Tecnologia

Como o WhatsApp ganha dinheiro?

Recentemente o WhatsApp lançou a versão “Business”, que tem como foco ajudar empreendedores a melhorar a comunicação com clientes

22 de Agosto de 2018 as 13h 47min

Em uma busca rápida no Google, ao digitarmos as palavras “como o WhatsApp”, logo aparecem diversas opções para completar a frase, entre elas, nos primeiros resultados, a sequência “ganha dinheiro”. Uma das maiores dúvidas dos brasileiros, portanto, é: “como o WhatsApp gera capital?”.

O grande fator de curiosidade de quem pesquisa tem explicação, já que atualmente o mensageiro mais utilizado no país é disponibilizado de forma gratuita nas lojas de aplicativos Apple Store (iOS) e Google Play (Android). Faria sentido, se compararmos com outros aplicativos que utilizam modelo de negócio parecido ao WhatsApp, que o app de mensagem permitisse a veiculação de propagandas no software, mas não é o que acontece.

Inicialmente, logo que chegou ao Brasil, para utilizar o aplicativo era necessário que o usuário pagasse uma pequena taxa anual, mas depois de um tempo ele se tornou totalmente gratuito. Em 2014, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, havia dito que o app estava no caminho para “conectar 1 bilhão de pessoas”. De acordo com dados divulgados recentemente, o mensageiro atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários, com um total de 60 bilhões de mensagens enviadas diariamente.

Como, então, é possível receber mensagens de familiares nos grupos do aplicativo alertando sobre os mais diversos assuntos, desde os impactos do uso de agrotóxicos até como se condicionar a uma rotina mais saudável, já que não há mensalidade ou propagandas? A resposta é simples: o WhatsApp não gera receita, pelo contrário, ele dá prejuízo.

Desde que o Facebook adquiriu o aplicativo de mensagens, em 2014, diversos estudiosos do campo da tecnologia questionam o modelo de negócio da empresa e tentam mirar nas estratégias futuras para a companhia gerar receita. Em entrevista à BBC, o professor de Marketing da Fundação Getúlio Vargas, Leandro Guissoni, ressalta a barreira que o app encontrou para sua expansão quando cobrava tarifa — abolida em 2016. “Isso era um obstáculo para o aumento do número de usuários, porque era preciso pagar com cartão de crédito, e muita gente não tem”.

Quando Mark Zuckerberg adquiriu o mensageiro sabia dos déficits que teria como retorno; sua preocupação, no entanto, não era das maiores, já que o Facebook tinha capital suficiente para sustentar o modelo de negócio do aplicativo de mensagens.

Analistas projetam que o Facebook esteja estudando aos poucos maneiras efetivas de ganhar dinheiro com o WhatsApp, mas sem abrir mão da filosofia do aplicativo verde e desagradar bruscamente os usuários.

O mensageiro, no entanto, acaba servindo como contribuição para o Facebook, já que capta informações do comportamento do usuário e auxilia na personalização de propagandas que a rede social de Zuckerberg divulga. Essa função, no entanto, levantou debates sobre a privacidade dos usuários e as restrições tecnológicas que o programa de mensagens deveria ter no acesso a determinados dados. O governo britânico, inclusive, abriu investigações sobre uma eventual violação das leis de privacidade.

Recentemente o WhatsApp lançou a versão “Business”, que tem como foco ajudar empreendedores a melhorar a comunicação com clientes; a novidade, no entanto, é paga e uma maneira de gerar receita. As propagandas, porém, ainda não chegaram. “Sem anúncios! Sem jogos! Sem truques!”, foi o que escreveu Brian Acton, co-fundador do mensageiro, para dar o norte de como seria o plano de negócio de um dos aplicativos mais famosos da história. 


Assessoria

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Internet Móvel

5G já é realidade nos EUA e na Coreia do Sul: quando chegará ao Brasil?

Nesta semana, países tiveram o lançamento dos primeiros serviços comerciais da tecnologia — mas a maior parte do mundo ainda está na fase de testes, como o Brasil.

08 de Abril de 2019 as 23h17

Dados Expostos

Dados de 540 milhões de usuários do Facebook ficam expostos

Entre as informações vazadas estavam curtidas, comentários, fotos, músicas, informações sobre amigos, eventos e reservas de voos e hotéis dos usuários

04 de Abril de 2019 as 09h33

eSports Brasil

Prêmio eSports Brasil marca o reconhecimento do mercado de games no Brasil

O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país

25 de Março de 2019 as 20h59

Propaganda

Procon notifica Empiricus por propaganda de Bettina

A moça disse que nunca falou que transformou 1520 reais em 1 milhão

20 de Março de 2019 as 13h16

Nas Redes Sociais

Apenas 2 deputados de MT estão entre 100 parlamentares mais influentes

No ranking geral, a maior nota foi da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP)

18 de Março de 2019 as 09h46

Tecnologia

Brasil lança nova estrutura de telecomunicações na Antártida

Presidente Jair Bolsonaro comandou sessão de videoconferência na inauguração do sistema.

12 de Março de 2019 as 19h37

Integração De Redes Sociais

Zuckerberg confirma integração de Whatsapp, Messenger e Instagram Direct

Primeira medida será permitir que os contatos de um app sejam acessíveis nos demais. Mas isso ainda não tem data para começar a valer.

06 de Março de 2019 as 21h34

Site Instável

Facebook tem problemas e fica instável nesta sexta-feira

Problema foi sentido por alguns usuários no Brasil e nos Estados Unidos. Site de detecção DownDetector confirmou problemas na plataforma.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h42

InDeal

InDeal Consultoria em Mercados Digitais se manifesta através de nota de esclarecimento

A InDeal investe na capacitação de consultores para que todas as dúvidas sejam sanadas e os clientes satisfeitos.

22 de Fevereiro de 2019 as 08h16

Denúncia

Pedófilos usam YouTube para trocar informações sobre vídeos de crianças

Plataforma diz que está tomando ''medidas agressivas'' para conter o problema. Empresas como Disney e McDonald's retiraram anúncios de vídeos após divulgação de polêmica.

22 de Fevereiro de 2019 as 03h25

Ladrão de senhas

Criminosos brasileiros usam software espião de celular para roubar contas bancárias

Ladrão de senhas dá a criminosos a possibilidade de ver a tela do celular na vítima e controlar o aparelho pela internet. Software estava escondido em falsa atualização do WhatsApp.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h22

Lançamento

Com preço salgado e seis câmeras, Samsung lança celular dobrável

Aparelho tem duas telas, uma na parte da frente e uma na dobra. Galaxy Fold foi anunciado por US$ 1.980.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h11

Lançamento

''Buraco'' na tela, 5G, celular carregador e modo Instagram: Samsung lança os novos Galaxy S10

Nova aparelhos topo de linha da Samsung trazem novidades em relação aos anos anteriores, com mais conectividade e funções.

20 de Fevereiro de 2019 as 20h47

Vendas De Dados No Submundo Da Web

Sites confirmam invasões após dados de milhões de usuários serem vendidos por hackers

Publicação encontrou pacote à venda na web.

16 de Fevereiro de 2019 as 15h32

Atualização Do WhatsApp

Atualização do WhatsApp que limita encaminhamentos de mensagens começa a ser distribuída

Nova versão chega também com novas opções para fotos no aplicativo.

24 de Janeiro de 2019 as 00h46

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO