Tecnologia

Os carros inteligentes são vulneráveis ​​a hackers?

A ideia não é substituí-lo, mas, sim, deixar a sua viagem mais confortável e também mais tranquila.

Fonte: MT Agora
22 de Janeiro de 2021 as 14h 21min

O conceito de “coisas inteligentes” já está tomando conta do mercado mundial. Seja um celular, aparelhos domésticos, sistema de sons e até mesmo lâmpadas, o conceito traz mais tecnologia e praticidade para as nossas vidas. O mesmo acontece com os já famosos carros inteligentes.

Imagine ter um trabalho mínimo no momento de dirigir o seu veículo estrada afora. Agora isso já é possível. Os carros inteligentes possuem autonomia para se locomover sem a necessidade de um motorista. Mas, isso significa que não há necessidade de tirar a carteira de habilitação.

Bom, as coisas não são bem assim. Afinal, o condutor ainda precisa ter noção das regras de trânsito. A ideia não é substituí-lo, mas, sim, deixar a sua viagem mais confortável e também mais tranquila. Além disso, é preciso definir um trajeto antes mesmo de ligarem as chaves, essa parte é realizada por humanos.

Para não deixar dúvidas, podemos adicionar ao conceito de carro inteligente a capacidade do automóvel utilizar uma comunicação inteligente - que se integra a outras aplicações - para criar uma esfera segura que envolve o próprio trânsito e também outros carros.

Assim, esse automóvel inteligente sabe o momento de frear, quando outro veículo está muito perto, etc. Com o auxílio de mapas, consegue também prever acidentes, semáforos, radares e a velocidade permitida em uma estrada.

Na prática, o carro inteligente parece um verdadeiro sonho, mas existe uma preocupação pertinente entre os seus donos: será possível hackear a máquina? Será necessário baixar uma VPN específica? Bom, por se tratar de uma tecnologia em avanço, podemos afirmar que casos não agradáveis podem acontecer, como falhas no sistema.

Por ser um mercado emergente, as empresas que fabricam os carros inteligentes já estão pensando em alternativas para barrar qualquer atitude ilegal que envolve invasão de sistemas. Caso você queira conhecer ainda mais sobre o tema, basta continuar lendo o artigo!

Quais são as tecnologias utilizadas por esses carros?
Para que seus sistemas sejam de fato inteligentes, diversas tecnologias são integradas aos carros, permitindo a sua locomoção e também exatidão. Veja as principais:

  • Controle adaptativo de velocidade;

  • Travamento automático contra colisão frontal;

  • Reconhecimentos de placas e sinais;

  • Assistente para troca de pistas;

  • Direção assistida.

Todos os itens acima permitem que o automóvel monitore o próprio movimento, permitindo, também, maior segurança aos usuários. Por exemplo: é possível informar que há uma criança no carro e, por isso, o seu cinto não pode ser destravado até o momento que estiver em repouso.

Carros inteligentes podem ser hackeados?
A resposta é sim - infelizmente. Apesar da tecnologia avançada, pessoas de má índole conseguem entrar dentro de sistemas de carros inteligentes. Atualmente, ainda não há a possibilidade do motorista ter uma rede privada, por exemplo, para ter certeza que poucas pessoas e com permissão consigam acessar ao seu sistema.

Outro ponto negativo é que ainda não foram criados antivírus para esses sistemas. Como eles são conectados à internet, podem sofrer com ameaças de vírus, assim como um site da web. Resumindo: apesar de inteligentes, os carros modernos podem ser hackeados, dessa forma, qualquer cuidado precisa ser tomado.

Alguns são:

  • não deixar qualquer um pilotar o automóvel;

  • não conectar via bluetooth ou rede wi-fi outros aparelhos inteligentes que não sejam confiáveis;

  • não levar para revisão em locais suspeitos.

Quais são as expectativas futuras?
Uma das maiores expectativas da indústria é que rede privada específica para carros inteligentes seja criada. Ferramentas usuais contra hackers, como VPN, não podem (ainda) ser integradas a um carro inteligente; mas esperamos que a indústria desenvolva ferramentas semelhantes em um futuro próximo.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Novos recursos

WhatsApp libera recurso que facilita compras para todos os usuários

O aplicativo ganhou uma função de carrinho de compras que permite escolher produtos e fazer pedidos

08 de Dezembro de 2020 as 12h37

Canal Digital

Uso dos canais digitais do Sicoob cresce e permite que a comunidade cooperativa continue ativa durante a quarentena

Entre março e maio, a quantidade de transações nos canais digitais do Sicoob cresceu 37%

07 de Julho de 2020 as 13h40

DPVAT

Aplicativo do Seguro DPVAT registra mais 138 mil downloads no 1º semestre de 2020

Seguradora Líder aprimorou a ferramenta, permitindo que documentos sejam enviados pelos usuários por meio de fotos ou arquivos diretamente nocelular

07 de Julho de 2020 as 07h40

Novos Empreendedores

Milennials: por que essa é a geração de novos empreendedores?

A geração dos millennials vem sendo manchete por sua veia empreendedora. Estariam os millennials impulsionando uma nova revolução de startups?

22 de Junho de 2020 as 15h35

Turbine seu inglês

Os Melhores canais do Youtube para Turbinar seu inglês

Vale muito a pena visitar esses canais e aprender sempre um pouco mais

26 de Março de 2020 as 09h01

Telecomunicação

Leilão da tecnologia 5G vai garantir conectividade para áreas isoladas no Brasil

Chamada pública está aberta para aprimorar o Edital de Licitação das faixas de radiofrequências que permitirão a implementação da tecnologia de quinta geração no País; saiba mais sobre a internet 5G

01 de Março de 2020 as 18h30

Tipografia

Tipografia - Qual a sua importância em projetos web?

É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.

11 de Dezembro de 2019 as 14h18

Governo

Portal Gov.br reúne serviços em um só local

Cerca de 1,6 mil sites do Executivo serão migrados para a nova plataforma e mais de mil serviços serão digitalizados até 2020

30 de Agosto de 2019 as 12h42

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO