Tecnologia

Mais de 96% dos mato-grossenses têm acesso à internet pelo celular, diz IBGE

Maioria utiliza a internet para trocar mensagens de texto, de voz, imagens e vídeos por aplicativos de celular. Dados da PNAD foram divulgados nesta segunda-feira.

Uso do Celular | 05 de Março de 2018 as 23h 14min
MT Agora - Lidiane Moraes | G1

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último trimestre de 2016, demonstrou que 96,4% da população de Mato Grosso têm acesso à internet pelo celular. A maioria utiliza a internet para trocar mensagens de texto, de voz, imagens e vídeos, por aplicativos de celular.

Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 70 pesquisados visitaram 4.900 entrevistas nos domicílios, entre outubro e dezembro de 2016.

De acordo com a pesquisa, 753 mil domicílios têm acesso à internet, o que corresponde a 67,6% dos domicílios do estado.

Mais de 1,8 milhão de pessoas acima de 10 anos revelaram ter acesso à internet neste período.

A pesquisa indicou ainda que as mulheres representam a maioria dos usuários da internet em Mato Grosso. Mais de 900 mil mulheres tiveram acesso à internet, ou seja, 66,9% das mulheres do estado, com idade acima de 10 anos.

No caso dos homens da mesma faixa etária, 869 mil estão conectados. O número representa 62,2%.

Conversar por chamada de voz ou vídeo motivou 80,4% dos acessos à internet. Assistir a vídeos, programas, séries e filmes, foi a escolha de 76,2% das pessoas que acessaram. Outros 71,8% dos acessos foram para enviar ou receber e-mail.

Celulares
Em mais de 97% dos domicílios pesquisados havia algum morador com telefone celular e cerca de 471 mil domicílios no estado (42,3%) possuem microcomputador ou tablet.

Desconectados
Um total de 361 mil, ou seja, 32,4% dos domicílios não havia acesso à internet. Os principais motivos alegados para a falta de internet foram serviço caro, falta de interesse, serviço indisponível e falta de conhecimento sobre como usar a internet.

Televisão
A pesquisa também revelou que 94,4% dos domicílios de Mato Grosso possuem televisão e, dentre os que tinham, 58,7% eram de tela fina. Comparando com os dados nacionais, Mato Grosso está à frente, pois no Brasil, 53,8% dos televisores eram de tela fina.

Em somente 5,6% dos domicílios pesquisados não havia televisão.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

27º

COTAÇÃO