Sistema Multimídia

Ford, Toyota e outras montadoras se unem por sistema multimídia

Consórcio quer desenvolver código aberto para carros. Ideia é rivalizar com as principais empresas da área: Apple e Google.

Fonte:MT Agora - G1
05 de Janeiro de 2017 as 23h 04min

Bob Carter, vice-presidente de operações da Toyota, apresenta carro-conceito na na CES; montadora se juntou a outras para desenvolver sistema rival ao Android Auto e ao CarPlay (Foto: Jae C. Hong/AP)

Ford, Toyota, Peugeot, Citroën, Subaru, Suzuki e Mazda anunciaram na última  quarta-feira (4) uma parceria para desenvolver sistemas de conectividade para carros.

A base é um programa chamado "SmartDeviceLink", ou SDL (na sigla em inglês), desenvolvido pela Ford, que permite conectar aplicativos de smartphones às telas dos painéis dos veículos. Ele seria uma alternativa aos dois principais sistemas do tipo para carros: o CarPlay, da Apple, e o Android Auto, do Google.

A ideia é deixá-lo com código aberto, para incentivar outras empresas desenvolverem aplicativos inovadores e mais seguros para promover a interatividade entre carros e smartphones.

A tecnologia SDL integra os aplicativos de smartphone aos veículos através de botões no painel, telas de exibição e tecnologia de reconhecimento de voz.

Há 1 ano a montadora e a Toyota já tinham anunciado que usariam esse sistema. A Ford, no entanto, oferece CarPlay e Android Auto nos carros equipados com a central multimídia Sync3. A Toyota, não.

Agora, as duas ganharam mais parceiros e a aliança será chamada de SmartDeviceLink Consortium, que vai cuidar do programa e de seu desenvolvimento, estudando as formas de conectar carros aos smartphones.

Mais parceiros
Além das montadoras, o grupo conta também com fabricantes de centrais multimídia e desenvolvedores como Elektrobit Automotive, Luxoft Holding and Xevo. Harman, agora pertencente à Samsung, Panasonic, Pioneer e QNX também anunciaram intenção de participar.

Adotar um padrão de conectividade não relacionado à Apple ou Google pode ajudar as montadoras na China, maior mercado automotivo global, onde companhias locais como Alibaba Group Holding são grandes participantes em serviços e mapeamento em aparelhos móveis.

O Google tem uma presença limitada na China, embora a empresa já tenha sinalizado que pode se expandir no país.

Fiat Chrysler se une ao Google
A dona do Android Auto já tinha oferecido o código do sistema a montadoras, para que ajudassem a desenvolvê-lo.

Na última terça-feira (3), a Fiat Chrysler e o Google anunciaram que apresentarão durante a CES, maior feira de tecnologia do mundo, um Chrysler 300 com o sistema Android integrado à central multimídia UConnect.

A diferença disso para o Android Auto é que o novo sistema permitirá que aplicativos como Google Maps e o Spotify rodem dentro da central da Fiat, mantendo a "cara" e os recursos dessa central. O Android Auto, que é mais simples, não roda dentro das centrais; ele funciona "puxando" os dados do smartphone conectado à central e possui uma interface própria e bastante limitada.


COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Tipografia

Tipografia - Qual a sua importância em projetos web?

É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.

11 de Dezembro de 2019 as 14h18

Governo

Portal Gov.br reúne serviços em um só local

Cerca de 1,6 mil sites do Executivo serão migrados para a nova plataforma e mais de mil serviços serão digitalizados até 2020

30 de Agosto de 2019 as 12h42

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Segurança

Instagram anuncia novos recursos para combater o bullying

Usuários poderão restringir mensagens maldosas sem que o autor sabia disso. Outra ferramenta dará um alerta a pessoa que escrever postagem ofensiva.

08 de Julho de 2019 as 21h25

Levantamento

Mais de 60% dos jovens usam celular para pagamentos, indica pesquisa

De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis.

06 de Julho de 2019 as 22h21

Proteção De Dados

Gigantes da tecnologia tentam dar mais privacidade a usuários, mas esbarram no próprio modelo de negócio

Pressionados, Google e Facebook fazem promessas sobre o tema, mas dados de usuários ainda são 'moeda' importante no setor, dizem analistas.

04 de Julho de 2019 as 21h23

Instabilidade

WhatsApp tem instabilidade e não baixa áudio ou faz download de imagens

Mensageiro apresenta problemas para baixar áudios e imagens no aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web; Instagram e Facebook também estão com falhas

03 de Julho de 2019 as 11h50

Dados

Banda larga cresce 5,5% nos últimos 12 meses

Os dados foram divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as conexões registradas em maio.

24 de Junho de 2019 as 23h22

Invesigação

Congresso dos EUA vai investigar Facebook, Google, Microsoft e Apple

Objetivo é avaliar se empresas promoem práticas anticompetitivas

16 de Junho de 2019 as 16h17

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO