Campanha da Fraternidade busca a preservação dos biomas

O tema deste ano é: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida

01/03/2017 - 12:12:57

   

Com o objetivo de alertar a necessidade do respeitar o meio ambiente, especialmente, os biomas brasileiros, a Campanha da Fraternidade 2017 terá início em todo Brasil dia 1º de março. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a iniciativa traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação de Deus.

A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social, partindo das comunidades, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, que nos convida a vivenciar três momentos de fé: ver, julgar e agir.

Para despertar o desejo em pessoas de boa vontade a colocar em prática as propostas cristãs como estender a mão a quem mais precisa, engajamento político e um comprometimento com a vida em sociedade, a CF é um convite à conversão pessoal e social, dos cristãos e não cristãos, para cultivar e cuidar da criação.

Entre as ações concretas estão: o aprofundamento de estudos, debates, seminários e celebrações nas escolas públicas e privadas sobre a temática abordada pela CF. O fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo para suscitar uma nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida. Além disso, o subsídio da CF chama atenção para a necessidade de a população defender o fim do desmatamento para todos os biomas e sua composição florestal.

No campo político, a CF incentiva a criação de um Projeto de Lei que impeça o uso de agrotóxicos. Também indica que combater a corrupção é um modo especial para se evitar processos licitatórios fraudulentos, principalmente, aqueles que tem como consequência enchentes e secas que acabam sendo mecanismos de exploração e desvio de recursos públicos.

No texto-base da CF 2017, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destaca a importância que cada comunidade, a partir do bioma em que vive e em relação aos povos originários desses biomas, faça o discernimento de quais ações são possíveis, e entre elas quais são as mais relevantes e de impacto positivo e duradouro.

Papa Francisco proferiu uma mensagem no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação em que ressalta que pretende renovar o diálogo sobre os sofrimentos que afligem os pobres e a devastação do meio ambiente: “A criação é obra amorosa de Deus confiada a seus filhos e filhas. Nossa Senhora Mãe de Deus e dos homens acompanhará as comunidades e famílias no caminho do cuidado e cultivo da casa comum no tempo quaresmal”.

BIOMAS – Pode-se Definir Bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação, sendo que em um mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação. Os seres vivos vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

CERRADO: Conhecido como berço das águas brasileiras, o cerrado possui a segunda biodiversidade mais rica de todo o planeta, atua como um elo conectando outros quatro biomas brasileiros, faz a ponte entre floresta amazônica, caatinga, mata atlântica e pantanal. Se o cerrado acabar é como se quebrasse o elo que ligam todos esses ecossistemas. Causaria ainda problemas hídricos de grandes proporções, pois o cerrado alimenta três grandes aquíferos e seis das oito bacias hidrográficas.

Infelizmente, por causa do avanço da agricultura nesta região, principalmente da soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da pecuária de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação. Ambientalistas afirmam que nos últimos 50 anos a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original.

As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais. O uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes tem contaminado também o solo e a água.

Além do reduzido número de áreas de conservação, o problema maior tem raízes nas políticas agrícolas e de mineração impróprias e no crescimento da população. Historicamente, a expansão agropastoril e o extrativismo mineral têm se caracterizado por um modelo predatório. A ocupação da região é desejável, mas desde que aconteça racionalmente.

A destruição e a fragmentação de habitats consistem, atualmente, na maior ameaça à integridade desse bioma: 60% da área total são destinados à pecuária e 6% aos grãos, principalmente, soja. De fato, cerca de 80% do Cerrado já foi modificado pelo homem por causa da expansão agropecuária, urbana e construção de estradas – aproximadamente 40% conserva parcialmente suas características iniciais e outros 40% já as perderam totalmente. Somente 19,15% correspondem a áreas nas quais a vegetação original ainda está em bom estado.

Repasse da Campanha da Fraternidade
Para conhecer mais sobre esta temática, convidamos você a comparecer no auditório da Escola Sagrado Coração de Jesus, na avenida Cuiabá, 1.073, centro de Rondonópolis, nos dias 18 e 19 de fevereiro, a partir das 13 horas para participar do repasse diocesano da CF.

(*) Dirceu Coelho – Equipe Diocesana de Campanhas

MT Agora - A Tribuna MT

Mais Noticias

Ronco

Veja 4 maneiras de evitar o ronco e melhorar sua disposição

Desvio de Conduta

Idosa usa secador de cabelos para motoristas diminuírem a velocidade

Suplementos

Você conhece todos os benefícios do whey protein?

Dia dos Namorados

5 presentes mais populares para o Dia dos Namorados

15/05/2017 -

Conheça as diferentes técnicas de implante capilar

O resultado final é obtido de nove a 12 meses após a cirurgia.

15/05/2017 -

Confira dicas para congelar diferentes tipos de alimentos e preservar os nutrientes

Cada tipo de alimento exige cuidados específicos no congelamento; conheça!

28/04/2017 -

Tribunal Superior do Trabalho abrirá vagas com salários de até R$ 12 mil

O edital trará oportunidades para nível médio e superior sob a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), e as provas só acontecerão em Brasília.

24/04/2017 -

O tempo frio e os problemas respiratórios

A maior variação de temperatura e a presença constante de ventos, associadas ao ar um pouco mais seco, são uma combinação propensa para o surgimento de doenças

18/04/2017 -

Cuiabá tem 56% da população com excesso de peso e ocupa a 6ª posição no ranking

Pesquisa Vigitel foi realizada em 2016 em todo o país. Levantamento aponta que 21,9% dos cuiabanos sofrem com obesidade e 24,9% têm hipertensão.

29/03/2017 -

Professora de MT vence o Miss das Américas Plus Size

Casada e mãe de três filhos, Geiza tem 1,61 de altura e pesa 91 quilos. No concurso realizado na capital paulista, ela ganhou de outras 15 concorrentes.

28/03/2017 -

Jovem elimina 56 kg ao cortar doces e frituras e inspira seguidores na web

Breno Zamar diz que perdeu peso em pouco mais de um ano em MT. Jovem dá dicas de vida saudável para 30 mil seguidores em rede social.

20/03/2017 -

Ultrassonografia na gravidez ajuda a detectar doenças

O exame é indispensável durante a gestação, pois através do aparelho de ultrassom que está cada vez mais moderno é possível identificar mais de uma centena de síndromes, malformações, e outras alterações.

20/03/2017 -

Dono da Telexfree chama investidores de 'povo burro' em conversa

MPF apresentou conversas à Justiça Federal do Espírito Santo

14/03/2017 -

Como potencializar seu desempenho e os resultados da academia

Pode ser um pouco frustrante não enxergar resultados após certo tempo praticando exercícios – aqueles quilinhos insistentes e centímetros que não mudam como planejamos.

06/03/2017 -

História de ex-professora universitária de Sorriso que virou acompanhante de luxo ganha destaque internacional

Os jornais “The Sun”, Daily Mail" e "Daily Star" publicaram notícias sobre Cláudia. Jornais do Sri Lanka, México e Bélgica também contaram sua história.

27/02/2017 -

Victor pede para se afastar de 'The Voice Kids' após denúncia

Poliana Chaves, de 29 anos, que está grávida do cantor, disse à polícia ter sido jogada no chão e agredida com chutes

27/02/2017 -

Homem acha que foi furtado, e jovem deixa recado: 'Para ninguém roubar'

Caso aconteceu durante o carnaval de Petrolina, no Sertão de PE

21/02/2017 -

Ex-advogada de MT vira prostituta de luxo e fala de sexo e poder em Brasília

Cláudia de Marchi, que chegou a lecionar em uma universidade de Sorriso, se desiludiu com a profissão

20/02/2017 -

Ar-condicionado portátil realmente é bom?

é necessário que se conheça bem como é um ar-condicionado portátil e seu funcionamento, de maneira a fazer a escolha certa para o espaço onde ele será utilizado

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora