Compositor britânico participa de residência internacional em Mato Grosso

Artista sonoro, compositor e cantor folk, Nathaniel Mann, vai trabalhar com o povo indígena Wauja, do Xingu.

10/10/2017 - 16:42:26

   

O British Council e PRS Foundation anunciam a edição do programa Musicians in Residence/ Músicos em Residência no Brasil, de novembro de 2017 a março de 2018. Três compositores britânicos passarão um mês em uma região diferente do país, imersos em uma residência artística que lhes dará a oportunidade de criar um novo trabalho, construir redes com artistas locais, alcançar novas audiências e explorar diferentes influências culturais.

Cada um deles enviou planos para um resultado criativo da residência que será moldada através das experiências e colaborações que formarão no Brasil. As três cidades sede em 2018 são Rio de Janeiro, Recife e Mato Grosso, para onde virá o artista sonoro, compositor e cantor folk, Nathaniel Mann, cujos trabalhos incorporam performances em locais específicos, intervenções e instalações.

O trabalho eletroacústico de Nathaniel costuma incorporar difusão de multicanais, incluindo Ambisonics. Ele irá trabalhar com a Orquestra do Estado do Mato Grosso, Instituto Homem Brasileiro e a tribo Wauja, do Xingu, onde a música é parte integral da sociedade e cultura. A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) é parceira nessa iniciativa.

” Será um privilégio extraordinário me engajar com as diversas culturas e histórias musicais do Brasil e, especificamente, as da comunidade wauja, do Xingu, em Mato Grosso. Espero estabelecer um diálogo musical que venha a amplificar as vozes da comunidade wauja e, eventualmente, ampliar esse diálogo para atingir audiências completamente novas. Os trabalhos que criarmos irá explorar a interligação dos ritos tradicionais, música e o ambiente natural, explorando a tradição musical wauja, assim como a britânica, ambas entrelaçadas com temas contemporâneos mais urgentes”.

Phantom Chips (Tara Pattenden) irá colaborar com o Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e explorações do som na América Latina, durante sua estadia no Rio de Janeiro. Residente em Glasgow, na Escócia, Phantom Chips cria sintetizadores “usáveis” que podem ser esticados e comprimidos para criar sons, combinando ritmos a partir de uma vasta gama de instrumentos eletrônicos caseiros, samplers e outros objetos sonoros.

Lady Vendredi (Nwando Ebizie) irá para Recife e ficará em contato direto com o Paço do Frevo, que pesquisa e apresenta os ritmos tradicionais do Nordeste como o frego e o maracatu. Nwando Ebizie é artista, musicista, podutora DJ e dançarina de performance experimental, cujo trabalho procura quebrar barreiras, incorporando seu conhecimento do piano clássico, a produção de música eletrônica (British Academy of New Music), circo, artes aéreas (Circomedia) e várias formas de dança.

“Que trio fantástico de músicos para iniciar o programa MIR Brasil. Estou ansiosa para ver essas residências tomarem forma e ouvir a música que irá surgir a partir delas”, disse Cathy Graham, diretora musical do British Council. “Uma maneira fabulosa de entender outra parte do mundo é através de sua música e o Brasil oferece uma grande e maravilhosa variedade que poderemos descobrir através das residências de nossos músicos. Desde a herança rica e festiva do carnaval de Recife à cena experimental underground do Rio de Janeiro, passando pela música das comunidades indígenas do Xingu, haverá muito o que desfrutar durante os próximos meses. Por sua vez, cada residência levará sua própria marca da música do Reino Unido para a América do Sul, de modo que certamente haverá colaborações fascinantes”, completou.

O programa Musicians in Reseidence foi lançado pelo British Council e PRS Foundations em setembro de 2011, na China, com a participação dos artistas Gareth Bonello, Imogen Heap, Jamie Woone, Matthew Bourne. Em 2014, o MIR levou Oliver Coates, Sam Genders, Arun Ghosh, Anna Meredith e Sid Peacock novamente à China; e de janeiro a março de 2016, Mira Calix, Kerry Andrew e Bella Hardy foram os participantes. David Lyttle, Emmy the Great e Quinta foram os músicos mais recentes a passarem uma temporada na China com a participação de Sarathy Korwar na edição Musician in Residence, nos Emirados Árabes.

As residências trouxeram resultados diversos e importantes. Imogen Heap incluiu a faixa XiZi She Knows, composta durante sua estadia em Hangzhou, em seu álbum Sparks, de 2014. Em 2013 Gareth Bonello lançou o álbum Y Bardd Anfarwol, que combina música folk galesa e chinesa para contar a história da vida do poeta Li Bai, da Dinastia Tang, álbum este que ganhou o prêmio de melhor álbum galês na edição de 2014 de National Eisteddfod, evento do País de Gales, e foi indicado para o Prêmio de Música Galesa de 2014. A faixa “Little Wonder”, no álbum de Jamie Woon, indicado ao Mercury, intitulado Making Time (2016), foi inspirado no tempo em que passou na China durante a residência.

MT Agora - Sec-MT

Mais Noticias

Turismo

Inspirada em atração europeia, Trilha do Megafone em Nobres (MT) promete ampliar sons da natureza

Criança Nota 10

Sem Educação não há futuro!

Campanha Sicredi / Visa

Portadores do cartão Sicredi Visa concorrem a viagens para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 em nova campanha

Patrocínios 2018

Banco da Amazônia divulga resultado do Edital de Patrocínios 2018

02/01/2018 -

IPVA tem desconto de 5% para pagamentos feitos até dia 10

Entre os dias 11 e 22 de janeiro o tributo poderá ser recolhido com 3% de abatimento

28/12/2017 -

Investidor Milionário Cria a Maior Empresa de Relações com investidores da américa Latina.

O investidor paranaense Israel Lucas Gois (Sócio e Presidente da Equity Brazil Capital) afirma que a Plataforma conectará empresários brasileiros aos maiores Fundos e Investidores do mundo

19/12/2017 -

Sicredi dá dicas para consumidores e comerciantes evitarem prejuízos

Cuidados devem ser redobrados para não cair no golpe de cédulas falsas

08/12/2017 -

Morador de Sorriso chega na final de ''A Fazenda Nova Chance'' e perde para atriz Flávia Viana em São Paulo

A votação popular e a final ocorreram ontem à noite.

20/11/2017 -

Quadro de 1860 faz sucesso porque pessoas estão vendo um smartphone na tela

''O Esperado'' (The Expected One), do artista escocês Ferdinand Georg Waldmüller, de 1860, está causando um rebuliço

20/11/2017 -

Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento

Casal real deve celebrar aniversário nesta segunda-feira (20) com um jantar particular. Serviço postal também lançou seis selos comemorativos.

20/11/2017 -

Imperatriz Lepoldina não sofreu lesões graves antes de morrer, dizem pesquisadores

Estudiosos contestam versão de que ela teria morrido em decorrência de um aborto e agressões de Dom Pedro I. Motivo teria sido uma grave doença que evoluiu rapidamente.

16/11/2017 -

Quadro de Leonardo da Vinci bate recorde mundial ao ser leiloado em NY por US$ 450,3 milhões

''Salvator Mundi'' chegou a integrar coleção do Rei Carlos I da Inglaterra.

16/11/2017 -

Sylvester Stallone é acusado de abusar sexualmente de fã de 16 anos, diz jornal

Ele teria forçado adolescente a fazer sexo com ele e com seu guarda-costas. Caso aconteceu durante produção de filme em 1986, segundo 'Daily Mail'. Ator nega: ''História ridícula e falsa''.

14/11/2017 -

Imagens de cratera supostamente em Sinop são falsas; fato aconteceu em Minas

O buraco possui mais de 20 metros de diâmetro e não foi possível determinar a profundidade.

14/11/2017 -

Motorista embriagado é preso transportando porco em cadeirinha de bebê em Mato Grosso

Ao fiscalizar o veículo foram encontrados latas de cervejas e dois suínos abatidos que seriam entregues a consumidores .

13/11/2017 -

1° Festival de Cultura Urbana de Lucas do Rio Verde acontece no feriado (15)

Acontece nesta quarta-feira (15) feriado, o 1° Festival de Cultura Urbana de Lucas do Rio Verde, que será realizado no Paço Municipal a partir das 15 horas e contará com muitas atrações para todos participarem.

11/11/2017 -

Festa tradicional germânica acontece nos dias 17 e 18 em Lucas do Rio Verde

A festa que acontece há mais de 20 anos está marcada para os dias 17 e 18 de novembro no pavilhão do parque cultural Roberto Munareto, localizado no bairro Menino Deus.

06/11/2017 -

Turismo mato-grossense é promovido em feira realizada em Londres

O objetivo é promover os seus principais polos turísticos, roteiros, passeios e outras informações com folhetos, mapas e materiais audiovisuais.

01/11/2017 -

Sorriso: Faixa de pedestre pintada em 3D visa ''educar'' motoristas

Trabalho tem a consultoria da artista local Taís G.Silva.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora