Divida no Youtube

Como um menino de 12 anos acumulou uma dívida de 100 mil euros com o Google

Ele criou seu canal e começou a subir alguns vídeos. Para tentar faturar um dinheirinho, quis ativar o serviço AdSense, que paga por publicidade exibida nos uploads.

Fonte:MT Agora - Tudo Celular
06 de Outubro de 2016 as 20h 44min

O Google é uma empresa e, como tal, não deve ser encarada como a encarnação do bem e nem do mal. Sabemos que a companhia possui uma postura bastante duvidosa em relação à espionagem de seus usuários, mesmo que tente se mostrar bastante transparente, permitindo que apaguemos informações que não desejamos manter armazenadas.

Seja como for, ao menos a empresa possui um pouco de bom senso. Podemos afirmar isto porque a gigante das buscas perdoou uma dívida de 100 mil euros acumulada por um menino de 12 anos. Claro que não foi por pura bondade, a companhia apenas reconheceu que tudo não passou de um engano.

José Javier, um menino de 12 anos que mora em Alicante, na Espanha, tinha um sonho bastante comum para os garotos de sua geração: tornar-se um youtuber de sucesso. Ele criou seu canal e começou a subir alguns vídeos. Para tentar faturar um dinheirinho, quis ativar o serviço AdSense, que paga por publicidade exibida nos uploads.

No entanto, Javier cometeu um engano: ele ativou o AdWords, que faz justamente o contrário: cobra para mostrar propaganda de seu conteúdo e cobra a cada clique obtido. Enquanto o garoto achava que ia ganhar um poupudo pagamento pelas visualizações, tomou um susto: foi informado que já acumulara 100 mil euros em gastos, cerca de R$ 360 mil.

“Eu não sabia onde meu filho tinha se metido”, espantou-se a mãe de Javier, Imma Quesada.“Ele achava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário. E queria comprar instrumentos para a banda, coisas assim, embora também tenha dito ao amigo que, se ficassem ricos, iria comprar uma mansão”.

Javier tem uma banda e fez a inscrição no serviço junto a um amigo. Eles enviavam algumas de suas músicas ao YouTube. No momento da inscrição no serviço, foi pedido apenas uma conta bancária, uma conta poupança criada pelos pais para o menino juntar dinheiro para o futuro, e o nome do garoto.

Final feliz

A dívida foi acumulada desde agosto. Em setembro, chegaram as primeiras cobranças. A poupança de Javier, que tinha cerca de 2.000 euros, ficou no vermelho em poucas semanas. Sua mãe está desempregada, e seu pai é vendedor ambulante. Por sorte, o Google reconheceu que tudo não passou de engano, depois que um técnico em informática examinou o computador do menino e detectou o erro.

Analisamos este caso e não recebemos nenhum dinheiro da parte do usuário. Vamos cancelar o saldo pendente no AdWords. Vários serviços online, inclusive o Google AdWords, possuem restrições de seu uso conforme a idade. Sabemos da importância de se manter o entorno da família seguro na Internet, por isso os pais podem encontrar informações sobre como fazê-lo no Centro de Segurança Familiar do Google – comunicou a empresa.

No entanto, a mãe do menino segue preocupada. Seu filho ficou de castigo sem computador por um tempo, enquanto as cobranças ainda chegavam. E, mesmo depois de todo o ocorrido, ele não parece entender o que aconteceu.

Meu filho não sabia o que estava fazendo. Agora, ficou a criança mais famosa da escola e sua mãe aparece na televisão. Eu lhe pergunto se ele sabe as consequências daquilo que fez, mas ele parece que não percebe, acha que não vai acontecer nada. Nós somos mais realistas – observou Imma.

Pelo menos a banda vai ganhar alguma fama. Mas, se for para analisar a moral da história, no final das contas Javier não deve aprender a lição. Quem sabe quando ficar mais velho.


Veja o vídeos:

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Tipografia

Tipografia - Qual a sua importância em projetos web?

É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.

11 de Dezembro de 2019 as 14h18

Governo

Portal Gov.br reúne serviços em um só local

Cerca de 1,6 mil sites do Executivo serão migrados para a nova plataforma e mais de mil serviços serão digitalizados até 2020

30 de Agosto de 2019 as 12h42

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Segurança

Instagram anuncia novos recursos para combater o bullying

Usuários poderão restringir mensagens maldosas sem que o autor sabia disso. Outra ferramenta dará um alerta a pessoa que escrever postagem ofensiva.

08 de Julho de 2019 as 21h25

Levantamento

Mais de 60% dos jovens usam celular para pagamentos, indica pesquisa

De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis.

06 de Julho de 2019 as 22h21

Proteção De Dados

Gigantes da tecnologia tentam dar mais privacidade a usuários, mas esbarram no próprio modelo de negócio

Pressionados, Google e Facebook fazem promessas sobre o tema, mas dados de usuários ainda são 'moeda' importante no setor, dizem analistas.

04 de Julho de 2019 as 21h23

Instabilidade

WhatsApp tem instabilidade e não baixa áudio ou faz download de imagens

Mensageiro apresenta problemas para baixar áudios e imagens no aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web; Instagram e Facebook também estão com falhas

03 de Julho de 2019 as 11h50

Dados

Banda larga cresce 5,5% nos últimos 12 meses

Os dados foram divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as conexões registradas em maio.

24 de Junho de 2019 as 23h22

Invesigação

Congresso dos EUA vai investigar Facebook, Google, Microsoft e Apple

Objetivo é avaliar se empresas promoem práticas anticompetitivas

16 de Junho de 2019 as 16h17

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO