Variedades

Ar-condicionado portátil realmente é bom?

é necessário que se conheça bem como é um ar-condicionado portátil e seu funcionamento, de maneira a fazer a escolha certa para o espaço onde ele será utilizado

Ar Condicionado Portáril | 20 de Fevereiro de 2017 as 18h 12min
MT Agora

Dependendo de como é sua moradia ou o espaço de seu escritório, a possibilidade de pensar em escolher um ar-condicionado portátil pode ser muito maior.

Para quem sofre com a limitação de espaço por conta de cômodos pequenos ou mora em prédios antigos – que não permitem que o ar-condicionado tradicional seja instalado –, o modelo portátil é a solução recomendada.

Para considerar essa possibilidade, é necessário que se conheça bem como é um ar-condicionado portátil e seu funcionamento, de maneira a fazer a escolha certa para o espaço onde ele será utilizado.

Como funciona o ar-condicionado portátil?

Assim como o modelo tradicional, o aparelho portátil funciona com a troca de ar quente pelo ar frio. A diferença é vista na forma como ambos são instalados. Enquanto o tradicional tem os condicionadores e motor instalados do lado externo do ambiente, o portátil fica dentro do ambiente.

É importante observar que o modelo portátil possui uma mangueira que deve ficar na área externa, colocada na janela ou na varanda do ambiente. Essa mangueira funciona para realizar a troca gasosa. Com ela, os ares quente e frio são trocados para refrescar o ambiente.

A diferença figura na temperatura, pois o ar convencional, por deixar o exaustor e o motor instalados do lado de fora, consegue diminuir ainda mais a temperatura do ambiente que deve refrigerar.

Vale lembrar que o ar-condicionado portátil possui, ainda, um reservatório capaz de acumular em torno de 20 litros de água. Nesses modelos, quando o reservatório está cheio, o aparelho desliga automaticamente para que seja feita a limpeza e o esvaziamento do reservatório. Muitos solucionam isso colocando uma mangueira para eliminar o acúmulo de água do ar-condicionado.

Prós e contras do modelo portátil

A grande vantagem é justamente a mobilidade do produto. O fato de poder carregar o ar-condicionado para os lugares de maneira simples, puxando-o através de rodinhas, ajuda quem necessita carregar e posicionar da melhor forma o produto, assim como facilita o fato de carregar em prédios e por andares. Quem quer utilizar o aparelho em mais de um ambiente, tem essa liberdade com esse modelo.

Outro pró é a funcionalidade. Os modelos portáteis são altamente potentes e cobrem uma área relativamente ampla, sem deixar a desejar para os modelos convencionais.

Um ponto considerado “contra” por muitos é a questão do peso do aparelho. Potência e funcionalidade fazem com que o aparelho seja realmente pesado, chegando a pesar mais de 25 quilos. Carregar o produto pode não ser uma tarefa muito simples. Mas vale lembrar que os melhores modelos possuem rodinhas embutidas para facilitar o transporte. Essa solução compensa o peso do produto.

Escolha o modelo ideal 

Na hora de escolher o ar-condicionado, considere sempre o ambiente onde ele será utilizado e observe se a potência vai cobrir seu ambiente. Além disso, observe a mangueira que deve ser instalada para a troca do ar para ter a certeza de que vai se adequar ao seu ambiente.

Pense também na potência do produto. O motor aquece e, se não for calculado o valor da potência correta para seu ambiente, o resultado pode não ser o desejado.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

24º

COTAÇÃO