Profissões Sustentáveis

8 profissões sustentáveis do futuro que já são realidade

Só o Brasil conta com quase 900.000 cargos relacionados a preservação ambiental, e está em terceiro lugar como criador de novas oportunidades no mundo

Fonte:MT Agora
14 de Dezembro de 2016 as 16h 15min

Os empregos na área de sustentabilidade estão crescendo em ritmo acelerado, contrariando a crise econômica que o país atravessa. Só em questão de energia renovável, o aumento foi de 5% em 2015, com projeções maiores para 2016 e 2017, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável.

Só o Brasil conta com quase 900.000 cargos relacionados a preservação ambiental, e está em terceiro lugar como criador de novas oportunidades no mundo – a China ainda figura em primeiro e a União Europeia aparece em segundo.

Mas o que são empregos verdes?

Antes de entender o que são, é preciso compreender primeiro a palavra “sustentabilidade”. Normalmente, as pessoas associam a questões relacionadas somente à preservação do meio ambiente, mas o termo também define todas as atividades que cuidam das necessidades atuais da sociedade, sem deixar de pensar em cuidar do futuro para as próximas gerações.

Confira, abaixo, uma seleção com oito profissões sustentáveis do futuro que já são realidade:

Auditor de energia

Responsável por indicar as formas mais eficientes de obter energia, o auditor presta consultorias e avalia questões como isolamento e substituição de janelas. O profissional inicialmente realiza uma avaliação para saber a quantidade gasta e outras diversas informações para, posteriormente, implementar soluções através de um programa de gestão.

Professor de sustentabilidade

Conforme as pessoas aumentam a consciência sobre a necessidade de preservação, também cresce o número de locais de estudo do tema. Apesar de muitos professores não possuírem uma formação específica – apenas vivências –, quem tem esse diferencial ganha muitos pontos.

Engenheiro civil

Os engenheiros civis começam a ganhar uma fatia desse mercado ao apresentar propostas que podem baratear e ajudar na sustentabilidade. A construção civil conta com 35% de todos os materiais naturais extraídos, como madeira e areia, ou seja, é um dos maiores segmentos causadores de impactos ambientais. Por isso, é função do engenheiro apresentar planos inteligentes com melhor aproveitamento de recursos, tecnologia e materiais ecológicos.

Engenheiro ambiental

Entre os cargos mais importantes relacionados a projetos sustentáveis, o engenheiro ambiental realiza estudos de impacto ambiental. Dessa forma, é possível propor soluções e esquemas que visem a principal função do profissional: preservar recursos naturais, como água, solo e ar.

Os planos podem incluir saneamento básico, recuperação de perímetros degradados e até gerenciamento de crédito de carbono. As vagas são muitas e incluem, por exemplo, prestação de serviços para empresas de auditoria, consultoria e, principalmente, construtoras – trabalhando em parceria com outros profissionais, como o engenheiro civil.

Gestor ambiental

Muitas pessoas confundem o gestor ambiental com o engenheiro. O propósito é o mesmo – preservação de recursos e redução do impacto humano –, mas as funções são diferentes. Enquanto o engenheiro constrói, o gestor ambiental atua como executivo e trabalha com planejamento e administração de projetos, além do estudo de relatórios e impactos econômicos e ambientais de desastres no meio ambiente. Ele se torna, então, responsável por implementar estratégias, políticas de educação e recuperação, assim como a mobilização de esforços para colocar em prática. O engenheiro, por sua vez, busca soluções para as problemáticas ambientais, atuando diretamente com os recursos e não tanto com as organizações em si. Apesar de serem funcionalmente diferentes, as duas profissões são bastante complementares e dependem uma da colaboração da outra.

Biotecnólogo

É especialista em processos tecnológicos relacionados a biologia e química, controle de pragas, desenvolvimento de produtos alimentícios e manipulação genética. A profissão pode abraçar principalmente áreas de pesquisa e desenvolvimento das empresas. A lista de ocupações possíveis para esse profissional é grande, e vai desde desenvolvimento de medicamentos até microrganismos decompositores para materiais que demoram um tempo maior para se deteriorar.

Diretor de negócios sociais

No início do texto, ressaltamos que a palavra “sustentabilidade” engloba não só a conservação de recursos naturais como também sociais, o que caracteriza melhoria da qualidade de vida da população, equilíbrio da distribuição de renda e, consequentemente, diminuição das diferenças sociais. O diretor de negócios sociais cuida dos produtos que promovem esse desenvolvimento por meio da busca de soluções e apresentação de propostas.

Leed Ap (Leed Accredited Professional)

A profissão de desenvolvedor de projetos para edificações, certificada pela LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), ainda é rara no Brasil, o que mostra uma oportunidade promissora, principalmente devido ao aumento de empreendimentos com esse selo. O documento, reconhecido internacionalmente, é responsável por aprovar e validar construções ecologicamente corretas e abre estímulos para a profissão por meio de políticas públicas e leis de incentivo fiscal voltadas para construções sustentáveis.


COMENTARIOS

Mais de Variedades

Cafeteria

Cafeteria gourmet: o que é necessário para abrir uma

Existem alguns passos que devem ser seguidos confira

20 de Janeiro de 2020 as 13h03

Saúde

Mochilas pesadas na infância podem acarretar problemas na fase adulta

Além do excesso de peso, a forma de carregá-lo pode ser prejudicial

14 de Janeiro de 2020 as 19h06

Acidente

Quatro pessoas da mesma família morrem após elevador despencar do nono andar de prédio no litoral SP

Acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (30) na Rua Guararapes, no bairro da Vila Belmiro em Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não havia outros ocupantes na cabine.

31 de Dezembro de 2019 as 08h13

Morte de Artista

Cantor sertanejo Juliano Cezar tem infarto durante show e morre; vídeo

A apresentação do “Cowboy Vagabundo” acontecia em Uniflor, no Paraná.

31 de Dezembro de 2019 as 08h05

Parceria

Coordenador da Unidade de Inteligência da Defensoria Pública se reúne com presidente da FCDL/MT

A Federação das CDLs de Mato Grosso também ganha apoio da Defensoria Pública nas suas ações em nível de Estado

18 de Dezembro de 2019 as 00h53

Feriados 2020

2020 terá 09 feriados prolongados; dicas para viajar muito e gastar menos

O total de feriados prolongados pode ser ainda maior em algumas cidades, porque estados e municípios também podem decretar feriados locais

27 de Novembro de 2019 as 14h47

Morte do Gugu

Gugu Liberato morre, aos 60 anos, nos Estados Unidos

Apresentador teve morte cerebral após sofrer uma queda de quatro metros em casa, em Orlando, e bater a cabeça

22 de Novembro de 2019 as 20h10

Enem

Candidata chega 2 horas antes e percebe que esqueceu documento ao tentar entrar em local de prova em MT

Mulher faz entrega de sorvete durante a semana e esqueceu o documento dentro da bolsa de trabalho.

10 de Novembro de 2019 as 15h35

Seguro Viagem

Quando contratar um seguro de viagem anual

Muitas empresas brasileiras oferecem este tipo de serviço que pode fazer a diferença para quem costuma viajar com frequência

13 de Outubro de 2019 as 10h37

Grandes Premiações

Um ano de grandes premiações lotéricas

A modalidade dos sonhos de cada cidadão deste país é aquela que mais entrega grandes boladas.

11 de Outubro de 2019 as 07h21

Melhor Momento

Poker no Centro-Oeste atravessa o melhor momento em sua história

Seleção de Goiás posa para o foto do título conquistado no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes

04 de Outubro de 2019 as 15h51

Dicas

Desequilíbrio hormonal causa queda de cabelos

Cada tipo de cabelo necessita de um cuidado específic

02 de Outubro de 2019 as 14h52

Geral

Casa Branca confirma morte de filho de Bin Laden

Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Hamza bin Laden, filho de Osama, foi liquidado durante uma operação dos EUA.

14 de Setembro de 2019 as 16h57

Bienal de Arquitetura

Empresa de construção civil composta por mulheres faz abertura no 12º Bienal de Arquitetura

a empresa também irá promover um espaço com fotos e elementos dos trabalhos realizados

11 de Setembro de 2019 as 17h04

Cruzeiro

Cruzeiro para Europa, uma forma de viajar que muitos escolhem

Basta uma mala com roupas confortáveis, seguro de viagem internacional e muita vontade de andar!

10 de Setembro de 2019 as 23h37

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Em qual vereador, de Lucas do Rio Verde, você votaria para reeleição?

Fernando Pael

Marcos Paulista

Airton Callai

Cristiani Dias

Dr. Wagner Godoi

Dirceu Cosma

Jiloir Pelicioli - Mano

Dr. Jaime Floriano

Márcia Pelicioli

Nenhum deles

Parcial
veja +

COTAÇÃO