Maju Fala Sobre A Fama

'É assustador', diz Maria Júlia Coutinho, a Maju, sobre fama após JN

Um dia de trabalho na vida da 'moça do tempo' do 'Jornal Nacional', que revelou detalhes da sua carreira e vida pessoal.

Fonte:MT Agora - EGO
19 de Junho de 2015 as 21h 56min

“É legal, mas ao mesmo tempo é muito assustador isso tudo”, afirma Maria Júlia Coutinho - mais conhecida como Maju  - durante um intervalo na sua rotina como a nova “moça do tempo” do "Jornal Nacional". A jornalista trabalhava na emissora como repórter em São Paulo desde 2007, mas há dois anos recebeu a incumbência de traduzir para o público as previsões meteorológicas. “Quando surgiu o convite, confesso que achei inusitado. Nunca imaginei que essa seria minha trilha aqui, mas topei o desafio.”

Mas foi há dois meses, quando estreou no horário nobre da emissora, que ela viu sua vida virar de cabeça para baixo e as pessoas começarem a ter curiosidade pela sua vida. “É muito estranho para mim ser o alvo da entrevista. Eu me vejo na condição de entrevistadora e fico tentando imaginar o que podem me perguntar.  Fico fazendo um media training comigo mesmo (risos). Me sinto vulnerável e tenho certo receio da superexposição. Mas, ao mesmo tempo, isso tudo é muito bom porque é um reconhecimento do meu trabalho”, conta.

A equipe de reportagem do EGO acompanhou um dia de trabalho da jornalista, que apresenta os boletins de tempo na programação da Globo São Paulo, além de entrar ao vivo na segunda edição do “SPTV” e do “JN”. “Como funciona isso, gente? É engraçado que é um terceiro olhar sobre meu trabalho. Fico meio sem graça”, diz ela que admite ser uma pessoa tímida.

Filha de professores, a paulistana de 36 anos nunca quis ou imaginou ser famosa. Antes do jornalismo, ela pensou em entrar no magistério, mas foi graças a um teste vocacional que percebeu que queria cursar jornalismo. “Sempre fui muito comunicativa e cresci rodeada de livros e jornais”, explica ela, que é fã de cinema europeu, literatura clássica e filosofia.

Ela acredita que a sua popularidade se deve a informalidade e da linguagem que usa. “Claro que sempre tenho muito cuidado para não exagerar. Mas acho que agradou o público porque fica um clima informal, de bate papo de elevador”.

Maratona

Maju acorda todos os dias antes das 7h. Mas ao contrário do que possa se pensar, olhar a janela, não é a primeira coisa que ela faz: “Claro que eu fico atenta ao tempo, mas também não é algo que perca o sono (risos). Fico triste quando digo que o tempo ficará firme e quando vejo, está chovendo. Vou atrás para saber o que aconteceu... Mas brinco dizendo que é previsão do tempo e não é precisão”.

Antes de ir para a sede da Globo em São Paulo, ela faz ioga e – em alguns dias da semana – faz pilates em um estúdio perto de sua casa. Durante as manhãs, também faz questão de passear com sua cadela de estimação – a golden retriever Lola - e cuida da casa onde mora com o marido, o publicitário Agostinho Moura. Eles são casados desde 2009. “Ele também está se acostumando com esse turbilhão, mas é muito companheiro e tranquilo. É ciumento na medida”, diverte-se.

A jornalista costuma chegar à emissora às 13h e já vai direto para o camarim dos jornalistas, onde se arruma e faz a maquiagem porque, às vezes, apresenta os boletins de trânsito e tempo da capital paulista às 14h15. No dia em que a equipe de reportagem do EGO acompanhou a jornalista, em vez desses boletins, Maju foi a convidada do “Programa do Jô”. “Nunca imaginei que um dia sentaria naquele sofá”.

Reunião

Após essa primeira etapa, ela vai para o Departamento de Arte da Globo, onde tem uma reunião com os meteorologistas e ilustradores. “Definimos quais são os assuntos mais importantes. Depois passo para os apresentadores e editores do Rio algumas sugestões de roteiro. Hoje, por exemplo, que temos um tempo mais curto no jornal por conta do futebol, tenho duas sugestões: falar da situação no Norte do país que está complicada, com cheias de rios, e a temperatura. A partir disso, o William Bonner e a Renata Vasconcellos perguntam o que eles quiseram”, explica.

Por volta das 17h, ela volta para maquiagem para retocar o visual e escolhe com as chefes do figurino o que vai vestir no SPTV e no Jornal Nacional. “Geralmente, eu uso duas roupas por dia, mas hoje, como teve o Programa do Jô, troquei de roupa três vezes. Eu uso o que me sinto confortável, mas confesso que não é com a roupa que mais me preocupo para entrar no ar”, diverte-se.

Maju conta que gosta de ajudar as meninas do figurino e, inclusive, leva roupas do seu acervo pessoal para usar. “Tem várias roupas minhas aqui”, diz ela, enquanto olha sua arara na sala de figurino. “Gosto de roupas coloridas. Outra preocupação é que tenho muito quadril, então tenho de tomar cuidado com calças. Geralmente, peço para usar pantalonas para ficar mais elegante”.

Às 18h, ela diz ter o “seu momento”, quando se prepara e faz um lanchinho, já que às 19h entra ao vivo na segunda edição do SPTV e, logo depois, no Jornal Nacional. No seu cardápio, alimentos orgânicos e integrais. “Tento não consumir muito açúcar, mas também não sou pirada”.

Segundo Maju, ela não tem nenhuma superstição ao entrar no ar. “Faço uma respiração, que aprendi na ioga, e a fonoaudióloga me ensinou a enumerar tudo que preciso falar”.

A jornalista comemora que ainda não cometeu nenhuma “gafe” ao vivo, mas confessa que seu momento sem graça no ar foi a primeira vez que foi chamada pelo seu apelido por Bonner. “Esse apelido veio da época da faculdade e o primeiro a me chamar na Globo foi o Chico Pinheiro. A gente já tinha conversado em começar a usar no JN, mas eu não sabia quando seria isso. Se você reparar, eu fico meio sem reação”.

Após a sua participação no Jornal Nacional, Maju faz uma rápida reunião com os editores, meteorologista e ilustradores para definir o dia seguinte. Por volta das 22h, o turno de trabalho da jornalista se encerra. “Me lembro que quando fui convidada para esse cargo, meus amigos ficaram de gracinha porque eu iria virar moça do tempo e que iria apenas desfilar na Globo (risos). Não sei porque tem esse menosprezo pela meteorologia porque é um trabalho muito importante.  E não é nada de moleza. Trabalho muito”, defende-se.

Ela conta que está completamente satisfeita com seu trabalho, mas que tem muitos sonhos para sua carreira. “Estou bem e feliz, mas claro que mais para frente tenho outros sonhos. Pode ser na reportagem ou na bancada. Eu gosto da apresentação e gostaria muito de ser correspondente internacional”, conta. Já na vida pessoal, ela diz que sonha um dia em ser mãe. “A gente pensa, mas não agora. Como ainda não sou mãe, trato a meteorologia como um filho (risos)”. E está provando que é uma ótima mãe, Maju!


COMENTARIOS

Mais de Variedades

Cafeteria

Cafeteria gourmet: o que é necessário para abrir uma

Existem alguns passos que devem ser seguidos confira

20 de Janeiro de 2020 as 13h03

Saúde

Mochilas pesadas na infância podem acarretar problemas na fase adulta

Além do excesso de peso, a forma de carregá-lo pode ser prejudicial

14 de Janeiro de 2020 as 19h06

Acidente

Quatro pessoas da mesma família morrem após elevador despencar do nono andar de prédio no litoral SP

Acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (30) na Rua Guararapes, no bairro da Vila Belmiro em Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não havia outros ocupantes na cabine.

31 de Dezembro de 2019 as 08h13

Morte de Artista

Cantor sertanejo Juliano Cezar tem infarto durante show e morre; vídeo

A apresentação do “Cowboy Vagabundo” acontecia em Uniflor, no Paraná.

31 de Dezembro de 2019 as 08h05

Parceria

Coordenador da Unidade de Inteligência da Defensoria Pública se reúne com presidente da FCDL/MT

A Federação das CDLs de Mato Grosso também ganha apoio da Defensoria Pública nas suas ações em nível de Estado

18 de Dezembro de 2019 as 00h53

Feriados 2020

2020 terá 09 feriados prolongados; dicas para viajar muito e gastar menos

O total de feriados prolongados pode ser ainda maior em algumas cidades, porque estados e municípios também podem decretar feriados locais

27 de Novembro de 2019 as 14h47

Morte do Gugu

Gugu Liberato morre, aos 60 anos, nos Estados Unidos

Apresentador teve morte cerebral após sofrer uma queda de quatro metros em casa, em Orlando, e bater a cabeça

22 de Novembro de 2019 as 20h10

Enem

Candidata chega 2 horas antes e percebe que esqueceu documento ao tentar entrar em local de prova em MT

Mulher faz entrega de sorvete durante a semana e esqueceu o documento dentro da bolsa de trabalho.

10 de Novembro de 2019 as 15h35

Seguro Viagem

Quando contratar um seguro de viagem anual

Muitas empresas brasileiras oferecem este tipo de serviço que pode fazer a diferença para quem costuma viajar com frequência

13 de Outubro de 2019 as 10h37

Grandes Premiações

Um ano de grandes premiações lotéricas

A modalidade dos sonhos de cada cidadão deste país é aquela que mais entrega grandes boladas.

11 de Outubro de 2019 as 07h21

Melhor Momento

Poker no Centro-Oeste atravessa o melhor momento em sua história

Seleção de Goiás posa para o foto do título conquistado no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes

04 de Outubro de 2019 as 15h51

Dicas

Desequilíbrio hormonal causa queda de cabelos

Cada tipo de cabelo necessita de um cuidado específic

02 de Outubro de 2019 as 14h52

Geral

Casa Branca confirma morte de filho de Bin Laden

Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Hamza bin Laden, filho de Osama, foi liquidado durante uma operação dos EUA.

14 de Setembro de 2019 as 16h57

Bienal de Arquitetura

Empresa de construção civil composta por mulheres faz abertura no 12º Bienal de Arquitetura

a empresa também irá promover um espaço com fotos e elementos dos trabalhos realizados

11 de Setembro de 2019 as 17h04

Cruzeiro

Cruzeiro para Europa, uma forma de viajar que muitos escolhem

Basta uma mala com roupas confortáveis, seguro de viagem internacional e muita vontade de andar!

10 de Setembro de 2019 as 23h37

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Em qual vereador, de Lucas do Rio Verde, você votaria para reeleição?

Fernando Pael

Marcos Paulista

Airton Callai

Cristiani Dias

Dr. Wagner Godoi

Dirceu Cosma

Jiloir Pelicioli - Mano

Dr. Jaime Floriano

Márcia Pelicioli

Nenhum deles

Parcial
veja +

COTAÇÃO