Divida no Youtube

Como um menino de 12 anos acumulou uma dívida de 100 mil euros com o Google

Ele criou seu canal e começou a subir alguns vídeos. Para tentar faturar um dinheirinho, quis ativar o serviço AdSense, que paga por publicidade exibida nos uploads.

06 de Outubro de 2016 as 20h 44min

O Google é uma empresa e, como tal, não deve ser encarada como a encarnação do bem e nem do mal. Sabemos que a companhia possui uma postura bastante duvidosa em relação à espionagem de seus usuários, mesmo que tente se mostrar bastante transparente, permitindo que apaguemos informações que não desejamos manter armazenadas.

Seja como for, ao menos a empresa possui um pouco de bom senso. Podemos afirmar isto porque a gigante das buscas perdoou uma dívida de 100 mil euros acumulada por um menino de 12 anos. Claro que não foi por pura bondade, a companhia apenas reconheceu que tudo não passou de um engano.

José Javier, um menino de 12 anos que mora em Alicante, na Espanha, tinha um sonho bastante comum para os garotos de sua geração: tornar-se um youtuber de sucesso. Ele criou seu canal e começou a subir alguns vídeos. Para tentar faturar um dinheirinho, quis ativar o serviço AdSense, que paga por publicidade exibida nos uploads.

No entanto, Javier cometeu um engano: ele ativou o AdWords, que faz justamente o contrário: cobra para mostrar propaganda de seu conteúdo e cobra a cada clique obtido. Enquanto o garoto achava que ia ganhar um poupudo pagamento pelas visualizações, tomou um susto: foi informado que já acumulara 100 mil euros em gastos, cerca de R$ 360 mil.

“Eu não sabia onde meu filho tinha se metido”, espantou-se a mãe de Javier, Imma Quesada.“Ele achava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário. E queria comprar instrumentos para a banda, coisas assim, embora também tenha dito ao amigo que, se ficassem ricos, iria comprar uma mansão”.

Javier tem uma banda e fez a inscrição no serviço junto a um amigo. Eles enviavam algumas de suas músicas ao YouTube. No momento da inscrição no serviço, foi pedido apenas uma conta bancária, uma conta poupança criada pelos pais para o menino juntar dinheiro para o futuro, e o nome do garoto.

Final feliz

A dívida foi acumulada desde agosto. Em setembro, chegaram as primeiras cobranças. A poupança de Javier, que tinha cerca de 2.000 euros, ficou no vermelho em poucas semanas. Sua mãe está desempregada, e seu pai é vendedor ambulante. Por sorte, o Google reconheceu que tudo não passou de engano, depois que um técnico em informática examinou o computador do menino e detectou o erro.

Analisamos este caso e não recebemos nenhum dinheiro da parte do usuário. Vamos cancelar o saldo pendente no AdWords. Vários serviços online, inclusive o Google AdWords, possuem restrições de seu uso conforme a idade. Sabemos da importância de se manter o entorno da família seguro na Internet, por isso os pais podem encontrar informações sobre como fazê-lo no Centro de Segurança Familiar do Google – comunicou a empresa.

No entanto, a mãe do menino segue preocupada. Seu filho ficou de castigo sem computador por um tempo, enquanto as cobranças ainda chegavam. E, mesmo depois de todo o ocorrido, ele não parece entender o que aconteceu.

Meu filho não sabia o que estava fazendo. Agora, ficou a criança mais famosa da escola e sua mãe aparece na televisão. Eu lhe pergunto se ele sabe as consequências daquilo que fez, mas ele parece que não percebe, acha que não vai acontecer nada. Nós somos mais realistas – observou Imma.

Pelo menos a banda vai ganhar alguma fama. Mas, se for para analisar a moral da história, no final das contas Javier não deve aprender a lição. Quem sabe quando ficar mais velho.


MT Agora - Tudo Celular

Veja o vídeos:

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Internet Móvel

5G já é realidade nos EUA e na Coreia do Sul: quando chegará ao Brasil?

Nesta semana, países tiveram o lançamento dos primeiros serviços comerciais da tecnologia — mas a maior parte do mundo ainda está na fase de testes, como o Brasil.

08 de Abril de 2019 as 23h17

Dados Expostos

Dados de 540 milhões de usuários do Facebook ficam expostos

Entre as informações vazadas estavam curtidas, comentários, fotos, músicas, informações sobre amigos, eventos e reservas de voos e hotéis dos usuários

04 de Abril de 2019 as 09h33

eSports Brasil

Prêmio eSports Brasil marca o reconhecimento do mercado de games no Brasil

O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país

25 de Março de 2019 as 20h59

Propaganda

Procon notifica Empiricus por propaganda de Bettina

A moça disse que nunca falou que transformou 1520 reais em 1 milhão

20 de Março de 2019 as 13h16

Nas Redes Sociais

Apenas 2 deputados de MT estão entre 100 parlamentares mais influentes

No ranking geral, a maior nota foi da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP)

18 de Março de 2019 as 09h46

Tecnologia

Brasil lança nova estrutura de telecomunicações na Antártida

Presidente Jair Bolsonaro comandou sessão de videoconferência na inauguração do sistema.

12 de Março de 2019 as 19h37

Integração De Redes Sociais

Zuckerberg confirma integração de Whatsapp, Messenger e Instagram Direct

Primeira medida será permitir que os contatos de um app sejam acessíveis nos demais. Mas isso ainda não tem data para começar a valer.

06 de Março de 2019 as 21h34

Site Instável

Facebook tem problemas e fica instável nesta sexta-feira

Problema foi sentido por alguns usuários no Brasil e nos Estados Unidos. Site de detecção DownDetector confirmou problemas na plataforma.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h42

InDeal

InDeal Consultoria em Mercados Digitais se manifesta através de nota de esclarecimento

A InDeal investe na capacitação de consultores para que todas as dúvidas sejam sanadas e os clientes satisfeitos.

22 de Fevereiro de 2019 as 08h16

Denúncia

Pedófilos usam YouTube para trocar informações sobre vídeos de crianças

Plataforma diz que está tomando ''medidas agressivas'' para conter o problema. Empresas como Disney e McDonald's retiraram anúncios de vídeos após divulgação de polêmica.

22 de Fevereiro de 2019 as 03h25

Ladrão de senhas

Criminosos brasileiros usam software espião de celular para roubar contas bancárias

Ladrão de senhas dá a criminosos a possibilidade de ver a tela do celular na vítima e controlar o aparelho pela internet. Software estava escondido em falsa atualização do WhatsApp.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h22

Lançamento

Com preço salgado e seis câmeras, Samsung lança celular dobrável

Aparelho tem duas telas, uma na parte da frente e uma na dobra. Galaxy Fold foi anunciado por US$ 1.980.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h11

Lançamento

''Buraco'' na tela, 5G, celular carregador e modo Instagram: Samsung lança os novos Galaxy S10

Nova aparelhos topo de linha da Samsung trazem novidades em relação aos anos anteriores, com mais conectividade e funções.

20 de Fevereiro de 2019 as 20h47

Vendas De Dados No Submundo Da Web

Sites confirmam invasões após dados de milhões de usuários serem vendidos por hackers

Publicação encontrou pacote à venda na web.

16 de Fevereiro de 2019 as 15h32

Atualização Do WhatsApp

Atualização do WhatsApp que limita encaminhamentos de mensagens começa a ser distribuída

Nova versão chega também com novas opções para fotos no aplicativo.

24 de Janeiro de 2019 as 00h46

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO