Secretário acredita na aprovação da Lei que prevê Guarda Armada em Lucas

O projeto que ainda será analisado pelas comissão da Casa de Leis, adapta a instituição aos moldes da Lei Federal 13.022/14

03/10/2017 - 14:25:04

   

O Projeto de Lei que visa a implantação de uma Guarda Municipal Armada em Lucas do Rio Verde está em análise na Câmara de Vereadores. Além disso, de acordo com o Secretário de Segurança do Município, Alexandre Andrade, são realizadas reuniões diariamente para sanar dúvidas sobre o projeto.

Na tarde desta segunda-feira, representantes dos organismos de segurança existentes no município estiveram na Prefeitura, onde se reuniram com o Vereador Airton Callai para prestar esclarecimentos. “A gente quer explicar bem para a população, para os Vereadores também, como será a aplicação dessa lei se porventura todos votarem favoráveis, o que deve acontecer”.

Alexandre afirmou que não serão disponibilizadas armas imediatamente para os Guardas Municipais. O treinamento que dá poder de Polícia à Guarda Municipal tem cerca de seiscentas horas, e é uma exigência do Ministério da Justiça. “Vai ser um trabalho progressivo, eles vão começar atendendo a crimes de menor potencial ofensivo, e daqui a um ano, ou mais, pode ser que o Prefeito autorize o porte de armas para os Guardas Municipais”, destacou o Secretário.

Alexandre destacou a importância da participação da Guarda Municipal em trabalhos integrados com as Polícias, que tem servido como uma espécie de ‘estágio’ para os integrantes da corporação. Essa experiência ajuda no desenvolvimento profissional dos Guardas. Com a instalação da Guarda Armada, o primeiro reflexo deverá ser o aumento do efetivo da GM de Lucas. “O Prefeito já determinou um concurso público para a Guarda Municipal. Estamos organizando e deve acontecer no próximo ano”, revelou o Secretário. A ideia é chegar a um número de 40 Guardas Municipais na Corporação, que conta hoje com 23.

De acordo com o Estatuto das Guardas Municipais, a utilização de armas de fogo foi autorizada, mas a adoção depende de uma série de fatores. Alexandre Andrade afirmou que é possível que seja utilizado a princípio armas não letais, como uma arma de choque, que facilita a abordagem de alguém que esteja sob efeito de alguma substância que altere seu comportamento. Um condutor envolvido em um acidente que esteja embriagado, por exemplo. Ou um caso de agressão.

Sobre a reunião realizada na tarde desta segunda-feira, o Secretário afirmou que todas as forças de segurança no município enxergam a Guarda Municipal como um aliado. “Eles querem também que a lei seja aprovada, para dar continuidade a esse trabalho integrado que vem sendo feito desde o início do ano. É uma união de esforços que vem dado resultado positivo”, finalizou Alexandre Andrade.

MT Agora - Leia Lucas

Mais Noticias

Crise Política

Não existe possibilidade de intervenção militar, afirma ministro da Defesa

Trabalho Escravo

Trabalho escravo: com portaria, governo fez mudança que tramita no Congresso há 14 anos

Política Americana

Donald Trump autoriza abertura de documentos sobre assassinato do presidente John F. Kennedy

Senado

Conselho de Ética do Senado deve decidir futuro de Aécio Neves em novembro

22/10/2017 -

Eleitores de Lula indicam Bolsonaro como segunda opção

Pesquisa também identifica migração de votos do deputado para o petista.

22/10/2017 -

Investigado na Lava-Jato, Aécio pode disputar vaga na Câmara em 2018

Senador, porém, ainda tenta se viabilizar como candidato ao Senado.

19/10/2017 -

Vereadores, Executivo, Defensoria e condutores discutem nova lei do serviço de mototaxi em Lucas

Entre as principais mudanças da proposta está a inclusão da figura do segundo condutor.

19/10/2017 -

Vereador de Lucas do Rio Verde conhece projeto da Câmara Mirim de Sinop

O visitante pretende implantar no município vizinho o Projeto de Lei ''Conhecendo a Câmara'' que tem pontos em comum com a ação desenvolvida junto aos vereadores mirins de Sinop.

19/10/2017 -

“Taques tinha conhecimento e avalizou os grampos”, diz delegado

As escutas ilegais, segundo as investigações, começaram na campanha para o Governo em 2014 e vigoraram até 2015

19/10/2017 -

Diretor Geral da Policia Civil, sinaliza favorável aos requerimentos de parlamentares

O delegado sinalizou favorável as solicitações e disse que num prazo de 15 dias estará dando um parecer sobre as solicitações.

19/10/2017 -

Vereadora participa de campanha sobre câncer de mama

Hospital 13 de Maio está promovendo para incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

19/10/2017 -

Parlamentar busca mais infraestrutura para o município.

O Objetivo foi conhecer as linhas de infraestrutura que a secretaria oferece aos municípios para que os requerimentos sejam mais direcionados no que realmente é possível

19/10/2017 -

Reunião em prol da família acontece no bairro Jardim Carolina

As autoridades discutiram juntamente com os moradores do bairro, a família no contexto político, social, religioso e jurídico do município.

18/10/2017 -

Vereadora sugere construção de nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS no município

Em Sorriso 170 pacientes são atendidos e inseridos nas três modalidades de tratamento: Intensiva, Semi-Intensiva e Não Intensiva.

18/10/2017 -

Vereadores defendem implantação da Central de Interpretação de Libras em Sorriso

O pedido leva em consideração o fato de que o governo federal vem, desde 2013, implantando a CIL em diversas cidades brasileiras por meio da cooperação e articulação com estados e municípios.

18/10/2017 -

Projeto de Lei aprovado dispensa autenticação de documentos em órgãos públicos municipais

o projeto prevê medidas desburocratizantes na recepção de documentos por órgãos públicos e entidades da administração direta, autárquica e funcional do município de Sorriso.

18/10/2017 -

Após conquistas em campeonatos, Biciclube de Sorriso receberá Moção de Aplauso

Destaque do belíssimo trabalho esportivo em modalidade de bicicross, realizado no munícipio pela AERBIS

18/10/2017 -

Vereador volta a cobrar a implantação de ciclovias em Sorriso

O Município precisa investir no trânsito e deve começar pela construção de ciclovias, a exemplo de Lucas do Rio Verde.

18/10/2017 -

Em distrito, vereadores conhecem demandas da comunidade

Conforme os vereadores, todas as reivindicações serão encaminhadas ao Poder Executivo. Crianças do Cemeis brincam no pátio por não haver um local apropriado

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora