Mal-estar

Quanto mais tempo no smartphone, mais chances de divórcio

Fenômeno é responsável por cada vez mais discussões entre casais

10 de Fevereiro de 2017 as 05h 55min

Cuidado. O mal-estar gerado pelo hábito de trocar o parceiro pelo celular leva a discussões e deteriora a relação

Um casal divide uma mesa em um restaurante ou está sentado lado a lado no sofá de casa. Uma das partes quer conversar, mas do outro lado, a reação vem em forma de silêncio – ou, pior, o olhar para baixo... O motivo? Seu interlocutor está – para desespero e raiva do acompanhante – vidrado na tela do celular.

A cena descrita é um bom exemplo de “phubbing” (do inglês phone snubbing, ou “ignorar com o celular”), fenômeno que vem ganhando cada vez mais adeptos em tempos de conexão. A descrição pode até suscitar algum riso, a princípio, mas trata-se de uma questão séria. Estudo conduzido pelo pesquisador James A. Roberts, da Universidade Baylor, EUA, aponta que 46,3% de um universo de 453 adultos entrevistados tinham sofrido phubbing por parte do parceiro – e 22,6% declararam que essa prática era fonte de conflito.

Não é tarefa das mais intrincadas entender o motivo da celeuma. Em primeiro lugar, o tempo que uma das partes passa imersa em seu dispositivo não está, claro, sendo direcionada a algo significativo que contribua para a relação. Mas não só. O hábito acaba resvalando em discussões que podem minar a relação. Não bastasse, quem é ignorado pelo parceiro por conta do celular está mais propenso a se sentir deprimido (na verdade, 36,6% tinham experimentado esse sentimento pelo menos em uma ocasião).

“Na realidade, o problema acontece quando existe uma descoordenação no casal, e uma das partes sente falta de atenção. Existem outros casos nos quais ambos utilizam muito o celular em companhia do outro ou que só se comunicam por WhatsApp, mas não sentem culpa, pois estão em igualdade”, explica o psicólogo Enrique García Huete, diretor da Quality Psicólogos e professor da Universidade Cisneros (Madri) ao site “El País”.

García, que trata pessoas viciadas no uso de celular, frisa que o phubbing é um problema cada vez mais recorrente quando um casal busca terapia. “Reclamam bastante que o outro está sempre agarrado no telefone e não presta atenção no cônjuge. Curiosamente, costumam ser mais os homens que fazem isso, mas não poderia dizer que é um problema em si para se recorrer à terapia. É mais um fator que influencia, mas não o único”, disse, ao periódico.

Estudo. Foi comprovado que 36,6% das pessoas entrevistadas já foram ignoradas por causa do celular por parte de seu cônjuge e foram mais propensas a se sentirem deprimidas.

Dispositivos causam vício
​O psicólogo García Huete explica que no momento em o indivíduo percebe que acabou estabelecendo uma relação de dependência no que tange ao uso de seu aparelho celular ou tablet, é preciso procurar ajuda especializada. “Temos que tratá-la (a dependência) como se estivéssemos enfrentando uma substância viciante, porque, na verdade, ela produz a mesma sensação gratificante a curto prazo e inquietação, ansiedade e síndrome de abstinência quando nos falta”, conta.

Entre os cuidados básicos para se evitar se deixar dominar pelo vício em relação às telas, está, por exemplo, o reforço dos próprios mecanismos de controle das emoções. Mas a lista é ampla: “Planejar horários limitados para o uso e, se o problema se deriva do trabalho, utilizar dois celulares: um exclusivo para o âmbito de trabalho e outro para socializar”, aconselha Huete.

Evidentemente, é quase inevitável que em algum momento pontual do dia a dia todos nós utilizemos o aparelho celular em frente a um terceiro. Mas se o problema começa a tomar ares mais sérios e nada do que foi dito antes surtir efeito, uma saída seria formalizar um contrato proposto na internet, chamado “Stop Phubbing”. Cada um pode adaptá-lo a quem desejar: amigos, família e, claro, ao cônjuge.


MT Agora - O Tempo

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

FX Suspensa

Fx Trading está suspensa no Brasil sob pena de multa, diz CVM

A autarquia, então, determinou que fosse imediatamente suspensa veiculação de qualquer oferta pública de investimentos

20 de Maio de 2019 as 14h37

Denúncia

Disque 100 e Ligue 180 recebem denúncias por aplicativo

Os canais de denúncia são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana

13 de Maio de 2019 as 20h25

Internet Móvel

5G já é realidade nos EUA e na Coreia do Sul: quando chegará ao Brasil?

Nesta semana, países tiveram o lançamento dos primeiros serviços comerciais da tecnologia — mas a maior parte do mundo ainda está na fase de testes, como o Brasil.

08 de Abril de 2019 as 23h17

Dados Expostos

Dados de 540 milhões de usuários do Facebook ficam expostos

Entre as informações vazadas estavam curtidas, comentários, fotos, músicas, informações sobre amigos, eventos e reservas de voos e hotéis dos usuários

04 de Abril de 2019 as 09h33

eSports Brasil

Prêmio eSports Brasil marca o reconhecimento do mercado de games no Brasil

O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país

25 de Março de 2019 as 20h59

Propaganda

Procon notifica Empiricus por propaganda de Bettina

A moça disse que nunca falou que transformou 1520 reais em 1 milhão

20 de Março de 2019 as 13h16

Nas Redes Sociais

Apenas 2 deputados de MT estão entre 100 parlamentares mais influentes

No ranking geral, a maior nota foi da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP)

18 de Março de 2019 as 09h46

Tecnologia

Brasil lança nova estrutura de telecomunicações na Antártida

Presidente Jair Bolsonaro comandou sessão de videoconferência na inauguração do sistema.

12 de Março de 2019 as 19h37

Integração De Redes Sociais

Zuckerberg confirma integração de Whatsapp, Messenger e Instagram Direct

Primeira medida será permitir que os contatos de um app sejam acessíveis nos demais. Mas isso ainda não tem data para começar a valer.

06 de Março de 2019 as 21h34

Site Instável

Facebook tem problemas e fica instável nesta sexta-feira

Problema foi sentido por alguns usuários no Brasil e nos Estados Unidos. Site de detecção DownDetector confirmou problemas na plataforma.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h42

InDeal

InDeal Consultoria em Mercados Digitais se manifesta através de nota de esclarecimento

A InDeal investe na capacitação de consultores para que todas as dúvidas sejam sanadas e os clientes satisfeitos.

22 de Fevereiro de 2019 as 08h16

Denúncia

Pedófilos usam YouTube para trocar informações sobre vídeos de crianças

Plataforma diz que está tomando ''medidas agressivas'' para conter o problema. Empresas como Disney e McDonald's retiraram anúncios de vídeos após divulgação de polêmica.

22 de Fevereiro de 2019 as 03h25

Ladrão de senhas

Criminosos brasileiros usam software espião de celular para roubar contas bancárias

Ladrão de senhas dá a criminosos a possibilidade de ver a tela do celular na vítima e controlar o aparelho pela internet. Software estava escondido em falsa atualização do WhatsApp.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h22

Lançamento

Com preço salgado e seis câmeras, Samsung lança celular dobrável

Aparelho tem duas telas, uma na parte da frente e uma na dobra. Galaxy Fold foi anunciado por US$ 1.980.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h11

Lançamento

''Buraco'' na tela, 5G, celular carregador e modo Instagram: Samsung lança os novos Galaxy S10

Nova aparelhos topo de linha da Samsung trazem novidades em relação aos anos anteriores, com mais conectividade e funções.

20 de Fevereiro de 2019 as 20h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO