Telecomunicação

Leilão da tecnologia 5G vai garantir conectividade para áreas isoladas no Brasil

Chamada pública está aberta para aprimorar o Edital de Licitação das faixas de radiofrequências que permitirão a implementação da tecnologia de quinta geração no País; saiba mais sobre a internet 5G

Fonte: Anatel
01 de Março de 2020 as 18h 30min

O 5G é um salto qualitativo. Vai permitir várias aplicações que passam pela Saúde, da Educação, da Segurança Pública, Mobilidade Urbana. - Foto: Ascom/Anatel

As redes de telecomunicações evoluíram rapidamente em todo mundo. Basta imaginar que o Brasil completa 30 anos desde a chegada dos primeiros telefones móveis. Isso aconteceu no dia 30 de dezembro de 1990, quando 667 linhas começaram a funcionar no município do Rio de Janeiro (RJ).

De lá para cá, várias gerações de padrões e tecnologias de telefonia móvel se difundiram por todo mundo. A quarta geração (4G) expandiu tanto as possibilidade de uso, especialmente de transferência de dados e acesso a internet que, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP/2019), o Brasil possui mais de 230 milhões de smartphones ativos.

A inclusão digital chegou para boa parte dos brasileiros e uma nova fronteira tecnológica se desvela no horizonte: a implantação da tecnologia 5G no País.

Diferente das tecnologias anteriores, esse novo paradigma vai muito além de aumentar a velocidade de transferência de dados. "É permitir que tenhamos serviços mais avançados de maneira a beneficiar toda a sociedade. A humanidade vai evoluindo conforme alguns eventos. Esse evento do 5G é um salto qualitativo. Vai permitir várias aplicações que passam pela saúde, da educação, da segurança pública, mobilidade urbana. São várias aplicações que cada pessoa vai sentir no seu cotidiano", acredita o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móveis Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Marcos Ferrari.

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, o 5G vai remodelar a práticas sociais e os meios produtivos. "Se trata de um guarda-chuva que vai catalisar diversas tecnologias como: inteligência artificial, análise decorrente de Big Data, o uso de inteligência a partir de machine learning decorrente de Inteligência Artificial). Portanto, além de uma vazão de dados maior, o 5G oferece novas facetas, notadamente a Internet das Coisas", detalha.

Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é a troca de informações entre quaisquer dispositivos com acesso a internet. É uma rede gigante de coisas e pessoas conectadas que coleta e compartilha dados sobre o modo como os aparelhos são usados e sobre o ambiente ao redor deles.

Isso inclui um número extraordinário de dispositivos de todas as formas e tamanhos. De micro-ondas inteligentes, que cozinham automaticamente seu alimento pelo tempo certo, até carros autônomos, cujos sensores complexos detectam objetos em seu caminho.

Até mesmo no comércio pode ser utilizado a IoT. Com sensores em uma loja, é possível descobrir em quais locais os clientes passam mais tempo ou quais produtos são consumidos, inclusive realizando o pedido aos fornecedores de forma automática, conforme o estoque de algum produto fique baixo. Tudo isso são exemplos de IoT.

A IoT permite várias ​possibilidades de comunicação, muitas das quais ainda não é possível entender completamente o impacto. E a tecnologia 5G vai ampliar tudo isso trazendo a massificação da Internet das Coisas.

Em uma escala ampla, a IoT massiva pode ser aplicada a coisas como redes de transporte em cidades inteligentes, que podem nos ajudar a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência de coisas como o uso de energia e redução do tempo de deslocamento.

Próximos passos brasileiro
A Anatel abriu consulta pública para colher contribuições para aprimorar o Edital de Licitação das faixas de radiofrequências que permitirão a implementação da tecnologia de quinta geração (5G) no Brasil. As contribuições da sociedade podem ser feitas até o dia 2 de abril de 2020. Nesse período, haverá audiência pública em Brasília para fomentar o debate sobre o edital. A data da reunião ainda não foi definida. 

O edital propõe a licitação das faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz e traz, como novidade, a inclusão de mais 100 MHz na faixa de 3,5 GHz. "O edital que a Anatel vem elaborando provavelmente será o maior edital de direito de uso de radiofrequência da história do Brasil. Trabalhamos intensamente para realizar o leilão ainda em 2020. Se assim o fizermos, o Brasil está junto com os países que estão na vanguarda, como os países da Europa", declarou o presidente da Anatel, Leonardo Euler.

O secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Victor Meneses, lembrou que a Anatel usará, no Edital de Licitação, compromissos de abrangência para levar conectividade para áreas que ainda precisam. "Muitas vezes há áreas isoladas que não são atrativas do ponto de vista econômico. Uma operadora, para ir até lá, muitas vezes ela vai tomando prejuízo ou vai ganhando muito pouco. Às vezes não há uma atração. Então colocamos ali aquelas áreas que devem ser priorizadas como compromissos de cobertura que a Anatel vai estabelecer no edital. Impõe obrigações para que a gente possa ter o país inteiro conectado", detalhou Meneses

A primeira grande etapa desse processo é a Consulta Pública. Após isso, é preciso analisar, individualmente, cada uma das contribuições que forem enviadas. Depois, a Anatel adequa a proposta. "Fazemos um modelo de negócios hipotético onde são estimados os custos para precificar o direito de uso da faixa. Essa proposta é submetida ao crivo do TCU, que tem até 150 dias para se pronunciar. Na sequência, os autos vão para a AGU, retornam para a área técnica da Anatel e vão para o Conselho Diretor, onde é designado um relator da matéria. Há todos esse trâmite legal, mas eu acredito ser bastante factível realizar este leilão ainda em 2020", acredita Euler.


COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Turbine seu inglês

Os Melhores canais do Youtube para Turbinar seu inglês

Vale muito a pena visitar esses canais e aprender sempre um pouco mais

26 de Março de 2020 as 09h01

Tipografia

Tipografia - Qual a sua importância em projetos web?

É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.

11 de Dezembro de 2019 as 14h18

Governo

Portal Gov.br reúne serviços em um só local

Cerca de 1,6 mil sites do Executivo serão migrados para a nova plataforma e mais de mil serviços serão digitalizados até 2020

30 de Agosto de 2019 as 12h42

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Segurança

Instagram anuncia novos recursos para combater o bullying

Usuários poderão restringir mensagens maldosas sem que o autor sabia disso. Outra ferramenta dará um alerta a pessoa que escrever postagem ofensiva.

08 de Julho de 2019 as 21h25

Levantamento

Mais de 60% dos jovens usam celular para pagamentos, indica pesquisa

De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis.

06 de Julho de 2019 as 22h21

Proteção De Dados

Gigantes da tecnologia tentam dar mais privacidade a usuários, mas esbarram no próprio modelo de negócio

Pressionados, Google e Facebook fazem promessas sobre o tema, mas dados de usuários ainda são 'moeda' importante no setor, dizem analistas.

04 de Julho de 2019 as 21h23

Instabilidade

WhatsApp tem instabilidade e não baixa áudio ou faz download de imagens

Mensageiro apresenta problemas para baixar áudios e imagens no aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web; Instagram e Facebook também estão com falhas

03 de Julho de 2019 as 11h50

Dados

Banda larga cresce 5,5% nos últimos 12 meses

Os dados foram divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as conexões registradas em maio.

24 de Junho de 2019 as 23h22

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO