Amor Exigente: Quebrando paradigmas em Lucas do Rio Verde

O grupo de Lucas do Rio Verde enfrenta a escassez de voluntários, e está com as portas abertas aguardando que a família aumente.

11/07/2018 - 17:36:36

   

Estão acontecendo todos os sábados em Lucas do Rio Verde as reuniões do “Amor Exigente”. Trata-se de grupo de apoio e ajuda mútua voltado para familiares de dependentes químicos, cujo objetivo é trabalhar o relacionamento dos pais e seus problemas com os filhos, usuários de drogas ou não, e encontrar com eles um caminho para sair, evitar o ingresso ou reingresso na dependência.

Como explicou Josie Oliveira, uma das voluntárias nesse trabalho, o grupo em Lucas do Rio Verde auxilia os familiares de pessoas que enfrentam a problemática dos dependentes químicos, pois quando há um caso desses na família, todo o núcleo familiar adoece junto.

O Amor Exigente tem várias vertentes. Há o Amor Exigentinho, que atende às crianças, Amor Exigente para casais, Amor Exigente com Sobriedade (este grupo é mais difícil de ser montado, pois o seu coordenador tem que ser adicto e estar ‘limpo’ há mais de 5 anos), e ainda Amor Exigente Terceira Idade, voltado para idosos.

O grupo de Lucas do Rio Verde, denominado LibertAção, foi formado em outubro de 2016, na época constituído por 12 trabalhadores voluntários. Está em funcionamento há um ano e nove meses, cujas reuniões acontecem todos os sábados das 14 às 16 horas na sala do júri do Fórum. Hoje em dia, apenas 3 voluntários se desdobram para manter o grupo em funcionamento.

A família que tem algum dependente químico precisa internar, conviver, superar. O grupo é de suma importância para a família enquanto o adicto está em tratamento, pois oferece suporte emocional. Conforme explica Josie, “nós fazemos a oração da serenidade, fazemos o estudo dos princípios do Amor Exigente (que trabalha com 12 princípios básicos e alguns ‘pilares’, como o sigilo, a espiritualidade pluralista – pois não há vínculo a nenhuma religião, somente a Deus – e o maior pilar, que sustenta o grupo, o Amor). O dependente químico e todo o núcleo familiar precisam compreender que o amor existe, porém a família não aceita o que ele está fazendo”.

Josie esclareceu que “há um projeto que se chama AE na Prevenção, para trabalhar o grupo antes que as coisas ruins aconteçam, ou seja, antes que o vício se instale. Mas ainda está em fase de estudos, é um projeto que daqui a algum tempo poderá ser implantado aqui em Lucas do Rio Verde”.

A voluntária explicou que esse é um programa que está em funcionamento no Brasil há mais de 30 anos, a Federação do Amor Exigente é atuante, dá suporte e envia material para os grupos espalhados por todo o país. Dá certo, muitas famílias já recuperaram seus dependentes.

Indagada sobre como se deu a criação desse programa, Josie explicou: “Tudo começou nos estados Unidos, quando um casal de terapeutas com 3 filhas menores viu todas as suas meninas entrarem no mundo das drogas. Os pais já não sabiam mais o que fazer, e certo dia, receberam um telefonema da polícia, pedindo para que ambos fossem até a delegacia retirar suas filhas que estavam detidas. Nessa ocasião, os dois decidiram que aquela noite elas passariam na cela, para que aprendessem algo ao sentirem a consequência de suas atitudes. Porém, o casal não foi dormir. Ambos passaram a noite em claro, formulando 10 novas regras a serem cumpridas na casa. No dia seguinte, buscaram as três filhas, levaram para casa e começaram a aplicar aquelas 10 novas regras. Dessa forma, conseguiram tirar suas filhas das drogas. Esse casal escreveu um livro intitulado “Though love”, contendo as 10 regras que os ajudaram tanto”.

E Josie continua: “Havia um padre chamado Haroldo Hans, jesuíta que veio para o Brasil há 30 anos atrás com a missão de montar em nosso país comunidades terapêuticas para recuperação de alcoólicos e usuários de drogas; ele conheceu esse livro e resolveu trazê-lo para cá. Esse padre e uma senhora chamada Mara (ambos são referências na Federação) traduziram o livro, dando-lhe o título de Amor Exigente, e como o brasileiro é caloroso, amoroso, ambos resolveram acrescentar mais duas regras às 10 originalmente criadas pelo casal de terapeutas: o princípio da Disciplina e o princípio do Amor. Padre Haroldo colocou em prática o Amor Exigente na clínica em que trabalhou, e deu certo. Quando um adolescente recebia alta, ele entregava essas regras aos pais e pedia para que fossem aplicadas em casa. Diante de tantos resultados positivos, o padre e dona Mara resolveram montar a Federação, que hoje está presente no Brasil, Uruguai e Argentina, com mais de mil grupos”.

O grupo de Lucas do Rio Verde enfrenta a escassez de voluntários, e está com as portas abertas aguardando que a família aumente. O caráter do grupo é ser leigo; é necessário apenas ter amor no coração e vontade de auxiliar.

MT Agora - Cenário MT

Mais Noticias

Saúde

Automedicação: Um risco desnecessário

Alemanha

''Princesa nazista'': a filha do braço direito de Hitler que trabalhou para a inteligência alemã

Foi Torturado

Mãe e padastro matam filho de 10 anos após ele dizer que gostava de meninos

Execução Por Fuzilamento

China condena dois traficantes à morte diante de centenas de crianças

20/06/2018 -

Vídeos machistas de torcedores na Rússia se espalham pela web e causam revolta

Caso de brasileiros que fazem russa repetir nome de órgão sexual foi muito criticado nas redes sociais. Episódios semelhantes envolvendo colombianos e argentinos também já circulam na internet.

19/06/2018 -

Vídeo machista de torcedores brasileiros na Rússia revolta internautas

Nas imagens, grupo aparece falando obscenidades para uma jovem

12/06/2018 -

FeijOAB 2018 alcança público recorde e supera expectativas

Esta foi a sexta edição da FeijOAB Solidária, que reuniu cerca de 1.300 pessoas no último sábado, 9. Realizado pela OAB de Lucas do Rio Verde, o evento social de cunho beneficente consagra-se, ano a ano, como o maior do âmbito da OAB em Mato Grosso.

05/06/2018 -

Cantor Chris Durán estará em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Alta Floresta

Em Lucas do Rio Verde será neste final de semana, sábado e domingo na IBN Betel

03/06/2018 -

Em plena greve, donos de carros elétricos escaparam das filas

Cuiabá já tem eletroposto; Preço elevado ainda é entrave ao crescimento do mercado

17/05/2018 -

Campanha com o slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' gera polêmica em Quaraí

Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Saldanha, defende que as pessoas opinem e se posicionem sobre o tema. Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS diz que apoia a iniciativa e reforça importância de discutir planejamento familiar.

10/05/2018 -

Formanda chama atenção ao mandar recado para ex-noivo e amiga

Rebeca Bruno publicou o registro nas redes sociais e teve mais de 24 000 curtidas -- mas acabou apagando após a repercussão

11/04/2018 -

Primeiro hotel de luxo espacial já aceita reservas para 2022

Interessados devem fazer um depósito adiantado de R$ 270 mil.

11/04/2018 -

Airbus vai colocar camas para levar passageiros no compartimento de cargas do A330

Empresa oferecerá serviços às companhias aéreas a partir de 2020, quando espera obter certificação.

09/04/2018 -

Cliente se revolta com atendimento e fica sem roupas em banco em Várzea Grande (MT)

À polícia, ele disse que tirou as roupas em forma de protesto pelo atendimento prestado no estabelecimento. O caso foi tratado como importunação ofensiva ao pudor e ato obsceno.

05/04/2018 -

Morador prega placas de carros que caíram durante chuva para tentar ajudar motoristas em Sinop (MT)

A ideia era ajudar os motoristas a reencontrarem as placas depois da chuva e deixá-las visíveis para serem localizadas.

25/02/2018 -

Esta é a ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel

Neste artigo terá todas as instruções para não ficar perdido no meio de tanta ação!

05/02/2018 -

Inspirada em atração europeia, Trilha do Megafone em Nobres (MT) promete ampliar sons da natureza

Turistas podem entrar nos megafones gigantes e ouvir os sons da natureza. Trilha de 1.700 metros tem cavernas e área para camping.

02/02/2018 -

Sem Educação não há futuro!

LBV apoia famílias para que crianças, adolescentes e jovens sejam motivados a frequentar a escola

15/01/2018 -

Portadores do cartão Sicredi Visa concorrem a viagens para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 em nova campanha

Promoção estará em vigência até abril de 2018 e tem, entre os prêmios, pacotes de viagem para o evento esportivo na Rússia, cortesia Visa.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora