Incêndio Em Catedral

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

A polícia isolou a área e retirou os turistas que estavam dentro da construção medieval. Torre desmoronou em meio às chamas.

15 de Abril de 2019 as 16h 41min

Fogo na Catedral de Notre Dame, em Paris — Foto: Reprodução/TV Globo

Um grande incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15), um importante símbolo da cidade.

O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. Não está claro ainda o que o causou, mas pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente.

Não há feridos até o momento, de acordo com Laurent Nunez, secretário de Estado no Ministério do Interior.

"Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (...) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança", escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

A polícia isolou a área e retirou os turistas que havia dentro da catedral. O acesso à Île de la Cité foi completamente fechado.

Pouco mais de uma hora depois do início do fogo, procuradoria de Paris abriu uma investigação para averiguar as causas do incêndio, informou o jornal "Le Figaro".

“Tudo está queimando”

O porta-voz da Notre-Dame, Andre Finot, diz que a estrutura da catedral, construída parte no século 13 e parte no século 19, está queimando completamente, e que “não deve sobrar nada”. Segundo ele, o fogo teve início por volta das 18h50.

Os bombeiros não conseguem garantir, a esta altura, se será possível controlar as chamas e salvar o prédio. Eles consideram o caso um “incêndio difícil”, que parece ter ido para o andaime instalado no telhado, de acordo com o jornal “Le Figaro”.

Obras

Uma grande operação, com 400 bombeiros, está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.

Veja imagem de uma das torres da Catedral de Notre-Dame desabando

Também há chamas saindo das duas torres dos sinos, de acordo com testemunhas no local.

O incêndio pode estar ligado às obras que vinham sendo feitas no telhado do edifício. A torre central estava rodeada por um andaime. Imagens postadas em rede social mostram que uma parte dela caiu em meio às chamas. Testemunhas afirmam que o telhado também desmoronou.

Segundo o jornalista Nicolas Delesalle, da revista francesa "Paris Match", todas as obras de arte da catedral foram salvas. "O tesouro da catedral está intacto, a coroa de espinhos, os santos sacramentos", escreveu. Ele diz que as informações foram passadas por um padre chamado Frédéric, sacerdote na Notre-Dame há dois anos.

A turista Kassia Rouan, que estava no parque adjacente à catedral no momento do incêndio, afirmou que "quando os bombeiros chegaram, já havia muitas chamas vindo do teto" da catedral.

"Nós vimos muita fumaça, pensamos que era por causa das obras que estão fazendo. Cada vez tinha mais e mais [fumaça]. Fomos para a frente e fomos afastados para evitar que fôssemos afetados pela fumaça. Vimos as chamas saindo da catedral. Muito triste ", relatou a turista.

A brasileira Mariana Souza, de 33 anos, estava em frente à catedral minutos antes do prédio ser atingido pelo incêndio.

"A gente saiu de lá, cinco minutos depois olhamos para trás e o negócio [estava] pegando fogo. Não ouvi nenhum barulho, só vimos muita fumaça mesmo", contou.

Outra brasileira, carioca Bruna Bahiana, 24 anos, estava a cerca de 1 quilômetro da Notre-Dame quando o incêndio começou. Ela estava a caminho de um compromisso do outro lado do rio – ou seja, passaria perto da catedral. "Quando eu cheguei na ponte, para passar, já estava fechado", relatou ao G1.

"Não tem como andar, muita gente na rua, ambulância, muitos carros que atrapalham a circulação. Muito estresse", contou a brasileira, que vive em Paris há três anos.

O presidente Emmanuel Macron foi até o local e comentou o incêndio no Twitter.

“A catedral Notre-Dame vítima das chamas. Emoção de toda uma nação. [Envio] pensamentos para todos os católicos e todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite de ver queimar essa parte de nós", escreveu.

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou horror em relação ao caso. "Que horrível assistir ao incêndio gigante na Catedral de Notre-Dame em Paris. Talvez tanques de água aéreos pudessem ser usados para apagá-lo. É preciso agir rápido!" escreveu no Twitter.

A Defesa Civil francesa afirmou, porém, que não pode utilizar aviões cortafogo. Pelas redes sociais, o órgão informou que o despejo de água por aeronaves do tipo "poderia levar ao colapso integral da estrutura".

"De helicóptero ou de avião, o peso da água e a intensidade do despejo de água em uma altitude baixa poderia fragilizar a estrutura da Notre-Dame e causar danos colaterais aos imóveis vizinhos", informou ainda a Defesa Civil.

Famosa no mundo todo

Situada na pequena ilha chamada Île de la Cité, em Paris, a catedral fica rodeada pelas águas do rio Sena. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo, mas certamente é uma das mais famosas.

Testemunha dos mais importantes eventos na história da França, desde sua fundação a catedral testemunhou o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Ela também assistiu à participação da França em duas guerras mundiais.

Como reporta a rede BBC, suas famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, testemunharam glórias e tragédias ao longo dos séculos. A Notre-Dame por exemplo foi saqueada e quase demolida durante a Revolução Francesa.

Mas o monumento, erguido em homenagem a Nossa Senhora - daí o nome, Nossa Senhora de Paris -, sobreviveu a tudo isso.

A catedral começou a ser construída em 1163 e só foi concluída 180 anos depois.

Mesmo antes de terminada, a obra em construção já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.

Em 1431, com as obras já concluídas, foi entre suas paredes que um menino de dez anos, de saúde delicada - Henrique 6º, da Inglaterra -, foi coroado rei da França.

E em 1804, ao som dos tubos do grande órgão da catedral, Napoleão foi coroado imperador dentro dela.


Fonte: G1

Incêndio atingiu a Catedral de Notre-Dame nesta segunda (15) em Paris. — Foto: François Guillot/AFP
Bombeiros tentam conter incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, na segunda-feira (15) — Foto: AP Photo/Michel Euler

COMENTARIOS

Mais de Variedades

Miss Teen Universo

Mato-grossense é eleita Miss Teen Universo no Panamá

Eduarda se formou recentemente em Técnica em Recursos Humanos no campus avançado do Instituto Federal de Educação

01 de Abril de 2019 as 18h00

Decisão Unânime

Ex-técnico acusado de abuso é banido da ginástica por tribunal

Além do afastamento em definitivo, o ex-técnico da seleção também terá de arcar com uma multa de R$ 1,6 milhão

01 de Abril de 2019 as 08h49

Homenagem

Dom Vital Chitolina é homenageado com o mérito ''O Semeador''

O mérito foi entregue ao final do Show Safra BR 163.

29 de Março de 2019 as 22h23

Acidente Aéreo

Avião com 157 pessoas cai próximo à capital da Etiópia

Segundo televisão local, não houve sobreviventes.

10 de Março de 2019 as 17h27

Mercado de Trabalho

Veja 20 sinais de que seu chefe gosta ou não de você

Dar mais responsabilidade e pedir contribuição são sinais de que o gestor quer o funcionário na empresa

07 de Março de 2019 as 09h58

The Voice Kids

Representante de MT, Beatriz Freitas avança mais uma fase do The Voice Kids

Do trio, Beatriz foi quem se saiu melhor, sendo escolhida por Carlinhos Brown.

04 de Março de 2019 as 11h17

Fake News

É #FAKE que decreto presidencial obriga homens a servir ao Exército durante o carnaval

Documento falso diz que medida se deveria à 'iminência de conflito armado com a Venezuela'.

27 de Fevereiro de 2019 as 00h24

Luto

Roberto Avallone, jornalista e comentarista esportivo, morre aos 72 anos em São Paulo

Ícone do jornalismo esportivo morreu no Hospital Santa Catarina, vítima de parada cardiorrespiratória.

26 de Fevereiro de 2019 as 00h22

Buldogue Voador

Exploradores encontram maior abelha viva do mundo: ''É um buldogue voador''

Espécie gigante, que estava há décadas desaparecida, foi redescoberta em ilha da Indonésia.

22 de Fevereiro de 2019 as 23h12

Missão Espacial

Sonda japonesa Hayabusa2 pousa em asteroide Ryugu

Asteroide está a cerca de 300 milhões de quilômetros da Terra. A missão deve ser concluída em 2020, com o retorno à Terra.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h13

Astronomia

Cientistas descobrem nova lua de Netuno, a Hipocampo

Desde que foi "descoberto" em 2013, Hipocampo tem desafiado os modelos de criação e evolução do sistema de satélites de Netuno.

22 de Fevereiro de 2019 as 21h54

Acessório

Hyundai vai vender pulseira que serve como relógio e abre o carro por R$ 1.000

Acessório só vale para a versão topo de linha do Creta. Além de destrancar as portas e dar a partida, é possível acompanhar queima de calorias e distância percorrida.

22 de Fevereiro de 2019 as 21h14

Placa Inaugural

Secretário tem sobrenome trocado por ''palavrão'' em placa inaugural de cabine da PM no RJ

Imagem da placa com o erro foi parar nas redes sociais após o evento em Rio das Ostras. Placa foi substituída.

20 de Fevereiro de 2019 as 22h54

Tragédia Aos 23 Anos

Jovem fica cega e perde rins após tomar vodka falsificada na Grécia

Hannah Powell perdeu a visão e os rins depois de tomar uma bebida misturada a uma substância perigosa durante férias em uma ilha grega.

20 de Fevereiro de 2019 as 21h52

Ajuda Humanitária

Brasileiro percorre mais de 5 mil km para levar 10 toneladas de comida a venezuelanos em RR

Luiz Eduardo Pimentel, de 56 anos, saiu de Colombo, no Paraná, dirigindo caminhão e viajou por 13 dias para chegar até Boa Vista: 'senti cansaço, mas a força de vontade foi maior'.

20 de Fevereiro de 2019 as 21h40

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO