem mais ampla que o caso Lava Jato. A empresa não só apresentou indícios de aparecer em outras investigações já deflagradas como provavelmente vai se descobrir muita coisa. Não podemos descartar que surjam provas para outras investigações”, disse Igor Romário de Paula, delegado que está à frente das ações da PF na operação.

Protegidos por barreiras, os arquivos estavam armazenados na internet. Para acessar os dados, os agentes tiveram que imprimir as telas dos computadores da empresa.

Fábrica de laranjas

Fundada no Panamá em 1977 e com filiais em 40 países, a Mossack Fonseca era especialista na abertura de offshores. A partir das interceptações telefônicas feitas durante a Lava Jato, a força-tarefa concluiu que a empresa oferece diversos serviços ilícitos, como a venda de “laranjas” e de empresas offshore com a finalidade de ocultar a real titularidade dos proprietários brasileiros. Também há indícios que ela facilitaria a abertura de contas bancárias no exterior.

Em decisão proferida sobre a 22.ª fase da Lava Jato, o juiz Sergio Moro alega que existem provas “de que a Mossack Fonseca providenciou os serviços necessários para a abertura de offshores para pelo menos quatro agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras e que as utilizaram para lavagem de dinheiro.” A reportagem não conseguiu localizar um representante da empresa.

Procurado, o coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba, Deltan Dallagnol, não quis fazer comentários sobre as apreensões na Mossack porque a Procuradoria ainda não havia tido acesso ao material, mas alertou: “Aconselharia os donos dessas offshore a procurar espontaneamente o Ministério Público, tendo em mente o que aconteceu na Lava Jato. Quem procurou primeiro obteve acordos melhores”.

Lei

Manter valores no exterior não é crime, mas donos de recursos acima de US$ 100 mil são obrigados a comunicar à Receita Federal e ao Banco Central.

No submundo da lavagem internacional de capitais, empresas offshore são abertas como meio ocultar dinheiro sem procedência, preservando a identidade de seus verdadeiros donos. Isso é possível porque as offshore geralmente são estruturas jurídicas de cotas ao portador. O passo seguinte é a abertura de uma conta em um terceiro país em nome da offshore. Em geral, o dono do dinheiro consta apenas como procurador de uma conta bancária.

Essa não é a primeira vez que a Mossack Fonseca aparece em investigações policiais. A empresa panamenha também é alvo da Operação Ararath, que investiga crimes financeiros no Mato Grosso. A Justiça do estado de Nevada, nos Estados Unidos, apura se o grupo participou de um esquema de desvio dinheiro público por meio de empresas de fachada para empresários ligados à família Kirchner, da Argentina.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Política

Política

Sete municípios de MT tem apenas um candidato a prefeito

Três candidatos devem ser reeleitos.

28 de Setembro de 2020 as 13h56

Eleições 2020

Quatro candidatos lutam pela oportunidade de administrar Lucas do Rio Verde

Até o presente momento foram registrados 151 candidatos que irão disputar uma das nove vagas no legislativo luverdense. 

26 de Setembro de 2020 as 21h53

Eleições 2020

Binotti oficializa candidatura à reeleição com oficial da reserva de vice

Aliança composta por oito partidos (Com oito partidos coligados (PSD, PP, MDB, PRTB, PT, PTB, PSB e Solidariedade)

26 de Setembro de 2020 as 21h21

Eleições 2020

Miguel e Márcio registram candidatura em Lucas

Compõem a coligação ainda as legendas Republicanos, PSL, PSDB, DEM, DC, PV e PSC.

26 de Setembro de 2020 as 15h17

Política

Miguel reconhece que Binotti faz boa gestão

Ao vivo Miguel disse “a cidade está sendo bem cuidada, está sendo reformada, tenho que admitir isso, isso é muito bom!”. 

25 de Setembro de 2020 as 18h00

Campanha na Pandemia

MP proíbe distribuição de "santinhos" e quer evitar aglomerações em MT

Procuradores ainda defendem que candidatos evitem contato físico com eleitores

24 de Setembro de 2020 as 16h01

Manifestação na Câmara

Câmara de Vereadores trava orçamento de R$ 34 milhões e impede melhorias à população

A população, mesmo proibida de se manifestar na Câmara por força do regimento interno, protestou exibindo cartazes.

22 de Setembro de 2020 as 10h42

Discurso

Em Mato Grosso, Bolsonaro diz que ficar em casa durante a pandemia de Covid-19 'é para os fracos'

Em discurso para produtores rurais em Sorriso, presidente voltou a criticar o isolamento social, apontado por cientistas como uma das formas para conter o avanço do coronavírus. Brasil tem mais de 135 mil mortes pela doença e é um dos países com maio

18 de Setembro de 2020 as 17h20

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Luiz Binotti

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h52

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Miguel Vaz

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h45

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Jiloir Pelicioli

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h39

Eleições 2020

Conheça os possíveis candidatos a vereadores da coligação de Claudio Senna

Lucas do Rio Verde teve quatro chapas oficializadas à disputa pelo cargo de prefeito durante o período de convenções partidárias, que encerrou nesta quarta-feira (16).

17 de Setembro de 2020 as 20h18

Visita

Presidente Jair Bolsonaro vem a MT nesta sexta-feira (18)

Bolsonaro confirma 3ª visita a Mato Grosso

17 de Setembro de 2020 as 14h14

Eleições

Quatro candidatos concorrem a prefeito de Várzea Grande (MT) nestas eleições

Convenções foram encerradas na noite desta quarta-feira (16). Agora, os partidos terão 10 dias para o registro das candidaturas no TRE-MT.

17 de Setembro de 2020 as 12h20

Eleições 2020

Convenções definem quatro candidatos a majoritária em Lucas do Rio Verde

A grande tônica das convenções deste pleito foi a apresentação dos respectivos vices candidatos

16 de Setembro de 2020 as 23h37

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO