Variedades

Confira dicas para congelar diferentes tipos de alimentos e preservar os nutrientes

Cada tipo de alimento exige cuidados específicos no congelamento; conheça!

Alimentos | 15 de Maio de 2017 as 20h 43min
MT Agora

Nem sempre há tempo hábil para cozinhar durante a semana. Para resolver esse problema, uma alternativa é congelar os alimentos no freezer. Dessa forma, economiza-se tempo, dinheiro e não há desperdício de comida. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados e seguir algumas etapas para fazer isso de forma correta.

Apesar da praticidade, é importante saber que nem todo tipo de alimento pode ir parar no freezer depois da refeição. Alguns exemplos são ovos com casca, maionese, margarina, folhas, batata e creme de leite. Na dúvida, sempre pesquise para não estragar o que você vai consumir posteriormente.

Os alimentos são diferentes. Portanto, há formas distintas de congelamento para que o sabor e os nutrientes sejam mantidos. Na hora de preparar as porções que vão para o freezer, certifique-se de que elas possuem a quantidade aproximada que será consumida. Os alimentos não podem ser recongelados, porque isso prejudica a qualidade e as características básicas da comida.

Congelamento de alimentos
O primeiro passo é limpar corretamente o que você vai congelar. Depois, você vai fazer os procedimentos necessários para cada tipo de alimento e, por último, armazená-los em recipientes próprios para congelamento, como potes plásticos ou de vidro e sacos plásticos. A temperatura adequada do freezer para manter os alimentos conservados é igual ou abaixo de -18 ºC. Quanto mais baixa a temperatura, mais garantia de que a comida manterá suas características nutricionais.

Congelamento de carnes
Para congelar carnes e peixes é necessário retirar a parte não comestível, como as gorduras. As carnes devem estar frescas e não podem ser temperadas. Isso será feito quando elas estiverem sendo preparadas. Antes de irem para o freezer, armazene-as em saquinhos plásticos próprios. Como já dito, é importante congelar só aquilo que será consumido.

Congelamento de frutas
Antes de congelar frutas, limpe-as e retire caroços. Há algumas formas de congelá-las. A primeira é cortando em pedaços e a segunda é amassando-as e colocando em forminhas de gelo. A segunda opção é ideal para quem utiliza frutas para fazer suco.

Congelamento de legumes e verduras
Esse tipo de alimento deve passar por um processo conhecido como branqueamento. A função dele é diminuir a proliferação de bactérias, manter características como cor, textura, sabor e as propriedades nutritivas dos legumes e verduras. Para fazer isso, você deve cozinhar o alimento e posteriormente mergulhá-lo em água gelada. Depois, seque corretamente as hortaliças e os legumes e armazene-os em saquinhos e filmes plásticos.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

26º

COTAÇÃO