Bitcoin, a moeda virtual, se populariza no Brasil e tem valorização recorde

Bitcoin é uma moeda como o real, o dólar, o euro, só que virtual. Ela não é emitida por nenhum Banco Central e é liberada por um software.

27/07/2016 - 04:38:33

   

Uma moeda que não pertence a nenhum país, não é emitida por nenhum Banco Central e teve valorização recorde no último ano. É o bitcoin.

Donos de uma fábrica de brownies em São Paulo mexeram na receita tradicional, que leva chocolate e nozes. Usaram amora, doce de leite, brigadeiro, mas inventaram moda mesmo na hora de vender os bolinhos: se aceita bitcoin.

"Qual a reação das pessoas quando vêem aceita bitcoin? É muito interessante. Todo mundo fala, nossa aceita bitcoin que coisa bacana, que coisa legal", diz Adolfo de Lorenzo, dono da loja.

Se você está no time que ainda não conhece os bitcoins, vamos lá: bitcoin é uma moeda como o real, o dólar, o euro, só que virtual. Ela não é emitida por nenhum Banco Central e é liberada de tempos em tempos por um software central criado há oito anos.

O que está acontecendo agora é que essa moeda, que antes só circulava nos meios digitais, agora tá entrando no nosso dia a dia. Claro que ninguém carrega bitcoins no bolso, a carteira fica no celular e o pagamento é feito com a ajuda de um aplicativo.

Na hora de cobrar pelo brownie, por exemplo, o aplicativo do comerciante gera um QR-Code, que traz informações como valor e a conta digital pra onde irão os bitcoins. O aplicativo do cliente lê e faz o pagamento.

Aí você pergunta: mas quanto custa um brownie de oito reais em bitcoins? 3,68 micro bitcoins pela taxa de conversão do dia...0,00367636. Isso, em bitcoins, é pouco porque a moeda está valendo muito.

Em um ano, o bitcoin se valorizou 133% e tem se mantido em alta, sem muita volatilidade. Uma das explicações é a popularização do uso.  A empresa de Rodrigo Batista transforma bitcoins em dinheiro vivo. o valor é definido pela cotação do dia.

"Hoje o maior volume de negociações na minha empresa pé de fato de pessoas usando ele como investimento especulativo entao ele é um investimento de risco mas hpa pessoas dispostas a correr esse risco aí o segundo maior volume é de fato pessoas usando ele como meio de pagamento", diz Rodrigo Batista, CEO do site Mercado Bitcoin.net.

O Igor usa a moeda digital pra pagar prestadores de serviço lá na Índia, gente que ajuda a manter um aplicativo que ele desenvolveu aqui. O empresário diz que a operação ficou mais fácil e mais barata.

"Eu faço esse pagamento direto e tenho uma rapidez de pagamento. Eu tenho esse pagamento ja direcionado para ele, ele já recebeu ele sabe que pode confiar no meu trabalho assim como posso confiar no trabalho dele", conta o empresário Igor Rodrigues.

MT Agora - Jornal Da Globo

Mais Noticias

Dicas

Está procrastinando? Apps te ajudam a fugir das tentações da internet

Mal-estar

Quanto mais tempo no smartphone, mais chances de divórcio

Apagar não lidas

WhatsApp deve permitir apagar mensagens já enviadas que não foram lidas

Tecnologia Móvel

Publicidade estraga o celular e consome mais bateria? Veja o que é verdade

05/01/2017 -

Loja de apps da Apple gerou US$ 20 bilhões para desenvolvedores em 2016

Receita é 40% ao que App Store enviou a criadores em 2015.

05/01/2017 -

Ford, Toyota e outras montadoras se unem por sistema multimídia

Consórcio quer desenvolver código aberto para carros. Ideia é rivalizar com as principais empresas da área: Apple e Google.

27/12/2016 -

Designer de Sinop participa do desenvolvimento da primeira prótese facial humana com o auxílio de impressão 3D

O molde foi criado através de fotografias registradas por smartphone e convertidas em 3D a partir de fotogrametria online.

20/12/2016 -

Hackers aceitam desafio e propõem ideias inovadoras em 54 horas

Desenvolvedores são desafiados a propor soluções inovadoras para três importantes áreas da sociedade: saúde, educação e segurança pública; O grupo que apresentar a melhor proposta será premiado na noite deste domingo

03/12/2016 -

Crise reduz número de assinantes de TV paga

O número de assinantes começou a cair já no início do ano passado. Em 2015, o setor perdeu 3,1% de sua base de clientes.

16/11/2016 -

Aplicativo para pedir comida e entregar na porta de sua casa

O cliente escolhe o prato, a quantidade de alimento, a hora da entrega (pode-se pedir com antecedência), os acompanhamentos, tendo todas as informações sobre os pratos – com preços bem visíveis e acessíveis – e o pagamento pode ser em cartão ou dinheiro.

25/10/2016 -

WhatsApp ganha chamadas em vídeo no Android

Versão beta do serviço de bate-papo traz nova função. Com nova função, app passa a competir com Messenger, Skype e Duo.

17/10/2016 -

Jovem registra BO após ter Facebook invadido e ser apontada como garota de programa em Lucas

O caso foi registrado na Polícia Militar de Lucas do Rio Verde, deve ser investigado.

06/10/2016 -

Como um menino de 12 anos acumulou uma dívida de 100 mil euros com o Google

Ele criou seu canal e começou a subir alguns vídeos. Para tentar faturar um dinheirinho, quis ativar o serviço AdSense, que paga por publicidade exibida nos uploads.

26/09/2016 -

Falsa promoção do Carrefour no WhatsApp infecta mais de 8 mi de brasileiros

Caso você tenha caído no golpe, é recomendado desinstalar o app malicioso, baixar um antivírus e fazer uma varredura no aparelho.

26/09/2016 -

WhatsApp libera citação de amigos em grupos; função ativa notificação

A pessoa receberá uma notificação no celular indicando que recebeu uma nova mensagem no grupo, mesmo que ele esteja silenciado.

26/09/2016 -

Aparelho promete criar bolha de privacidade e reduzir ruídos do ambiente

O Muzo se conecta nos smartphones através de Bluetooth 4.0 e possui bateria recarregável através de cabo microUSB com duração estimada de até 20h de uso

17/08/2016 -

Ford prevê carros sem volante e pedais nas ruas em 2021

Ford e Baidu fazem investimento de US$ 150 milhões na Velodyne. Empresa vai acelerar o desenvolvimento de sensores a laser.

17/08/2016 -

Aplicativo gratuito mede velocidade da internet móvel

O programa permite que o consumidor acompanhe a quantidade de dados que gasta e a qualidade do serviço em todo o país.

27/07/2016 -

O que os criminosos online esperam que você revele sobre sua identidade

Facebook e Twitter são os novos locais preferidos onde os criminosos escolhem suas vítimas.