Campanha com o slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' gera polêmica em Quaraí

Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Saldanha, defende que as pessoas opinem e se posicionem sobre o tema. Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS diz que apoia a iniciativa e reforça importância de discutir planejamento familiar.

17/05/2018 - 17:12:35

   

Uma campanha lançada pela Prefeitura de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, gera polêmica principalmente devido ao slogan adotado pela Secretaria Municipal da Saúde para abordar o tema planejamento familiar. Um outdoor foi fixado ao lado do hospital da cidade e um banner foi publicado na página da prefeitura no Facebook, com a frase "Só tenha os filhos que puder criar".

Conforme a secretária municipal da Saúde, Fabiana Saldanha, o objetivo da campanha era contribuir para a reflexão sobre o assunto.

"Num primeiro momento, a frase escolhida era mesmo para ser impactante, a intenção é essa, impactar para que não passe batido. Estamos buscando trazer essa discussão, para que ter filho seja um ato pensado, responsável." A ideia surgiu em uma conversa entre a secretária e o ex-prefeito da cidade, Ricardo Gadret (Solidariedade), que renunciou ao cargo para concorrer às eleições. O vice Mário Raul da Rosa Corrêa assumiu. Segundo Fabiana, em novembro de 2017 já foi possível botar a campanha na rua.

Além do slogan principal, o banner diz: "Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua". Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Fernando Matos, a campanha é bem-vinda.

"O Cremers vê com muito bons olhos essa campanha, que incentiva o planejamento familiar. Hoje o código de ética médica dá muita ênfase à autonomia do paciente, os médicos são obrigados a respeitar a maneira de pensar do paciente, por isso a campanha não tem nenhum problema, ela faz com que as pessoas pensem a respeito", afirma. A campanha repercutiu ainda mais após a publicação de uma foto do outdoor no Facebook pela artesã Sinara Fernandez, de 50 anos, natural de Quaraí, que mora no Litoral Norte gaúcho. Em menos de 10 dias, o post superou a marca de 125 mil compartilhamentos, além de mais de 10 mil curtidas e 2 mil comentários.

Ela conta que estava na cidade para cuidar da irmã, que fez cirurgia, viu o outdoor ao lado do hospital e resolveu registrar, com o celular.

"Tirei a foto porque achei ótima essa campanha. É um exemplo a ser seguido por todos." Mas nem todos os comentários nos posts da campanha são favoráveis. "Se todos tivessem acesso à educação e saúde de qualidade... A vida seria bem menos complicada. Quem é pobre não deve ter filhos?", indaga um dos comentários.

"Acredito que antes de fazer uma campanha dessas é necessário garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população, além de investir numa campanha de conscientização a respeito de como se prevenir isso e aulas de educação sexual na escola", diz outra mensagem. De acordo com a secretária da Saúde de Quaraí, seis meses depois de a campanha ser lançada, o objetivo foi atingido, apesar das polêmicas. Ela salienta que até mesmo outros municípios entraram em contato com a prefeitura para saber como tinha sido a receptividade e como havia sido realizada a campanha.

"Tinha gente que dizia que estávamos querendo controlar quantos filhos poderiam ter, mas nós não queremos isso, só buscamos promover o diálogo. A intenção não é esterilizar ninguém, mas que tenham conhecimento e possam escolher o método contraceptivo que vai usar ou se é o momento certo para ter filhos", diz Fabiana.

Campanha foi lançada pela prefeitura em novembro de 2017, e segue nas as redes sociais neste ano (Foto: Reprodução/Facebook)

A promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, se diz favorável à campanha lançada em Quaraí. Ela avalia que a partir de uma frase forte é possível chamar a atenção das pessoas para um tema importante, e assim é possível orientá-las e educá-las.

"Eu parabenizo o município de Quaraí. É uma forma de educação, uma abordagem sobre o controle de natalidade, que as pessoas precisam entender que podem gerar tantos filhos quanto queiram, não acho que seja errado, mas devem saber quantas crianças podem prover. É impactante, mas é real", observa.

"Acho errado a política como é na China, que proíbe um determinado número de filhos. A questão é educar e orientar as pessoas, não proibir." A prefeitura garante que promove diálogos com a população para orientar a respeito do planejamento familiar e, sempre que preciso, encaminha as pacientes a um médico ginecologista para verificar a melhor forma de evitar uma gravidez indesejada.

Ainda conforme o município, as consultas não demoram mais que uma semana para serem realizadas, e a rede municipal de saúde fornece diu, pílulas anticoncepcionais, camisinhas, laqueadura, pílulas do dia seguinte, entre outros métodos contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Algumas pessoas começaram bastantes agressivas em relação à campanha, e com o passar dos dias foram mudando a sua opinião. Esse tema é impactante, e as pessoas vão assimilando aos poucos. Hoje tem muito mais gente a favor do que no início", defende a secretária da Saúde de Quaraí.

MT AGora - G1 | Exame da OAB

Mais Noticias

Revolta

Vídeos machistas de torcedores na Rússia se espalham pela web e causam revolta

Revolta

Vídeo machista de torcedores brasileiros na Rússia revolta internautas

Evento

FeijOAB 2018 alcança público recorde e supera expectativas

Chris Duran

Cantor Chris Durán estará em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Alta Floresta

03/06/2018 -

Em plena greve, donos de carros elétricos escaparam das filas

Cuiabá já tem eletroposto; Preço elevado ainda é entrave ao crescimento do mercado

10/05/2018 -

Formanda chama atenção ao mandar recado para ex-noivo e amiga

Rebeca Bruno publicou o registro nas redes sociais e teve mais de 24 000 curtidas -- mas acabou apagando após a repercussão

11/04/2018 -

Primeiro hotel de luxo espacial já aceita reservas para 2022

Interessados devem fazer um depósito adiantado de R$ 270 mil.

11/04/2018 -

Airbus vai colocar camas para levar passageiros no compartimento de cargas do A330

Empresa oferecerá serviços às companhias aéreas a partir de 2020, quando espera obter certificação.

09/04/2018 -

Cliente se revolta com atendimento e fica sem roupas em banco em Várzea Grande (MT)

À polícia, ele disse que tirou as roupas em forma de protesto pelo atendimento prestado no estabelecimento. O caso foi tratado como importunação ofensiva ao pudor e ato obsceno.

05/04/2018 -

Morador prega placas de carros que caíram durante chuva para tentar ajudar motoristas em Sinop (MT)

A ideia era ajudar os motoristas a reencontrarem as placas depois da chuva e deixá-las visíveis para serem localizadas.

25/02/2018 -

Esta é a ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel

Neste artigo terá todas as instruções para não ficar perdido no meio de tanta ação!

05/02/2018 -

Inspirada em atração europeia, Trilha do Megafone em Nobres (MT) promete ampliar sons da natureza

Turistas podem entrar nos megafones gigantes e ouvir os sons da natureza. Trilha de 1.700 metros tem cavernas e área para camping.

02/02/2018 -

Sem Educação não há futuro!

LBV apoia famílias para que crianças, adolescentes e jovens sejam motivados a frequentar a escola

15/01/2018 -

Portadores do cartão Sicredi Visa concorrem a viagens para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 em nova campanha

Promoção estará em vigência até abril de 2018 e tem, entre os prêmios, pacotes de viagem para o evento esportivo na Rússia, cortesia Visa.

11/01/2018 -

Banco da Amazônia divulga resultado do Edital de Patrocínios 2018

A Instituição recebeu mais de 880 projetos para o Edital de Patrocínios, para a Chamada Pública da Lei Rouanet e para o Espaço Cultural Banco da Amazônia.

02/01/2018 -

IPVA tem desconto de 5% para pagamentos feitos até dia 10

Entre os dias 11 e 22 de janeiro o tributo poderá ser recolhido com 3% de abatimento

28/12/2017 -

Investidor Milionário Cria a Maior Empresa de Relações com investidores da américa Latina.

O investidor paranaense Israel Lucas Gois (Sócio e Presidente da Equity Brazil Capital) afirma que a Plataforma conectará empresários brasileiros aos maiores Fundos e Investidores do mundo

19/12/2017 -

Sicredi dá dicas para consumidores e comerciantes evitarem prejuízos

Cuidados devem ser redobrados para não cair no golpe de cédulas falsas

08/12/2017 -

Morador de Sorriso chega na final de ''A Fazenda Nova Chance'' e perde para atriz Flávia Viana em São Paulo

A votação popular e a final ocorreram ontem à noite.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora