Política

Vereadora é condenada por prometer 250 casas a fiéis em troca de votos durante evento de igreja em MT

Vereadora Condenada | 26 de Janeiro de 2018 as 21h 01min

A vereadora de Guarantã do Norte, a 771 km de Cuiabá, Edileusa Oliveira Ribeiro (PTC), foi condenada pela Justiça Eleitoral e se tornou inelegível por prometer 250 casas populares a fiéis durante um evento numa igreja evangélica.

A decisão é do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que manteve a decisão de 1ª instância. O G1 não consegiu localizar a defesa de Edileusa.

Além de ter os votos anulados, Edileusa foi condenada a pagar multa e teve os direitos políticos suspensos por oito anos.

A vereadora foi condenada por abuso de poder econômico e de autoridade e de captação ilícita de sufrágio.

De acordo com o processo, Edileusa fez promessas de doação de casas populares aos eleitores durante discurso em uma igreja.

Durante o evento, ela afirma que teria conseguido verba para a construção de 250 casas, além das que já existiam e que iniciaria as inscrições dos possíveis beneficiários com os eleitores da igreja.

“Eu tenho 250 casas para contemplar primeiro meus irmãos. Comecei a fazer a inscrição, mas com medo da Justiça Eleitoral eu parei”, diz trecho do áudio do discurso da vereadora transcrito no processo.

Na decisão, a Justiça afirma que os votos obtidos por Edileusa durante o pleito eleitoral não podem ser admitidos como válidos, uma vez que foram obtidos "de forma não permitida pela lei eleitoral, via captação ilícita e abuso de poder".

MT Agora - G1

Comentarios

Mais de Política

Eleições 2018

Com regras rígidas e claras, começa propaganda eleitoral

Até 6 de outubro, os partidos e coligações poderão distribuir material gráfico, promover caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som pelas ruas para divulgar jingles e mensagens de candidatos.

16 de Agosto de 2018 as 10h24

Eleições 2018

Prazo termina e todos os 13 candidatos se registram no TSE

Patrimônio de presidenciáveis chega a R$ 834 milhões

15 de Agosto de 2018 as 23h51

Eleições 2018

PT registra chapa de Lula; saiba etapas do processo se candidatura for contestada

Candidatura pode gerar questionamentos na Justiça. Lula está preso após condenação em segunda instância, o que o torna inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

15 de Agosto de 2018 as 23h23

Eleições 2018

PT registra candidatura de Lula a presidente com ato em frente ao TSE

Registro foi antecedido de uma marcha de militantes ao TSE e de um ato em frente ao tribunal, com carros de som e discursos. Registro foi efetuado pouco mais de uma hora e meia do prazo final.

15 de Agosto de 2018 as 23h16

Declaração De Bens

Veja o patrimônio que os candidatos a presidente declararam ao TSE

Declaração de bens pode ser encontrada no site do TSE. Prazo para o registro de candidatura terminou às 19h desta quarta-feira.

15 de Agosto de 2018 as 23h02

Pela 5ª Vez

Temer viaja ao Paraguai para posse de Mario Benítez; Cármen Lúcia assume a Presidência da República pela 5ª vez

Pela agenda oficial, Temer retornará ao Brasil ainda nesta quarta-feira. Seguintes na linha sucessória, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira viajaram para Argentina para poderem disputar reeleição; entenda.

15 de Agosto de 2018 as 22h57

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quinta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Parcialmente nublado

30º