Polêmica

Campanha com o slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' gera polêmica em Quaraí

Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Saldanha, defende que as pessoas opinem e se posicionem sobre o tema. Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS diz que apoia a iniciativa e reforça importância de discutir planejamento familiar.

17 de Maio de 2018 as 17h 12min

Uma campanha lançada pela Prefeitura de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, gera polêmica principalmente devido ao slogan adotado pela Secretaria Municipal da Saúde para abordar o tema planejamento familiar. Um outdoor foi fixado ao lado do hospital da cidade e um banner foi publicado na página da prefeitura no Facebook, com a frase "Só tenha os filhos que puder criar".

Conforme a secretária municipal da Saúde, Fabiana Saldanha, o objetivo da campanha era contribuir para a reflexão sobre o assunto.

"Num primeiro momento, a frase escolhida era mesmo para ser impactante, a intenção é essa, impactar para que não passe batido. Estamos buscando trazer essa discussão, para que ter filho seja um ato pensado, responsável." A ideia surgiu em uma conversa entre a secretária e o ex-prefeito da cidade, Ricardo Gadret (Solidariedade), que renunciou ao cargo para concorrer às eleições. O vice Mário Raul da Rosa Corrêa assumiu. Segundo Fabiana, em novembro de 2017 já foi possível botar a campanha na rua.

Além do slogan principal, o banner diz: "Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua". Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Fernando Matos, a campanha é bem-vinda.

"O Cremers vê com muito bons olhos essa campanha, que incentiva o planejamento familiar. Hoje o código de ética médica dá muita ênfase à autonomia do paciente, os médicos são obrigados a respeitar a maneira de pensar do paciente, por isso a campanha não tem nenhum problema, ela faz com que as pessoas pensem a respeito", afirma. A campanha repercutiu ainda mais após a publicação de uma foto do outdoor no Facebook pela artesã Sinara Fernandez, de 50 anos, natural de Quaraí, que mora no Litoral Norte gaúcho. Em menos de 10 dias, o post superou a marca de 125 mil compartilhamentos, além de mais de 10 mil curtidas e 2 mil comentários.

Ela conta que estava na cidade para cuidar da irmã, que fez cirurgia, viu o outdoor ao lado do hospital e resolveu registrar, com o celular.

"Tirei a foto porque achei ótima essa campanha. É um exemplo a ser seguido por todos." Mas nem todos os comentários nos posts da campanha são favoráveis. "Se todos tivessem acesso à educação e saúde de qualidade... A vida seria bem menos complicada. Quem é pobre não deve ter filhos?", indaga um dos comentários.

"Acredito que antes de fazer uma campanha dessas é necessário garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população, além de investir numa campanha de conscientização a respeito de como se prevenir isso e aulas de educação sexual na escola", diz outra mensagem. De acordo com a secretária da Saúde de Quaraí, seis meses depois de a campanha ser lançada, o objetivo foi atingido, apesar das polêmicas. Ela salienta que até mesmo outros municípios entraram em contato com a prefeitura para saber como tinha sido a receptividade e como havia sido realizada a campanha.

"Tinha gente que dizia que estávamos querendo controlar quantos filhos poderiam ter, mas nós não queremos isso, só buscamos promover o diálogo. A intenção não é esterilizar ninguém, mas que tenham conhecimento e possam escolher o método contraceptivo que vai usar ou se é o momento certo para ter filhos", diz Fabiana.

Campanha foi lançada pela prefeitura em novembro de 2017, e segue nas as redes sociais neste ano (Foto: Reprodução/Facebook)

A promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, se diz favorável à campanha lançada em Quaraí. Ela avalia que a partir de uma frase forte é possível chamar a atenção das pessoas para um tema importante, e assim é possível orientá-las e educá-las.

"Eu parabenizo o município de Quaraí. É uma forma de educação, uma abordagem sobre o controle de natalidade, que as pessoas precisam entender que podem gerar tantos filhos quanto queiram, não acho que seja errado, mas devem saber quantas crianças podem prover. É impactante, mas é real", observa.

"Acho errado a política como é na China, que proíbe um determinado número de filhos. A questão é educar e orientar as pessoas, não proibir." A prefeitura garante que promove diálogos com a população para orientar a respeito do planejamento familiar e, sempre que preciso, encaminha as pacientes a um médico ginecologista para verificar a melhor forma de evitar uma gravidez indesejada.

Ainda conforme o município, as consultas não demoram mais que uma semana para serem realizadas, e a rede municipal de saúde fornece diu, pílulas anticoncepcionais, camisinhas, laqueadura, pílulas do dia seguinte, entre outros métodos contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Algumas pessoas começaram bastantes agressivas em relação à campanha, e com o passar dos dias foram mudando a sua opinião. Esse tema é impactante, e as pessoas vão assimilando aos poucos. Hoje tem muito mais gente a favor do que no início", defende a secretária da Saúde de Quaraí.


MT AGora - G1 | Exame da OAB

COMENTARIOS

Mais de Variedades

Incêndio Em Catedral

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

A polícia isolou a área e retirou os turistas que estavam dentro da construção medieval. Torre desmoronou em meio às chamas.

15 de Abril de 2019 as 16h41

Miss Teen Universo

Mato-grossense é eleita Miss Teen Universo no Panamá

Eduarda se formou recentemente em Técnica em Recursos Humanos no campus avançado do Instituto Federal de Educação

01 de Abril de 2019 as 18h00

Decisão Unânime

Ex-técnico acusado de abuso é banido da ginástica por tribunal

Além do afastamento em definitivo, o ex-técnico da seleção também terá de arcar com uma multa de R$ 1,6 milhão

01 de Abril de 2019 as 08h49

Homenagem

Dom Vital Chitolina é homenageado com o mérito ''O Semeador''

O mérito foi entregue ao final do Show Safra BR 163.

29 de Março de 2019 as 22h23

Acidente Aéreo

Avião com 157 pessoas cai próximo à capital da Etiópia

Segundo televisão local, não houve sobreviventes.

10 de Março de 2019 as 17h27

Mercado de Trabalho

Veja 20 sinais de que seu chefe gosta ou não de você

Dar mais responsabilidade e pedir contribuição são sinais de que o gestor quer o funcionário na empresa

07 de Março de 2019 as 09h58

The Voice Kids

Representante de MT, Beatriz Freitas avança mais uma fase do The Voice Kids

Do trio, Beatriz foi quem se saiu melhor, sendo escolhida por Carlinhos Brown.

04 de Março de 2019 as 11h17

Fake News

É #FAKE que decreto presidencial obriga homens a servir ao Exército durante o carnaval

Documento falso diz que medida se deveria à 'iminência de conflito armado com a Venezuela'.

27 de Fevereiro de 2019 as 00h24

Luto

Roberto Avallone, jornalista e comentarista esportivo, morre aos 72 anos em São Paulo

Ícone do jornalismo esportivo morreu no Hospital Santa Catarina, vítima de parada cardiorrespiratória.

26 de Fevereiro de 2019 as 00h22

Buldogue Voador

Exploradores encontram maior abelha viva do mundo: ''É um buldogue voador''

Espécie gigante, que estava há décadas desaparecida, foi redescoberta em ilha da Indonésia.

22 de Fevereiro de 2019 as 23h12

Missão Espacial

Sonda japonesa Hayabusa2 pousa em asteroide Ryugu

Asteroide está a cerca de 300 milhões de quilômetros da Terra. A missão deve ser concluída em 2020, com o retorno à Terra.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h13

Astronomia

Cientistas descobrem nova lua de Netuno, a Hipocampo

Desde que foi "descoberto" em 2013, Hipocampo tem desafiado os modelos de criação e evolução do sistema de satélites de Netuno.

22 de Fevereiro de 2019 as 21h54

Acessório

Hyundai vai vender pulseira que serve como relógio e abre o carro por R$ 1.000

Acessório só vale para a versão topo de linha do Creta. Além de destrancar as portas e dar a partida, é possível acompanhar queima de calorias e distância percorrida.

22 de Fevereiro de 2019 as 21h14

Placa Inaugural

Secretário tem sobrenome trocado por ''palavrão'' em placa inaugural de cabine da PM no RJ

Imagem da placa com o erro foi parar nas redes sociais após o evento em Rio das Ostras. Placa foi substituída.

20 de Fevereiro de 2019 as 22h54

Tragédia Aos 23 Anos

Jovem fica cega e perde rins após tomar vodka falsificada na Grécia

Hannah Powell perdeu a visão e os rins depois de tomar uma bebida misturada a uma substância perigosa durante férias em uma ilha grega.

20 de Fevereiro de 2019 as 21h52

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO