Compositor britânico participa de residência internacional em Mato Grosso

Artista sonoro, compositor e cantor folk, Nathaniel Mann, vai trabalhar com o povo indígena Wauja, do Xingu.

10/10/2017 - 16:42:26

   

O British Council e PRS Foundation anunciam a edição do programa Musicians in Residence/ Músicos em Residência no Brasil, de novembro de 2017 a março de 2018. Três compositores britânicos passarão um mês em uma região diferente do país, imersos em uma residência artística que lhes dará a oportunidade de criar um novo trabalho, construir redes com artistas locais, alcançar novas audiências e explorar diferentes influências culturais.

Cada um deles enviou planos para um resultado criativo da residência que será moldada através das experiências e colaborações que formarão no Brasil. As três cidades sede em 2018 são Rio de Janeiro, Recife e Mato Grosso, para onde virá o artista sonoro, compositor e cantor folk, Nathaniel Mann, cujos trabalhos incorporam performances em locais específicos, intervenções e instalações.

O trabalho eletroacústico de Nathaniel costuma incorporar difusão de multicanais, incluindo Ambisonics. Ele irá trabalhar com a Orquestra do Estado do Mato Grosso, Instituto Homem Brasileiro e a tribo Wauja, do Xingu, onde a música é parte integral da sociedade e cultura. A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) é parceira nessa iniciativa.

” Será um privilégio extraordinário me engajar com as diversas culturas e histórias musicais do Brasil e, especificamente, as da comunidade wauja, do Xingu, em Mato Grosso. Espero estabelecer um diálogo musical que venha a amplificar as vozes da comunidade wauja e, eventualmente, ampliar esse diálogo para atingir audiências completamente novas. Os trabalhos que criarmos irá explorar a interligação dos ritos tradicionais, música e o ambiente natural, explorando a tradição musical wauja, assim como a britânica, ambas entrelaçadas com temas contemporâneos mais urgentes”.

Phantom Chips (Tara Pattenden) irá colaborar com o Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e explorações do som na América Latina, durante sua estadia no Rio de Janeiro. Residente em Glasgow, na Escócia, Phantom Chips cria sintetizadores “usáveis” que podem ser esticados e comprimidos para criar sons, combinando ritmos a partir de uma vasta gama de instrumentos eletrônicos caseiros, samplers e outros objetos sonoros.

Lady Vendredi (Nwando Ebizie) irá para Recife e ficará em contato direto com o Paço do Frevo, que pesquisa e apresenta os ritmos tradicionais do Nordeste como o frego e o maracatu. Nwando Ebizie é artista, musicista, podutora DJ e dançarina de performance experimental, cujo trabalho procura quebrar barreiras, incorporando seu conhecimento do piano clássico, a produção de música eletrônica (British Academy of New Music), circo, artes aéreas (Circomedia) e várias formas de dança.

“Que trio fantástico de músicos para iniciar o programa MIR Brasil. Estou ansiosa para ver essas residências tomarem forma e ouvir a música que irá surgir a partir delas”, disse Cathy Graham, diretora musical do British Council. “Uma maneira fabulosa de entender outra parte do mundo é através de sua música e o Brasil oferece uma grande e maravilhosa variedade que poderemos descobrir através das residências de nossos músicos. Desde a herança rica e festiva do carnaval de Recife à cena experimental underground do Rio de Janeiro, passando pela música das comunidades indígenas do Xingu, haverá muito o que desfrutar durante os próximos meses. Por sua vez, cada residência levará sua própria marca da música do Reino Unido para a América do Sul, de modo que certamente haverá colaborações fascinantes”, completou.

O programa Musicians in Reseidence foi lançado pelo British Council e PRS Foundations em setembro de 2011, na China, com a participação dos artistas Gareth Bonello, Imogen Heap, Jamie Woone, Matthew Bourne. Em 2014, o MIR levou Oliver Coates, Sam Genders, Arun Ghosh, Anna Meredith e Sid Peacock novamente à China; e de janeiro a março de 2016, Mira Calix, Kerry Andrew e Bella Hardy foram os participantes. David Lyttle, Emmy the Great e Quinta foram os músicos mais recentes a passarem uma temporada na China com a participação de Sarathy Korwar na edição Musician in Residence, nos Emirados Árabes.

As residências trouxeram resultados diversos e importantes. Imogen Heap incluiu a faixa XiZi She Knows, composta durante sua estadia em Hangzhou, em seu álbum Sparks, de 2014. Em 2013 Gareth Bonello lançou o álbum Y Bardd Anfarwol, que combina música folk galesa e chinesa para contar a história da vida do poeta Li Bai, da Dinastia Tang, álbum este que ganhou o prêmio de melhor álbum galês na edição de 2014 de National Eisteddfod, evento do País de Gales, e foi indicado para o Prêmio de Música Galesa de 2014. A faixa “Little Wonder”, no álbum de Jamie Woon, indicado ao Mercury, intitulado Making Time (2016), foi inspirado no tempo em que passou na China durante a residência.

MT Agora - Sec-MT

Mais Noticias

Reality Show

Morador de Sorriso chega na final de ''A Fazenda Nova Chance'' e perde para atriz Flávia Viana em São Paulo

Está Causando Um Rebuliço

Quadro de 1860 faz sucesso porque pessoas estão vendo um smartphone na tela

Celebração

Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento

Realeza Brasileira

Imperatriz Lepoldina não sofreu lesões graves antes de morrer, dizem pesquisadores

16/11/2017 -

Quadro de Leonardo da Vinci bate recorde mundial ao ser leiloado em NY por US$ 450,3 milhões

''Salvator Mundi'' chegou a integrar coleção do Rei Carlos I da Inglaterra.

16/11/2017 -

Sylvester Stallone é acusado de abusar sexualmente de fã de 16 anos, diz jornal

Ele teria forçado adolescente a fazer sexo com ele e com seu guarda-costas. Caso aconteceu durante produção de filme em 1986, segundo 'Daily Mail'. Ator nega: ''História ridícula e falsa''.

14/11/2017 -

Imagens de cratera supostamente em Sinop são falsas; fato aconteceu em Minas

O buraco possui mais de 20 metros de diâmetro e não foi possível determinar a profundidade.

14/11/2017 -

Motorista embriagado é preso transportando porco em cadeirinha de bebê em Mato Grosso

Ao fiscalizar o veículo foram encontrados latas de cervejas e dois suínos abatidos que seriam entregues a consumidores .

13/11/2017 -

1° Festival de Cultura Urbana de Lucas do Rio Verde acontece no feriado (15)

Acontece nesta quarta-feira (15) feriado, o 1° Festival de Cultura Urbana de Lucas do Rio Verde, que será realizado no Paço Municipal a partir das 15 horas e contará com muitas atrações para todos participarem.

11/11/2017 -

Festa tradicional germânica acontece nos dias 17 e 18 em Lucas do Rio Verde

A festa que acontece há mais de 20 anos está marcada para os dias 17 e 18 de novembro no pavilhão do parque cultural Roberto Munareto, localizado no bairro Menino Deus.

06/11/2017 -

Turismo mato-grossense é promovido em feira realizada em Londres

O objetivo é promover os seus principais polos turísticos, roteiros, passeios e outras informações com folhetos, mapas e materiais audiovisuais.

01/11/2017 -

Sorriso: Faixa de pedestre pintada em 3D visa ''educar'' motoristas

Trabalho tem a consultoria da artista local Taís G.Silva.

24/10/2017 -

Grafiteiros pintam faixas de pedestres em 3D para ''forçar'' parada de motoristas em cidade de MT

Quatro faixas de pedestres foram feitas nas principais avenidas de Primavera do Leste. Objetivo é reduzir o número de acidentes.

17/10/2017 -

Cia de Teatro Cena 1 apresenta espetáculo neste sábado em Lucas do Rio Verde

Os ingressos custam R$ 10 e são limitados em razão do espaço onde acontecerá a apresentação.

15/10/2017 -

Voo 666 pousa no aeroporto de ''HEL'' em plena sexta-feira 13

Avião pousou em Helsinki sem problemas, ''desafiando'' os supersticiosos.

15/10/2017 -

Goleiro morre após choque com brasileiro na Indonésia

Médico responsável pelo atendimento explicou que a morte ocorreu em decorrência de traumas na cabeça e no pescoço

15/10/2017 -

Morador de Sinop é selecionado para participar do programa do Ratinho em São Paulo

Ele foi selecionado após se inscrever no site do programa.

14/10/2017 -

Redes sociais podem ser aliadas de estudantes na preparação para o Enem

Segundo ele, a maioria dos alunos que acessa os conteúdos do YouTube usa a internet como complemento dos estudos, principalmente na véspera das provas.

13/10/2017 -

Cientistas descobrem buraco maior que a Paraíba no gelo da Antártica

Esse tipo de abertura, conhecido como ''polynya'', é o maior observado na região desde os anos 1970; cientistas não sabem ainda se o fenômeno está relacionado ao aquecimento global.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora