Vereadores questionam o aumento na tarifa de água concedido pela prefeitura

O aumento, de 9.22%, foi concedido pelo Poder Executivo sem antes, discutir com os vereadores e com a população

07/02/2017 - 16:43:11

   

A partir deste mês, as contas de água de aproximadamente 20 mil domicílios atendidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde sofrerão um reajuste de 9.22%.

O assunto foi um dos mais discutidos pelos vereadores, durante a última sessão ordinária, realizada na tarde de ontem (06).

Com o plano de governo do prefeito eleito, Luiz Binotti em mãos, o vereador Dirceu Cosma (PV), ressaltou que uma das propostas do prefeito durante a campanha era a redução da tarifa, não o aumento.

“Acho inadmissível o fato de que no material de campanha do prefeito, consta como proposta de governo, a redução da tarifa de água. Agora com pouco mais de um mês, ele concede aumento, sem ao menos, discutir ou informar a população.”

O aumento foi concedido com base no Decreto n. 2.983, de 30 de dezembro de 2015, assinado pelo então prefeito em exercício Miguel Vaz. O documento previa um reajuste nas contas de água para o ano de 2016, o que não ocorreu durante o ano.

Segundo o vereador dr. Jaime Floriano (PDT), apesar do decreto, a gestão passada não concedeu o reajuste devido ao aumento do desemprego e da crise financeira instalada no País.

O percentual de 9.22%, é resultado da média da inflação, medida durante o ano de 2015, por três índices, IGPM, IPCA e INPC. De acordo com o decreto, o aumento tinha como objetivo, manter os custos dos serviços e os investimentos necessários para a ampliação da rede de distribuição de água.

“Mesmo com a necessidade de um reajuste, o ex-prefeito Otaviano Pivetta, não concedeu o aumento, por entender que aquele não era o momento. A população não tinha condições de arcar com mais um reajuste”, ressaltou Floriano.

A forma como o aumento foi oficializado também foi alvo de questionamentos pelos vereadores. Para o presidente da Câmara, vereador Jiloir Pelicioli (Mano – PDT), o Executivo deveria ter discutido o reajuste com a comunidade.

“A população foi informada do aumento por uma notinha na conta de água. Não houve diálogo com o Legislativo e nem mesmo com a população. Utilizaram um decreto de 2015 para reajustar a água em 2017.”

A Câmara de Vereadores aguarda o posicionamento do prefeito Luiz Binotti.

MT Agora - Marcello Paulino | Ascom

Mais Noticias

Propaganda Extemporânea

MP Eleitoral apura impulsionamento de postagens de pré-candidatos em MT e solicita informações às redes sociais

Benefícios

Lucas: Vereadores aprovam atualização de programa de incentivo a atração de novos empreendimentos

Definição Nos Bastidores

Líder do PDT confirma Pivetta como vice de Mendes ao Governo

Fim Da Greve

Lucas: Trabalhadores da educação decidem em assembleia pelo fim da greve

19/06/2018 -

Lucas: Vereadores derrubam veto do prefeito e mantêm projeto Dose uma Vida

O projeto tem como objetivo incentivar a população a doar os medicamentos não utilizados, destinando as famílias carentes.

19/06/2018 -

Lucas: Vereadores aprovam a destinação de recursos ao Conselho Comunitário de Segurança

Serão destinados R$ 200 mil. O valor será investido no custeio de ações de segurança pública, organizadas pelo Conseg

18/06/2018 -

TCE aprova por unanimidade contas de Governo Taques de 2017

O Tribunal de Contas do Estado aprovou, por unanimidade, as contas do Governo de Mato Grosso referentes ao ano de 2017, nesta segunda-feira (18.06).

18/06/2018 -

No Paraguai, Temer defende acordos do Mercosul com União Europeia e Aliança do Pacífico

Presidente participou de reunião de cúpula do Mercosul, realizada nesta segunda (18) em Assunção. Ele também falou sobre a crise na Venezuela e a ameaça do crime organizado para os países do continente.

18/06/2018 -

Temer diz que governo vai esperar decisão do STF sobre fretes

Temer acrescentou que o governo vai obedecer à decisão do Supremo. Ele também avaliou que a posição do Conselho de Administrativo Econômico (Cade), contrária ao tabelamento, não irá atrapalhar a solução da questão.

18/06/2018 -

Funcionário da OAS diz que gerente o convocou para reforma no ''sítio do presidente Lula''

Misael de Jesus Oliveira afirmou à Justiça que executou obras do sítio em Atibaia, atribuído ao ex-presidente Lula, com dinheiro da OAS. Ele diz ter atendido a pedidos da ex-primeira dama Marisa Letícia.

18/06/2018 -

PF indicia ex-procurador Marcelo Miller e empresário Joesley Batista por corrupção

O indiciamento aconteceu no âmbito do processo que apura se Joesley Batista, Francisco de Assis e as advogadas tentaram corromper Miller enquanto ele atuava no Ministério Público.

18/06/2018 -

Temer sanciona lei que permite venda direta do óleo do pré-sal

A venda será feita pela estatal Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA), que poderá negociar diretamente com outras empresas a parte de óleo devida à União, tendo como base o regime de partilha, vigente desde 2010.

18/06/2018 -

Ministério da Segurança Pública está na pauta do Senado de terça-feira

A nova pasta absorve algumas atribuições antes vinculadas ao Ministério da Justiça.

18/06/2018 -

PGR pede prorrogação de inquéritos sobre Aécio Neves no STF

As investigações são relatadas pelos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

18/06/2018 -

Temer vai a Roraima para verificar ações de acolhimento a venezuelanos

Viagem ocorrerá nesta quinta-feira.

18/06/2018 -

Entenda por que Maia e Eunício viajam ao exterior sempre que Temer sai do país

Temer participa de reunião do Mercosul no Paraguai nesta segunda; Maia vai a Portugal e Eunício à Argentina. Cármen Lúcia assumirá a Presidência enquanto os três estiverem no exterior.

18/06/2018 -

Temer viaja, e Cármen Lúcia assume a Presidência da República pela segunda vez

Presidente do STF fica no exercício da Presidência da República até a noite desta segunda, quando Temer volta de reunião do Mercosul, no Paraguai. Presidentes da Câmara e do Senado também viajaram.

18/06/2018 -

PGR e PF querem ouvir Marcelo Odebrecht e doleiros em inquérito que investiga Temer

Raquel Dodge quer ouvir mais seis pessoas e concorda com prorrogação do inquérito. Decisão de estender a investigação caberá ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato.

18/06/2018 -

Políticos tentam se aproveitar do clima de Copa do Mundo

Estratégia de pegar carona em eventual sucesso da Seleção em campo é tradição que se repete a cada quatro anos no Brasil

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora