eSports Brasil

Prêmio eSports Brasil marca o reconhecimento do mercado de games no Brasil

O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país

Fonte: MT Agora
25 de Março de 2019 as 20h 59min

O cenário brasileiro de eSports foi exaltado no final de 2018. Algumas das mais importantes figuras dos esportes tradicionais, e também dos jogos eletrônicos, estiveram presentes no Prêmio eSports Brasil. O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país. A expectativa é que o espaço para esses atletas continue a aumentar a cada ano.

Foi a segunda edição do prêmio, que começou em 2017 como resposta pelo crescimento do eSports no país. Porém, foi apenas no ano passado que o evento ganhou maior visibilidade. Foram 16 categorias premiadas, sendo duas com votos populares e as outras com um júri técnico selecionado. O evento conseguiu maior exposição pela parceria realizada entre o canal esportivo SporTV e a empresa voltada para os jogos virtuais Go4it.

Com mais de 20 milhões de espectadores, o Brasil se transformou em um dos países com mais força neste mercado, sendo o terceiro mais popular. Uma pesquisa relizada pela empresa NewZoo, de 2018, mostra um crescimento de quase 20% anuais na audiência brasileira. O país só perde para a China, líder absoluta com mais de 70 milhões de fãs, e para os Estados Unidos, que têm cerca de 23 milhões de pessoas que acompanham os torneios.

A criação do Prêmio eSports Brasil foi apenas um passo para o reconhecimento dos jogos eletrônicos por aqui. O principal nome da noite foi André “Nesk” Oliveira, jogador profissional do game Rainbow Six Siege. O jovem de 24 anos, que atua na Team Liquid, venceu a categoria Atleta de eSports do Ano, após fazer uma excelente temporada e ganhar o título da Pro League Season 7 com a equipe que conta apenas com brasileiros.

Crescimento no mundo e patrocínios
A expansão do mercado de eSports não se restringe ao Brasil, já que acontece no mundo inteiro. Atualmente, existem diferentes torneios e eventos de grandes proporções que devem gerar uma receita de US$ 1 bilhão em 2019. Um número recorde para o mercado de games, que acontece principalmente pelo apoio de grandes empresas. O Prêmio eSports Brasil, por exemplo, teve o patrocínio da Samsung.

Grande parte dos times funcionam da mesma maneira, e conseguem se sustentar pelos patrocinadores. A norte-americana Cloud9, que segundo a Forbes é o time mais rentável do mercado, tem contratos generosos com a Puma e também com a AT&T, do ramo de tecnologia. Outras grandes empresas internacionais, como a Audi e até a Swift, já participaram diretamente deste mercado em crescimento.

Porém, são os portais de apostas online responsáveis pelas principais parcerias no eSports. Eles conseguiram ver potencial nestes torneios, antes mesmo da mídia e das empresas tradicionais. O site da Betway está presente em diferentes competições como patrocinador oficial, além de possuir acordos com algumas equipes de renome. Os brasileiros da MIBR, por exemplo, que disputam torneios de CS:GO, contam com a ajuda do portal desde a criação do time.

As empresas que trabalham com periféricos e equipamentos para games também aproveitam este crescimento. A Razer é a principal delas, pois conseguiu notoriedade por ter acordos com diferentes times e jogadores. Ela é a principal fornecedora de mouses, teclados e fones para os profissionais, e também costuma estampar a marca em algumas camisas e eventos de franquias famosas do eSports.

América Latina ainda sofre
Apesar do Brasil ser uma referência, principalmente nos números de audiência, a América Latina ainda sofre com a falta de torneios importantes. Países como a Argentina e o Chile até possuem equipes disputando espaço no cenário mundial, mas quase sempre estão longe de casa. As maiores competições de eSports ainda acontecem na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos. No entanto, a perspectiva para 2019 é que isso mude.


COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Segurança

Instagram anuncia novos recursos para combater o bullying

Usuários poderão restringir mensagens maldosas sem que o autor sabia disso. Outra ferramenta dará um alerta a pessoa que escrever postagem ofensiva.

08 de Julho de 2019 as 21h25

Levantamento

Mais de 60% dos jovens usam celular para pagamentos, indica pesquisa

De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis.

06 de Julho de 2019 as 22h21

Proteção De Dados

Gigantes da tecnologia tentam dar mais privacidade a usuários, mas esbarram no próprio modelo de negócio

Pressionados, Google e Facebook fazem promessas sobre o tema, mas dados de usuários ainda são 'moeda' importante no setor, dizem analistas.

04 de Julho de 2019 as 21h23

Instabilidade

WhatsApp tem instabilidade e não baixa áudio ou faz download de imagens

Mensageiro apresenta problemas para baixar áudios e imagens no aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web; Instagram e Facebook também estão com falhas

03 de Julho de 2019 as 11h50

Dados

Banda larga cresce 5,5% nos últimos 12 meses

Os dados foram divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as conexões registradas em maio.

24 de Junho de 2019 as 23h22

Invesigação

Congresso dos EUA vai investigar Facebook, Google, Microsoft e Apple

Objetivo é avaliar se empresas promoem práticas anticompetitivas

16 de Junho de 2019 as 16h17

Lançamento

Apple lança iOS 13, anuncia sistema operacional próprio para o iPad e acaba com iTunes

Para os celulares, atualização estará disponível a partir do iPhone 6S. Empresa também mostrou novidades para o relógio inteligente Watch, além de uma nova versão do computador Mac Pro.

03 de Junho de 2019 as 22h05

FX Suspensa

Fx Trading está suspensa no Brasil sob pena de multa, diz CVM

A autarquia, então, determinou que fosse imediatamente suspensa veiculação de qualquer oferta pública de investimentos

20 de Maio de 2019 as 14h37

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO