Dicas

Está procrastinando? Apps te ajudam a fugir das tentações da internet

São tantas coisas para serem vistas em Facebook, WhatsApp e Instagram, que é difícil manter o foco nas outras tarefas do dia

Fonte:MT Agora - UOL
20 de Março de 2017 as 08h 10min

Alguém aí duvida da capacidade que a internet tem de desviar a nossa atenção? Produtividade e procrastinação sempre foram rivais, mas a sedução da tecnologia fez a balança pender mais. São tantas coisas para serem vistas em Facebook, WhatsApp e Instagram, que é difícil manter o foco nas outras tarefas do dia.

Ângelo Cavalcante, 20, conseguiu ser aprovado em oito vestibulares de medicina neste ano. Para tanto, conta, precisou abandonar o celular: "Para render melhor nos estudos, apaguei o Facebook, mudei o número do WhatsApp, desativei as notificações e só usava o celular para ler mensagens dos grupos do cursinho".

Entre os profissionais, a tentação também é grande. É difícil imaginar que até pouco tempo atrás existiam empresas que limitavam ou bloqueavam o acesso dos funcionários à internet para evitar distrações. Hoje, a conectividade passou a ser inclusive incentivada. Mas o lado ruim da disponibilidade é o acesso ao vasto mundo das tentações online.

Christian Barbosa, especialista em produtividade e autor de seis livros sobre o tema, defende que o efeito da distração nos resultados deve ser medido para ser corrigido. "Você não gerencia o que não mede", diz. Então, propõe ele, aposte em gráficos e relatórios para mostrar o desperdício de tempo.

De inimiga a aliada
Por outro lado, a tecnologia também pode ser sua melhor amiga na hora de regular as distrações.

Por exemplo, se você quer descobrir quanto tempo gasta com distrações, tente o RescueTime, um software que monitora todos os seus passos na internet e gera relatórios detalhados. Com ele, você tomará a primeira providência indicada por Barbosa: medir.

Depois de saber o quanto desperdiça de tempo, parta para ferramentas que ajudam a manter o foco, como o StayFocusd, uma extensão para o Google Chrome.

Ela serve para restringir a quantidade de tempo que você gasta em certos sites e te dá muitas opções de configurações. Funciona assim: depois de um tempo navegando, a página escolhida por você é bloqueada pelo resto do dia.

Outras opções nesse sentido são os aplicativos SelfControl e Hey Focus, ambos para Mac, que também controlam seu tempo de navegação. Para Windows, existe o Cold Turkey, que bloqueia redes sociais e jogos de acordo com a sua necessidade.

Se o problema é o feed do Facebook, a solução pode ser o News Feed Eradicator for Facebook. Essa extensão para Google Chrome transforma todos os posts da rede social em frases motivacionais. É, no mínimo, engraçado. "É fácil largar o Facebook. Já o fiz centenas de vezes", teria dito o escritor americano Mark Twain, segundo o programa.

Em última instância...
Não quer instalar extensões ou usar aplicativos nesta árdua tarefa? Em última instância, o jeito é mesmo deixar o celular bem longe.

Christian Barbosa sugere que você desligue o celular, feche o navegador e foque no trabalho. Depois, compare a experiência e os resultados que você alcançou sem essas interferências.


COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Tipografia

Tipografia - Qual a sua importância em projetos web?

É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.

11 de Dezembro de 2019 as 14h18

Governo

Portal Gov.br reúne serviços em um só local

Cerca de 1,6 mil sites do Executivo serão migrados para a nova plataforma e mais de mil serviços serão digitalizados até 2020

30 de Agosto de 2019 as 12h42

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Segurança

Instagram anuncia novos recursos para combater o bullying

Usuários poderão restringir mensagens maldosas sem que o autor sabia disso. Outra ferramenta dará um alerta a pessoa que escrever postagem ofensiva.

08 de Julho de 2019 as 21h25

Levantamento

Mais de 60% dos jovens usam celular para pagamentos, indica pesquisa

De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis.

06 de Julho de 2019 as 22h21

Proteção De Dados

Gigantes da tecnologia tentam dar mais privacidade a usuários, mas esbarram no próprio modelo de negócio

Pressionados, Google e Facebook fazem promessas sobre o tema, mas dados de usuários ainda são 'moeda' importante no setor, dizem analistas.

04 de Julho de 2019 as 21h23

Instabilidade

WhatsApp tem instabilidade e não baixa áudio ou faz download de imagens

Mensageiro apresenta problemas para baixar áudios e imagens no aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web; Instagram e Facebook também estão com falhas

03 de Julho de 2019 as 11h50

Dados

Banda larga cresce 5,5% nos últimos 12 meses

Os dados foram divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as conexões registradas em maio.

24 de Junho de 2019 as 23h22

Invesigação

Congresso dos EUA vai investigar Facebook, Google, Microsoft e Apple

Objetivo é avaliar se empresas promoem práticas anticompetitivas

16 de Junho de 2019 as 16h17

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO