eSports Brasil

Prêmio eSports Brasil marca o reconhecimento do mercado de games no Brasil

O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país

25 de Março de 2019 as 20h 59min

O cenário brasileiro de eSports foi exaltado no final de 2018. Algumas das mais importantes figuras dos esportes tradicionais, e também dos jogos eletrônicos, estiveram presentes no Prêmio eSports Brasil. O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país. A expectativa é que o espaço para esses atletas continue a aumentar a cada ano.

Foi a segunda edição do prêmio, que começou em 2017 como resposta pelo crescimento do eSports no país. Porém, foi apenas no ano passado que o evento ganhou maior visibilidade. Foram 16 categorias premiadas, sendo duas com votos populares e as outras com um júri técnico selecionado. O evento conseguiu maior exposição pela parceria realizada entre o canal esportivo SporTV e a empresa voltada para os jogos virtuais Go4it.

Com mais de 20 milhões de espectadores, o Brasil se transformou em um dos países com mais força neste mercado, sendo o terceiro mais popular. Uma pesquisa relizada pela empresa NewZoo, de 2018, mostra um crescimento de quase 20% anuais na audiência brasileira. O país só perde para a China, líder absoluta com mais de 70 milhões de fãs, e para os Estados Unidos, que têm cerca de 23 milhões de pessoas que acompanham os torneios.

A criação do Prêmio eSports Brasil foi apenas um passo para o reconhecimento dos jogos eletrônicos por aqui. O principal nome da noite foi André “Nesk” Oliveira, jogador profissional do game Rainbow Six Siege. O jovem de 24 anos, que atua na Team Liquid, venceu a categoria Atleta de eSports do Ano, após fazer uma excelente temporada e ganhar o título da Pro League Season 7 com a equipe que conta apenas com brasileiros.

Crescimento no mundo e patrocínios
A expansão do mercado de eSports não se restringe ao Brasil, já que acontece no mundo inteiro. Atualmente, existem diferentes torneios e eventos de grandes proporções que devem gerar uma receita de US$ 1 bilhão em 2019. Um número recorde para o mercado de games, que acontece principalmente pelo apoio de grandes empresas. O Prêmio eSports Brasil, por exemplo, teve o patrocínio da Samsung.

Grande parte dos times funcionam da mesma maneira, e conseguem se sustentar pelos patrocinadores. A norte-americana Cloud9, que segundo a Forbes é o time mais rentável do mercado, tem contratos generosos com a Puma e também com a AT&T, do ramo de tecnologia. Outras grandes empresas internacionais, como a Audi e até a Swift, já participaram diretamente deste mercado em crescimento.

Porém, são os portais de apostas online responsáveis pelas principais parcerias no eSports. Eles conseguiram ver potencial nestes torneios, antes mesmo da mídia e das empresas tradicionais. O site da Betway está presente em diferentes competições como patrocinador oficial, além de possuir acordos com algumas equipes de renome. Os brasileiros da MIBR, por exemplo, que disputam torneios de CS:GO, contam com a ajuda do portal desde a criação do time.

As empresas que trabalham com periféricos e equipamentos para games também aproveitam este crescimento. A Razer é a principal delas, pois conseguiu notoriedade por ter acordos com diferentes times e jogadores. Ela é a principal fornecedora de mouses, teclados e fones para os profissionais, e também costuma estampar a marca em algumas camisas e eventos de franquias famosas do eSports.

América Latina ainda sofre
Apesar do Brasil ser uma referência, principalmente nos números de audiência, a América Latina ainda sofre com a falta de torneios importantes. Países como a Argentina e o Chile até possuem equipes disputando espaço no cenário mundial, mas quase sempre estão longe de casa. As maiores competições de eSports ainda acontecem na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos. No entanto, a perspectiva para 2019 é que isso mude.


Fonte: MT Agora

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Internet Móvel

5G já é realidade nos EUA e na Coreia do Sul: quando chegará ao Brasil?

Nesta semana, países tiveram o lançamento dos primeiros serviços comerciais da tecnologia — mas a maior parte do mundo ainda está na fase de testes, como o Brasil.

08 de Abril de 2019 as 23h17

Dados Expostos

Dados de 540 milhões de usuários do Facebook ficam expostos

Entre as informações vazadas estavam curtidas, comentários, fotos, músicas, informações sobre amigos, eventos e reservas de voos e hotéis dos usuários

04 de Abril de 2019 as 09h33

Propaganda

Procon notifica Empiricus por propaganda de Bettina

A moça disse que nunca falou que transformou 1520 reais em 1 milhão

20 de Março de 2019 as 13h16

Nas Redes Sociais

Apenas 2 deputados de MT estão entre 100 parlamentares mais influentes

No ranking geral, a maior nota foi da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP)

18 de Março de 2019 as 09h46

Tecnologia

Brasil lança nova estrutura de telecomunicações na Antártida

Presidente Jair Bolsonaro comandou sessão de videoconferência na inauguração do sistema.

12 de Março de 2019 as 19h37

Integração De Redes Sociais

Zuckerberg confirma integração de Whatsapp, Messenger e Instagram Direct

Primeira medida será permitir que os contatos de um app sejam acessíveis nos demais. Mas isso ainda não tem data para começar a valer.

06 de Março de 2019 as 21h34

Site Instável

Facebook tem problemas e fica instável nesta sexta-feira

Problema foi sentido por alguns usuários no Brasil e nos Estados Unidos. Site de detecção DownDetector confirmou problemas na plataforma.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h42

InDeal

InDeal Consultoria em Mercados Digitais se manifesta através de nota de esclarecimento

A InDeal investe na capacitação de consultores para que todas as dúvidas sejam sanadas e os clientes satisfeitos.

22 de Fevereiro de 2019 as 08h16

Denúncia

Pedófilos usam YouTube para trocar informações sobre vídeos de crianças

Plataforma diz que está tomando ''medidas agressivas'' para conter o problema. Empresas como Disney e McDonald's retiraram anúncios de vídeos após divulgação de polêmica.

22 de Fevereiro de 2019 as 03h25

Ladrão de senhas

Criminosos brasileiros usam software espião de celular para roubar contas bancárias

Ladrão de senhas dá a criminosos a possibilidade de ver a tela do celular na vítima e controlar o aparelho pela internet. Software estava escondido em falsa atualização do WhatsApp.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h22

Lançamento

Com preço salgado e seis câmeras, Samsung lança celular dobrável

Aparelho tem duas telas, uma na parte da frente e uma na dobra. Galaxy Fold foi anunciado por US$ 1.980.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h11

Lançamento

''Buraco'' na tela, 5G, celular carregador e modo Instagram: Samsung lança os novos Galaxy S10

Nova aparelhos topo de linha da Samsung trazem novidades em relação aos anos anteriores, com mais conectividade e funções.

20 de Fevereiro de 2019 as 20h47

Vendas De Dados No Submundo Da Web

Sites confirmam invasões após dados de milhões de usuários serem vendidos por hackers

Publicação encontrou pacote à venda na web.

16 de Fevereiro de 2019 as 15h32

Atualização Do WhatsApp

Atualização do WhatsApp que limita encaminhamentos de mensagens começa a ser distribuída

Nova versão chega também com novas opções para fotos no aplicativo.

24 de Janeiro de 2019 as 00h46

WhatsApp

Como a nova regra do WhatsApp afeta grupos? Entenda

Aplicativo limitou o encaminhamento de mensagens a até 5 destinatários por vez. Para isso, vai enviar uma atualização para os usuários, que é prevista para esta segunda-feira (21).

21 de Janeiro de 2019 as 23h51

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO