Canal Digital

Uso dos canais digitais do Sicoob cresce e permite que a comunidade cooperativa continue ativa durante a quarentena

Entre março e maio, a quantidade de transações nos canais digitais do Sicoob cresceu 37%

Fonte: Assessoria
07 de Julho de 2020 as 13h 40min

Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob - Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil - cresceu 37% em quantidade de transações. Somente em maio de 2020, os canais digitais foram responsáveis por 84,46% das transações totais do Sicoob. Ainda em relação às transações totais, o celular foi responsável sozinho por 63,82% das transações. Pelo smartphone, os cooperados têm acesso a um rico portfólio de produtos e serviços, como linhas de crédito com taxas mais justas e acessíveis, opções para investimentos com remuneração competitiva e inúmeros produtos diferenciados como seguros, consórcios, previdência, cartões virtuais e outros meios de pagamento.

Além do constante incentivo do Sicoob aos seus cooperados para uso dos canais digitais, disponíveis em regime ininterrupto (24h por dia durante toda a semana), a instituição tem disponibilizado em sua Jornada de Transformação Digital uma quantidade expressiva de produtos e facilidades em seus canais digitais com o objetivo de aprimorar a experiência dos seus cooperados na contratação, utilização dos serviços financeiros disponíveis e para apoiá-los ainda mais nesse momento de crise e isolamento social provocados pela Covid-19. A campanha lançada em nível nacional foi batizada de "Não podemos dar as mãos, mas podemos unir as nossas atitudes e fazer a diferença!".

"Dentre todos os lançamentos nesse período, alguns fizeram muita diferença e agregaram muito valor ao nosso cooperado e fortaleceram ainda mais o cooperativismo financeiro", afirma Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob e do Sicoob.

Assim que iniciaram as medidas de isolamento para conter a propagação da doença no País e as agências bancárias passaram a fechar as portas com duas horas de antecedência, com o objetivo de facilitar a adesão e o uso dos canais digitais, o Sicoob disponibilizou um recurso que permite aos cooperados cadastrarem e alterarem as suas senhas e habilitarem os seus dispositivos para terem acesso a todos os produtos e serviços da sua cooperativa por meio dos canais digitais sem precisarem se deslocar até uma agência e para isso utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial.

"Preocupados com a saúde física dos nossos cooperados e a segurança para movimentação da sua conta, disponibilizamos essa solução que permitiu, mesmo de casa, a habilitação de 40% a mais de celulares para acesso digital às contas se compararmos os números do mês de maio ao que foi habilitado em fevereiro desse ano", afirma Antonio Vilaça Júnior - Diretor de TI do Sicoob.

Outra medida muito importante foi a disponibilização da possibilidade de realização de assembleias virtuais por meio do app Sicoob Moob. "No cooperativismo, o cooperado além de cliente de uma instituição financeira cooperativa é também sócio/dono. Sendo assim, mesmo em tempos de isolamento social, o nosso cooperado pode participar ativamente, por meio do app Moob, da transmissão ao vivo das assembleias e exercer o seu direito de voto nas decisões da sua cooperativa", ressalta Almada. Ele ainda afirma que ao todo, mais de 70 assembleias foram realizadas durante a quarentena.

A próxima novidade prevista para este mês é o lançamento do canal corporativo Whatsapp em que a Alice apoiará tanto o processo de relacionamento e engajamento dos cooperados, como também possibilitará a realização das primeiras transações neste canal utilizando recurso de interpretação de linguagem natural disponível na inteligência artificial do Sicoob. Assim, será possível, por meio de interações, consultar saldo e extrato de conta corrente e, num segundo momento, manifestar a intenção e realizar saques sem utilização do cartão.

Maior cooperativismo via aplicativo
O Sicoob registrou, durante a quarentena, um aumento de 49,5% na abertura de novas contas pelo processo de associação digital disponível por meio do app FaçaParte, se comparado aos números do início do ano. No total, atualmente são mais de 4,7 milhões de cooperados que mesmo durante a quarentena atuam como donos de suas próprias cooperativas por meio dos canais digitais decidindo os rumos e não somente consumindo produtos e serviços financeiros com condições justas, mas também sendo beneficiado diretamente da divisão de sobras periodicamente. "A quarentena evidenciou que o Sicoob está preparado para responder com tempestividade ao ‘novo normal’ que exige a aceleração da jornada de transformação digital das instituições. O cooperativismo financeiro mais uma vez sairá fortalecido desse momento de crise e continuará firme em seu propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade", reforça Almada.

Alice, a assistente virtual do Sicoob
Ainda nesse período, foi lançada oficialmente a Alice - atendente virtual do Sicoob. Criada pelo Programa de Transformação Digital do Sicoob, a Alice é um chatbot, serviço de conversa e interação on-line por meio de mensagens, com inteligência artificial inovadora que oferece um canal de atendimento totalmente virtual, ágil e eficiente, se destacando por proporcionar uma experiência de conversação muito próxima a dos seres humanos. A Alice usa modernas tecnologias de inteligência artificial e linguagem natural, sendo uma iniciativa importante dentro do nosso programa de Jornada Cognitiva. Por meio de um bate-papo, a Alice responde a perguntas primárias, tratando questões sem a necessidade de intermediação da Central de Atendimento, como, por exemplo, consultas relativas ao cartão de crédito, efetivação de transações financeiras, dicas de educação financeira, entre outras. Mais de 70% dos casos já são solucionados pela Alice e, quando não o são, ela mesma direciona automaticamente para a Central ou até mesmo para o gerente de relacionamento do cooperado.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

DPVAT

Aplicativo do Seguro DPVAT registra mais 138 mil downloads no 1º semestre de 2020

Seguradora Líder aprimorou a ferramenta, permitindo que documentos sejam enviados pelos usuários por meio de fotos ou arquivos diretamente nocelular

07 de Julho de 2020 as 07h40

Novos Empreendedores

Milennials: por que essa é a geração de novos empreendedores?

A geração dos millennials vem sendo manchete por sua veia empreendedora. Estariam os millennials impulsionando uma nova revolução de startups?

22 de Junho de 2020 as 15h35

Turbine seu inglês

Os Melhores canais do Youtube para Turbinar seu inglês

Vale muito a pena visitar esses canais e aprender sempre um pouco mais

26 de Março de 2020 as 09h01

Telecomunicação

Leilão da tecnologia 5G vai garantir conectividade para áreas isoladas no Brasil

Chamada pública está aberta para aprimorar o Edital de Licitação das faixas de radiofrequências que permitirão a implementação da tecnologia de quinta geração no País; saiba mais sobre a internet 5G

01 de Março de 2020 as 18h30

Tipografia

Tipografia - Qual a sua importância em projetos web?

É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.

11 de Dezembro de 2019 as 14h18

Governo

Portal Gov.br reúne serviços em um só local

Cerca de 1,6 mil sites do Executivo serão migrados para a nova plataforma e mais de mil serviços serão digitalizados até 2020

30 de Agosto de 2019 as 12h42

Novo Escândalo

Facebook empregou pessoas para transcrever áudios de usuários

Caso foi revelado pela Bloomberg e coloca o Facebook ao lado de Apple, Microsoft e Google, que já tinham admitido que também faziam transcrição de gravações.

13 de Agosto de 2019 as 20h49

Cartão De Crédito Virtual

Apple começa a emitir cartão de crédito para usuários selecionados

Iniciativa é parte da estratégia da empresa de focar em serviços. No segundo trimestre do ano, a empresa anunciou que tem 420 milhões de assinantes.

06 de Agosto de 2019 as 12h01

Mudança

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

17 de Julho de 2019 as 22h58

Liberdade De Expressão

ONU e organismos internacionais defendem liberdade de expressão online

Parlamentos e empresas de modo a assegurar esse exercício.

14 de Julho de 2019 as 23h51

Ranking

Qualidade de vida digital: conheça os países mais conectados do mundo

Conheça lugares que atraem pessoas do mundo todo com inovação, serviços online e um estilo de vida digital. Brasil está no final do ranking, em 50º lugar de 68 países.

14 de Julho de 2019 as 22h59

Tecnologia x Privacidade

Google admite que humanos escutam gravações do assistente de voz e defende prática

Empresa disse que 0,2% de áudios são ouvidos por especialistas em linguagem para ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de voz.

12 de Julho de 2019 as 19h31

Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção.

11 de Julho de 2019 as 07h27

Segurança

Instagram anuncia novos recursos para combater o bullying

Usuários poderão restringir mensagens maldosas sem que o autor sabia disso. Outra ferramenta dará um alerta a pessoa que escrever postagem ofensiva.

08 de Julho de 2019 as 21h25

Levantamento

Mais de 60% dos jovens usam celular para pagamentos, indica pesquisa

De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis.

06 de Julho de 2019 as 22h21

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Por causa da pandemia do coronavírus, você irá votar no próximo dia 15 de novembro?

Sim

Não

Ainda não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO