Q I Elevado

Com 15 anos, potiguar é aprovado no vestibular do ITA

Vestibular do ITA é considerado um dos mais difíceis e concorridos do país.

Fonte:MT Agora - G1
31 de Dezembro de 2015 as 05h 01min

"Por enquanto eu penso apenas em me dedicar a engenharia e estudar bastante. Não consigo visualizar em que vou trabalhar com certeza, são muitas possibilidades". É desta forma que Victor Raniery da Silva Holanda, de 15 anos, pensa na carreira. Aluno do Over Colégio e Curso, Victor foi aprovado no vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do Brasil. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (30). A partir de janeiro do próximo ano, o adolescente se muda para São José dos Campos, em São Paulo, onde se apresenta para cursar mecânica-aeronáutica.

Segundo o estudante, o interesse por estudar engenharia surgiu durante uma mostra de profissões, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Eles apresentaram as profissões de forma bastante superficial, mas fiquei interessado principalmente por engenharia mecânica. Meu pai então foi pesquisar sobre cursos de engenharia no país e me falou sobre o ITA. Quando vi a qualidade dos laboratórios, do curso e dos profissionais que eles formam, decidiu que ia tentar", disse.

Quanto à escolha pelo curso de mecânica-aeronáutica, Victor confessa que a inspiração também surgiu a partir de um projeto que conheceu na UFRN. "Eu fiquei interessado pelo projeto 'carcará', onde os estudantes constroem aviões e participam de competições. Foi aí que eu decidi por seguir nesse ramo mais específico da engenharia", explicou.

"Fico muito feliz com esta aprovação porque agora eu sei que não vou precisar gastar muito tempo me dedicando aos estudos para passar no vestibular. Agora poderei me dedicar a engenharia de forma mais tranquila", concluiu o jovem de 15 anos.

Prodígio

Para concluir o ensino médio e ser aprovado com 15 anos em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, Victor teve uma pequena ajuda da Justiça. O estudante conseguiu o direito de pular o 9º ano do ensino fundamental após ser aprovado na prova do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

De acordo com o pai de Victor, Volney Teixeira de Holanda, o aluno já se destacava no ensino fundamental. "Ele sempre recebeu certificados como aluno destaque na escola, até que quando ele estava no 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série), ele pediu para fazer a prova para o IFRN e passou", contou o pai.

Segundo Volney, que trabalha na área jurídica, foi a partir desta aprovação que o filho conseguiu na Justiça o direito de cursar o ensino médio antes de concluir o ensino fundamental. "Entramos com uma ação na Justiça para ele assumir a vaga. Victor teve que fazer uma prova com cerca de 280 questões, salvo engano ele acertou por volta de 260. Foi aí que ele conquistou o certificado e assumiu a vaga", disse Volney.

O aluno ainda cursou o 1º e o 2º ano do ensino médio no IFRN antes de decidir que queria cursar o ITA. Foi quando o pai decidiu transferí-lo para uma escola particular de Natal. "Ele já fazia cursinho no turno contrário à aula. Quando decidiu que queria o ITA, conversei com o professor dele e resolvi tranferí-lo para a escola para que ele pudesse se preparar", finalizou.

De acordo com Carlos André, professor e diretor da escola em que Victor concluiu o ensino médio, o esforço e a disciplina do estudante é que o levaram até o resultado alcançado.

“Victor é um aluno muito especial. Ganhou na justiça o direito de pular o nono ano pois era mais avançado que os demais alunos de sua idade. Seu interesse sempre foi a aprovação no ITA então criamos uma estratégia especial para ele alcançar esse objetivo assim que tivesse idade para fazer a prova”, disse Carlos André.

Preparação

De acordo com o estudante, a preparação para a prova foi intensificada nos últimos dois meses. "Como durante a tarde eu tinha aula, eu estudava por conta própria sempre pelas manhãs. Mas faltando dois meses para a prova, sabendo de como ela é concorrida, eu passei a estudar durante às noites. Nos fins de semana estudava de acordo com o que eu achava necessário, ou seja, bastante", explicou Victor.

Segundo o professor Carlos André, a dedicação de Victor fez a diferença para a aprovação. “Quando ele chegou a escola, nunca tinha assistido a uma aula de física ou de química na vida. Colocamos ele em uma turma do cursinho de Medicina para ele ter uma noção antes de entrar na turma militar. Ele era tão novo que os outros alunos acharam engraçado. Dois meses depois ele já tirava dúvidas dos outros colegas”, relata o professor.

“Ter um aluno aprovado no ITA é sempre muito bom, mas este caso é particular porque é um aluno com apenas 15 anos. A gente sabe que mais de 80% dos alunos que entram no ITA são aprovados pelo menos na segunda tentativa. Não é normal um aluno ser aprovado de primeira e ser com apenas 15 anos é mais incrível ainda. Foi um trabalho ao longo de três anos", concluiu o professor.

Depois de aprovado, Victor tem até 17 de janeiro para se apresentar na sede do ITA, em São José dos Campos, em São Paulo. Segundo o pai de Victor, a família ainda não planejou a mudança do jovem.

"Não estamos nem em Natal, estamos viajando. A euforia é tão grande que nem paramos para pensar nos detalhes. Voltamos para casa na próxima semana e aí é que vamos pensar em como será essa transição. O importante é estarmos lá no dia 17", disse o pai.

Despreocupado quanto a mudança, Victor apenas falou por alto sobre a mudança. "Eu e meu pai ainda estamos pensando como vai ser. Ele quer ir comigo, porque ainda sou muito novo. Mas ainda vamos decidir isso juntos", concluiu.


COMENTARIOS

Mais de Variedades

Cafeteria

Cafeteria gourmet: o que é necessário para abrir uma

Existem alguns passos que devem ser seguidos confira

20 de Janeiro de 2020 as 13h03

Saúde

Mochilas pesadas na infância podem acarretar problemas na fase adulta

Além do excesso de peso, a forma de carregá-lo pode ser prejudicial

14 de Janeiro de 2020 as 19h06

Acidente

Quatro pessoas da mesma família morrem após elevador despencar do nono andar de prédio no litoral SP

Acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (30) na Rua Guararapes, no bairro da Vila Belmiro em Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não havia outros ocupantes na cabine.

31 de Dezembro de 2019 as 08h13

Morte de Artista

Cantor sertanejo Juliano Cezar tem infarto durante show e morre; vídeo

A apresentação do “Cowboy Vagabundo” acontecia em Uniflor, no Paraná.

31 de Dezembro de 2019 as 08h05

Parceria

Coordenador da Unidade de Inteligência da Defensoria Pública se reúne com presidente da FCDL/MT

A Federação das CDLs de Mato Grosso também ganha apoio da Defensoria Pública nas suas ações em nível de Estado

18 de Dezembro de 2019 as 00h53

Feriados 2020

2020 terá 09 feriados prolongados; dicas para viajar muito e gastar menos

O total de feriados prolongados pode ser ainda maior em algumas cidades, porque estados e municípios também podem decretar feriados locais

27 de Novembro de 2019 as 14h47

Morte do Gugu

Gugu Liberato morre, aos 60 anos, nos Estados Unidos

Apresentador teve morte cerebral após sofrer uma queda de quatro metros em casa, em Orlando, e bater a cabeça

22 de Novembro de 2019 as 20h10

Enem

Candidata chega 2 horas antes e percebe que esqueceu documento ao tentar entrar em local de prova em MT

Mulher faz entrega de sorvete durante a semana e esqueceu o documento dentro da bolsa de trabalho.

10 de Novembro de 2019 as 15h35

Seguro Viagem

Quando contratar um seguro de viagem anual

Muitas empresas brasileiras oferecem este tipo de serviço que pode fazer a diferença para quem costuma viajar com frequência

13 de Outubro de 2019 as 10h37

Grandes Premiações

Um ano de grandes premiações lotéricas

A modalidade dos sonhos de cada cidadão deste país é aquela que mais entrega grandes boladas.

11 de Outubro de 2019 as 07h21

Melhor Momento

Poker no Centro-Oeste atravessa o melhor momento em sua história

Seleção de Goiás posa para o foto do título conquistado no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes

04 de Outubro de 2019 as 15h51

Dicas

Desequilíbrio hormonal causa queda de cabelos

Cada tipo de cabelo necessita de um cuidado específic

02 de Outubro de 2019 as 14h52

Geral

Casa Branca confirma morte de filho de Bin Laden

Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Hamza bin Laden, filho de Osama, foi liquidado durante uma operação dos EUA.

14 de Setembro de 2019 as 16h57

Bienal de Arquitetura

Empresa de construção civil composta por mulheres faz abertura no 12º Bienal de Arquitetura

a empresa também irá promover um espaço com fotos e elementos dos trabalhos realizados

11 de Setembro de 2019 as 17h04

Cruzeiro

Cruzeiro para Europa, uma forma de viajar que muitos escolhem

Basta uma mala com roupas confortáveis, seguro de viagem internacional e muita vontade de andar!

10 de Setembro de 2019 as 23h37

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Em qual vereador, de Lucas do Rio Verde, você votaria para reeleição?

Nenhum deles

Marcos Paulista

Airton Callai

Dirceu Cosma

Márcia Pelicioli

Jiloir Pelicioli - Mano

Fernando Pael

Cristiani Dias

Dr. Jaime Floriano

Dr. Wagner Godoi

Parcial
veja +

COTAÇÃO