Ladrões de Tempo

Redes sociais são um dos 10 maiores ladrões de tempo na nossa vida; veja lista

Fonte:Fonte: MF Press Global
10 de Setembro de 2018 as 16h 11min

Não é surpresa para ninguém imaginar que as redes sociais são um dos maiores ladrões de tempo na nossa vida e que podem atrapalhar nossa produtividade cotidiana. Para se ter uma ideia, a pesquisa “2018 Global Digital” da We Are Social e da Hootsuite constatou que o Brasil é um dos dois únicos países onde o tempo diário gasto nas redes sociais supera três horas e meia.

O mesmo levantamento apontou que o Brasil está entre os três países do mundo cuja população passa, em média, mais de nove horas do dia navegando na Internet. Segundo outra pesquisa realizada recentemente, cerca de 64% das pessoas indicaram que passam muito tempo navegando em sites não relacionados ao trabalho, todos os dias, enquanto estão no horário da empresa. 

Devido aos resultados destes estudos, a empresária, fisiculturista e coach Renata Spallicci elaborou uma lista com os 10 maiores ladrões de tempo na nossa vida e os segredos em cada um deles para que possamos otimizar o tempo e assim rendermos mais na nossa produção diária.

Confira:
Elimine os desperdiçadores de tempo!
Se você descobrir como a maioria de nós desperdiça os momentos limitados e preciosos, poderá repensar alguns de seus hábitos de desperdício de tempo e aprender a ser mais produtivo.

A começar pelo trabalho! Pode reparar, mas a maior parte dos hábitos que fazem com que a gente não saiba como ser mais produtivo no trabalho deriva diretamente do tédio. Sim, porque, quando estamos entediados, encontramos maneiras de ocupar nossa mente de alguma forma, e aí, toca perder tempo! Confira os principais inimigos que nos impedem de sermos mais produtivos

Limite o seu uso da internet
Bom, este inimigo todo mundo conhece, né?  Segundo a pesquisa “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, o Brasil está entre os três países do mundo cuja população passa, em média, mais de nove horas do dia navegando na Internet. Segundo outra pesquisa realizada recentemente, cerca de 64% das pessoas indicaram que passam muito tempo navegando em sites não relacionados ao trabalho, todos os dias, enquanto estão no horário da empresa. Que tal, então, limitar o seu uso na internet? E não só no trabalho, em casa também! Você vai ver como sobrará mais tempo em sua vida!

Otimize e-mails e reuniões
Na mesma pesquisa, os participantes também afirmaram que classificar e responder a e-mails de trabalho pode levar até 20% de seu tempo, enquanto 47% dizem que participar de muitas reuniões é que ocupa a maior parte do tempo.

“Mas como resolvo isso? Não posso simplesmente deixar de responder e-mails ou faltar às reuniões na empresa. Então, como ser mais produtivo”, deve estar me perguntando! Simples, fazendo um uso mais racional de ambos! Quer um exemplo? Ao delegar um assunto para alguém de sua equipe, não peça para lhe copiar em todos os e-mails sobre o assunto, mas somente quando você realmente precisar ser acionado. Só isso já vai diminuir, e muito, a quantidade de e-mails em sua caixa de entrada, garanto! Além disso, seja rápido, claro e conciso em seus textos de e-mail, mas tomando o cuidado de passar a mensagem total na primeira vez. Com isso, você não precisará trocar mais uma série de e-mails para explicar aquilo que poderia ter esclarecido logo de início. Se quiser uma ajuda sobre como escrever um e-mail de forma direta e concisa, leia meu artigo Escrever bem e com clareza é fundamental no mundo corporativo.

As reuniões são uma das maiores sugadoras de tempo, mas, de alguma forma, continuamos a fazê-las, atendê-las e, inevitavelmente, reclamar sobre elas. Pesquisas avaliam que o trabalhador de escritório médio gasta mais de 31 horas por mês em reuniões improdutivas. Por isso, antes de programar sua próxima reunião, pergunte-se se não pode realizar os mesmos objetivos ou tarefas por e-mail, telefone ou em uma reunião via web.

Agora, se você precisa realmente fazer reuniões, há algumas evidências de que as  permanentes são mais eficientes do que as esporádicas. Isso porque todos já estão bem familiarizados com o tema que será tratado, e o foco será mais concentrado em um único tema. Reuniões esporádicas acabam sendo muito abertas, e a tendência é que nela se trate de muitos assuntos, sem levar nenhum ao fim.

Repense seus deslocamentos
De acordo com uma pesquisa da Gallup, o trabalhador médio passa 46 minutos indo e voltando do trabalho. Não é de admirar que as pessoas que vivem mais perto do trabalho tenham substancialmente mais felicidade. A solução mais fácil para isso seria aproximar-se do trabalho, porém, se não for possível, veja se você pode mudar os horários de deslocamento e de trabalho para evitar períodos de pico de tráfego. Muitas empresas permitem o home-office, o que também é uma ótima opção, desde que você não desperdice tempo com outras coisas em casa,  mas, para isso, você pode ler meu artigo com dicas de como ser mais produtivo em home-office. 

Faça o entretenimento algo enriquecedor
Claro que todo mundo curte assistir a uma série, a um programa sobre um assunto que curte, e isso faz parte da nossa cultura contemporânea. Mas precisamos sempre nos perguntar se a televisão não está sugando nosso tempo. Gosta de uma série? Reserve uma horinha para ver um capítulo por dia e não entre nessas maratonas malucas até a madrugada, atrapalhando o seu sono e evitando que seja mais produtivo! Além disso, opte por programas e filmes que possam agregar algo a sua vida cotidiana, além da pura e simples diversão.

Cuidado com as mídias sociais
Mesmo depois de termos nos abastecido de horas de televisão, vêm as benditas redes sociais. Há uma mudança inegável em nossa cultura, e todos nós precisamos de uma vida social on-line… Mas qual o limite? De acordo com a pesquisa “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, já citada, o Brasil é um dos dois únicos países onde o tempo diário gasto nas redes sociais supera três horas e meia.

Avalie quanto tempo você gasta nessas plataformas de mídia social e quanto valor ele realmente agrega ao seu dia.

Aproveite todas as brechas de tempo
Vai ter que ficar esperando uma consulta, ou deixou o carro para lavar? Leve algo de útil para fazer nesse tempo de espera e não fique simplesmente navegando a esmo nas redes sociais. Coloque em dia a leitura de um relatório, ou de um livro sobre um assunto que o agrada! Ter rotina e cronograma é um dos principais fatores que nos ajudam a sermos mais produtivos. Quando você define espaços precisos para todas as suas atividades e cumpre à risca aquilo que se propôs a fazer, o tempo acaba sendo mais bem utilizado!

Aprenda a dizer não
É fácil dizer “sim”. Todos queremos ser úteis. Mas que tal dizer “não” em vez disso? Às vezes, por mais que você queira, não pode se dar ao luxo de assumir a tarefa de outra pessoa. Seja claro ao recusar tarefas ou convites e priorize aquilo que é mais importante para você.

Delegue mais
Existe alguma coisa que você está fazendo que possa delegar a outra pessoa? Frequentemente, fazemos coisas que não precisamos por puro hábito ou necessidade de controle, quando, na verdade, outra pessoa também poderia fazê-lo. Desapegue! E você ganhará algum espaço em sua agenda.

Estipule prazos
Dê a si mesmo prazos razoáveis para concluir cada uma de suas tarefas. É fácil perder a noção de quanto tempo você está fazendo alguma atividade e, se não se estipular um prazo, é bem possível que passará mais tempo do que o necessário. Use os limites de tempo para maximizar sua eficiência.

Viu só?  É possível, sim ser mais produtivo, fazer as nossas horas mais eficientes e, desse modo, ter mais tempo para investir em você! A maioria das pessoas trabalha o dia todo, chega em casa, cozinha, passa o tempo com a família, vai para a cama e depois faz tudo de novo – é a famosa roda de hamster. Mas tenho certeza de que, examinando seus hábitos, conseguirá ganhar uma a duas horas por dia para fazer atividades que lhe deem prazer e que o ajudarão a realizar os seus sonhos! Foi agindo assim que aprendi como ser mais produtiva e consegui correr atrás dos meus sonhos… E fazer o meu dia render muito mais. Lembre-se de que o dia tem 24 horas para todos, e o que vai fazer a diferença é a forma como se utilizam essas horas. O tempo é o bem mais precioso que temos, por isso, saber gerenciá-lo é o primeiro passo para uma vida mais feliz e plena.


COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Tipografia

Tipografia - Qual a sua importância em projetos web?

É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.

11 de Dezembro de 2019 as 14h18

Governo

Portal Gov.br reúne serviços em um só local

Cerca de 1,6 mil sites do Executivo serão migrados para a nova plataforma e mais de mil serviços serão digitalizados até 2020

30 de Agosto de 2019 as 12h42

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Segurança

Instagram anuncia novos recursos para combater o bullying

Usuários poderão restringir mensagens maldosas sem que o autor sabia disso. Outra ferramenta dará um alerta a pessoa que escrever postagem ofensiva.

08 de Julho de 2019 as 21h25

Levantamento

Mais de 60% dos jovens usam celular para pagamentos, indica pesquisa

De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis.

06 de Julho de 2019 as 22h21

Proteção De Dados

Gigantes da tecnologia tentam dar mais privacidade a usuários, mas esbarram no próprio modelo de negócio

Pressionados, Google e Facebook fazem promessas sobre o tema, mas dados de usuários ainda são 'moeda' importante no setor, dizem analistas.

04 de Julho de 2019 as 21h23

Instabilidade

WhatsApp tem instabilidade e não baixa áudio ou faz download de imagens

Mensageiro apresenta problemas para baixar áudios e imagens no aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web; Instagram e Facebook também estão com falhas

03 de Julho de 2019 as 11h50

Dados

Banda larga cresce 5,5% nos últimos 12 meses

Os dados foram divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as conexões registradas em maio.

24 de Junho de 2019 as 23h22

Invesigação

Congresso dos EUA vai investigar Facebook, Google, Microsoft e Apple

Objetivo é avaliar se empresas promoem práticas anticompetitivas

16 de Junho de 2019 as 16h17

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO